Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Raça entre classe e espaço: questões sobre a experiência das cotas raciais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro

O Laboratório de Investigações em Desigualdades Sociais - LIDES, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPGCS, o Programa A Cor da Bahia e o Centro de Estudos Afro-Orientais - CEAO, convidam a todos para a palestra ‘Raça entre classe e espaço’, a ser proferida pelo antropólogo André Cicalo, no dia 29 de abril, às 9:00, na sala de aula do LIDES, localizada no campus de São Lázaro.



Raça entre classe e espaço:

questões sobre a experiência das cotas raciais

na Universidade do Estado do Rio de Janeiro


A pesquisa do antropólogo André Cicalo tem por intenção debater, do ponto de vista etnográfico, como "raça” emerge entre discursos de "classe” e "espaço” na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Por determinação de lei específica, tal universidade introduziu cotas raciais com o intuito de favorecer o ingresso de estudantes auto-declarados "negros”. Nesse contexto, uma pergunta que se continuou a fazer é se o racismo pode ser enfrentado através de medidas que parecem reforçar, na coletividade, a noção de diferenças raciais. Na apresentação aqui proposta, Cicalo argumenta que a diversidade social produzida pelas cotas na UERJ acaba refletindo, mais ou menos fielmente, as tensões sociais e raciais do espaço urbano, ao mesmo tempo em que mostra caminhos interessantes para negociar os contrastes aí presentes.



André Cicalo atualmente realiza seu pós-doutorado no Instituto de Estudos Latinoamericanos da Freie Universität de Berlim. Possui doutorado em Antropologia Social pela Universidade de Manchester, Inglaterra, onde realizou uma pesquisa sobre ações afirmativas e desigualdades raciais no Brasil, particularmente no Rio de Janeiro, com uma etnografia focada na implementação do sistema de cotas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).


CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais

Pç. Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho - CEP 40025-010. Salvador - Bahia - Brasil
Tel (0xx71) 3322-6742 / Fax (0xx71) 3322-8070 - E-mail: ceao@ufba.br - Site: www.ceao.ufba.br

A Tarde Opinião - O cinema baiano se mexe...

Tuna Espinheira Cineasta - Gosto muito de uma assertiva do Nelson Pereira dos Santos: "A história do cinema brasileiro é a história das suas crises". Na Bahia, a saga da sétima arte não poderia ser diferente. Entretanto, nunca é demais lembrar o ciclo de ouro, entre o final da década de 50 e meados de 60, quando se deu o momento mais sólido e exitoso das produções de filmes de longa metragem, iniciada com Redenção, de Roberto Pires. A última destas realizações (a meu ver, emblemática) foi o filme O Grito da Terra, de Olney São Paulo, todo rodado e produzido em cidade do interior do Estado, Feira de Santana.

A famigerada ditadura militar desmobilizou e colocou uma pá de cal neste ciclo, redundando na romaria para o sul maravilha, da maioria dos técnicos e cineastas locais. O combalido cinema baiano amargaria um agônico período de vacas magras, duas décadas sem produzir filmes de longa metragem.

No momento, a convite de Jorge Alfredo, uma representação, bastante significativa dos cineastas da boa terra, topou se reunir (coisa raríssima) para debater e dirimir as questões substanciais do meio. Após muitas trocas de figurinhas e debates via internet, foi resolvido urdir um documento dirigido ao governador do Estado solicitando reparos na política cultural dirigida ao nosso cinema.

De todos os pólos de cinema, afora os Golias, Rio/São Paulo, a Bahia é o menor dos pequeninos. Parte pela ausência de políticas públicas para o segmento e da inércia de ações dos próprios cineastas que agora se mexem.

Para finalizar, falo agora em meu próprio nome: é necessária a urdidura de uma política cultural adequada ao segmento do nosso cinema. Não basta filmar, os filmes têm de chegar às telas, seu habitai natural. O Fundo de Cultura, onde dizem, mora o dinheiro, precisa ter regras mais claras, e diria mais democráticas, para o acesso dos projetos. A burocracia reinante nestes cantos é insuportável. Parafraseando Noel Rosa: os cineastas da terrinha não querem abafar ninguém, só querem mostrar que fazem cinema também. Fiai lux...

A Tarde Copa: falta de mão de obra preocupa construção

Alana Fraga - Infraestrutura, mobilidade e necessidade de qualificação estão entre as maiores preocupações de empresários baianos com relação à realização da Copa do Mundo de 2014 em Salva dor. Com o atual déficit de cerca de 2o mil profissionais qualificados em todo o Estado apenas no setor da construção civil, o presidente do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon), Carlos Alberto Vieira Lima, admite que não haverá tempo hábil para preparar a mão de obra necessária para o aumento da demanda com o evento.

"Estamos instruindo nossas empresas que aumentem o índice de mecanização, invistam para agregar mais tecnologia porque não teremos mão de obra qualificada a tempo para suprir a demanda, além do que já temos. Esse vai ser o grande gargalo da Copa", afirma Vieira Lima.

A construção civil, assim como o turismo, foi apontado como um dos nove setores da economia com as melhores oportunidades de negócios para a Copa de 2014 no Brasil.
Ontem, empresários baianos participaram da palestra com o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto, sobre as oportunidades de negócios para a Copa no Estado. "O Sebrae pode capacitar, melhorar o plano de negócio, dar acesso ao crédito e apresentar novos parceiros", destaca Barreto. Para ele, a Bahia tem potenciais importantes para atrair os visitantes, como o agronegócio e o turismo.

Preocupação

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo da Bahia (Sindetur) e só-cio-diretor de uma empresa de Turismo, Luiz Augusto Costa, a mobilidade urbana, assim como as obras do aeroporto, é a grande preocupação do setor.

Apesar da pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que informou na semana passada que nove dos 13 aeroportos das cidades brasileiras que vão sediar a Copa 2014, incluindo Salvador, não estarão prontos a tempo para o evento, o governo se diz otimista e confirma a finalização das obras no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães até 2013.

"Não estamos baseando nossa atuação nessa divulgação do estudo do Ipea. Estamos otimistas porque o orçamento de R$ 45 milhões (para as obras de reforma do Aeroporto de Salvador) já está assegurado e as obras estão na matriz de responsabilidade do governo federal. Não nos preocupa o aeroporto não estar concluído até 2014. Estará pronto, com certeza, em 2013, possibilitando-o ainda para a Copa das Confederações", garante Renan Araújo, chefe do gabinete da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014.

A Tarde: Brasileirinhos

Thiago Fernandes - Ao longo desta semana, a TVE Bahia vem levando ao ar a sua nova grade de programação infantil. São cinco produções voltadas ao público de até 12 anos, dentre as quais se destacam as animações brasileiras Tromba Trem e Carrapatos e Catapultas, veiculadas aos domingos.

Mais do que pela qualidade técnica e criatividade, essas produções merecem visibilidade por serem o resultado do incentivo do governo federal ao desenvolvimento do cinema de animação no pafs, por meio do programa AnimaTV.

As duas foram as selecionadas para virar séries completas com 13 episódios entre as 17 produções que chegaram à fase final do programa. Cada uma teve a oportunidade defazer um episódio piloto de seu projeto, além da elaboração de um documento chamado bíblia, onde estão todos os detalhes referentes a uma animação, como descrição de personagens, ambientação, público-alvo e aspectos comerciais.

Uma das produtoras que chegaram a essa etapa foi a baiana Santo Forte, responsável pela animação Miúda e o Guarda-Chuva. Para o diretor da empresa, Amadeu Alban, o AnimaTV trouxe resultados positivos tanto para sua produtora e as outras participantes quanto para o mercado brasileiro de animação como um todo.

''O projeto funcionou como uma pós-graduação, incluindo não só o financiamento, mas atividades de capacitação na área, para mostrar como o produto brasileiro pode ser apresentado nos mercados internacionais", diz Alban.

Um dos resultados diretos dessa experiência de fomento à produção em nível nacional foi o estímulo à produção local. Seguindo os mesmos moldes do edital federal, com apoio à produção de projeto completo para série de animação e interpro-grama de TV, o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) lançou em 2009 um programa de incentivo para os criadores baianos. A iniciativa atualmente está em andamento com cinco projetos, que deverão resultar em programas-piloto.

Muitos projetos

De acordo com o diretor-geral do Irdeb, Pola Ribeiro, o lançamento do edital foi motivado em parte pelo grande número de produtoras baianas inscritas na primeira etapa do programa federal. Foram 26, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. "Essa grande demanda mudou a nossa relação com a animação na Bahia".

Para Cândida Liberato, que integra a diretoria da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), o caminho para o desenvolvimento do setor passa mesmo pelo fomento do Estado no sentido de promover sua profissionalização. "Precisamos trazer para a Bahia eventos que ensinem como entrar no mercado, para que se possa viver do trabalho em animação". Ela destaca que iniciativas como o AnimaTV são importantes por acostumar o público a ver animação brasileira. "É o tipo de atividade que só se aprende fazendo. E só se faz se houver estímulo".

Cândida defende que produtos brasileiros do setor estão na mesmo nível que os internacionais. "Uma animação como Carrapatos é maravilhosa. Inventividade, qualidade, arte final, construção de personagens... mas ninguém tem a fórmula do que vai cair no gosto popular. É preciso produzir sempre. No exterior, são centenas de produções que não dão certo para poder surgir um Bob Sponja".

Defendendo o modelo dos editais, Pola acredita que o caminho é mesmo o estímulo para criar o hábito no público. "Animação é uma coisa fascinante e que atinge todo mundo. As do AnimaTV são maravilhosas, mas são apenas as primeiras. O processo é longo e demos somente o primeiro passo".

ANIMATV- TROMBA TREM E CARRAPATOS E CATAPULTAS / TVe / DOMINGOS, ÀS 12H30

Comunicação.ba Lançada 4ª edição da Revista Bahia Terra de Todos Nós

Foto: Manu Dias/Agecom
Governador Jaques Wagner participa do lançamento da Revista Bahia de Todos Nós
Com um resumo das principais ações do Governo da Bahia nos últimos quatro anos, foi lançada na noite desta terça-feira (19) a 4ª edição da revista Bahia Terra de Todos Nós. A solenidade, realizada no Palácio Rio Branco, em Salvador, contou com a presença do governador Jaques Wagner, do assessor-geral de Comunicação do Estado, Robinson Almeida, de políticos, empresários e profissionais de comunicação.
Produzida pela Assessoria Geral de Comunicação do Estado (Agecom), a publicação tem 108 páginas coloridas, com fotografias e reportagens sobre programas em diversas áreas e exemplos de baianos beneficiados. A tiragem é de 100 mil exemplares, distribuídos em secretarias, órgãos públicos e durante eventos realizados pelo Governo do Estado.
Balanço
No lançamento, Wagner destacou o trabalho realizado nos primeiros quatro anos de governo e a responsabilidade de disponibilizar informação. “Apresentar o consolidado de quatro anos, mostrar o que agente está fazendo, era uma obrigação nossa, e quem ganha é a sociedade, que fica bem informada. Aqui, queremos é disponibilizar informação. Temos nosso portal na internet, mas ninguém substitui a escrita impressa”.
O assessor-geral Robinson Almeida explicou que a revista retrata um conjunto de realizações que mudaram a Bahia. “É um trabalho que trouxe desenvolvimento, democracia, inclusão social e essa revista faz um balanço onde é possível obter informações detalhadas dessas realizações”.
Segundo Robinson, o trabalho de elaboração da revista teve o apoio das secretarias de governo, que produziram conteúdo dentro de cada área específica, além de uma equipe da Agecom, que fez a coordenação editorial. Ele também destacou a distribuição que atinge diversos segmentos da sociedade.
“Vamos distribuir para um público amplo da sociedade civil, das entidades que estão em nosso mailing, para os cidadãos que participam das atividades do governo em sua interlocução com os movimentos sociais, universidades e o segmento empresarial de todo o estado”.

Estado é destaque na geração de empregos e redução da pobreza
Dividida em 14 temas, a 4ª edição da revista Bahia Terra de Todos Nós traz em seu conteúdo, informações das principais ações realizadas no estado, mas também mostra o novo posicionamento da Bahia no cenário regional e nacional.
O estado, de acordo com a publicação, foi o que mais gerou empregos na região Nordeste, com saldo de 280 mil pessoas contratadas com carteira assinada no período. Na área do desenvolvimento social é destaque nacional, inclusive com reconhecimento do governo federal, que premiou a Bahia por boas práticas na gestão do Programa Bolsa Família.
A revista destaca também a Via Expressa Baía de Todos-os-Santos e a recuperação de estradas em todas as regiões, que melhoraram a vida de milhões de baianos e dinamizaram a economia, elevando o estado para a sexta posição no ranking nacional de infraestrutura.
Na saúde, mostra que é possível elevar o investimento em saúde pública. Nos últimos quatro anos foram investidos R$ 9,3 bilhões no setor. Destaque para a construção dos hospitais do Subúrbio e da Criança, além dos regionais de Irecê, Juazeiro e Santo Antônio de Jesus.
Em todas as áreas, a publicação traz o exemplo de pessoas que se beneficiaram das ações do governo como o ex-jogador de futebol Vivaldo Paiva, que, depois de passar por problemas graves de saúde, perdeu parte das pernas e é paciente do Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação de Deficiências (Cepred).
Seu Vivaldo participou da cerimônia de lançamento da revista e disse que o Cepred passou por uma boa reforma e hoje presta um atendimento bom e eficiente. “Graças a Deus e ao trabalho realizado lá, hoje eu tenho próteses e estou até andando”.

Senhor do Bonfim: “Tradição e Alegria no melhor São João da Bahia”



Este ano, o São João na Capital Baiana do Forró promete aos turistas e à comunidade bonfinense mais um festejo inesquecível. Com o tema: “Tradição e Alegria no melhor São João da Bahia”, a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, por meio de suas secretarias está trabalhando, desde o início do ano, com afinco, na organização da festa que acontecerá entre os dias 22 e 26 de junho.

Infraestreutura – São muitos os aspectos da organização que estão sendo observados, principalmente, no que se refere à infraestrutura do evento. De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo (SICT) e coordenador geral do São João de Bonfim, Claudio Nunes, todo o Governo Cuidando de Nossa Gente está empenhado no processo. “As secretarias estão integradas, cada uma está assumindo seu papel no intuito de fazer o melhor no circuito 2011” – afirma Nunes.

Como já é sabido que, no período, são significativos os números que devem movimentar a economia de Bonfim, a expectativa dos organizadores é facilitar o ambiente aos milhares de participantes dos festejos juninos.

Para tornar a cidade atrativa aos visitantes, Nunes aponta para o que o setor de prestação de serviços tem a oferecer. “Temos hotéis, policiamento, hospitais, serviços de urgência, diversos restaurantes, transportes, dentre outros. O turista pode vir tranquilo que ele vai encontrar uma cidade hospitaleira, pronta para bem servi-lo” – informa Nunes.

O circuito – Desde 2008, as festas juninas do município ocorrem no Parque da Cidade – espaço de extraordinária dimensão, no qual são dispostos dois palcos de grande porte para receber as atrações principais e alternativas. Também nessa área estarão disponibilizados pontos e barracas. Cerca de 600 ambulantes, entre capeteiros, pipoqueiros, vendedores de lanches, acarajé, bebidas e artesanato já receberam a licença para trabalhar nas diversas linhas que partilham o circuito ao longo dos dias de evento.

Atrações – Em relação às atrações principais, o forró bonfinense vai contar com a musicalidade de Zé Ramalho e Adelmário Coelho e o compasso das sanfonas de Flávio José e Trio Nordestino, além do som dançante da banda Magníficos.

As bandas e músicos locais também terão expressão no São João dos Bairros, que deve começar a partir do próximo mês. Nos dias oficiais eles participarão nos circuitos alternativos como o Forrobodó e o Forró do Trem. Esta é a terceira edição do Forró do Trem, que acontece nos dias 25 e26 de junho. Como o próprio nome diz, os turistas se divertem em um trem, enfeitado com motivos juninos que percorre alguns quilômetros de ferrovia, ao som do legítimo forró pé-de-serra.

Tradições – Como se vê, a Capital Baiana do Forró também contempla suas tradições. Para aqueles que prestigiam as manifestações culturais da terra e emoções fortes, o tradicional Show de espadas, que acontecerá no dia 23 de junho, é um espetáculo à parte. E para quem prefere uma programação com um pouco menos de adrenalina, desfiles de blocos, apresentações de bandas de pífanos, quadrilhas e rodas e o concurso Rainha do São João completam o quadro.

Seguindo a temática: “Tradição e Alegria no melhor São João da Bahia” que pretende ressaltar e homenagear os traços culturais de Senhor do Bonfim, a comissão organizadora do evento prestigiará os grupos de quadrilha e roda, intitulando as barracas com seus nomes. Além disso, no interior de cada barraca serão disponibilizadas informações sobre o grupo homenageado.

Segurança – Diversos órgãos estarão presentes em espaços estabelecidos no circuito, para cuidar da ordem pública e do bem-estar da comunidade e dos visitantes. Estarão em atividade: as polícias Militar (6° BPM), Civil e Rodoviária Federal; a Defensoria Pública, Juizado de Menores, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Conselho Tutelar.

“O São João de Senhor do Bonfim é o melhor da Bahia e um dos melhores do Brasil e o Governo Cuidando da Nossa Gente está preparando o melhor, uma festa de paz para todos!” – anuncia o coordenador do evento 2011, Claudio Nunes.


Governo Cuidando da Nossa Gente
Assessoria de Comunicação

Fórum de Políticas Culturais

Ministério da Cultura
Representação Regional da Bahia


Prezados (as),

Dando continuidade ao

, evento promovido pela Representação Regional do Ministério da Cultura na Bahia e Secretaria de Cultura do Estado, no dia 26 de abril, terça-feira, às 19h, no Conselho Estadual de Cultura, na avenida Sete de Setembro, 1330 (anexo ao Palácio da Aclamação), acontece o segundo encontro, ministrado por Cláudia Leitão, Secretária de Economia Criativa.

O objetivo do Fórum é trazer a visão do Ministério da Cultura para gestores, produtores, estudantes, acadêmicos e agentes culturais residentes na Bahia. No encontro Claudia Leitão falará acerca da nova Secretaria de Economia Criativa (SEC), visando debater as Políticas Públicas propostas pela mesma.

Define-se Economia Criativa como um conjunto de habilidades que podem ser coordenadas para a geração de riquezas e criação de empregos: “São empreendimentos que produzem bens e serviços a partir de insumos abundantes e absolutamente renováveis, quais sejam o conhecimento e a criatividade. Precisamos, entretanto, transformar toda essa criatividade e conhecimento em bens e serviços que cheguem até o mercado de consumo, não só no Brasil como em todo o mundo. O incentivo à economia criativa é, certamente, o caminho mais curto para esse futuro promissor”, afirma Cláudia Leitão.

Cláudia Leitão, doutora em Sociologia pela Université de Paris V, é professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde lidera o Grupo de Pesquisa sobre Políticas Públicas e Indústrias Criativas. Já foi Secretária de Cultura do Estado do Ceará, durante a gestão de Lúcio Alcântara. No posto, implementou o Sistema Estadual de Cultura, que lhe rendeu o primeiro lugar no Prêmio Cultura Viva, do MinC.



Contamos com a sua presença.

Atenciosamente,
Monica Trigo
Ministério da Cultura
Representante Regional - BA

Plenária Ordinária do colegiado Territorial - Abril 2011

TERRITÓRIO DE IDENTIDADE PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU - BAHIA, 21 DE ABRIL DE 2011

Prezados (as) Representantes e Membros do TIPNI

Boa Noite!

Segue anexo, Convite/Programação da PLENÁRIA ORDINÁRIA DO COLEGIADO TERRITORIAL - TIPNI ABRIL 2011, a ser realizada no dia 26/04/2011 em Sr. do Bonfim, na sede do CVTT - Centro Vocacional Tecnológico Territorial.

Destacamos a importância de participação efetiva de todos (as) na referida, onde debateremos e encaminharemos pontos de pauta importantes para a organização e fortalecimento territorial.

Saudações Territoriais!

--
YON LEITE FONTES
ARTICULADOR TERRITORIAL
TERRITÓRIO DE IDENTIDADE PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU - TIPNI

E-mail: piemontenortedoitapicuru@hotmail.com
Blog:www.tipni.blogspot.com

CONVÊNIO Nº 011/2009 - GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
SEPLAN - SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DO ESTADO DA BAHIA
INGÁ - INSTITUTO DE GESTÃO DAS ÁGUAS E CLIMAS
IRPAA - INSTITUTO REGIONAL DE PEQUENA AGROPECUÁRIA APROPRIADA

Tel: (74) 9996-1756
yonleitefontes@gmail.com
___________________________________________________________________________
"De nada valem as idéias sem homens e mulheres que possam pô-las em prática"
Karl Marx
26/04/2011Das08:30h Às13:00h
EM PAUTA ORGANIZAÇÃO(terça-feira)

Abertura -Apresentação da Pauta Ordinária
1 –PRÉVIA PPA-PARTICIPATIVO 2012-2015(Metodologia e Encaminhamentos)
2 -ADEQUAÇÃO AO DECRETO REFERENTECEDETER (Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial)
3 –CULTURA –Cine Mais Cultura/Agente de Leitura e Calendário de Apoio -FUNCEB
4-ASSEMBLÉIAGERAL CENTPI/ DIREÇÃO C.V.T.T (Metodologia)
5 –CONFERÊNCIA TERRITORIAL DA JUVENTUDE (Programação/Mobilização)
6–PTDS-PLANOTERRITORIALDEDESENVOLVIMENTOSUSTANTÁVEL


7-FORTALECIMENTO POLÍTICO DO TIPNI (ConsórcioPublico Territorial)
8 -O QUE OCORRER
Núcleo Diretivo
TIP

Mostra Curta Encontro

Estão abertas as inscrições para a Mostra Curto Encontro, que será realizada de 25 a 31 de julho, em 13 cidades baianas simultaneamente.
Serão selecionados vídeos de qualquer parte do país e produzidos em qualquer ano e sobre qualquer tema/categoria que tenham de 5 a 20 minutos.

Os realizadores poderão inscrever quantos vídeos quiserem, concorrendo a prêmios em dinheiro, troféu e exibição na TVE.
As inscrições são gratuitas e online. A Mostra conta com o patrocínio dos Correios e o apoio da FUNCEB, DIMAS e IRDEB que promoverão, além da exibição, debates e oficinas.

Mais informações e inscrições no site www.tabuleiroproducoes.com.br

Realização: Tabuleiro Produções

Inscrições: 15 de abril a 15 de maio
Mostra: de 25 a 31 de julho, em 13 cidades baianas
Informações: curtoencontro@tabuleiroproducoes.com.br (71)30185012


Obs* Mais informações no release anexo.

Grata pela divulgação,



Carine Araújo
Diretora de Produção

Os Comitês de Bacia no Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos




O Encontro de Colegiados Ambientais realizado em agosto de 2010 deliberou como uma das Diretrizes à Política Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos “Efetivar a articulação entre Colegiados, Poder Público e Entidades afins garantindo a Integração”. Para garantir a implementação dos instrumentos este é um grande desafio.

Em 2010 a Gestão Participativa se dedicou ao fortalecimento dos 14 Comitês de Bacias Hidrográficas e aproximação dos mesmos ao Sistema Estadual de Recursos Hídricos, na busca por uma política permanente de gestão. Ambiente que propicia debates, reflexões, proposições, deliberações, controle social e críticas, algo que deságua em ações, mediação de conflitos, entre outras, e no âmbito do comitê orienta o gerenciamento de recursos hídricos. Nos próximos quatro anos a oportunidade é qualificar a gestão junto aos os comitês de bacia e promover a integração dos entes do sistema estadual de recursos hídricos.

É tempo de concentrar esforços em pautas que reflitam, do ponto de vista técnico, a gestão de recursos hídricos na bacia, algo que a nova diretoria do INGÁ aponta como prioritário.

Gostaríamos de contar com as Unidades Regionais para consolidação da gestão participativa, atendendo aos princípios de cuidado, diálogo, transparência e parcimônia.



Agenda das Reuniões dos Comitês


Ação / Plenárias Data


REUNIÃO PLENÁRIA CBH VERDE E JACARÉ
(Barro Alto)
26 e 27/04/2011

REUNIÃO DE DIRETORIA DO CBH LESTE
(Itabuna) 03/05/2011

REUNIÃO PLENÁRIA DO CBH RECÔNCAVO SUL
(Santo Antônio de Jesus) 05/05/2011


REUNIÃO CBH PARAGUAÇU
(Feira de Santana) 06/05/2011

REUNIÃO DO COMITÊ GESTOR DO PAE-BA
(Salvador) 05/05/2011
REUNIÃO PLENÁRIA CBH ITAPICURU
(Campo Formoso) 06/05/2011
REUNIÃO PLENÁRIA DO CBH CORRENTE
(Santa Maria da Vitória) 18 e 19/05/2011
REUNIÃO PLENÁRIA DO CBH SALITRE
(Ourolândia) 19 e 20/05/2011
REUNIÃO PLENÁRIA CBH PASO
(Macaúbas) 11/05/2011
REUNIÃO PLENÁRIA DO CBH LESTE
A definir
REUNIÃO PLENÁRIA DO CBH FRABS
25/05/2011
REUNIÃO PLENÁRIA DO CBH PIJ
27/05/2011
REUNIÃO PLENÁRIA DO CBH CONTAS
A definir
REUNIÃO DO FÓRUM BAIANO DE COMITÊS
(Salvador) 09 e 10/06/2011
REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO DO PERMAC
(Salvador) 15/06/2011




As respectivas convocatórias podem ser acessadas no site dos comitês, agenda, ou solicitadas à COGEP.

Atenciosamente,



Juca Cunha

Coordenador de Gestão Participativa - COGEP

Diretoria Socioambiental Participativa - DSP