Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Tribuna da Bahia Festa marca entrega da Ordem 2 de Julho



Roberta Cerqueira - O Hino da Bahia na interpretação da cantora Márcia Short e Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia (Neojiba) deu o tom à cerimônia de outorga da Medalha da Ordem 2 de Julho, mais alto grau do título criado em honra aos que contribuíram para a consolidação da Independência do Brasil na Bahia. 
A solenidade aconteceu no Palácio Rio Branco, Praça Municipal, ontem à noite, e os primeiros homenageados foram os historiadores Cid Teixeira e Luís Henrique Dias Tavares, que receberam a medalha das mãos do governador Jaques Wagner, grão-mestre da Ordem 2 de Julho.
“Considero mais que uma homenagem e sim um renovação de compromisso com aqueles homens e mulheres que lutaram na revolução, aqui, nós (os agraciados) assumimos um compromisso ético e histórico com a Bahia”, destacou Cid Teixeira.

A Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, do município de Cachoeira, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), a Associação Comercial da Bahia (ACB) e a Imprensa Baiana, representada pela a Associação Bahiana de Imprensa (ABI), também receberam honrarias.

O presidente da ABI, Antonio Walter Pinheiro, diretor-presidente da Tribuna, destacou a sua satisfação em representar a instituição. “É, para mim, uma honra representar a ABI nesta noite de glória, primeiro, por ser uma referência à data mais importante para nós baianos, segundo, por todos aqui presentes e terceiro, por tratar-se dos 200 anos da imprensa, que é uma das instituições mais importante para a sociedade”, disse.  

A ACB, a ABI, IGHB e a Irmandade receberam a medalha da Ordem 2 de Julho no Grau de Comendador, enquanto os dois historiadores foram homenageados com as comendas de Grau de Cavaleiros. 

A Ordem 2 de Julho - Libertadores da Bahia foi instituída pela Lei 11.902, de 20 de abril de 2010, e regulamentada pelo Decreto 12.226, de 1º de julho, publicado na edição do Diário Oficial do Estado do dia 2. A homenagem é simbolizada por uma medalha, em seus três graus de importância - Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro. 

LULA - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi a primeira personalidade homenageada com o mais alto grau do título, a Grã-Cruz, entregue pelo governador Jaques Wagner no dia 22 de julho de 2010, também no Palácio Rio Branco.

A ACB recebeu a comenda em celebração aos seus 200 anos, a ABI, como representante do segmento, também foi homenageada pelos 200 anos da imprensa na Bahia e o IGHB é a mais antiga instituição cultural do estado e tem entre seus objetivos a defesa e a conservação do patrimônio histórico e artístico. Já a Irmandade da Boa Morte é guardiã das tradições afro-brasileiras. Cid Teixeira e Luis Henrique Dias Tavares representam a tradição oral da História da Bahia.

Nenhum comentário: