Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

NEAF no Congresso Internacional de Educação

Educadores,
Propondo um debate sobre as ações pedagógicas baseadas no compromisso social, o Congresso Internacional de Educação convidou o Núcleo Educacional de Ações Afirmativas- NEAF para apresentar suas ações desenvolvidas no âmbito da aplicabilidade da Lei 11.645/08 (inclusão da Hist. e cultura Afro-brasileira e indígena nos currículos escolares) e a 12.288/10 (Estatuto da Igualdade Racial).
Certos de seu interesse nos debates pedagógicos, principalmente no que diz respeito à questões culturais, te convidamos a participar desse congresso mediante inscrição e seleção da oficina coordenada pelo NEAF, nesta construiremos com a sua participação novas propostas de ações pedagógicas e culturais. Para maiores informação acesse o site: www.cideb.com.br

NEAFNúcleo Educacional
de Ações Afirmativas
Tel(s): 71 8855-7654 / 9289-6728 / 8174-2858 / 9655-4629
Endereço: www.neafirmativas.wordpress.comFacebook: Núcleo Educacional Ações AfirmativasTwitter: @neaf_2010

Edital de Consultoria de Especialistas para Fortalec er o Sistema de Governança da Cultura dos Países em Desenv olvimento

Diversidade Cultural

Unesco está recebendo inscrições para projeto de assistência técnica voltado à governança em Cultura
A Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco) está recebendo inscrições, até 30 de junho, para o Edital de Consultoria de Especialistas para Fortalecer o Sistema de Governança da Cultura dos paises em Desenvolvimento. O Projeto, que integra a Convenção da Unesco sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, aprovada em 2005, tem como objetivo reforçar o papel da cultura como vetor para o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza. O concurso está aberto à participação de Ministérios, instituições e organismos públicos responsáveis pela cultura ou que tenham uma influência direta na governança da cultura nos países em desenvolvimento incluídos na lista dos beneficiários.
O serviço de consultoria de especialistas é um mecanismo que permite o rápido acesso a avaliações especializadas de alto nível para as autoridades públicas e instituições públicas, auxilindo-os na implementação de um projeto em curso ou de processo relacionado com a governança do setor cultural a nível nacional e/ou local.
Dentro do projeto estão previstas missões de assistência técnica (com duração máxima de 63 dias úteis) realizadas por especialistas na área das políticas culturais e com base nas necessidades e prioridades identificadas pelos países beneficiários, através de um processo de candidatura. O objetivo é apoiar os beneficiários em seus esforços para estabelecer marcos legais, regulatórios e/ou institucionais necessários ao desenvolvimento do setor da cultura em seus países, e introduzir políticas que tratam do papel da cultura no desenvolvimento social e econômico, particularmente por meio da promoção das indústrias culturais.
Para orientar o processo de elaboração das propostas, de que modo poderão ser feitas as inscrições e os critérios que serão determinantes para as propostas serem contempladas, a Unesco lançou recentemente a cartilha do projeto Consultoria de Especialistas para Fortalecer o Sistema de Governança da Cultura em Países em Desenvolvimento e que já está disponilizada (em português) no site do MinC para consulta na página de Observatório de Editais.
Para inscrever as propostas os interessados deverão baixar o formulário eletrônico da página: www.unesco.org/culture/en/culturegov. Os formulários de inscrição, preenchidos em inglês ou francês e acompanhados de documentos de apoio e das informações relevantes, devem ser enviados via e-mail, em formato RTF ou versão PDF, para: culturegovernance@unesco.org ou via fax para: 33(0)1 45 68 55 95.
A comissão julgadora levará em conta critérios como pertinência da iniciativa aos objetivos da Convenção para Proteção da Diversidade; a viabilidade do projeto; a efetividade, ou seja, quais os benefícios da proposta e sustentabilidade/capacidade da iniciativa prosseguir após o fim da consultoria.
Convenção
A publicação está diretamente ligada às metas da Convenção da UNESCO sobre proteção e a promoção da diversidade das expressões culturais. A Convenção é um acordo internacional que garante a artistas, agentes culturais, profissionais e cidadãos em todo o mundo, o diretito de criar, produzir, distribuir/divulgar e desfrutar de uma ampla gama de bens culturais, serviços e atividades, incluindo os seus próprios.
(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)

http://www.cultura.gov.br/site/2011/05/20/diversidade-cultural-23/

Vinte sanfoneiros bonfinenses promovem encontro na Praça Dr. José Gonçalves



Durante toda a manhã desta quarta-feira, 20 sanfoneiros enxugaram o chão da praça a sopro de foles e puxadas de forró. O busto do Dr. José Gonçalves (em local errado e prestes a sair dali) testemunhou o show na Praça Antonio Gonçalves. Passou do meio-dia e o sereno não passou. Mas quem passava parava, pelo Encontro de Sanfoneiros na Praça Antonio Gonçalves.
O encontro só reuniu talentos. Nivaldo do Acordeom, Josa (Trio Alvorada), Zé Bonfim, Tomaz (da barraca), Nego do Peixe, Chiquinho da Sanfona e por ai vai. Tião, o mais folclórico, não pôde participar, perdeu um parente, mas mesmo passando chuva ao lado da Matriz desafiou: Se a nuvem quiser derramar pode, aí é que nós se aprepara pro São João.
Local de forró – O evento, que antevê o 126º aniversário da cidade (28/5) e em seguida um mergulho no melhor São João da Bahia, juntou um público variado, regulado pelo chuvisco, mas que pôde ouvir e dançar ao som de grandes sanfoneiros de Senhor do Bonfim e região. A cultura do forró pé-de-serra, xaxado e baião foi levada à “praça do forrobodó” por idealização e apoio das secretarias de Educação (Semec) e Cultura (Semcult), respectivamente.
 A idéia na Semec era realizar um evento com teor cultural de apresentação teatral, feira com artesanato, etc, porém, compartilhando-a com a Semcult, optamos por um encontro de autênticos sanfoneiros, mostrando o melhor desses músicos”, relembrou Maria das Neves, da pasta de Educação. Escolhido o tema, o titular da Cultura, Ivomar Gitânio, tomou o sanfoneiro Zé Bonfim (mais de 40 anos de carreira) como um dos consultores, a convidar músicos. “Deixe comigo!”, respondera-lhe o artista, com empolgação. E assim. 20 deles multiplicaram em acordes a empolgação do evento.
Ôi, deixa chover... – Sempre disposto a incentivar e participar de manifestações do gênero, o gestor Paulo Machado dançou e fez a abertura: "Eu trago um abraço pra todos os sanfoneiros e forrozeiros. O São João chegou e, como era de se esperar, já traz muita chuva. Convenhamos que, se é tradição o São João sem chuva não serve. Então, o bom São João tem que ter a lama na bainha da calça e, à revelia do tempo, o povo dançando e tomando licor até o dia amanhecer. Esse encontro está mostrando a força do forró pé-de-serra de nossa cidade e de nossa região”.
Partidário da criação do Dia Municipal do Sanfoneiro, Ivomar declarou: “Nosso município defende o título de Capital Baiana do Forró e precisa valorizar ao máximo esse profissional da sanfona, base primordial desse nosso costume histórico. Também, a partir de hoje lutaremos para criar a escola de sanfona, com a orquestra sinfônica de Senhor do Bonfim, uma meta não só da Cultura, mas de todo o governo”.
Mais sanfoneiros - Ademário Freitas, Zé Bonfim; Zé Luiz; Candinho; Mariano, Givaldo, Expedito, Filó, Cancão; Torquato Luiz e Vagner Rosa, além dos vereadores Luiz Carlos Bernardes (Biro-Biro) e Gilberto Pires (Bel).

Governo Cuidando de Nossa gente
Assessoria de Comunicação Social

DEMOLINDO PRECONCEITOS: Academia incorpora e indica mais ícones populares




Em solenidade cujo primeiro luxo foi o auditório repleto de representantes da cultura bonfinense, a Aclasb (Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim) empossou quatro novos membros: Josemar Santana – advogado, jornalista e escritor; Fernando Dantas, Dramaturgo, músico, e professor; Ieda Barbosa Belitardo de Carvalho, talentosa musicista e maestrina; e Carlos Alberto Dias dos Santos, líder quilombola, representante parlamentar e graduado em Psicopedagogia.
.
Nobre não foi só o salão do Poder Legislativo, foi também a homenagem aos 126 anos de aniversário da cidade e ao fundador do estado republicano e primeiro governador constitucional da Bahia, Dr. José Gonçalves da Silva, no centenário de morte (1911 – 2011). Nobre foi a presença do universo real da sociedade que se desdobrou dos kiriris; a honradez de músicos, magistrados, artistas e acadêmicos nivelando a rara oportunidade de ouvir poesias de sabor superior.  

Anônimos - A Aclasb já deu “toga” de imortal a um agricultor que compõe hinos oficiais, abriu a cortina para a excelência do texto do seu presidente José Gonçalves do Nascimento e para o primor expositivo do seu fundador Dr. Paulo Machado: um recompondo a polêmica andança histórica do primeiro Governador da Bahia, outro narrando o poema humano composto por eflúvios d’água da lagoa (“que ainda nos banha”) e do Monte Tabor (“que ainda lança auras”). Sangue, suor e saudade; amores, tropeços e emoções; lutas, concórdias e euforias. Enfim toda uma epopéia para que nós da esquina, das universidades, dos bares, das fardas de trabalho e das ruas pudéssemos consignar valores e saberes que são agorinha nossos apegos. O São João na frente e uma fila de orgulhos educacionais, citadinos e culturais inigualáveis. Sabe-o os anônimos que reforçando de paixão os que amam a terra acabam por ser mais apaixonados que os reforçados.

Sonoridade – Duas horas de “achegos” foram rápidas como um raio. Gonzagão deleitou o ouvido da platéia por três minutos de Coral da Saudade. Violão na Academia? A Brasileira de Letras o permitiria? Dedilhado por violonista europeu do renome de um Paganini, sim. Daniel Gomes não usa blak tie e breijerou à altura. Numa noitada curta, o anonimato de Tijuaçu, desmarginalizou um pouco do contido sentimento de etnia reprimida e deu voz de acadêmico a Carlos, o Negão, um negão. Segmentos sociais construtores da jactância bonfinense atual não estão sofrendo preconceito de uma academia. Ela tem um papel a cumprir. Não é só de Letras. É de artes – e nem todas têm conceito definido na divisão do trabalho de uma sociedade em transição. Indefinida. Academias remotas, do distante século 20 envelheceram. Não migraram em escolas de mistos e ativos ensinamentos. A era informática produz colossais batalhões de inominados e nestes alguns ícones que, livres de serem meras testemunhas de uma saga são a própria encarnação desta. Virtuoses da música saem do limbo do esquecimento. Boa noite para a professora Ieda. A batuta do professor de inglês Fernando Dantas obedecia à jovialidade do seu sorriso, mesmo ele regendo à italiana a agradabilíssima La Paloma. Duas canções a do reconhecimento e a da sonoridade musical.

Se “o homem é o homem e suas circunstância”, a academia divide a máxima. Sua vontade lhe é legitima. Igual ao espontâneo balbuciar do Hélio Freitas ouvindo a performances do Coral da Saudade na execução de Assum Preto, mirando nos 84 anos da voz de Flavinho, e quem sabe perdendo a vontade de ter visto a Academia Francesa de Richelieu, em 1635. Pra quê? Indicado para assumir uma cadeira acadêmica, ele preferiu o ninho da Associação de Moradores. Lá fora, depois do néctar (nada de chá das cinco) e durante os autógrafos de Josemar o escritor de um velho-novo estilo disse: “Pra mim as academias ainda pressupõem elite”.

Por que? – Hélio Freitas é exigente e tem um caçuá de razões. Abomina todos os preconceitos. Aplaudiu ‘no estalo’ quando o nome do incansável, incompreendido e controvertido Monacéis foi proposto para a Aclasb. Dialético que só, ele valoriza o ato, a explosão do fato transformador. Festejar o nome de Antonio Vieira quando este foi mencionado como patrono de Carlos de Tijuaçu; Antonio Vieira, o negro, o poliglota amarrado no velho Lagarto; o respeitável e fino diplomata, de bom trânsito, vida opulenta e culta entre adidos e embaixadores de sua época. Lastimavelmente ignorado pela memória bonfinense póstuma.

Casinha de sapê – A fantasia social fez a noite especialmente mista e perfeitamente amistosa. Daquelas em que o convívio elimina caprichos. A cerimônia conduzida pelos acadêmicos Tito Rocha e Leonor Sena Gomes foi acionada por comandos digitais, o que não impediu que almas fossem invadidas por árias sertanejas como A Morte do Vaqueiro de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Ainda gritando forte, estava lá dona Lourdes (Maria de Lourdes Ramos da Silva), 74, uma entre os 20 coralistas da Orquestra da Saudade, cabeça branquinha a replantar e reviver a Bonfim de ontem, na última estrofe da música Tristeza do Jeca de Angelino Oliveira: “Vou parar com a minha viola / Já não posso mais cantá /Pois o Jeca quando canta / Tem vontade de chorá / E o choro que vai caindo / Devagar, vai-se sumindo / Como as águas vai pro má.

Cousas e causas – Autoridades formais tal o juiz de direito Tardelli Boaventura, a promotora de justiça Ítala Suzana de Carvalho, o comandante do 6º BPM tenente-coronel Augusto Cesar de Santana Salgado, o presidente da Câmara Municipal João Carlos Bernardes Pereira Junior e outros reverenciaram o Hino Nacional no início da sessão e no fim o hino a Senhor do Bonfim. A fila para autógrafos do trabalho de conclusão de curso de Josemar Santana premiou o novo acadêmico. Ele presenteou um grande número convivas com a obra A força normativa do TSE e a exigência da observação do principio da anualidade para edição de regras eleitorais, apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Direito Eleitoral com opção de habilitação para o Ensino Superior da Fundacem (Fundação Cesar Montes) / Faculdade Mauricio de Nassau.

Além de outros – Além das pessoas citadas, o cerimonial da Aclasb registrou as presenças do Dr. Aurélio Araujo, vice-prefeito; confreira Rubenalva Alves de Souza (Nalvinha), autora de performance; Valberto Silva, presidente do CDL; vereadores Lúcia Cerqueira e Laércio Muniz; secretários municipais Andreilton Barbosa do Meio Ambiente, Maria das Neves Aquino Dourado, da Educação, e Ivomar Gitânio, da Cultura; pecuarista Paulo Braga; professora Rosemary Almeida; professor Matos; casal Gener Andrade e Ana Maria Carvalho; jornalista Neide Pereira, da TBL e Rainha FM; Augusto Gomes, radialista; Regina Salgado e Téo Canarana, que finalizam o CD Mãe Natureza; José Simões Jambeiro, diretor do Colégio Estadual; Raimundo Paiva; dona Deise e professora Mariazinha Salgado; advogados doutores Cícero e Augusta; chefe de gabinete, Cassiano Guimarães; empresário Luiz Cesar Meireles e esposa Ana Kelly, indicada para uma cadeira na Aclasb; Drª Graça Gil; Prof. José Salgado; Renato Rosa; jornalista Antonio Britto; e Antonio Belitardo de Carvalho e família.


                     Governo Cuidando da Nossa Gente
                            Assessoria de Comunicação Social  

Projeto educacional contextualiza Bonfim no semiárido e vai ao desfile



Há pouco tempo, Senhor do Bonfim foi contemplado com o selo Município Aprovado, concedido pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em reconhecimento aos esforços empregados pelo Governo Municipal, por meio de suas secretarias, na promoção de políticas públicas direcionadas à melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes do semiárido bonfinense.
Para fazer jus ao mérito e continuar elevando as potencialidades da região, a Secretaria de Educação e Cultura (Semec) elaborou o projeto Semiárido Bonfinense: Um Contexto de Possibilidades objetivando proporcionar à comunidade escolar práticas pedagógicas que colocassem a temática em foco, fazendo com que questões referentes à totalidade da vida social, política, histórica e econômica fosse mais bem compreendida e, posteriormente, compartilhada com a população do município.
O projeto – O projeto mobilizou professores, estudantes, coordenadores pedagógicos e técnicos da Semec e da Secretaria de Esportes que realizaram durante semanas a fio, atividades em todas as escolas municipais (da sede e distritos).
Foram trabalhados com dinâmicas e didáticas próprias os eixos temáticos: Álbum da cultura e da identidade Negra, Indígena e Esporte e Cidadania e Educação para Convivência com o Semiárido, subdividido nos sub-temas: saúde, educação, meio ambiente e cidadania e assistência social.
Os eixos foram elaborados em quatro etapas integradas: pesquisa, desenvolvimento das pesquisas, mobilização comunitária, avaliação do processo educativo e resultados. Este processo propiciou aos alunos a ampliação de seus conhecimentos sobre a realidade da cultura, do ambiente e da econômica política do município.
Todas as atividades foram exploradas dentro e fora de sala de aula, gerando outras aprendizagens e oportunizando a qualidade dos conteúdos das disciplinas estudadas.
Culminância – Depois de meses de dedicação intensa, o momento mais esperado pela comunidade escolar é a efetivação da quarta e última etapa do projeto, na qual os resultados dos trabalhos serão apresentados em grande estilo para a população bonfinense com a realização do Desfile Histórico Cultural que acontecerá no dia 28 de maio, às 8h, na Praça Juracy Magalhães, em comemoração aos 126 anos de emancipação política de Senhor do Bonfim.

Programa de bolsas para afrodescendentes da ONU tem inscrições abertas até 15 de junho

18 de maio de 2011 · Site das Nações Unidas no Brasil
Fonte: http://onu.org.br/programa-de-bolsas-para-afrodescendentes-da-onu-tem-inscricoes-abertas-ate-15-de-junho/
ACNUDHNo contexto do Ano Internacional dos Afrodescendentes, a Unidade Anti-Discriminação do escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) está lançando um programa de bolsas para descendentes de africanos, no período de 10 de outubro a 4 novembro de 2011. O prazo para envio de propostas é dia 15 de junho de 2011.
O programa de bolsas proporcionará a oportunidade de aprofundar a compreensão do Sistema de Direitos Humanos das Nações Unidas e de seus mecanismos, com foco em questões de particular relevância as pessoas de ascendência africana.
Isso permitirá aos bolsistas contribuir de forma mais efetiva à proteção e a promoção dos Direitos civis, políticos, econômicos, sociais e cultural dos Afrodescendentes em seus respectivos países e comunidades.
Quem pode se candidatar?

* O candidato deve ser afrodescendente;
* O candidato deve ter no mínimo 4 anos de experiência no tratamento de questões relativas aos afro-descendentes ou minorias;
* O candidato deve ser fluente em inglês;
* Uma carta de apoio de uma organização afrodescendente ou da comunidade.

Processo de Seleção
Na seleção dos bolsistas, as questões de gênero e o equilíbrio regional serão levados em conta. Os documentos apresentados deverão estar em Inglês.
Direitos
O candidato selecionado tem direito a uma bolsa para cobrir alojamento, as despesas básicas em Genebra, seguro básico de saúde, bem como um retorno de avião com bilhete de classe econômica.
Inscrição
Os candidatos interessados são convidados a apresentar o seu pedido por e-mail para africandescent@ohchr.org ou por fax para: 004122-928 9050 com uma carta de apresentação indicando claramente “Application to the 2011 Fellowship Programme for People of African Descent”, com os seguintes documentos:

* application form: http://www.ohchr.org/Documents/Events/IYPAD/ApplicationFormIYPAD.pdf
* curriculum vitae
* carta de motivação (máximo de 1 página) onde o candidato explicará sua motivação para a candidatura, o que ele/ela espera alcançar através da bolsa e como ele/ela usará o que aprendeu para promover os interesses e os direitos dos afro-descendentes
* uma carta de apoio de uma organização/entidade parceira.

O prazo para o recebimento de inscrições é 15 de junho de 2011. Somente os candidatos pré-selecionados serão contatados.
(Acesse o comunicado original clicando aqui)

Juliana Lima de Souza
Mobilização Comunitária
Canal Futura
Fundação Roberto Marinho
Tel: (21) 3232-8833
Fax: (21) 3232-8026
juliana.lima@futura.org.br
Rua Santa Alexandrina, n. 336 - 4o andar
Rio Comprido - Rio de Janeiro/ RJ
CEP: 20261-232


Este e-mail e eventuais anexos podem conter informações privilegiadas, confidenciais e/ou protegidas por direitos autorais. Caso o tenha recebido por engano, favor informar ao remetente, deletando-o em seguida. Se não for o destinatário, não copie, imprima, arquive ou repasse esta mensagem ou qualquer anexo. Comunicações eletrônicas não são invioláveis e, portanto, não criam obrigações jurídicas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
This message and any attachments may contain privileged, confidential and/or copyrighted information. If you are not the intended addressee, please notify the sender immediately and delete the message. Do not copy, print, file or forward this message or any attachments. Electronic communications are not inviolable and thus cannot be understood as legally binding documents.



--



--
GLAUBER SANTANA
www.cultura.ba.gov.br

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro
CEP: 40.020-010
Salvador - Bahia - Brasil

Tel.: (71) 3103-3437
Fax: (71) 3321 6768
Skype: glauber_ssa

FESTEJOS DE GAMELEIRA - Jaguarari

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARARI
Praça Alfredo Viana, 02 – Centro – Jaguarari - BA
CEP: 48960.000 CNPJ: 13.988.316/0001 – 85
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO




DIA 30/05 (SEGUNDA-FEIRA)

HORÁRIOS ATRAÇÕES
15h Bruno Barros
16h Som de Gueto
22h Adailton
23h Raízes da Terra
00h 3 DESEJOS
01h Ulisses e Forró Sedução
02h Mailton do Acordeon




DIA 31/05 (TERÇA-FEIRA)

HORÁRIOS ATRAÇÕES
15h Carla Gabriela
16h A Zikka
21h Jacó do Forró
22h Crocodilos do Forró
23h Boêmio
00h Tempo de Amar
01h DORY CASANOVA
02h Sérgio do Forró



NÃO SERÁ PERMITIDO AMBULANTES DE OUTROS MUNICIPIOS E COMERCIALIZAÇÃO DE BEBIDAS EM GARRAFAS NO CIRCUITO DA FESTA.



Prefeitura Municipal de Jaguarari, Governo “Minha Terra, Meu Futuro”!

1ª SEMANA DE MEIO AMBIENTE

Tema central: Ciências Agrárias, Meio Ambiente e Contemporaneidade

Grande parte dos impactos ambientais se relaciona à agricultura, portanto, cabe ao profissional licenciado de agrárias entender, opinar e buscar alternativas ao atual modelo inspirado no intenso consumo de energia, capital e insumos externos. Neste contexto, é pertinente instigar momentos de discussão e atividades interdisciplinares, contemplado na proposta curricular.
Assim, o Colegiado do Curso de Licenciado Ciências Agrárias, por meio do seu Programa Trilha dos Saberes realizará a Semana do Meio Ambiente, nos dia 01, 02, 03 e 05 de junho de 2011 objetivando instigar o debate de alguns temas contemporâneos relacionados à temática socioambiental, especialmente, dirigido aos estudantes da Licenciatura em Ciências Agrárias – LIC CA.
Neste contexto, os temas propostos serão expostos em painéis de 40 minutos seguidos de 20 minutos de esclarecimentos e discussões, sendo que no dia 03/06 haverá uma sequência de compostas de 03 painéis interligados. Especialmente, no dia 05, Dia Mundial do Meio Ambiente, ocorrerá a Trilha à Serra da Maravilha, ambiente submontano, contendo remanescentes de floresta ciliar e subcaducifolia, sendo o percurso intercalado por exposições e rodas de conversas interdisciplinares com profissionais de diversas áreas do conhecimento, também, exercendo atividades de preparação física, reflexão e contemplação.


PROGRAMAÇÃO
Ciências Agrárias, Meio Ambiente e Contemporaneidade

Dia 01/06/2011
horário: 19:40 h – 20:40 h.
Nanotecnologia e seus impactos – Dr. Vagson Carvalho – IF Baiano
Dia 02/06/2011
horário: 19:40 h – 20:40 h.
Aquecimento Global, mitos e realidades - M. Sc. Mirele Regina Pinheiro Gonçalves – Univasf.
Dia 03/06/2011.
horário: 19:40 h – 22:40 h.
Tema 1 - Vulnerabilidade à Erosão em uma Microbacia Hidrográfica – M. Sc. Márcio Lima Rios, IF Baiano
Tema 2 – Impacto Antrópico em Remanescentes Florestais – M. Sc. Airton de Deus Cysneiros Cavalcanti, Univasf.
Tema 3 – Agricultura, sob abordagem da Agroecológica – M. Sc. Aurélio José Antunes de Carvalho, IF Baiano.
Dia 05/06/2011 Dia Mundial do Meio Ambiente
saída do Pça Nova às 06h da manhã.
Trilha pela Mata da Maravilha, município de Senhor do Bonfim – acompanhamento interdisciplinar dos Professores Juraci Lima - Artes, Márcio Rios - Geografia, Enisvaldo Carvalho - Geografia, Aurélio Carvalho – Eng. Agrônomo, Valdeci Lopes - Biologia.

Edital do MDS de apoio à distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar

Caros/as,

O MDS publicou o edital 05/2011 para apoiar a implantação de Unidades de Apoio à Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar nos municípios pertencentes aos Territórios incluídos no Programa Territórios da Cidadania, por meio do financiamento de elaboração de Projetos Básicos de arquitetura e engenharia; execução de obras e instalações; aquisição de veículos, equipamentos, materiais permanentes e de consumo novos com vistas a viabilizar o desenvolvimento de projetos de distribuição e comercialização de alimentos da agricultura familiar.

O edital e outras informações encontra-se em anexo e disponível em:

http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/editais/2011/editais-2011



Solicitamos ampla divulgação e mobilização para apresentação de propostas.

Atenciosamente,

Coordenação Executiva CET

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Edital de Fundo Rotativo

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
SECRETARIA DO TRABALHO, EMPREGO, RENDA E ESPORTE - SETRE

Seleção pública de empreendimento(s) e entidade(s) para celebração de convênio(s), com objetivo de APOIAR EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS, INSTITUIÇÕES, REDE DE INSTITUIÇÕES OU DE EMPREENDIMENTOS QUE DESENVOLVAM PROJETOS ASSOCIATIVOS E COMUNITÁRIOS DE PRODUÇÃO,BENEFICIAMENTO, COMERCIALIZAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS, BEM COMO FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO, E QUE MANTENHAM OU SE PROPONHAM A FORMAR FUNDOS ROTATIVOS SOLIDÁRIOS

Órgão/entidade e setor:
Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes – SETRE
Superintendência de Economia Solidária – SESOL
Portal: http://www.setre.ba.gov.br
welito.mendes@setre.ba.gov.br

Pressupostos para participação:
Poderão participar desta Seleção pública pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, que
tenham, dentre as suas finalidades, as atividades a que se refere o item V, com atuação comprovada no
Estado da Bahia há pelo menos 02 (dois) anos, que demonstrem habilitação

Inscrição para a seleção pública:
Prazo:02/05/2011 a 15/06/2011.
Endereço: Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte
2ª Avenida, nº. 200 Plataforma II, 3º Andar – CAB.
CEP. 41.745-003
Tel.: (71) 3115-9945 / 9918/ 0800 284 9015 Fax: (71) 3115-3110

Correio do Brasil Centenário de nascimento de Carybé é lembrado nesta manhã

VEÍCULO TÍTULO

25/5/2011 7:40, Por Agencia Senado
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) celebra o centenário de nascimento do artista Carybé – nome artístico de Hector Julio Paride Bernabó – e discute a importância de sua obra.
De origem argentina, Carybé – apelido que recebeu quando escoteiro, em referência a um peixe – naturalizou-se brasileiro. Primeiro, viveu no Rio de Janeiro, onde estudou na Escola Nacional de Belas Artes. Depois se radicou em Salvador, onde morreu em 1997.
O artista trabalhou com pintura, desenho, escultura e outras formas de expressão artística. Também ilustrou obras literárias de Jorge Amado e Gabriel Garcia Marques. Murais de Carybé estão expostos em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Montreal, Buenos Aires e Nova York.
A audiência pública de homenagem foi aberta pela vice-presidente da comissão, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS). Participam do evento o secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, e a filha do artista, Solange Bernabó, que dirige o Instituto Carybé.
A reunião acontece na sala 15 da Ala Alexandre Costa.
Mais informações a seguir Da Redação / Agência Senado

G1 .globo.com Personalidades baianas comentam morte de Abdias Nascimento

Líder do movimento negro é tido como principal nome da luta antirracismo.
Abdias morreu na noite de segunda-feira (23), no Rio de Janeiro.
Tatiana Maria Dourado Do G1 BA

“Os jovens baianos começaram a se conscientizar de que o racismo existia em 1978, depois de uma palestra de Abdias Nascimento sobre os 90 anos da abolição”, relata a primeira reitora negra da Bahia pela Uneb, Ivete Sacramento. A gestão de Ivete começou em 1998, mesmo ano em que o militante negro Abdias do Nascimento, que morreu na noite de segunda-feira (23), recebeu o título de cidadão baiano. “Ele pode ser considerado o grande líder contemporâneo do Brasil. As políticas públicas para diminuir o racismo e de promoção da igualdade social foram bandeiras hasteadas por ele”, complementa Sacramento.
O eco da morte de Abdias Nascimento entoa nas lembranças dos integrantes do movimento da Bahia. “Nós encaramos Abdias como maior símbolo da resistência e coerência, que não era apenas discurso, estava na prática cultural e política. Ele é o ídolo insubstituível da comunidade negra. Agora passou para outro plano, mas será sempre Abdias: aquele que não morre”, afirma o Phd em História da Cultura Negra, o professor Jaime Sodré.

A ialorixá Mãe Stella de Oxóssi foi surpreendida pela notícia. “Ele mobilizou a mocidade negra, é um exemplo de esforço e de resistência. É a figura essencial do movimento”, afirma. Para Antônio Carlos dos Santos Vovô, presidente do Ilê Aiyê, a comunidade negra está de luto. “Morreu o nosso grande professor, liderança, referência. Ficamos muito mais fortalecidos quando o conhecemos”, conta.

A relação entre a construção da identidade negra com a linguagem teatral também é marco na Bahia por conta de Abdias Nascimento, fundador do Teatro Experimental do Negro (TEN) em 1944, no Rio de Janeiro. Para o diretor teatral Marcio Meirelles, o TEN é a referência seminal do teatro negro, a semente de uma árvore que hoje já está enorme. Engajado no teatro negro, Meirelles lembra a responsabilidade da reconstrução diária da herança simbólica deixado por Abdias. “Sabemos que é como perder uma biblioteca, um monumento, uma catedral, um terreiro. Ele é o farol que guia a gente e temos a responsabilidade de levar tudo adiante”, reflete.
O ator baiano Lázaro Ramos que iniciou carreira no Bando de Teatro Olodum, sendo dirigido por Márcio Meirelles durante sua residência no grupo, também manifestou sentimentos com a morte de Abdias. "Ele era inspiração para todos nós. Guerreiro que tem um legado político cultural e educacional inestimável", disse.

folha.uol.com.br Diretores teatrais lamentam morte de Abdias do Nascimento

24/05/2011 - 21h16
DO RIO
DE SÃO PAULO
Os diretores teatrais Marcio Meirelles, do Bando de Teatro Olodum, e Mario Pazini, do grupo Clariô, lamentaram nesta terça-feira a morte do ativista do movimento negro Abdias do Nascimento, 97. Ex-deputado, secretário estadual e senador, Abdias foi também pintor autodidata, escritor, jornalista, poeta e ator.
Meirelles comparou a morte do ativista ao "desabamento de uma catedral" e lembra um espetáculo em cartaz em que há citações de Abdias.
"No espetáculo "Bença" (em cartaz em Salvador) há citações de Abdias. Ele diz que não se considera vencedor, mas um homem que trabalhou muito. Fala isso na nossa peça. Mas para a gente é justamente o contrário: a gente reconhece nele um vencedor, alguém que lutou e venceu. Ele nos deixa a responsabilidade desse legado ser levado adiante. Como todos os grupos de teatro negro, somos herdeiros do Teatro Experimental do Negro. A presença dele agora está em nós."
O diretor de teatro do grupo Clariô também lamentou a morte e ressaltou a luta do ex-parlamentar contra o preconceito e contra a desigualdade.
"Abdias ele abrangeu tanto na questão literária como na teatral a luta contra o preconceito, contra a desigualdade. Ele é montou a primeira escola de artistas negros, tem uma importância extrema. Dentro da minha realidade, de teatro de periferia, eu sempre procurei lutar contra a desigualdade. Minha identificação com ele é muito grande. Ele fez mais do que levantar uma bandeira, se perpetuou entre os grupos de teatro do país, inclusive os de periferia."
Ele estava internado desde 15 de abril no Hospital do Servidor do Rio de Janeiro e morreu de insuficiência cardíaca, segundo a assessoria de imprensa do hospital.
De acordo com Ivanir dos Santos, conselheiro do Ceap (Centro de Articulação de Populações Marginalizadas) e amigo pessoal de Abdias, o ativista foi internado por complicações de diabetes.
O defensor das causas negras Abdias do Nascimento morreu nesta terça-feira (24), aos 97 anos
POLÍTICA
Abdias do Nascimento foi o primeiro deputado federal do país a se dedicar à defesa dos direitos dos afro-brasileiros, de acordo com o PDT, sigla que o ativista representou no Congresso. Ele assumiu o cargo em 1983, eleito pelo Rio de Janeiro. Em seu mandato de quatro anos, segundo dados da Ipeafro (Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros), foi de autoria de Nascimento o primeiro projeto de lei de políticas públicas afirmativas da história do Brasil.
O ativista também foi suplente do antropólogo Darcy Ribeiro no Senado e assumiu a cadeira entre 1991 e 1992 e de 1997 a 1999.
Abdias nasceu em 14 de março de 1914 na cidade de Franca, localizada no interior de São Paulo, a 400 km da capital. Filho de uma doceira e de um sapateiro, viveu a maior parte da vida no Rio de Janeiro, onde se formou em economia.
Começou a militar na década de 30, quando ingressou na Frente Negra Brasileira. Em uma viagem pela América do Sul com um grupo de poetas, assistiu a um espetáculo onde um ator branco pintava o rosto para interpretar um negro.
O episódio marcou Abdias e o levou a fundar o Teatro Experimental do Negro, em 1994, após ter cumprido pena na penitenciária do Carandiruo, preso pelo governo de Getúlio Vargas por resistir a agressões racistas.
O Teatro Experimental do Negro formou a primeira geração de atores e atrizes afrodescendentes do Brasil, e também contribuiu para a criação da literurgia dramática afro-brasileira.
Abdias se encontrava nos Estados Unidos quando o regime militar promulgou o Ato Institucional nº 5 e, por causa de diversos inquéritos policiais dos quais era alvo, foi impedido de retornar ao Brasil.
Seu exílio durou 12 anos.
Além do Teatro Experimental do Negro, o legado de Abdias inclui também o Ipeafro, fundado por ele em 1981, o jornal 'Quilombo', criado em 1968 e mais de 20 livros publicados durante várias décadas.
Além da indicação ao Prêmio Nobel da paz --que ele afirmou nunca esperar vencer, em entrevista exclusiva à Folha, em 2010--, Abdias recebeu honrarias dos Estados Unidos, Nigéria, México, Unesco e ONU. No Brasil, recebeu das mãos do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Ordem do Rio Branco, no grau de Comendador --a honraria mais alta outorgada pelo governo brasileiro.

enfoqueculturalblog "Não existe cidade desenvolvida se não houver estímulo à Cultura", diz Rubim em entrevista à TV pública

O secretário da Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim (foto), concedeu entrevista à TVE-Bahia, na noite de ontem(25), onde ressaltou o trabalho desenvolvido pela gestão Márcio Meirelles, especialmente, no processo de territorialização da Cultura.
Questionado sobre orçamento para o setor, Rubim revelou que a Secretaria da Cultura deverá enfatizar ainda mais a questão orçamentária para o interior baiano, que, segundo opinião própria, sempre foi muito pouco. "Os estados estão sempre aquém do que necessitam com relação à Cultura. Não existe cidade desenvolvida se não houver estímulo à Cultura", lembrou.

Quanto aos editais, que são considerados importantes mecanismos de fomento à Cultura, Rubim esclareceu que não publicará novos editais antes de equacionar os que ainda estão sem quitação, que são em torno de 40% do total. Segundo o secretário, a Secretaria da Cultura do Estado está trabalhando na simplificação dos processos que envolvem os editais, e as mudanças já devem ser sentidas na ocasião da publicação dos novos. Rubim, esclareceu que a SecultBa não irá exigir dos proponentes nada além do necessário com relação aos editais, ou seja, serão solicitados somente aqueles documentos que a legislação exige. "Estamos estudando ainda, novas formas de financiamento da Cultura" adiantou o secretário.

Rubim enfatizou o papel da Cultura no processo de transversalidade com outros setores, e para fortalecer o diálogo com outros campos, a SecultBA criou em sua estrutura administrativa uma Assessoria da Transversalidade, que possibilitará dialogar com outras áreas, a exemplo de Ciência e Tecnologia, a partir do avanço da Cultura Digital.

Com relação ao Teatro Profissional, a Secretaria da Cultura do Estado da Bahia está trabalhando no desenvolvimento de uma política para o setor, como por exemplo, uma ação que possibilite a circulação do teatro profissional produzido na capital pelos centros culturais do interior baiano e vice versa. "Pensamos numa política que também possa investir na área "técnica do espetáculo", ou seja, cenógrafos, iluminadores, sonoplastas, dentre outros".

Falando um pouco do Pelourinho, o secretário disse que pretende estimular a instalação do maior número possível de instituições culturais, fortalecendo além da economia, o processo criativo no local.

Quanto a mudança do Irdeb (Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia) Albino Rubim manifestou opinião pessoal sobre o assunto, dizendo que gostaria muito que o Irdeb continuasse na estrutura da Secretaria de Cultura. "Isso era muito importante pra gente", disse.

"Não podemos entender o fortalecimento da cultura sem um vínculo muito grande com a mídia, ou seja, com os veículos de comunicação. As boas rádios e tvs que existem no mundo, são tvs e rádios públicas. O governador decidiu que ocorresse dessa forma, mas, continuo defendendo a minha opinião. Eu não concordo com a ída do Irdeb para a Secretaria de Comunicação", finalizou Rubim.