Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Bahia promove Encontros com as Culturas Populares e Identitárias

De 23 a 29 deste mês, Salvador receberá grupos culturais, pesquisadores e gestores públicos, para celebrar e discutir políticas de promoção da diversidade durante os Encontros com as Culturas Populares e Identitárias. Manifestações artísticas dos diversos territórios de cultura da Bahia acontecerão em vários pontos do Pelourinho, no Centro Histórico, especialmente nas ruas e na Praça das Artes, como parte da programação cultural da região.
O evento promove o encontro das culturas populares de toda a Bahia com o público soteropolitano, além de um intenso intercâmbio entre os mestres e os participantes de cada uma dessas manifestações. O projeto se alinha às demandas identificadas pelo governo da Bahia para sua atuação no setor.
Durante a 2ª Conferência Estadual de Cultura, realizada em novembro, 73% dos participantes elegeram as manifestações populares como foco prioritário para as ações da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).
Investindo em promover visibilidade e reforçar o reconhecimento dos grupos culturais, a Secult aproveita o evento para lançar o primeiro Catálogo Culturas Populares e Identitárias (28/10, 19h, na Casa da Diversidade). A publicação apresenta um perfil de 37 diferentes manifestações que ocorrem na Bahia, listando os contatos de mestres e dirigentes de cerca de 700 grupos e entidades integrantes deste universo cultural.
O evento inclui ainda a exposição fotográfica “Gente de Quilombo”, no Palácio Rio Branco, que será aberta ao público às 19h do dia 27 de outubro. Realizada conjuntamente pelos fotógrafos Álvaro Villela, Márcio Lima e Rita Cliff, com curadoria da artista plástica Lanussi Pasquali, a exposição é uma homenagem aos povos quilombolas. Para realizá-la, os fotógrafos visitaram os quilombos de Barra e Bananal (Rio de Contas), Mangal Barro Vermelho (Sítio do Mato) e Rio das Rãs (Bom Jesus da Lapa), primeiros da Bahia a garantir a titulação da terra, há cerca de dez anos.
As etnias indígenas também marcam presença no projeto, apresentando o Toré, ensinando pinturas corporais e participando de debates sobre o uso das plantas em chás curativos e rezas. A extensa programação abre espaço ainda para artesãos, repentistas, capoeiristas e cordelistas mostrarem seus trabalhos e debaterem sobre o reconhecimento destas atividades pelo público e gestores culturais.
A programação dos Encontros com as Culturas Populares e Identitárias contempla eventos artísticos, mesas-redondas sobre as políticas públicas voltadas para o setor e a formação dos participantes com a realização de oficinas para adultos e crianças. Os destaques são as atividades musicais, comandadas pelo multi-instrumentistas Ives Sahar, com a oficina “Ritmos da África” e Dudu Rose, com a “Palavra do Tambor”.
As discussões contarão com a participação do secretário nacional da Identidade e Diversidade Cultural, Américo Córdula; do coordenador do Observatório da Diversidade Cultural e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Márcio Barros; da coordenadora de Fomento à Identidade e à Diversidade da SID/MinC, Giselle Dupin, também representante no Comitê Intergovernamental da Convenção Sobre a Proteção e a Promoção das Expressões Culturais.
Os Encontros com as Culturas Populares e Identitárias são uma realização do Núcleo de Culturas Populares da Secult, com o patrocínio do Ministério da Cultura, apoio das secretarias estaduais de Promoção da Igualdade (Sepromi), de Educação (SEC), de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre)/Instituto Mauá.
Confira a programação completa no site da Secult.

Nenhum comentário: