Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Personalidades e instituições são homenageadas


Ordem 2 de Julho - Título foi instituído pela Lei 11.902, no ano passado, para destacar bons exemplos da história da Bahia
O historiador Cid Teixeira ressaltou a importância da cerimônia realizada no Palácio Rio Branco
A cerimônia de outorga da Grã-Cruz da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia, mais alto grau do título criado em honra aos que contribuíram para a consolidação da Independência do Brasil no estado, foi realizada pela segunda vez, no Palácio Rio Branco, na sexta-feira passada. Os primeiros agraciados foram os historiadores Cid Teixeira e Luís Henrique Dias Tavares, que receberam a medalha das mãos do governador Jaques Wagner.
Também foram homenageadas as instituições Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, do município de Cachoeira, na pessoa da sua representante, Joselita Sampaio Alves, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), por meio da presidente Consuelo Pondé, a Associação Comercial da Bahia, pelo presidente Eduardo Morais de Castro, e a imprensa baiana, representada pela Associação Bahiana de Imprensa (ABI), por meio do presidente, Walter Pinheiro.
Entusiasmo popular – Para Cid Teixeira, a medalha é uma forma de comemorar a data da Independência da Bahia e do Brasil. "Eu acho muito importante que o poder público não deixe morrer o entusiasmo popular. É comovente ver, no trajeto do caboclo e da cabocla, casas de gente pobre com ornamentação. É muito bonito ver que o poder público também ingressa nessa comemoração da Independência."
A história da Independência está contada nos livros de Luís Henrique Dias Tavares. "Eu me sinto extremamente honrado em receber o título. Sou professor emérito de universidades federal e estadual. Minha vida é de professor e se soma com os livros que escrevi."
Joselita, da Irmandade da Boa Morte, disse que a medalha representa o marco da luta pela liberdade. "É a lembrança dos nossos heróis. As instituições e entidades de classe não têm mais medo de solicitar e fazer suas manifestações. Essa comenda não pertence só à Irmandade, pertence a Cachoeira."
Walter Pinheiro, que recebeu a medalha na condição de presidente da ABI, ressaltou "o papel fundamental da imprensa baiana, nos seus 200 anos, para a liberdade e para a soberania do nosso país".

Tradições – Segundo o governador, o título foi criado para que os baianos homenageiem os bons exemplos da história. "Hoje, nós homenageamos duas pessoas e quatro instituições que contribuíram para a preservação das nossas tradições. Assim, creio que faço o que há de melhor para o povo baiano – reverenciar a memória e o heroísmo do povo do 2 de Julho, que consolidou a Independência do Brasil aqui na Bahia." O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva foi a primeira personalidade a receber a medalha, em 2010. 
Medalha – O 2 de Julho é considerado o Dia da Independência da Bahia. Nessa data, o estado comemora a vitória das tropas brasileiras sobre os portugueses e a separação definitiva do Brasil do domínio lusitano. A Ordem 2 de Julho - Libertadores da Bahia foi instituída pela Lei 11.902, de 20 de abril de 2010, e regulamentada pelo Decreto 12.226, de 1o de julho, publicado na edição do Diário Oficial do Estado do dia seguinte.

Nenhum comentário: