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sábado, 22 de janeiro de 2011

EBA - empreendimento em todo tipo de pintura

Somos um grupo que participamos do projeto Inclusão de jovens empreendedores com o apoio da obra kolping do Brasil e da União Europeia, que tinham como objetivo capacitar e aprovar jovens desempregados que tinham um plano de negócio bem elaborado,tornando-os donos de seu próprio negócio.

Nosso grupo foi um dos contemplados e nosso empreendimento é um espaço onde estamos desde o início de janeiro de 2011 desenvolvendo tudo o que envolve Artes Plásticas,somos em três: Rodrigo, Amanda,e Jucimara.


Rodrigo desenha desde 7 anos de idade más sua evolução em arte se aperfeiçoou em seus 16 anos e é apartir dessa fase que ele começa a ser procurado por pessoas pra fazer tatuagens, diversos tipos de pinturas que vai de desenhos simples ao realismo,grafitt e assim sucessivamente.


A Amanda bordava quando criança e dava aulas á pessoas mais velhas, ao longo da adolêcencia ela começou admirar desenhos, artistas, e tentava advinhar o sentimento de cada artista ao desenharem,foi quando ela conheceu Rodrigo e ele falou do projeto de emprendedores e sugeriu que se ela fosse sua sócia iria ensina-la a desenhar, isso foi o que ela sempre quis ela aceitou mas para isso,era preciso mais um componente para o empreendimento, assim era a norma do projeto; é ai que entra Jucimara grande admiradora de arte mas nao exibia muito essa adimiração ao não ser para sua amiga Amanda,foi então que Amanda convidou Jucimara contou-lhe que Rodrigo iria ensina-las, ela adorou aceitou foi apresentada a Rodrigo juntaram suas ideias e formaram o EBA(em busca da arte).     

                                                                
O grupo reaalizará uma exposiçao em fevereiro, oportunidade em que serão expostos nossos trabalhos e em qudro com desenho de rosto realismo, Cubismo e Surrealismo  e qualquer  tipo de paisagem em quarto de criança em escolas, desenhos em camisas.grffitt em murros etc.  

Esse é o e-mail do EBA: jarartes3@gmail.com
blog http://ebaembuscadaarte.blogspot.com/

JOÃO BÁ Senhor Cultura

João Bá, baiano de Crisópolis, canta desde os doze anos; tem mais de duzentas composições, muitas delas gravadas por artistas importantes no cenário nacional, como Almir Sater, Diana Pequeno, Dércio Marques, Gereba, Pereira da Viola, Oswaldinho e muitos outros.
O trabalho de João busca despertar o senso crítico e a consciência de que todas as coisas estão interligadas entre si e nas raízes. Pesquisador da cultura popular brasileira traz nas suas poesias e nas suas melodias um canto de resistência da natureza, um jeito simples de louvar a terra, a vida e o respeito à história e à memória.
No encontro de segunda-feira, dia 24, João vai nos presentear com algumas de suas composições, como “O menino e o mar’, “Ladainha pra Canudos” e “Facho de Fogo”, esta gravada por Diana Pequeno.
Participam do show: Hugo Luna, Fábio Paes, Carlos Pitta, Roberto Mendes, Cicinho de Assis e sua filha Julie, Lane Quinto, Paulinho Jequié, Grupo Pirombeira, Marcos Roriz (violoncelo), Carlão (percussão), Dú Barreto (violão). O cordelista Jotacê também estará lá.

Local: Centro Cultural da Barroquinha (ao lado do Cine Glauber Rocha).
Dia: 24/01
Hora: 20 h

Produção: Sergio Teixeira e Jorge Pacoa.

Apoio cultural: Fundação Gregório de Matos e Pérola Negra CD’ raros.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Feira Cultural em Bonfim



    Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim
     Praça Juracy Magalhães, 126 – Telefax (74) 3541-4513 / 3541-8329 
CNPJ  Nº 13.988.308/0001-39
        CEP 48.970-0005/72009www.senhordobonfim.ba.gov.br – Senhor do Bonfim – BA
21/01/2011




Em parceria com a representação de Cultura do Piemonte Norte do Itapicuru (Secult-BA) e com a Secult Municipal, o Grupo Legbá realizará a 1ª Feira Cultural de Senhor do Bonfim no próximo dia 30 de janeiro.

O evento vai apresentar o projeto Horta Cultural no espaço do Ceciliano de Carvalho e segundo informações da dirigente Anastácia, os agentes de cultura e arte terão oportunidade para expressão, divulgação, reflexão, comercialização, consumo e apreciação de um pouco da grande diversidade cultural bonfinense.

Dia todo – Já estão confirmadas as expressões em arte circense, cordel, artesanato de Missão do Sahy, exposição fotográfica de Álvaro Luis, Tatuagem e Grafitti, de Rodrigo e a exibição de filmes e documentário sobre Senhor do Bonfim.

Feijoada – A Feira  Cultural vai durar todo o dia de domingo (30/01) e por isso o Legbá programou uma deliciosa feijoada, que também será comercializada no espaço. Às 17 horas o público será brindado com o pujante repertório musical de Rogério Moreira, sua voz e seu violão.
Mais informações:                                                                      Centro Cultural - (74)  3541-8304              carlalidiane@yahoo.com.br - (74) 9117-3556

Governo Cuidando da Nossa Gente
    Assessoria de Comunicação Social

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

CONSÓRCIO TERRITORIAL - Vai da elaboração do estatuto para eleição da diretoria



 
Com a presença de prefeitos, representantes de entidades e assessores municipais, o primeiro dia de Assembléia Estatuinte do Consórcio avançou na discussão e elaboração do Estatuto, principal instrumento de regulamentação jurídica da entidade territorial. Às 13h30, o prefeito Paulo Machado observou que o documento estava pronto e acabado até o 5º capítulo, cerca de 50% resolvido e que seria concluído na próxima segunda-feira, o consultor Valdemar Borges previu que nessa marcha o Piemonte pode bater recorde de tempo. Experiente na criação de Consórcio em territórios de identidade, Borges contou que noutros territórios já viu “esse processo levar até cinco dias para ser concluído”.

O prefeito Antonio Ferreira do Nascimento (Jaguarari), Dr. Custódio Barbosa, representando o prefeito Argileu Lima (Andorinha), prefeita Iracy Andrade (Campo Formoso) e o gestor bonfinense Paulo Machado lideraram o processo de discussão, interpretações e redação final ao Estatuto do Consórcio. O prefeito Hélio Palmeira (Pindobaçu), justificou a ausência e mandou representantes de seu município, que ao lado de Campo Formoso e Senhor do Bonfim são os três primeiros inteiramente aptos à formação da autarquia municipal. Valdemar Borges, na função de consultoria técnica, intermediou para a assembléia as diversas “curvas” da legislação consorcial. Outras municipalidades do território já assinaram o Protocolo de Intenções e estão na iminência de aderir a essa modalidade formal de associar entes públicos.

Data e Eleição – O prefeito de Senhor do Bonfim declarou satisfação com o avanço e com a aprovação de todos os pontos elaborados. Membros do colegiado do TIPNI (Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru) consultaram Paulo Machado e estimaram que no dia 24/01 além do Estatuto estar todo redigido, ocorrerá a eleição da Diretoria do Consórcio. O momento é ímpar e a fase é ainda de entendimento da funcionalidade do consórcio. Porém é de conhecimento comum que a após a aprovação do estatuto, restará apenas obter um CNPJ e abrir cadastro para que o Consórcio esteja definitivamente oficializado. “É uma boa novidade, já que a região não tem cultura associativista e começa dando um grande passo” – comentou Raimundo Freitas, experimentado nas questões do TIPNI.

João Carlos Bernardes (Biro-biro), presidente da Câmara: “A Lei do Consórcio é relevante, foi discutida e aprovada por unanimidade pelos nossos vereadores. O consórcio traz empreendimentos e emprego para Bonfim e região. O Poder Legislativo é parceiro e a Câmara já está cedida para a continuidade da instalação do Consórcio”, na próxima semana.

Iracy Andrade, prefeita de Campo Formoso: “Quem tem consórcio público recebe prioridade nos recursos do governo estadual e federal. Meu município tem projeto de resíduo sólido que é uma das prioridades, e 2.000 km de estradas de difícil manutenção. É bom para todos nós. Segunda-feira voltarei a Bonfim para concluirmos nosso Consórcio Territorial”.

Valdemar Borges, consultor do Consórcio: “Estamos montando uma empresa pública no Território do Piemonte Norte do Itapicuru. Agora são três municípios, Senhor do Bonfim, Pindobaçu e Campo Formoso os que já aprovaram as leis de consórcio, mas  a inclinação natural é a incorporação dos demais entes municipais. Basta ver o Protocolo de Intenções, que antecede a aprovação do consórcio, já está aprovado pelo Legislativo de outras cidades do Território de Identidade”.






quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Igara faz procissão a São Sebastião nesta quinta-feira


Seguindo festejo de longa tradição na comunidade, a Paróquia de Santo Antonio realizará nesta quinta-feira (dia 20) ás 15 horas, a procissão a São Sebastião. A ação de graças contemplará várias ruas de Igara e a Comissão Organizadora convida aos fiéis e moradores do distrito e da sede municipal para participarem do cortejo.

     

       Cuidando da Nossa Gente
    Assessoria de Comunicação Social

Igara faz procissão a São

Festa de Reis sábado no Quicé



O reisado de Quicé será comemorado neste sábado, dia 22, no Colégio Judite Ferreira de Santana ás 20h00. Os participantes do Terno de reis desfilarão em grande cortejo até o Clube 7 de Setembro. A partir das 22h00, o clube abrirá suas portas para receber Nivaldo do Acordeon, um dos melhores sanfoneiros do país. E todos poderão curtir o autentico forró pé de serra com o renomado músico bonfinense.

        Cuidando da Nossa Gente
    Assessoria de Comunicação Social

Novos secretários de Wagner tomam posse nesta terça-feira

Correio
Albino Rubim, 57, assume a pasta da Cultura baiana, em clima de consenso
Rubim assinou, na tarde de ontem, com mais quatro novos secretários, o termo de posse
Foto: Evandro Veiga
Missão de inserir a área no cotidiano do cidadão
Ceci Alves - O professor da Universidade Federal da Bahia e ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura Albino Rubim, 57 anos, reconhece que conseguiu uma coisa razoavelmente improvável: ser uma unanimidade dentro das múltiplas vertentes que habitam a sigla PT. “Fiquei surpreso e honrado de saber que a indicação do meu nome foi consensual na reunião do partido para definir o secretariado”, diverte-se o novo secretário da Cultura, que assume a pasta gerida por quatro anos pelo diretor de teatro e dramaturgo Marcio Meirelles.
Rubim assinou, na tarde de ontem, com mais quatro novos secretários, o termo de posse. Mas contou, em entrevista exclusiva ao CORREIO – primeira que concedeu na sua nova função –, que ainda está em processo de transição: “Uma das coisas que eu e Marcio vamos fazer é combinar quando vai ser a transmissão de cargo”, declara. Ele, que sempre era chamado de “eminência parda da cultura baiana” rechaça o título (“Acho dizer isso até um desrespeito a quem estava à frente da política cultural”), aplaude a gestão de seu antecessor e quer, à frente da pasta, encontrar um equilíbrio entre a continuidade de gestões e as coisas que ainda estão por fazer.
Você já conversou com o governador Jaques Wagner sobre as expectativas dele para a nova gestão da pasta da Cultura?
Esse processo de virar secretário foi muito rápido. Eu não estava minimamente com isso no meu horizonte. Tanto que fui, realmente, meio pego de surpresa. Após a confirmação, ele me falou um pouco da visão dele, das preocupações dele com esse segundo mandato, em aprimorar a gestão, falou dos compromissos que tinha assumido na área de cultura e que ele gostaria de ver realizados. Colocou muito a questão da continuidade de uma série de políticas, que eu também concordo, que foram muito bem feitas pela secretaria, a exemplo da política de interiorização, que é brilhante e que tem de ser continuada. A outra preocupação dele é que o movimento da cultura busque, cada vez mais, incorporar o cidadão.
Como será equacionado o acesso à cultura para o cidadão comum e para os produtores e gestores da área?
A gente fala genericamente de política cultural, mas política cultural tem de ter várias vertentes dentro dela. Existe uma política cultural mais ampla, pra toda sociedade. De outro lado, tem que existir política também para setores da cultura mais profissionalizados. São políticas diferenciadas, claro, uma coisa é uma política de teatro para todo cidadão, que não é a mesma política para o teatro profissional. Essa é uma das intenções que eu levo para a secretaria, que se tenha políticas diferenciadas.
Um dos pontos mais visíveis da política cultural da primeira gestão de Wagner foi a interiorização. Como ela vai ser pensada em sua gestão?
A interiorização é um desafio imenso, a Bahia é um estado pobre, que é do tamanho da França. Acho que a secretaria tem de manter a lógica que foi instituída por Marcio, que é trabalhar os territórios de identidade, porque isso ajuda ter todo esse contato com os municípios. É fundamental que a gente tenha uma política que seja estadual, efetivamente. A política cultural da Bahia, muitas vezes terminava sendo uma política cultural pra Salvador. O período de Marcio foi importantíssimo de começar a reverter isso de forma significativa. Porque não é o estado que tem de dar conta da cultura da cidade; também deve dar conta disso. Mas deve dar conta da Bahia como um todo, não deve se concentrar em Salvador.
Como será tratada a questão do Plano Estadual de Cultura?
O plano precisa ser uma coisa que faça um bom diagnóstico, defina alguns problemas cruciais e dê prazo para enfrentá-los. No caso da Bahia, não foi até agora elaborado um plano. O que foi elaborado foi uma Lei Geral da Cultura, que criava uma certa estrutura no campo da cultura. Mas um plano, mesmo, ainda não foi esboçado. Este é um dos nossos trabalhos. E a gente vai discuti-lo com a sociedade, os produtores culturais, os criadores para realizar um plano que, de um lado, seja democrático e, de outro, muito factível de ser realizado num determinado prazo.
Quais os principais problemas da cultura baiana e quais os caminhos a serem seguidos?
Primeiro problema, que tem a ver com a pobreza do estado, é a exclusão cultural, que também é uma exclusão educacional. Nós temos problemas seríssimos nos índices sociais e de educação na Bahia. Outro problema é a sustentabilidade do campo da cultura, que é muito limitada. Queremos discutir com os setores da cultura uma sustentabilidade melhor, o que o estado pode fazer para que haja um mercado cultural sedimentado aqui. Outro ponto é a questão de acesso à cultura, que eu acho fundamental pra que esse direito cidadão seja realmente exercido, enquanto consumidor de cultura, produtor ou pessoa que participa do debate de cultura na sociedade. Outra exclusão imensa é essa, poucas pessoas participam do debate cultural, como se a cultura fosse uma coisa alheia à vida das pessoas.
A gente precisa mostrar como a cultura é importante na vida das pessoas e que elas têm o direito de participar, discutir, influir e pressionar. A questão da diversidade é outra coisa fundamental, porque, em determinados momentos, algumas políticas culturais enfatizaram muito uma monocultura, uma cultura que afirmava apenas uma identidade. Então, queremos criar uma política cultural – a gestão de Marcio já fez isso –, que enfatize muito esse respeito à diversidade, mostrar que a riqueza da Bahia é exatamente a diversidade que ela tem. Vamos trabalhar muito nessas linhas transversais, de vincular cultura com outras áreas, como educação, comunicação, ciência e tecnologia.
Como vai lidar com os pontos nevrálgicos da primeira gestão da cultura de Wagner, que foram o trato com o mercado cultural de Salvador e a gestão do Pelourinho?
É muito importante ouvir as comunidades culturais e vamos fazer essa escuta. Vamos tentar desenvolver uma política cultural mais profissional com os artistas e os setores organizados. Mas não podemos substituir uma política que devia ser desenvolvida pela cidade. Seria muito importante que Salvador avançasse nisso. Tem umas demandas que, às vezes, são endereçadas ao estado e que deviam ser endereçadas ao município.
Salvador tem que ter uma política cultural, tem que ter uma atuação firme, uma prioridade e investimento no campo da cultura. O que a secretaria de estado puder apoiar nesse sentido, vamos apoiar. Já no tocante ao mercado cultural, a política deve se voltar para a sociedade como um todo, deve ser uma política de cidadania cultural. Isso não implica que não haja políticas específicas. Se você diz que a política não é mais pros criadores apenas, tem que ser mais ampla, você, então, tem que ter uma política para os criadores. E a gente vai perseguir isso. A outra questão é o Pelourinho. É preciso deixar claro: o Pelourinho está numa situação complicada, mas não é de agora, também. Tentou-se associar muito isso ao governo Wagner. Acho uma injustiça total, porque o processo de complicação e degradação do Pelourinho é anterior a isso. O modelo que foi implantado ali era um modelo que talvez não se sustentasse, todo marcado pelo turismo. O turismo não vai sustentar o Pelourinho. Esse modelo que foi implantado tinha problemas que vinham de antes e que foram se agravando. É um desafio, e está, em boa medida, com a Secretaria de Cultura. Não é uma questão simples, que você tira da cartola. É uma questão que a gente vai ter que enfrentar.
Você pretende manter o staff que aí está?
De maneira nenhuma já pensei sobre equipe. Vou me sentar com a equipe toda que aí está para ter uma visão plena. A começar com uma conversa com Marcio, pra ter uma visão pormenorizada do que a secretaria está fazendo. A partir daí, vou fazer um equilíbrio de mudar o necessário e manter o que está funcionando bem.

Albino: 'verba nunca será suficiente'

Bahia Noticias
Foto: Mateus Pereira/Agecom

Albino Rubim assina ata de posse
Rafael Rodrigues  - Na coletiva, após ser empossado secretário de Cultura, o professor Albino Rubim, da Ufba, admitiu que a briga por mais recursos para a Cultura será uma constante durante sua gestão. “(O orçamento) nunca será suficiente. É uma das áreas muito carentes de recursos, que está entre os menores orçamentos”, reclamou.
Questionado sobre o desgaste do seu antecessor, Márcio Meirelles, com parte da classe artística baiana, Rubim foi em defesa do colega. “Tanto em nível estadual, quanto federal, nosso governo sempre foi pautado pelo diálogo. Conferências, debates e seminários foram gigantescos. Agora a democracia também é conflito e tensões”, disse. O novo gestor, entretanto, não deixou de criticar o modelo administrativo dos governos anteriores na Cultura. “A Bahia tem uma diversidade cultural extremamente rica para ficar limitada só a políticas de isenções”, disse. Indagado pelo BN sobre possíveis mudanças na direção da Fundação Cultural do Estado, Albino contemporizou: “Eu não estava pensando em ser secretário. Quero sentar com toda a equipe. Não pensei em modificações ainda. As políticas que têm sido desenvolvidas são muito boas”, elogiou. O professor assegurou ainda que uma política de revitalização do Centro Histórico será colocada em ação, coordenada pela Secult, mas com investimentos de diversas pastas.

Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger - inscrições até 18/03/2011

focusfoto.com.br

PRÊMIO NACIONAL DE FOTOGRAFIA PIERRE VERGER 2010/2011

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
SECRETARIA DE CULTURA
FUNDAÇÃO CULTURAL DO ESTADO DA BAHIA

EDITAL Nº. 03/2010
PRÊMIO NACIONAL DE FOTOGRAFIA PIERRE VERGER 2010/2011

A Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, Entidade da Administração Pública Indireta vinculada à Secretaria de Cultura, com o objetivo de incentivar, divulgar e valorizar a produção fotográfica brasileira, torna público que até 18 de março de 2011 estarão abertas as inscrições para a seleção e premiação de conjunto de trabalhos de um fotógrafo, nos termos do presente Edital e seus Anexos, com observância das disposições dos Decretos nº 8.360/02, nº 9.296/05 e da Lei Estadual 9.433/05.
1. OBJETO
1.1 Constitui objeto do presente Edital a premiação de conjunto de trabalhos em fotografia, de livre temática e técnica, que não tenha sido premiado anteriormente no Brasil e/ou no exterior, e de autoria de 01 (um) fotógrafo residente no Brasil.
1.2 O fotógrafo selecionado receberá o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, no valor de R$ 30.000,00, com incidência dos descontos previstos na legislação vigente, bem como repasse financeiro, no valor de R$ 30.000,00, a título de apoio para a confecção de um catálogo e realização de uma exposição individual, com duração de 30 dias, na cidade de Salvador.
1.3 A exposição e o catálogo deverão ser concluídos em até 04 (quatro) meses, contados a partir da data do efetivo repasse do apoio financeiro.
2. PROPONENTE
2.1 Poderão inscrever-se Pessoas Físicas, maiores de 18 (dezoito) anos, brasileiros natos ou naturalizados, de qualquer Estado do país, assim como estrangeiros com situação de permanência devidamente legalizada e residência comprovada no Brasil de, pelo menos, 02 (dois) anos completos até a data de início da inscrição.
2.2 É vedada a inscrição, direta e indireta, de integrantes da Comissão de Seleção deste Edital e de servidores públicos do Estado da Bahia, de qualquer categoria, natureza ou condição, nos termos dos artigos 18 e 125 da Lei Estadual 9.433/05.
2.3 É vedada a inscrição de fotógrafo que já tenha sido contemplado anteriormente neste Prêmio.
3. INSCRIÇÕES
3.1 As inscrições poderão ser realizadas no período de 20 de dezembro de 2010 a 18 de março de 2011 na sede da FUNCEB, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, ou enviadas para a CAIXA POSTAL 2485, CEP 40.020-970, Salvador-BA, via SEDEX ou serviço similar de entrega, com Aviso de Recebimento (A.R.).
Parágrafo Único: Somente serão aceitas inscrições enviadas pelos Correios com data de postagem até o dia 18 de março de 2011.
3.2 Para efetuar a inscrição, os proponentes devem entregar um envelope endereçado à FUNCEB, com número e título do Edital e nome do proponente, contendo:
3.2.1 DOCUMENTOS:
Formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado - Anexo I, disponível na sede da FUNCEB e no site www.funceb.ba.gov.br;
Planilha Orçamentária devidamente preenchida e assinada – Anexo II, disponível na sede da FUNCEB e no site
www.funceb.ba.gov.br;
Cópia de RG e CPF do proponente;
Comprovante de situação de permanência legalizada, no caso de estrangeiro;
Comprovante de residência do proponente, através de cópia de um dos seguintes documentos: conta de água, luz, telefone, correspondência bancária ou contrato de locação. No caso de estrangeiro, esta comprovação deverá ser referente aos últimos dois anos.
3.2.2 ANEXOS:
Currículo simplificado do artista, com ênfase na área de fotografia;
No mínimo 10 (dez) e no máximo de 30 (trinta) fotografias que irão compor o catálogo e a exposição devidamente identificadas com o nome do autor, técnica e título, sendo este último opcional. As fotografias deverão ter, preferencialmente, o formato 15 x 21 cm, ou um dos lados com dimensão mínima de 15 cm, impressas em papel fotográfico e gravadas em CD-ROM, neste caso com resolução 300 dpi e no formato “PDF”;
Informações e materiais adicionais que possam acrescentar dados sobre os trabalhos inscritos e contribuir para sua avaliação.
3.3 A FUNCEB fornecerá comprovante de inscrição. No caso de inscrição pelos Correios, o Aviso de Recebimento (A.R) será considerado comprovante de inscrição.

3.4 Em nenhuma hipótese serão aceitas inscrições ou entrega de qualquer documento ou material fora do prazo, forma e demais condições estabelecidas neste Edital e em seus Anexos.
3.5 Não serão aceitas inscrições de trabalhos pertencentes ao acervo de terceiros.
3.6 Serão de responsabilidade do proponente ao se inscrever:
Todas as despesas decorrentes de sua participação no Edital;
A veracidade dos documentos apresentados;
A guarda do arquivo de texto e de orçamento ou cópias dos documentos e anexos.
4. SELEÇÃO E PREMIAÇÃO

4.1 A seleção será realizada em 02 (duas) etapas, a saber:
4.1.1 HABILITAÇÃO - Realizada por 3 (três) servidores da FUNCEB, designados pela sua Diretora Geral, que emitirão parecer técnico.
4.1.2 SELEÇÃO - Realizada por uma Comissão externa composta por 03 (três) integrantes de reconhecida atuação na área de fotografia, sendo 01 (um) da Bahia e 02 (dois) de outros estados brasileiros, indicados a partir de consulta a fóruns representativos da área.
4.2 Serão levados em conta para a avaliação dos trabalhos inscritos os seguintes critérios:
Mérito artístico-cultural;
Currículo do proponente;
Coerência entre proposta, cronograma e orçamento para a realização da exposição e confecção do catálogo.
4.3 O conjunto de trabalhos será avaliado, individualmente, pelos membros da Comissão, sendo atribuída nota de 01 (um) a 05 (cinco) pontos para cada critério de avaliação, com os seguintes pesos:

Mérito artístico-cultural – peso 3;
Currículo do proponente – peso 1;
Coerência entre proposta, cronograma e orçamento para a realização da exposição e confecção do catálogo – peso 1.
4.4 O resultado final do proponente premiado será publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia e no site
www.funceb.ba.gov.br, em até 45 (quarenta e cinco) dias após o encerramento das inscrições.
4.5 Após a publicação do resultado final, o proponente selecionado será convocado para assinatura do contrato, cuja minuta integra o Anexo III deste Edital.
4.6 O valor total previsto no edital será repassado através de depósito em conta corrente individual, em nome do premiado, aberta especificamente para este fim, da seguinte forma:
Valor integral do apoio financeiro destinado à confecção do catálogo e à realização da exposição em até 15 (quinze) dias após a assinatura do contrato;
Valor do prêmio em até 30 (trinta) dias após o encerramento da exposição.
4.7 O artista selecionado deverá encaminhar à FUNCEB, em até 30 (trinta) dias após o término da exposição, o Relatório Final de Prestação de Contas relativo ao apoio financeiro, em conformidade com o manual de prestação de contas disponibilizado pela Subgerência de Convênios – SUCONV/FUNCEB no ato de assinatura do contrato.

4.8 A Comissão de Seleção escolherá, dentre o conjunto de trabalhos da exposição do fotógrafo premiado, 02 (duas) obras que passarão a integrar o acervo do Estado da Bahia.
5. EXECUÇÃO
5.1 O artista poderá indicar o local de exposição, que deverá ser aberto para a visitação pública, com entrada gratuita.
Parágrafo Único – A proposta de exposição selecionada deverá ser adequada, pelo vencedor, à estrutura física do espaço expositivo, se necessário.
5.2 As fotografias poderão ser comercializadas durante a exposição, sendo o valor total das vendas, acaso realizadas, destinado ao premiado, sendo de sua responsabilidade a comercialização.
5.3 O proponente deverá prever no orçamento da exposição todos os itens necessários à sua realização, incluindo pagamento de pauta, adequação do espaço, ampliações, molduras, armazenamento, impressão de convites, seguro e transporte das obras, plotagem de texto para a exposição, sinalização do local, etiquetas das obras, recepcionista e guarda de acervo, transporte, hospedagem e alimentação do artista e equipe auxiliar, se houver, entre outros.
5.3.1 A Planilha orçamentária deverá ser elaborada com observância do Manual de Prestação de Contas que integra o ANEXO IV deste Edital.
5.4 O catálogo deverá apresentar ficha catalográfica e obedecer às seguintes especificações técnicas: capa dura e costura de linha com impressão em 4X0 cores com laminação fosca e verniz Uv High Gloss; miolo em 4x4 cores, papel couchê fosco 150g/m2, paginação livre; tiragem mínima de 01 (um) mil exemplares.
5.4.1 Deverão ser observadas as inserções de textos institucionais assinados pela Fundação Cultural do Estado e pela Secretaria de Cultura, bem como a aplicação das marcas da FUNCEB, da SECULT e do Governo do Estado da Bahia.
5.4.2 A boneca do catálogo deverá ser aprovada pela FUNCEB antes do encaminhamento para a gráfica.
5.4.3 O premiado deverá encaminhar à FUNCEB 20% (vinte por cento) da tiragem do catálogo com, pelo menos, 15 (quinze) dias de antecedência à abertura da exposição.
5.5 O premiado deverá autorizar o registro e utilização de reprodução das obras selecionadas e da exposição realizada, para fins de divulgação institucional da FUNCEB e SECULT, conforme modelo que integra o ANEXO V.
5.6 A FUNCEB se responsabiliza por:
Expedir os convites para a lista de convidados elaborada em conjunto com o artista selecionado;
Apoiar na divulgação da exposição através dos seus veículos de comunicação institucional;
Acompanhar a montagem e desmontagem da exposição.
6. DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1 Da decisão da Comissão de Seleção caberá recurso, à Diretoria Geral da FUNCEB, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, contados a partir da publicação do resultado no Diário Oficial do Estado.
6.2 As obrigações a serem assumidas pelo fotógrafo selecionado estão previstas na minuta do contrato - Anexo III deste Edital.
6.3 Cada proponente, no ato da inscrição, declara, nos termos do ANEXO VI, que todos os elementos ou tipos de trabalhos utilizados ou incluídos não violam qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando em assumir exclusiva responsabilidade legal por reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente, decorrente da exibição ou uso dos trabalhos.
6.4 O material dos proponentes não selecionados ficará à disposição para retirada na sede da FUNCEB no prazo de até 30 (trinta) dias após a publicação dos resultados, podendo ser, a partir de então, inutilizado.
6.5 Os casos omissos serão decididos pela Direção Geral da FUNCEB.
6.6 Fica eleito o Foro da Comarca da cidade de Salvador, Bahia, para dirimir quaisquer dúvidas relativas ao fiel cumprimento do presente Edital, renunciando as partes a qualquer outro por mais privilegiado que seja ou venha a ser.
6.7 Integram o presente Edital os seguintes Anexos: I – Formulário de Inscrição; II – Planilha Orçamentária; III - Minuta do Contrato; IV - Manual de Prestação de Contas; V – Autorização de uso da Obra para os fins do Item 5.5 e VI - Declaração da não violação de direito ao uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros.
6.8 Informações e esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos através do e-mail: editais@funceb.ba.gov.br, fazendo constar, no campo assunto, a citação: EDITAL nº. 03/2010  e o nome do Projeto.
Salvador (BA), 16 de dezembro de 2010.
GISELE MARCHIORI NUSSBAUMER
Diretora Geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia

LUCIANA VASCONCELOS
FUNCEB / DIMAC / Artes Visuais

Governador divulga nomes de 15 secretários

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Fonte Agecom

O governador Jaques Wagner fechou no começo da tarde desta segunda-feira 17, a lista dos 15 primeiros nomes do secretariado do seu segundo mandato. Das 15 confirmações no primeiro escalão do governo, 10 são os atuais titulares de suas pastas e os demais, assumem os cargos pela primeira vez. A novidade deste primeiro anúncio oficial é a recriação da Secretaria de Comunicação, desmembrando-se da Casa Civil. É a única alteração na estrutura administrativa confirmada até o momento.

“A definição da nova equipe segue uma orientação geral de combinar o critério de qualificação técnica para cada pasta, com capacidade política para executar com cada vez mais eficiência, as ações do nosso governo”, explicou o governador. Para ele a “renovação traz ânimo novo para a continuidade de um projeto aprovado por 63% da população baiana”, concluiu Wagner.

O governador não definiu prazo para divulgação dos ocupantes das outras nove secretarias e da Procuradoria Geral do Estado. A coordenação política do governo continuará trabalhando nos próximos dias e os nomes serão divulgados à medida que forem confirmados pelo governador.

Veja abaixo a relação dos secretários que continuam e dos novos componentes do primeiro escalão do Governo da Bahia:

Secretaria do Meio Ambiente (Sema) – Eugênio Spengler
Secretaria Especial da Copa 2014 (Secopa) – Ney Campello
Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) - Nilton Vasconcelos
Secretaria da Saúde (Sesab) – Jorge Solla
Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) – Cícero Monteiro
Secretaria da Educação (SEC) – Osvaldo Barreto
Secretaria da Administração (Saeb) – Manoel Vitório
Secretaria da Fazenda (Sefaz) – Carlos Martins
Secretaria da Casa Civil – Eva Maria Dal Chiavon
Secretaria de Comunicação (Secom) – Robinson Almeida
Secretaria do Turismo (Setur) – Domingos Leonelli
Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) – Otto Alencar
Secretaria da Cultura (Secult) – Albino Rubim
Secretaria do Planejamento (Seplan) – Zezéu Ribeiro
Secretaria da Segurança Pública (SSP) – Maurício Barbosa

Secom era reivindicação da sociedade civil
Com a criação da Secretaria Estadual de Comunicação Social (Secom), o governador Jaques Wagner atendeu uma das principais demandas da sociedade civil, surgida nas Conferências de Comunicação promovidas nos últimos quatro anos pelo Governo do Estado, por meio da Assessoria Geral de Comunicação (Agecom).
Para o secretário Robinson Almeida, “a criação é um reconhecimento da área de Comunicação Social como uma política pública e vai valorizar os profissionais do setor”. Entre as metas da Secom estão o fortalecimento das agências de propaganda, da radiodifusão comunitária e dos pequenos meios.

Perfil dos secretários anunciados

Saúde – Jorge Solla - Médico do quadro do Instituto de Saúde Coletiva (ICS) da UFBA, Mestre em Saúde Coletiva pela UFBA e doutor em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi secretário de Saúde de Vitória da Conquista e secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, entre 2003 e 2005. Médico (UFBA), Atualmente é Secretário da Saúde do Estado da Bahia.
Pesquisador (UFBA) com experiência na Área de Saúde Coletiva, com Ênfase em Epidemiologia. Atua principalmente nos temas Sistema Único de Saúde, Saúde da Família, Descentralização, Municipalização, Gestão de Sistemas de Saúde e Epidemiologia.

Desenvolvimento Urbano - Cícero Monteiro - Engenheiro sanitarista formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), administrador de Empresas pela Universidade Católica do Salvador (UCsal), com pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Exerceu diversos cargos na Embasa, a presidência da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb) e atualmente é secretário da Sedur.

Secopa - Ney Campello - Bacharel em Direito e Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Obteve o diploma de Estudios Avanzados pela Universidade Complutense de Madri em 2003, onde cursa doutorado em Administração Pública. Foi Secretário de Educação e Cultura de Salvador. Professor Universitário, é natural de Salvador-Bahia, 51 anos, e foi vereador entre 1982/1988.

Sema - Eugênio Spengler - 47 anos, bacharel em Filosofia pela Universidade das Faculdades Associadas Ipiranga – SP, foi consultor técnico das secretarias estaduais da Casa Civil, da Indústria, Comércio e Mineração e da Sema. Foi também gerente regional da Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Estado do Rio Grande do Sul, coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul, secretário de Planejamento e Meio Ambiente do Município de Santo Cristo/RS e professor de Saneamento Ambiental pela Universidade de Ijuí/RS.

SEC - Osvaldo Barreto - professor da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde se graduou em Economia no ano de 1972. Foi diretor-executivo da Fundação de Apoio de Pesquisa e Extensão (Fapex), diretor da Escola de Administração e chefe do Departamento de Administração Pública (UFBA).
Especializou-se em Planejamento na Universidade Federal de Minas Gerais, tornou-se mestre em Administração pela UFBA.

Casa Civil – Eva Chiavon - Engenheira sanitária, pós-graduada em Saúde Pública, especialista em Planejamento Estratégico Público Participativo, com trabalhos à frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário de Habitação de Chapecó (SC). Em Brasília, ocupou cargos executivos na Secretaria das Relações Institucionais da Presidência da República e no Ministério do Trabalho e Emprego.

Setre – Nílton Vasconcelos - Arquiteto, mestre em Administração e doutor em Administração Pública. Professor de Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), da UFBA, UCSal, UEFS e Faculdades Ruy Barbosa, foi secretário de Serviços Públicos de Salvador e assessor-chefe do Instituo do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

Sefaz – Carlos Martins - Economista com Mestrado em Administração, professor universitário e coordenador dos cursos de Administração da Faculdade Visconde de Cairú, ele trabalhou no Pólo Petroquímico de Camaçari e também foi delegado regional do Trabalho.

Saeb – Manoel Vitório - Professor universitário, economista, mestre em Análise Regional e especialista em Organização de Sistemas e Métodos, foi superintendente do Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária (IPRAJ), assessor-chefe de Planejamento do Tribunla de Justiça do Estado e secretário de Administração do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Foi conselheiro do Sebrae e do Promo – Centro Internacional de Negócios da Bahia.

Secom – Robinson Almeida - Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Na Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo do Estado (Agecom), desde janeiro de 2007, coordenou duas Conferências de Comunicação e a elaboração do anteprojeto do Conselho Estadual de Comunicação.
Foi assessor parlamentar nas Câmaras de Vereadores de Salvador e dos Deputados.

Setur – Domingos Leonelli - Foi secretário estadual de Turismo, no primeiro mandato do governo Jaques Wagner, até o início de 2010, quando se desincompatibilizou para concorrer às eleições. Leonelli já foi deputado federal por três mandatos e também deputado estadual. Além disso, foi também secretário municipal de Salvador por duas vezes.

Seinfra – Otto Alencar - Vice-governador do Estado, formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, três vezes deputado estadual. Já foi secretário estadual da Saúde e da Indústria, Comércio e Mineração. Além disso, foi conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, presidente do Conselho da Empresa Baiana de Alimentos e participou dos conselhos da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e do extinto Centro Internacional de Negócios da Bahia (Promo).

Secult – Albino Rubim - Formado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Medicina pela Escola Baiana de Medicina. É professor titular da UFBA; ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, ex-coordenador do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura e ex-diretor da Faculdade de Comunicação da UFBA. É mestre em Ciências Sociais pela UFBA, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo e pós-doutor em Políticas Culturais pela Universidade de Buenos Aires e Universidade San Martin.

Seplan – Zezéu Ribeiro - Arquiteto e urbanista, deputado federal, titular da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, da qual foi presidente em 2003, tem sido um articulador permanente entre os movimentos sociais e o Congresso Nacional. Coordenador da Bancada do Nordeste desde 2007, colegiado que vem debatendo os principais temas de interesse da região. Zezéu já foi vereador de Salvador.

SSP – Maurício Barbosa - Delegado da Polícia Federal, formado em Direito pela Universidade Estácio de Sá em 1998 e na Academia Nacional de Polícia em 2002. Foi superintendente de Inteligência da SSP, delegado-regional de Combate ao Crime Organizado e delegado-chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Patrimoniais na Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia.