Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cangaceiro Gato, um Rastro de Ódio e de Sangue





"Cangaceiro Gato, um Rastro de Ódio e de Sangue" é o mais novo lançamento de João de Sousa Lima.
o filme retrata fatos reais acontecidos no Raso da Catarina e mostra a vida de um dos mais polêmicos cangaceiros do grupo de Lampião.
Esse é um filme-documentário que não pode faltar nos arquivos de quem estuda o cangaço.
a 1ª tiragem é de 100 filmes.
o filme já com o frete incluido custa R$ 25,00 e para adquirir é só entrar em contato diretamente com o diretor:

75-8807-4138 ou pelo email: joao.sousalima@bol.com.br

Poeta bonfinense doa livros para bibliotecas do município



A poesia e a prosa de Simplesmente Emoções... e Estados d’alma, obras do poeta e advogado bonfinense Dorival Ferreira da Silva vão compor os acervos da Biblioteca Municipal Professora Zenáurea Campos Dias e da Biblioteca Itinerante da Secretaria de Educação de Senhor do Bonfim. O autor, que atualmente reside em Salvador, encontro-se, no São João, com o prefeito Paulo Machado em pleno Forrobodó. Viu estacionada no local a Biblioteca Itinerante (ônibus adaptado para receber visitação) entusiasmou-se e doou exemplares dos livros.
Os títulosSimplesmente Emoções... e Estados D’alma foram lançados respectivamente em 2002 e em 2007. Neles, Dorival apresenta um conjunto de poemas e textos com temas que abordam desde o patriotismo e a problemática social até sentimentos como a esperança, a saudade e a confiança na juventude, entre outros.
O autor – Dorival Ferreira da Silva, 85 anos, manifestou o interesse pela escrita na pré-adolescência, inspirado pelos aboios dos vaqueiros e pelas cantigas da sua terra (Senhor do Bonfim). Na juventude escrevia versos tanto em estilo popular (cordel), quanto em estilo clássico (sonetos). Seus  poemas ilustraram revistas, livros e anuários ao longo de sua carreira. Participou da Academia de Faiscadores e Ensaístas das Letras do Colégio Estadual da Bahia (Central) e integra a Academia de Letras e Artes da Região Metropolitana (Alarme) como membro correspondente.  Os hinos das duas entidades são de sua autoria. É membro efetivo da Academia de Cultura da Bahia.
Um poema – Na contracapa de Estados D’alma, Dorival Ferreira da Silva apresenta os versos do soneto Pelos gramados da vida, compartilhados aqui:
Pelos gramados da vida                                                                            Adeja a nossa esperança                                                                                       Nas substâncias da lida                                                                                        Que a própria vida nos lança      
Se a tempestade incontida                                                                   Acontece e nos alcança                                                                       Impondo qualquer descida!...                                                              Precauções..., mas confiança
Pois o gramado enverdece!...                                                                           – a grama jamais fenece –                                                                          Quando a borrasca se for!...
Basta a doçura da brisa                                                                              Que ao sereno cicatriza                                                                                Quando orvalhada de amor!...


Governo Cuidando da Nossa Gente                    Assessoria de Comunicação

Fundação BB e parceiros selecionam cooperativas de catadores


 
A Fundação Banco do Brasil torna público o Edital para que cooperativas de catadores de recicláveis apresentem propostas ao projeto 'Fortalecimento da Infraestrutura de Cooperativas de Catadores para Coleta, Transporte e Comercialização de Materiais Recicláveis - Logística Solidária Cataforte'. Além da Fundação Banco do Brasil, são parceiros do 'Logística Solidária' a Petrobras, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES e a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego.
O Edital vai selecionar propostas de cooperativas sem fins lucrativos voltadas diretamente às atividades de coleta, transporte e comercialização de material reciclável. As ações selecionadas serão apoiadas pela Fundação Banco do Brasil, com recursos dos parceiros, por meio de convênio. As propostas devem ser voltadas para o aumento da capacidade produtiva da cooperativa - como o incremento de faturamento, renda e inclusão de novos postos de trabalho - ou para a estruturação e fortalecimento da mesma, mediante aquisição de veículos para coleta, transporte e comercialização.
A seleção abrange a participação de cooperativas voltadas diretamente às atividades de coleta e processamento de material reciclável, de todo o território nacional, de qualquer região, estado e município, incluindo o Distrito Federal, desde que integradas por catadores de materiais recicláveis.
Para acessar o Edital acesse o link: http://www.fbb.org.br/home.htm

MCT abre Edital para o Programa de Estimulo ao Desenvolvimento da Indústria Nacional
 
O Ministério da Ciência e Tecnologia abre Edital para o Programa de Estimulo ao Desenvolvimento da Indústria Nacional. O programa visa apoiar projetos de formação e capacitação de recursos humanos, a promoção de melhores práticas de engenharia de software; fomento ao uso de software e serviços de tecnologia da informação desenvolvidos no Brasil; apoio a implantação de um sistema de informação da indústria brasileira de software e serviços de tecnologia da informação; promoção de parcerias empresas-universidades para o desenvolvimento de segmentos emergentes; realização de eventos que visem divulgar e discutir a indústria brasileira de software e serviços correlatos, tais como: assessoria e consultoria em informática, suporte técnico de instalação, configuração e manutenção de sistemas de tecnologia da informação; proposição e apoio às medidas de aperfeiçoamento dos marcos regulatórios de forma a permitir maior competitividade à indústria brasileira de software.
A data final do recebimento das propostas é 30 de novembro de 2011
Mais informações e envio de proposta pelo Portal dos Convênios – Siconv: https://www.convenios.gov.br/siconv/

Ministério do Meio ambiente Abre Edital para Implantação de Corredores Ecológicos
 
O Ministério do Meio Ambiente abriu edital para implementação do Corredor Central da Amazônia e do Corredor Central da Mata Atlântica. O Objetivo é construir quadros econômicos, sociais e políticos sustentáveis para conservar a biodiversidade, visando fortalecer a gestão participativa e descentralizada com ações para conservar a diversidade biológica; aumento da representatividade das áreas conservadas nos corredores ecológicos, priorizando a conectividade entre elas; redução da pressão do desmatamento; e contribuição para a proteção e uso sustentável dos recursos naturais.
Atenção! Os Estados habilitados são AM, BA, ES
A data final do recebimento das propostas é 29 de julho de 2011
Mais informações e envio de proposta pelo Portal dos Convênios – Siconv: https://www.convenios.gov.br/siconv/

Ministério do Esporte abre Edital para o Programa Esporte e Lazer da Cidade
 
O objetivo é disponibilizar e modernizar áreas para a prática de esporte e lazer, assim como instalações e equipamentos adequados à prática esportiva, contribuindo para reduzir a exclusão e o risco social melhorar a qualidade de vida, mediante garantia de acessibilidade a espaços esportivos modernos.
O prazo para inscrições é até 14 de dezembro de 2011
Mais informações e envio de proposta pelo Portal dos Convênios – Siconv: https://www.convenios.gov.br/siconv/
 
Ministério do Meio Ambiente abre Edital para o Programa de Desenvolvimento Institucional para a Gestão Integrada Resíduos Sólidos
 
O objetivo do Programa é promover a melhoria na Gestão Integrada de Resíduos Sólidos nos Municípios, incentivando a gestão regionalizada dos resíduos sólidos por meio da implementação de Consórcios Públicos intermunicipais ou Interfederativos.Essa ação é coordenada pela Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) por meio do Departamento de Ambiente Urbano (DAU). A forma de implementação é direta e pode ocorrer a partir da transferência de recursos por meio de Convênios, Termo de Cooperação, Termo de Parceria, Contrato de Repasse aos Entes Federados e Órgãos do Governo Federal e Consórcios Públicos; Convênios com Entidades Privadas sem Fins Lucrativos, Cooperativas e Associações de Catadores de Materiais Recicláveis e Organizações Não Governamentais.
Até 30 de julho de 2011
Mais informações e envio de proposta pelo Portal dos Convênios – Siconv: https://www.convenios.gov.br/siconv/

Ministério da Cultura abre Edital para Capacitação na área de Audiovisual
 
O Ministério da Cultura abre Edital para Capacitação de artistas, técnicos e produtores na área Audiovisual. O Edital tem como objetivo o treinamento e aperfeiçoamento profissional, por meio da realização de cursos, palestras, workshops, oficinas, seminários, etc., bem como por meio da concessão de bolsas de estudos.
Até 21 de novembro de 2011
Mais informações e envio de proposta pelo Portal dos Convênios – Siconv: https://www.convenios.gov.br/siconv/

Ministério das Cidades abre Edital para Apoio de Eventos Temáticos
 
O Ministério das Cidades abre Edital para apresentação de propostas com vistas à celebração de convênio entre entidades de direito privado sem fins lucrativos e a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades visando apoiar eventos temáticos do setor.
Prazo: 31 de dezembro de 2011
Mais informações e envio de proposta pelo Portal dos Convênios – Siconv: https://www.convenios.gov.br/siconv/

Fundo Socioambiental CAIXA abre edital para Projetos de Proteção das Águas de Abastecimento Humano
 
O Fundo Socioambiental CAIXA apoiará projetos para recuperação florestal de nascentes e matas ciliares, em bacias hidrográficas em que se faça a captação d’água para abastecimento humano de cidades e/ou comunidades. Valor total de R$4 milhões.
Até 05 de agosto de 2011

Grupo EDP seleciona projetos culturais e esportivos
 
O Grupo EDP seleciona iniciativas culturais e esportivas que contribuam para o Desenvolvimento Humano no Brasil, melhorando a qualidade de vida e ampliando as possibilidades de escolha nas comunidades onde atua, nos Estados de São Paulo, Espírito Santo e Tocantins.
Serão R$ 1.400.000 distribuídos entre projetos registrados nas Leis Federais de Incentivo à Cultura e ao Esporte nos municípios participantes.
Inscrições até 19 de agosto
Mais informações: www.edpbr.com.br/edital e dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail editaledp@nucleodepatrocinios.com.br ou pelo número (11) 3146-0972.

Programa Parceiras em Ação
 
Em parceria com a Aliança Empreendedora, o Banco Santander lança o segundo edital para a seleção de organizações sociais sediadas em território nacional que executam projetos de apoio a microempreendimentos e grupos produtivos comunitários liderados e formados por mulheres de regiões de baixa renda.
São elegíveis a participar do Edital do Programa Parceiras em Ação organizações sociais sem fins lucrativos, brasileiras, devidamente formalizadas, que tenham como foco de atuação o apoio ao empreendedorismo comunitário e à geração de trabalho e renda. Os projetos selecionados receberão apoio financeiro e metodológico para a melhoria e ampliação de seu trabalho e impacto.
Serão selecionados até 5 projetos que receberão:
• Aporte financeiro de até R$ 40.000 (quarenta mil reais), que deverá ser utilizado em um período de 12 meses, para a execução do projeto;
• Treinamento da equipe envolvida no projeto para aplicar a metodologia da Aliança Empreendedora de apoio a empreendimentos;

Prêmio idéias inovadoras no uso de tecnologia na Educação

Educadores e empreendedores sociais de todo o país que desenvolvam projetos inovadores para o uso de novas tecnologias na educação, seja na escola ou na comunidade, podem ter suas ideias reconhecidas e premiadas. O Instituto Claro deu início às inscrições para a 3ª edição de seu Prêmio – Novas Formas de Aprender e Empreender. Ao todo, serão concedidos R$ 150 mil em prêmios aos vencedores que concorrerão nas modalidades “Inovar na Escola” ou “Inovar na Comunidade”.

A participação é aberta a educadores e professores, instituições educativas formais e não-formais, organizações do terceiro setor e ao público em geral, de todas as regiões do Brasil. Entretanto, como requisito para inscrição, é necessário que a ideia apresentada seja inovadora e com potencial de causar impactos positivos nos processos de aprendizagem. Também é importante que o participante tenha perfil articulador, de modo que possa identificar possíveis parceiros para auxiliar na implementação do projeto e efetivamente colocá-lo em prática.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do Instituto Claro no endereço: www.institutoclaro.org.br/premio , onde também é possível consultar o regulamento do concurso. Outras informações podem ser obtidas, ainda, pelo e-mail premio@institutoclaro.org.br ou pelo telefone (11) 3171.0998, das 13h às 18h.
 
O prazo para participar vai até 09 de agosto. Todos os projetos serão avaliados por uma comissão técnica composta por especialistas em educação, empreendedorismo e tecnologia, que será liderada por Paula Carolei, doutora em educação.
 
--

Saraus literários e festivais de música movimentam escolas estaduais


comunicacao.ba


Os projetos Tempos de Arte Literária (TAL) e Festival Anual da Canção Estudantil (Face), neste segundo semestre, motivam ainda mais a ida à escola entre os mais de 1 milhão de estudantes da rede pública estadual de ensino. Os dois projetos cumprem um dos dez compromissos do programa ‘Todos pela Escola’, ao inovar e diversificar os currículos escolares, promovendo o acesso dos estudantes às artes e à cultura.

Para a coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Nide Nobre, o grande momento do TAL e do Face tem início com o ano letivo, quando educadores passam a estimular e orientar a leitura e a busca por conhecimentos linguísticos, históricos, artísticos e culturais, que embasam a produção.

“Respeitamos a diversidade temática. A característica fundamental dos projetos é não ter fragmentos. Várias gerações participam e expõem suas ideias, retratam suas realidades e sonhos”, diz a coordenadora Nide.

Calendário

Até o final deste mês, os saraus literários e festivais de música vão acontecer em pelo menos 1.187 unidades escolares. As obras apresentadas contemplam os mais variados gêneros de música e literatura. A arte brasileira é a maior fonte de inspiração dos estudantes.

O mês de julho é dedicado aos festivais de música e saraus literários nas escolas. As obras classificadas nesta fase serão apresentadas, em agosto e setembro, durante festivais regionais organizados pelas Diretorias Regionais de Educação (Direc).

As melhores obras literárias estudantis produzidas em todas as regiões do Estado vão ser lançadas no Sarau Estadual do projeto Tempos de Arte Literária, previsto para 20 de outubro, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador. Com relação à música, as canções que se destacarem nos espetáculos regionais do Festival da Canção Estudantil comporão o repertório de um show, programado para 18 de novembro, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, também na capital baiana.

Artes estudantis

Desde 2008, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia busca sedimentar as diversas linguagens artísticas no currículo escolar. Além do TAL e do Face, o Projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), que também integra a nova política para a juventude baiana, ganha destaque nesse cenário.

O Face, o TAL e o AVE envolvem, anualmente, mais de 1 milhão de estudantes da 5ª série do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio e equivalentes, como o Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Ensino Normal e Tecnológico, assim como professores de Língua Portuguesa, Arte e disciplinas afins, coordenadores pedagógicos, técnicos e diretores das escolas e das Direc.

Brumado sedia encontro de literatura e cultura sertaneja


comunicacao.ba


O Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do campus 20 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Brumado, realiza o I Encontro de Literatura e Cultura Sertaneja, nos dias 21 e 22 deste mês, no município.

Para participar do evento, que tem como objetivo oportunizar o debate, a troca de saberes e a valorização da cultura dos povos sertanejos da região de Brumado, não há necessidade de fazer inscrições prévias.

A programação conta com palestras, estandes de artesanato, literatura de cordel, produtos agrícolas e música, exibição de filme, com apresentação de quadrilhas e shows de forró. Durante o encontro, será lançado o livro Coletânea de experiências vivenciadas: produção de textos, de autoria de Diná Gomes Fernandes, ex-aluna do programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) do campus.

FUNCEB divulga resultado da 3ª etapa do Calendário de Apoio 2011 - BA


Beco Cultural

Postado por: becocultural, 19 de Julho de 2011
Mecanismo de apoio pré-selecionou 27 projetos nesta 3ª fase de sua 4ª edição
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), divulga resultado da 3ª etapa doCalendário de Apoio a Projetos Culturais 2011. Foram 27 pré-selecionados oriundos de Salvador e de mais nove municípios da Bahia (Euclides da Cunha, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Retirolândia, Santa Maria da Vitória, São Félix, Valença e Vitória da Conquista), que vão realizar atividades culturais a partir dos próximos meses de outubro e novembro. Os contemplados serão beneficiados com valores de até R$ 10 mil. A lista com os projetos pré-aprovados está disponível no site da FUNCEB (www.funceb.ba.gov.br).
Criado em 2008 e já em quarta edição, o Calendário tem o objetivo de organizar as solicitações de apoio e a distribuição de recursos ao longo do ano, como um mecanismo de incentivo a projetos e atividades artístico-culturais de interesse público.
Os 27 pré-selecionados – que incluem projetos de artes visuais, audiovisual, circo, dança, música, teatro e de linguagens transversais – foram escolhidos dentre um total de 184 inscritos. Eles vão executar oficinas, palestras, workshops, residências artísticas, mostras de cinema, produtos audiovisuais, shows, espetáculos, festivais, exposições, programas de rádio e viagens para participação em eventos fora da Bahia e do Brasil.
Esta terceira etapa fecha a edição 2011 do Calendário de Apoio, que, com estes novos números, soma um total de 650 projetos inscritos (324 da Região Metropolitana de Salvador e 326 do interior baiano) e 72 contemplados (33 da Região Metropolitana de Salvador e 39 do interior). Já nas três edições passadas, entre os anos de 2008 e 2010, o Calendáriocontabilizou um total de 702 propostas e apoiou 146 projetos (108 da capital e 38 de outras cidades), colaborando para a execução de diversas atividades culturais em mais de 30 cidades da Bahia e financiado passagens aéreas para viagens de artistas a outros estados brasileiros e ao exterior.

 PROPONENTE                                                                                       PROJETO
Ana Luiza Neubern B.dos Reis   Dançando Nossas Matrizes 2011.1: Um Diálogo entre as Danças Afro-brasileiras
Antenor Simões Santana Júnior                                              Os Sertões na Praça
Bruna Scavuzzi Magno Baptista                                           Meu Nome é Mentira
Camila Bonifácio Santos de Jesus                                        Teatro- Negro-Rap-Ação
Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura                         Pintando o Sete
Eduardo Hermida Scaldaferri                                                          Sete Flechas
Eveline Cintra Ferraz                                                                        Procura-se
Fabiane Conceição Silva Ribeiro                                        Mulheres em Domínio Público
Fábio Alexandro Silva Santos                                                   África em todos Nós
Fernanda Castro de Queiroz   Exposição e Mostra Audiovisual a Arte Barranquaira do Mestre Guarany
Gilmar Dantas Silva                        Excursão Para o Congresso Nacional Fora do Eixo em São Carlos/SP
Henrique Amaral Roza                                                           Experimentando a câmera
Henrique Carlos Espírito Santo Oliveira Filho          Distribuição Joelma e Fórmula
José Ginaldo Félix Oliveira                    Cinema nas escadarias do Passo e nos bairros - Edição Extra
Julio Cesar Pinheiro Caldas                                                      Viola no Coreto
Jurandir da Silva Santana                                         Workshop Berklee College of Music - USA
Larissa Martina Mateus Pinto                                  Exposições do artista Igor Souza em Berlim
Márcia Lima Gomes                                                         Comunidade Arte Dois de Julho
Marcos da Silva Costa                                                                         Recongraffiti
Maria Bárbara Vieira Falcon                                          Workshop Empreendimento Musical
Paulo Oliveira Rios Filho  Compositor Baiano no "Música de Câmara Brasileira Contemporânea no ConcertgeBouw" Amsterdã
Poliana Lima Bicalho                                                          Intervenções em Mosaicos
Rebeca Cristina Ferreira Bastos             Encontro de Graffiteiros de Salvador e Região Metropolitana
Roseli Ferreira de Almeida                                                    II Mostra Foco Euclidense
Thiago Tarcísio Santos Costa                                                      Corpo na Educação
Vânia Alves Smith Lima - ME                                                            Amado
Verusya Santos Correia                                                   II Festival de Dança de Itacaré


http://ascomfunceb.files.wordpress.com/2011/07/pre-selecionados_calendario-de-apoio_3a-etapa.pdf