Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Programação do Seminário de Educação Patrimonial

Patrimônio Cultural será tema de encontro dos dirigentes de 77 municípios




Logo após o feriado de 07 de setembro, equipe técnica multidisciplinar do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), órgão da Secretaria de Cultura (SecultBA) prepara um dos mais importantes eventos sobre o Patrimônio Cultural baiano já ocorrido estado. Participam cerca de 200 dirigentes e gestores da área cultural de 77 municípios integrantes dos territórios de identidade da Chapada Diamantina, Irecê, Piemonte da Diamantina, Piemonte Norte do Itapicuru e Velho Chico.

Na cidade-sede da reunião, Morro do Chapéu, a 384 km de Salvador, estão sendo esperados, nos dias 10 e 11 (setembro, 2010) quando acontece o encontro, artistas, produtores culturais, pesquisadores, professores e estudantes universitários, representantes territoriais, vereadores, prefeitos, entre outros técnicos e autoridades municipais e estaduais. Segundo o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça, o encontro marca as ações de salvaguarda do patrimônio cultural – material e imaterial – que o órgão vem empreendendo desde 2007.

"Além das obras de restauração de monumentos e sítios históricos em Salvador, Lençóis e Cachoeira que já somam mais de R$ 50 milhões investidos, um dos principais focos de atuação tem sido a educação patrimonial, tarefa que, direta e indiretamente, é primordial para a conscientização e a preservação dos bens culturais da Bahia”, diz Mendonça.


O IPAC investe, igualmente, em editais voltados para projetos da sociedade civil que entendem o patrimônio cultural como um produto a valorizar, com investimentos estimados em R$ 2,5 milhões, além de vistorias e assessoramentos técnicos a prefeituras municipais e realização de dezenas de Oficinas de Educação Patrimonial em diversos municípios baianos. Entre os últimos e importantes eventos sobre bens culturais promovidos pelo IPAC, estão o 1º Fórum de Patrimônio Material e o Encontro de Arte Rupestre que contou com especialistas internacionais e a mundialmente reconhecida arqueóloga Niède Guidon.


A coordenadora de Educação Patrimonial do IPAC, Ednalva Queiroz, destaca que o evento de Morro do Chapéu é importante por repassar conhecimentos aos municípios para que eles se organizem nas ações de preservação dos seus próprios patrimônios. “As legislações municipais, estaduais e federais em vigor sobre o patrimônio é um dos temas mais importantes para os gestores dominarem”, alerta a especialista em Educação. “Será um momento de integração dos territórios de identidade”, comemora Pitágoras Luna, representante territorial da SecultBA na Chapada Diamantina.


Para Milton Pinto Filho, secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura de Morro do Chapéu – parceira na realização do evento – esse encontro é o mais importante feito pelo IPAC no estado. “Nunca houve ação como essa, e é valiosa por nos enriquecer com esclarecimentos, fazendo com que as comunidades valorizem seu próprio patrimônio e provocando mais planejamento por parte das prefeituras”, finaliza. Em três anos, as oficinas de Educação Patrimonial do IPAC já foram oferecidas às populações de Andaraí, Palmeiras, Lençóis, Iraquara, Wagner, Morro do Chapéu e Seabra e muitos outros municípios.


PROGRAMAÇÃO

Sexta, dia 10

19 h - Abertura (Secretário de Cultura da Bahia, Prefeitos Municipais)

20 h - Parâmetros para elaboração de alguns mecanismos legais de proteção o âmbito municipal → Arquiteto Frederico Mendonça (Diretor Geral IPAC)

Sábado, dia 11

9h – Patrimônio Cultural → Ednalva Queiroz (Coordenação Educação Patrimonial IPAC)

10h – Patrimônio Edificado → Arquiteta Ligia Galeffi (SPLP/DIPAC/IPAC)

11h - Educação Patrimonial → Ednalva Queiroz (Coordenação Educação Patrimonial IPAC)

12h – Almoço

14h – Patrimônio Arqueológico → Núcleo Bahia Arqueológica/UFBA

15h – Comunicações Municipais → Equipes apresentam trabalhos relevantes acerca do tema.

16h 30 min – Intervalo

16h30 – Comunicações Municipais → Equipes apresentam trabalhos relevantes acerca do tema.

17h30 – Avaliação das Oficinas realizadas nos municípios integrantes do Circuito Arqueológico da Chapada

18h – Encerramento

20h – Jantar de confraternização


Assessoria de Comunicação – IPAC – em 03.09.2010Contato: jornalista responsável Geraldo Moniz (1498-MTBa) – (71) 8731-2641 (71) 8731-2641

Texto-base e entrevistas: Ana Paula NobreContatos ASCOM/IPAC: (71) 3116-6673 (71) 3116-6673 , 3117-6490, ascom@ipac.ba.gov.br. Acesse: www.ipac.ba.gov.br


IPAC abre debate sobre ações públicas Arqueologia ftGeraldoMoniz.JPGNiède Guidon - ftGeraldoMoniz Ago2010 (4).JPG

Carla Lidiane Pereira de sousa
Representante Territorial de Cultura
Piemonte Norte do Itapicuru
Superintedência Estadual de Cultura - Sudecult
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
carla.lidiane@cultura.ba.gov.br
http://culturapiemonte.blogspot.com/

Nenhum comentário: