Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Exposição de presépios é aberta no Museu de Arte da Bahia

Uma das referências cristãs que melhor caracterizam o nascimento do Menino Jesus, o presépio está representado, gratuitamente, em 16 formas diferentes num mesmo local, por meio da exposição “Presépios Natalinos” aberta nesta quarta-feira (15), no Museu de Arte da Bahia (MAB), localizado no Corredor da Vitória, em Salvador.
A variedade de formas, cores e tamanhos permanece disponível para visitação pública até o final da primeira quinzena de janeiro. Um dos trabalhos que mais chama a atenção do visitante foi criado por Osmundo Teixeira, artista plástico baiano nascido em Itabuna, no sul do estado.
Osmundo produziu um presépio todo em barro, mantendo a cor natural da matéria-prima nas imagens da Sagrada Família, dos Reis Magos, dos camponeses, dos animais e da coroa de anjos.
Centenários 
No local, também estão expostos presépios centenários como o confeccionado em madeira entalhada e policromada, feito na Bahia no século 19, além de uma representação feita por um artista português na metade do século 18.
A exposição apresenta também minipresépios confeccionados por artesãos pernambucanos e peruanos. A dona-de-casa Josiane da Silva Costa ficou impressionada com a singeleza das peças. “Gostei mais das miniaturas, achei diferentes, muito bonitas. Mas achei tudo lindo. Natal pra mim é um momento de unir mais com a família”, disse a dona-de-casa, que levou o filho de 5 anos ao museu.
O arquiteto e diretor do Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia, Francisco Portugal, também prestigiou o primeiro dia de exposição. “A diversidade de presépios é fantástica. Não existe uma linha ou padronização. Alguns são quase eruditos e outros são muito populares, de uma forma representativa muito grande. E é isso que representa nossa história. A mistura de uma série de fatores, que faz a cultura brasileira ser como é”, disse.
De acordo com a diretora do MAB, Sylvia Athayde, há 20 anos é mantida a tradição dos presépios. “Antigamente as famílias montavam presépios em casa e convidavam as pessoas para ver. Aqui podemos observar os diferentes estilos e a interpretação de cada artista sobre as figuras do presépio”.
Quem compareceu ao MAB no primeiro dia de exposição, além dos presépios e das exposições permanentes, pôde ouvir clássicos tocados pelos músicos do quarteto Quadro Solar. André Bandeira (flauta), Mário Gonçalves (violino), Laura Jordão (viola) e Cândida Lobão (violoncelo), todos integrantes da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), foram os reponsáveis pela trilha sonora da noite, que incluiu clássicos de Mozart, Pixinguinha e Lindemberg Cardoso.
O Museu de Arte da Bahia fica aberto de terça a sexta-feira, das 14 as 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h30 as 18h30.

Nenhum comentário: