Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

I Colóquio sobre História do Teatro no Piemonte Norte do Itapicuru

                     CENTENÁRIO DE JOSÉ CARVALHO (1910-2010)
A História do Teatro no semi-árido da Bahia é o tema principal do I Colóquio sobre História do Teatro no Piemonte Norte do Itapicuru, que será realizado entre os dias 04 e 07 de setembro no município do Senhor do Bonfim. O evento debaterá as práticas teatrais na região, durante todo o século XX, envolvendo os nove municípios que compõem o Território de Identidade 25 (Senhor do Bonfim, Jaguarari, Andorinha, Filadélfia, Ponto Novo, Caldeirão Grande, Pindobaçu, Antônio Gonçalves e Campo Formoso). Além disso, o evento homenageará o centenário do diretor e dramaturgo bonfinense José Carvalho (1910-2010), um dos precursores do teatro na região.


Na abertura do Colóquio o grupo de teatro Aroeira Cênica (Senhor do Bonfim) irá apresentar a remontagem do espetáculoCondenado Inocente, uma das peças do homenageado, montada nos anos 50 e 60 e apresentada no seu Quintal-Teatro da Rua José Jorge, e nos auditórios do Instituto de Assistência à Infância, Salão Paroquial, e Ginásio Sagrado Coração, Marista . Outros grupos teatrais também farão parte da programação no decorrer do evento, é o exemplo da premiada companhia Finos Trapos (Vitória da Conquista/Salvador). Além de mesas redondas sobre a história do teatro, haverá homenagem a antigos artistas, lançamento de cordel, exposições, alvorada e outras atividades no Calçadão, no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho e no Centro Educacional Sagrado Coração. “As atuais pesquisas sobre teatro no Brasil e no mundo mostram a grande necessidade do registro da história dessa arte milenar em diferentes contextos culturais. Posteriormente iremos lançar um livro com as palestras de todo o encontro”, destacou Reginaldo Carvalho, estudante do doutorado em Artes Cênicas da UFBA, um dos coordenadores do evento.

A realização do Colóquio conta com o patrocínio de Microprojetos, do Programa Mais Cultura (Ministério da Cultura - MinC). Além da parceria da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Banco do Nordeste (BNB), Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) e apoiadores locais. A organização ficou por conta da ganhadora do edital Microprojetos, Alexandrina Carvalho, diretora do Grupo Teatral CANOART, além da coordenação dos professores Reginaldo Carvalho e Ângela Reis. Os organizadores buscaram a parceria do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, através do Grupo de Pesquisa Tradição e Contemporaneidade no Teatro Brasileiro, do curso de História da Faculdade Cenecista de Senhor do Bonfim e da UNEB Campus VIII/Paulo Afonso. A equipe de produção é composta por Alexandrina Carvalho, Cidélia Araújo, Conceição Lins, Noemi Reis, Odelita Rodrigues e Sandra Cléa.

SERVIÇO:

O quê: I Colóquio sobre História do Teatro no Piemonte Norte do Itapicuru

Quando: 04 a 07 de Setembro (manhã, tarde e noite)

Onde: Senhor do Bonfim: Calçadão, Centro Educacional Sagrado Coração e centro Cultural Cecilano de Carvalho

Quem: Senhor do Bonfim, Jaguarari, Andorinha, Filadélfia, Ponto Novo, Caldeirão Grande, Pindobaçu, Antônio Gonçalves e Campo Formoso

Assessoria de Comunicação: Taíza Teixeira

Informações:

(71) 8753-8636
reginocarvalho@hotmail.com

(74) 9121-3671
xanda_xanbinho@hotmail.com

Nenhum comentário: