Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Carnaval de Salvador terá percussão como tema em 2011


Festa de abertura será no Largo do Pelourinho com Olodum e Didá 
Atualizado em 29.10.2010 - 11:39


Presidente da Saltur prevê mudanças para a folia
O carnaval de Salvador terá a percussão como tema em 2011. Segundo a Empresa Salvador Turismo (Saltur), a festa de abertura será feita no Largo do Pelourinho e contará com integrantes do Olodum e do grupo feminino de percussionistas da Banda Didá. A folia momesca também vai prestar homenagens a ícones da cultura baiana como os músicos Válter Aragão França, o Mestre Prego, e Antonio Luís de Souza, o Neguinho do Samba, reconhecidos pelo trabalho com instrumentos percussivos. Ambos faleceram em 2010 e 2009, respectivamente.
Claudio Tinoco, presidente da Saltur, disse que o plano do carnaval de Salvador está "saindo da fase de planejamento e entrando na etapa de produção executiva. Queremos sempre valorizar a cultura baiana e vamos dar evidência aos instrumentos de percussão em 2011. Queremos mostrar a espontaneidade do carnaval baiano, dando mais espaço para blocos de rua e aos 'arrastões' musicais, que já foram muito bem executados por Carlinhos Brown e Márcio Victor [Psirico]".
A citação de Tinoco faz referência aos 100 percussionistas, todos vestidos de azul e branco, que seguiram no chão, acompanhados de uma ala de baianas e comandados por Márcio, para homenagear Iemanjá em fevereiro deste ano. Em 2008, Brown conduziu cerca de 250 percussionistas do grupo Zárabe para prestigiar a rainha do mar. "Vamos fazer um grande encontro percussivo e gostaria muito de ter o Carlinhos Brown como condutor desta festa", disse o presidente da Saltur.
Apesar de Brown ter dado declarações de que estaria fora do carnaval de Salvador deste ano, por questionar o horário que é oferecido para desfilar com o Camarote Andante e por considerar que a folia baiana está ficando pausteurizada, o estafe do músico garantiu que Brown desfila em 2011 e promete novidades, como a possibilidade de trazer para o circuito baiano ícones dos carnavais do Recife, de São Paulo e do Rio de Janeiro, principalmente da Salgueiro, onde desfilou e foi campeão em  2009.

Carnaval de Salvador comandado pela cantora Ivete Sangalo, este ano, na Barra-Ondina
Reformulações
Tinoco disse que as arquibancadas e os camarotes do circuito Campo Grande sofrerão alterações em 2011. "É um lugar que funciona como passarela de desfile e quando os trios, mas principalmente os blocos de afros e afoxés - que têm alegorias, dança e alas -, precisam de um espaço melhor para se apresentar. Queremos remodelar o projeto, que ainda não está totalmente pronto, mas que vai melhorar muito a programação visual e a interação dos artistas com o público."
Ele espera tornar o carnaval baiano mais técnico, mas nega que essa seja uma tendência "carioca" de fazer a folia. "Isso não vai engessar a festa. Queremos aproveitar, no Campo Grande, esse aspecto de desfile, para trazer uma comissão de julgamento, de avaliação da evolução dessas entidades. Vamos levar em conta aspectos de segurança, de arte e legimitar uma premiação efetiva e simbólica [troféu]. Estamos nos reunindo com o Conselho Municipal do Carnaval para acertarmos os detalhes", disse Tinoco.
O presidente da Saltur afirmou ainda que o desfile será dividido em pelo menos oito categorias e cita exemplos como bloco de trio, de afro, afoxé, travestidos e percussivos. Haverá um regulamento de desfile, um código de ética. Tudo focado para proporcionar ao folião a melhor festa possível. Queremos dar um primeiro passo certeiro em 2011, com a comissão julgadora, para implementar, em 2012, uma forma de contabilizar o voto popular para eleger o melhor artista e a melhor música do carnaval, por exemplo."
Tinoco reafirmou que não está querendo deixar o carnaval de Salvador com cara de Sapucaí. "Carnaval de sambódromo é uma coisa bem diferente dos desfiles de blocos. Em Salvador a coisa é mais espontânea e solta. Não estamos criando nada de novo, mas queremos oferecer a quem está em um espaço público, a melhor maneira de se aproveitar uma festa de massa". As informações são do G1.
 Correio

Nenhum comentário: