Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dançando Nossas Matrizes: um diálogo entre as Danças Afros brasileiras


A aprovação da Lei 10.639/2003 acompanha a necessidade de refletir sobre a história do negro no Brasil e sua influência na sociedade, sendo a arte um dos legados deixados no Brasil pelas sociedades africanas, é oportuno fomentar, aos profissionais da área das Danças Afros, uma discussão entorno das necessidades para a sua aplicabilidade, avaliar as produções, gerar políticas públicas, e conhecer as diversas possibilidades de métodos explicativos e demonstrativos que vêm surgindo para o ensino das Danças Afros nas escolas e espaços culturais, refletindo sobre estas, como atividades de cultura corporal, histórica e social.
É com este intuito que realizaremos o Encontro “Dançando Nossas Matrizes: um diálogo entre as Danças Afros brasileiras”, evento que pretendente reunir em um só espaço professores, estudantes, pesquisadores e interessados a discutir as Danças Afros na Bahia. Para tanto, venho por meio deste convidar-los para participar deste encontro, será realizado no Espaço Xisto Bahia e no quadrilátero da Biblioteca Central – Barris, nos dias 7, 8 e 9 de junho de 2011, das 08h as 21h00, onde serão realizados: debates, oficinas de artes, apresentação de espetáculos e realização de shows musicais, programação que será oferecida totalmente gratuita para a população.


Certos de seu apoio, agradecemos pela atenção dispensada e a tempo estendo o convite para participar do referido evento.
Grupo de Professores de Danças Afros na Bahia
Vânia Oliveira – showdenegra@hotmail.com
BAIXE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI!

Colóquio Milton Santos.3 – Cultura Local, Mercado e Trabalh




Bahia prepara-se para homenagear um dos seus grandes intelectuais
“Cultura Local, Mercado Global”: este, o tema da terceira edição do colóquio na Universidade Federal da Bahia (UFBA) que lembra o pensamento e registra os 10 anos da morte do único intelectual brasileiro ganhador do “Nobel” da Geografia, o baiano Milton Santos (1926-2001). Várias outras atividades, no Brasil e mesmo no exterior, devem ocorrer a partir de junho, mês de sua morte.
Milton Santos escreveu mais de 40 livros, foi professor da UFBA, da USP e de várias universidades na Europa, América Latina, Estados Unidos, Canadá, na África e mesmo no Japão. O Prêmio Vautrin Lud, considerado o “Nobel” da área, foi-lhe agraciado na França, como distinção feita ao primeiro intelectual do hemisfério sul e do mundo não-anglo-saxão, em 1991.
O ato solene que instalará o colóquio – aberto ao público – acontece no Salão Nobre da Reitoria, a partir das 18h30 do próximo 6 de junho, com apresentação do Madrigal da UFBA. Autoridades diversas dos campos da cultura, da universidade, dos governos e da sociedade civil estão sendo convidadas a prestigiar o evento. Servidores técnico-administrativos, estudantes e professores estão sendo mobilizados.

Com apoio do Instituto Anísio Teixeira/Secretaria de Educação do Estado (Avenida Paralela), as mesas-redondas na manhã do dia 7 de junho serão transmitidas para todas as regiões da Bahia por videoconferência. O objetivo é envolver professores das redes públicas estadual e municipal com a discussão sobre as contribuições do geógrafo Milton Santos para as ciências e o conhecimento. Haverá ainda GTs (Grupos de Trabalho) na tarde do mesmo dia 7, dessa vez nas instalações da Faculdade de Comunicação em Ondina.
Informações adicionais: clique aqui.
Telefones para contato: (71) 8844-3422 / 8607-8860 / 8744-5704 / 3283-6176.



Tags: ,

O Ministério da Cultura da Espanha tem um Programa de Cooperação Cultural com a Iberoamérica.





Entre as inciativas, há um edital com cursos de curta duração (15 dias) para profissionais da área da cultura. O curso é gratuito e quem for selecionado recebe ajuda de custo para as depesas.

Vamos lá! Estudar, circular....

Quem tiver interesse, acesse


Abraços,

Luciano Simões

Núcleo de Desenvolvimento Institucional
Telefax : 55 (71) 3503-4477
Skype: lucianosimoessouza
        Descrição: marca timbrado

"Surto" em Sr. do Bonfim em 22 a 24 de julho

A Gradual Produções traz para Senhor do Bonfim, nos dias 22, 23 e 24 de julho, a divertida peça “SURTO” que entra no seu 8° ano de sucesso, com mais de um milhão de espectadores, com os atores Rodrigo Fagundes (o Patrick do ZORRA TOTAL – “Olha a faca”), Mariana Santos (a esposa do Aderbal do ZORRA TOTAL), Wendell Bendelack (ator com vários trabalhos na Globo, atualmente é o Chicão Madureira em INSENSATO CORAÇÃO) e Renato Bavier (ator convidado).
SURTO se transformou numa peça cult, daquelas que as pessoas assistem inúmeras vezes e, que, por curiosidade, ganhou fãs famosos. Todo mundo que é vip queria fazer uma participação especial. E elas foram muitas: de Luana Piovanni a Ângela Bismarck, de Bruno Gagliasso a Lázaro Ramos, passando por Cristhiano Cochrane, Bruno Garcia, Lúcio Mauro Filho (que virou uma espécie de padrinho do grupo), Vladmir Britcha, Fabiana Karla, Sergio Marone, Cauã Raymond e os integrantes do Terça Insana, Luis Miranda e Octávio Mendes.
Indicados pelo Festival de Esquetes “Curta Cena” (melhor texto, melhor direção, melhor esquete, e vencedor no prêmio de melhor ator para Rodrigo Fagundes com a personagem Ângela Botox, os Surtados são a promessa de novos autores e comediantes no Rio.
A convite do diretor Maurício Sherman, Rodrigo Fagundes levou um dos personagens da peça para a TV, e hoje o Patrick (olha a faca) é um dos maiores sucessos do humorístico Zorra Total. Em 2005, Rodrigo foi premiado como melhor comediante pela REDE GLOBO em votação popular.
E é dessa forma que eles continuam surtando e prometendo mais surpresas.
A comédia traz personagens carregados de ironia e prometem arrancar muita gargalhada do público.

Lançamento do documentário Ser Quilombola

CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais


Lançamento do documentário Ser Quilombola
O evento ocorrerá em 7 de junho, às 10hs, no Saguão da Assembléia Legislativa da Bahia, localizada no CAB
O documentário Ser Quilombola discorre sobre os principais elementos que constituem a identidade quilombola a partir das comunidades de São Francisco do Paraguaçu e Porteiras, localizadas, respectivamente, nos municípios de Cachoeira e Entre Rios. Ao discorrer sobre os aspectos identitários, traz à tona o debate sobre os critérios da autodefinição e territorialidade do decreto 4.887/03 que está sob ameaça no Supremo Tribunal Federal.
Esse decreto foi criado pelo Governo Federal para regulamentar o processo de regularização fundiária e funciona como importante aliado no processo de efetivação de políticas públicas dessas comunidades. A produção audiovisual, dirigida pela jornalista Jaqueline Barreto, conta com a participação dos historiadores Ubiratan Castro e João José Reis, da socióloga e professora da Universidade Federal da Bahia, Lídia Cardel, da representante da Fundação Cultural Palmares, Luciana Mota, e do sociólogo Walter Altino.
 As comunidades apresentadas pelo documentário possuem aspectos singulares:  Porteiras possui  um documento do Séc. XIX de doação da terra pelo ex-proprietário da Fazenda Porteiras aos escravos, mas, mesmo assim, após mais de 100 anos de tentativas, o território ainda não foi titulado e São Francisco do Paraguaçu ganhou repercussão internacional devido a uma reportagem exibida em 2007 pelo Jornal Nacional que, por sinal, resultou na paralisação de todos os processos da Fundação Cultural Palmares e do Instituto de Colonização e Reforma Agrária(INCRA).
Segundo essa reportagem, a comunidade de São Francisco do Paraguaçu não se constituiria como uma comunidade quilombola. O documentário "SER QUILOMBOLA, ao abordar as nuances da identidade quilombola, surge também como um direito de resposta dessa comunidade às denúncias equivocadas da maior emissora do Brasil. Além disso, tem como finalidade contribuir com a elevação da auto-estima dos descendentes dos quilombos e, acima de tudo, como material didático  a ser utilizado pelas diversas instituições de ensino. As comunidades de Porteiras e São Francisco do Paraguaçu participarão do lançamento e o público será contemplado com distribuição gratuita do documentário. O evento conta com o apoio da Comissão Especial da Promoção da Igualdade da Assembléia Legislativa, ONG& nbsp; Omi-DùDú, Instituo Mídia Étnica e  CMA Hip Hop.
Quando: 7 de junho
Horário: às 10hs
Local: Saguão da Assembléia Legislativa da Bahia, CAB
 
CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais

Pç. Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho - CEP 40025-010. Salvador - Bahia - Brasil
Tel (0xx71) 3322-6742 / Fax (0xx71) 3322-8070 - E-mail: ceao@ufba.br
- Site: www.ceao.ufba.br

Começa nesta sexta na Rua Irecê - o projeto São João nos Bairros


 02/06/2011
Logo São João.jpg


A Capital Baiana do Forró abre a temporada junina 2011 com  o tema Tradição e Alegria no maior São João da Bahia, nesta sexta-feira, 3 de junho (amanhã) com o inicio do projeto São João nos Bairros,  com a seguinte programação:
20h00 – Forrozão Big Raus
21:30h – Cleide Miranda
23h00 – Concurso da Rainha
00h00 – Francimar Monteiro
O São João nos Bairros terá continuidade nos dias 4/06 no bairro das Casas Populares e 5/06 no Bairro Santos Dumont, com novas atrações e o disputado Concurso de Rainha do Bairro.

Governo Cuidando de Nossa Gente
Assessoria de Comunicação

CDI: ÚLTIMAS AQUISIÇÕES


cenalusofona.pt

29-05-2011

O acervo do Centro de Documentação e Informação da Cena Lusófona, sediado em Coimbra, viu o seu acervo reforçado mais de 50 novos títulos (livros, publicações periódicas e material audiovisual) nos primeiros meses de 2011. A dramaturgia galega, graças à colaboração da AGADIC, e as obras editadas pelo Teatro Nacional de D. Maria estão em destaque neste período. No campo das revistas especializadas, 17 títulos - entre os quais "The Drama Review", "Folhetim" e "Las Puertas del Drama" - viram a suas colecções actualizadas. Cenaberta online publica a lista completa das últimas aquisições do Centro.

LIVROS

A Bahia na época de D. João : a chegada da Corte portuguesa 1808
Museu de Arte da Bahia, org. Sylvia Menezes de Athayde. Salvador: Solisluna Design e Editora, 2008.

A catatua verde: grotesco num acto
Arthur Schnitzler. Lisboa: TNDMII: Bicho do Mato, 2011.

A interpretación (re)considerada
Phillip B. Zarrilli (ed.). Vigo: AGADIC : Editorial Galáxia, 2010.

A revolta da casa dos Ídolos
Pepetela. A Coruña: Biblioteca – Arquivo Teatral Francisco Pillado Mayor, 2009.

Abertura dos portos: 200 anos 
Jorge Couto, Francisco Viana, Luiz Walter Coelho Filho. Salvador: Associação de Usuários dos Portos da Bahia – Usuport, 2008.

Alexandre Robatto Filho : centenário de um cineasta baiano
Salvador: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia: IPAC: IRDEB: DIMAS: Fundação Cultural do Estado da Bahia: Palacete das Artes Rodin Bahia, 2009.

Artesanato da Bahia
Marisa Vianna. Salvador: P55 Edições, 2009.

Atuação crítica: entrevistas da Vintém e outras conversas
Sérgio de Carvalhos e outros. São Paulo: Expressão Popular : Companhia do Latão, 2009.

Azul longe nas colinas
Dennis Potter. Lisboa: TNDMII : Bicho do Mato, 2011.

Cadernos de Kaus: o teatro na América Latina
Org. Reginaldo Nascimento. São Paulo: Scortecci, 2007.

Carnaval de Maragojipe 
Instituto do Património artístico e cultural da Bahia. Salvador: IPAC, 2010 (Cadernos do IPAC, 3).

Casa de bonecas
Henrik Ibsen. Vigo: IGAEM : Edicións Xerais de Galicia, 2007.

Companhia do Latão: 7 peças
Textos de Sérgio de Carvalho e Márcio Marciano [et al]. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

Delimvois
Ruben Ruibal. Vigo: AGADIC : Edicións Xerais de Galicia, 2009.

Eckenberger: obras 1965-2008
Salvador: Palacete das Artes Rodin Bahia: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia: IPAC, [s.d.].

Eng. António de Almeida: esboço biográfico  
Fernando Aguiar-Branco. Porto: FEAA, 2010.

Farsa de Bululú
Manuel María. Vigo: IGAEM : Edicións Xerais de Galicia, 2006.

Festa da Boa Morte
Instituto do Património artístico e cultural da Bahia. Salvador: IPAC, 2010 (Cadernos do IPAC, 2).

Flores de Dunsiname
Manuel Lourenzo. Vigo: AGADIC : Edicións Xerais de Galicia, 2010.

Glória ou Como Penélope morreu de tédio
Cláudia Lucas Chéu. Lisboa: Teatro Nacional D. Maria II : Bicho do Mato, 2011.

Historia da chuvia que cae todos os dias
Roberto Salgueiro. Vigo: IGAEM : Edicións Xerais de Galicia, 2008.

Introdução ao teatro dialético: experimentos da Companhia do Latão
Org. Sérgio de Carvalho. São Paulo: Expressão Popular : Companhia do Latão, 2009.

Manuel Lugris Freire: do texto ao escenario
Manuel F. Vieites (ed.). Vigo: IGAEM : Editorial Galáxia, 2006.

Memoria del incêndio
Vanesa Sotelo. Bilbao: Artezblai, 2010.

Nachtmahr
Raúl Dans. Vigo: AGADIC : Edicións Xerais de Galicia, 2008.

O desafio da escultura: a arte moderna na Bahia - 1940 a 1980  
Mario Cravo. Salvador: Selo Editorial Rodin Bahia, cop. 2003.

O Julgamento de Sócrates
Filipe Corujeira. Faro: Tipografia União Folha do Domingo, 2008.

O que ocorreu despois de que Nora abandonara o seu home ou os piares das sociedades
Elfriede Jelinek. Vigo : IGAEM : Edicións Xerais de Galicia, 2006.

O teatro en Jenaro Marinhas del Valle
Enrique Rabuñal. A Coruña: Biblioteca – Arquivo Francisco Pillado Mayor, 2009.

Os abutres; O mendigo
Filipe Corujeira. Faro: Tipografia União Folha do Domingo, 2011.

Ocaso Otero
Manuel Guede Oliva. Vigo: IGAEM : Edicións Xerais de Galicia, 2007.

Pano da Costa 
Instituto do Património artístico e cultural da Bahia. Salvador: IPAC, 2009 (Cadernos do IPAC, 1).

Pingueiras e tarteiras
Teresa González Costa. Vigo: AGADIC : Edicións Xerais de Galicia, 2009.

Potes e caborés: cerâmica de Irará 
Pesquisa e texto Raul Lody e Ricardo Gomes Lima. 2ª ed. Rio de Janeiro: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular: Iphan, 2010.

Sempre quixen bailar un tango
Teresa González Costa. Vigo: AGADIC : Edicións Xerais de Galicia, 2009.

Sopa de xarope de amora
Xosé A. Neira Cruz. Vigo: AGADIC : Edicións Xerais de Galicia, 2010.

Turcaret: comédia em cinco actos e em prosa 
Alain-René. Lisboa: TNDMII: Bicho do Mato, 2010.

Fundação Eng. António de Almeida: um Humanismo aberto à transcendência 
Francisco Vieira Jordão. Porto: Fundação Eng.º António de Almeida, imp. 2003.

Vinte e um poetas
Avelino Leite. Santo Tirso: Câmara Municipal, 2008.

50 anos de arte na Bahia 50 years of art in Bahia 
Matilde Matos. Salvador: EPP Publicações e Publicidade, 2010.

IV Premio Diário Cultural de Teatro Radiofónico
Org. Rádio Galega e Centro Dramático Galego. Vigo: Ed. Xerais de Galicia, 2010.



PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS

Artefilosofia
Universidade Federal de Ouro Preto, nº 9 (Out. 2010).

Artez: revista de las artes escénicas
Artezblai, nº 169, Año 15 (Mayo 2011).

Breviário 2009
Cooperativa Paulista de Teatro, Ano 4, nº 4 (2º semestre 2010).

Cavalo louco
Revista de teatro da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, Ano 5, nº 9 (Dez. 2010).

Entrecajas: boletín  
Asociación de Autores de Teatro, nº 38 (2011).

Folhetim
Teatro do Pequeno Gesto, nº 29 (2010-2011).

Las Puertas del Drama
Asociación de Autores de Teatro, nº 39 (2011).

Observatório de África
Fundação Portugal África, nº 28 (Jan./Fev. 2011).

Ouvir ou ver 
Dep. de Música e Artes Cênicas da Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia, Vol. 1, nº 6 (Jan./Junho 2010).

Paraíso
Revista da Rede Galega de Teatros e Auditorios e da rede Galega de Salas, nº 8 (Setembro 2010).

Repertório: Teatro e Dança
Programa de Pós-graduação em Artes Cénicas da Universidade Federal da Bahia, Ano 13, nº 14 (Julho 2010).

Revista Galega de Teatro
Dir. Antón Lamapereira, nº 65 (Inverno 2010).

Sala Preta
Departamento de Artes Cénicas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, nº 9 (2009).

SPA: revista da Sociedade Portuguesa de Autores
Dir. Manuel  Freire, nº 29 (Jan./Março 2011).

TDR: The Drama Review
Ed. Richard Schechner, nº 55, nº1 (Spring 2011).

Vinte e Um por Vinte e Um
Escola Superior Artística do Porto, nº 4 (2008).

Vintém
Companhia do Latão, nº 7 (2º semestre 2009).

MATERIAL AUDIOVISUAL

Caminhão da alegria: 60 anos de trio elétrico 
Dir. Edinilson Motta Pará , Dayse Porto. Salvador : Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia : TVE Bahia : Secretaria de Cultura do Governo da Bahia : Educadora FM, [s.d.] [DVD].

Canções de cena II
Companhia do Latão. São Paulo: Companhia do Latão, [s.d.] [CD Rom].

Carnaval de Maragojipe: Bahia 
Instituto do Património Artístico e Cultural da Bahia. Salvador : IRDEB : Fundação Pedro Calmon : Instituto do Património Artístico e Cultural da Bahia : Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia, [s.d.] [DVD].

Desfile de Afoxés 
Instituto do Património Artístico e Cultural da Bahia. Salvador : IRDEB : Fundação Pedro Calmon : IPAC : Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia, [s.d.]  [DVD].

E14: encontro das culturas dos 14 povos indígenas da Bahia 
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, TVE Bahia. Salvador : Santo Guerreiro Cine TV, 2008 [DVD].

Experimentos videográficos do Latão
Companhia do Latão. São Paulo: Companhia do Latão, [s.d.] [DVD].

Festa da Boa Morte: Cachoeira - Bahia
Instituto do Património Artístico e Cultural da Bahia. Salvador : IRDEB : Fundação Pedro Calmon : Instituto do Património Artístico e Cultural da Bahia : Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia, [s.d.] [DVD].

Indígenas digitais: um documentário de Sebastián Gerlic sobre a apropriação que os indígenas fazem das tecnologias da Nova Era  
Sebastien Gerlic . [s.n.] : Thydewa : Cardim, 2010 [DVD].

(Per)cursos patrimoniais : centro histórico de Salvador
Instituto do Património artístico e cultural da Bahia. Salvador : IPAC : Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, [s.d.] [DVD].

(Per)cursos patrimoniais II: cortejo Dois de Julho: caminhos da independência  Instituto do Património artístico e cultural da Bahia. Salvador : IPAC : Secretaria de Cultura do Estado da Bahia : Fundação Pedro Calmon : IRDEB, [s.d.] [DVD].

40 em 40: este teatro dá um filme 40 anos em 40 minutos
André Luiz Oliveira [et al], argumentos Antônio Risério . Salvador : TCA 40 : Berimbau : Fundação Cultural Estado da Bahia : Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia, [s.d.] [DVD].

Instituto Claro e SecultBA promovem oficinas gratuitas de experimentação audiovisual na Bahia


calilanoticias

O Estado é o primeiro a receber o projeto Laboratório – Experimentações Audiovisuais, que acontece em conjunto com o Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas

Para incentivar o aprimoramento de novos realizadores audiovisuais e reforçar o conceito educativo do Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas, o Instituto Claro idealizou, juntamente com a produtora Casa Redonda e com os cineastas Philippe Barcinski e Marco Del Fiol, a realização do projeto Laboratório – Experimentações Audiovisuais. O objetivo da iniciativa é levar oficinas de produção de vídeo, com atividades práticas e teóricas que vão desde a estruturação da ideia até a captação e edição de imagens, a diversas cidades brasileiras.
Realizado em parceria com Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia, o Instituto Claro dará início a este circuito em Salvador. Coordenadas pelos cineastas Philippe Barcinski e Marco Del Fiol, e com a monitoria do também cineasta e educador baiano Lula Oliveira, as oficinas, abertas a todos os realizadores e interessados por audiovisual, percorrerão as cidades de Salvador (16 a 19 de abril), Santo Antônio de Jesus (28 e 29 de maio) e Ilhéus (31 de maio e 1 de junho). Em módulos de apenas dois dias em cada local, num processo intenso de aprendizado e experimentação, os participantes de cada oficina produzirão vídeos de até 3 minutos e ensaios fotográficos que serão publicados no site www.projetolaboratorio.com.br/ba e exibidos nas comunidades beneficiadas pela iniciativa.
“A produção audiovisual era, até bem pouco tempo, privilégio de poucos. Hoje, no entanto, criar, produzir, editar e difundir conteúdos audiovisuais está ao alcance de quase toda a população. Com um simples celular, câmera fotográfica digital ou webcamé possível captar imagens e sons. A plataforma Claro Curtas visa justamente isso: estimular a experimentação, o aprendizado, a criação, e a produção do audiovisual via dispositivos móveis por todo Brasil”, explica Carime Kanbour, vice-presidente do Instituto Claro.
Com o intuito de estimular experimentações audiovisuais também em ambientes educativos formais e informais, será realizada em Salvador uma oficina especial exclusiva para educadores sociais e professores, em parceria com o Instituto Anísio Teixeira – IAT e a Secretaria de Educação do Estado da Bahia. A intenção deste módulo é sensibilizar educadores para as possibilidades de uso da linguagem audiovisual em sala de aula a partir de metodologias e equipamentos simples e acessíveis.
“Esta é uma oficina de linguagem. Não propomos uma formação do olhar, mas uma ‘reformação do olhar’. O participante é estimulado a fazer recortes do que vê e ‘organizar’ essas imagens num discurso poético próprio. Cada um faz suas fotos, grava suas imagens e edita seus vídeos. Em cada etapa o participante é convidado a refletir sobre a sua produção e a do grupo”, comenta o cineasta Marco Del Fiol.
Ainda em 2011, as oficinas do Laboratório – Experimentações Audiovisuais vão percorrer, além do estado da Bahia, outras regiões, como o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará e Rio Grande do Sul, compondo um circuito de aprendizado, criação, produção e difusão de vídeos e fotografias capazes de demonstrar os potenciais regionais de expressão por meio da linguagem audiovisual, de forma acessível e democrática.
As oficinas do Circuito Bahia 2011 estão abertas a qualquer pessoa interessada em experimentar livremente sua criatividade produzindo fotos e vídeos de curta duração. Ao final das oficinas, além da publicação dos vídeos realizados no site do projeto, as melhores fotografias produzidas serão publicadas na revista digital Laboratório Bahiapara difusão em rede. A revista também estará disponível no endereço www.projetolaboratorio.com.br/ba As fichas de inscrição estão disponíveis no mesmo site e deverão ser preenchidas e enviadas para o emailoficinasba@projetolaboratório.com.br. As vagas são limitadas.
Sobre o Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas

Lançada no dia 30 de março, dia do aniversário dos dois anos do Instituto Claro, a 3ª edição do Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas propõe o tema “O Tempo do Agora” e traz novidades. A partir deste ano, será dividido em quatro categorias:Alunos do ensino médio, Universitários, participantes de ONGs, Pontos de Cultura e Cineclubes, e categoria Livre, voltada para os realizadores independentes. No total, serão premiados oito vídeos, sendo dois por categoria, além das instituições de ensino vinculadas aos vencedores (com exceção da categoria Livre) também serão premiadas. São R$ 100 mil reais em prêmios, distribuídos em barras de ouro, equipamentos de gravação e edição e cursos de linguagem audiovisual. Os interessados podem inscrever seus vídeos com duração entre 30 e 90 segundos feitos utilizando celulares, webcams, câmeras fotográficas digitais ou outros dispositivos móveis até o dia 17 de junho. Mais informações no site www.clarocurtas.com.br
AGENDA
* SALVADOR
15 de abril: Lançamento do Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas e das Oficinas Bahia do projeto Laboratório, com palestraAUDIOVISUAL E MÍDIAS MÓVEIS, novas fronteiras de experimentação, expressão e aprendizado
Palestrante: Marco Del Fiol
Horário: 19h
Local: Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Endereço: Rua General Labatut, 27 – Barris
16 e 17 de abril: Oficina LABORATÓRIO para Realizadores Audiovisuais
Horário: das 8h às 19h
Local: Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Endereço: Rua General Labatut, 27 – Barris
18 e 19 de abril: Oficina LABORATÓRIO para Educadores
Horário: das 13h às 18h
Local: Instituto Anísio Teixeira – IAT (Colégio Estadual Odorico Tavares)
Endereço: Av. 7 de Setembro, s/n – Vitória