Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Intercambio Estadual reune juventude dos Territórios da Bahia







12/04/11

Jovem representante do Piemonte relata
sobre o Intercâmbio de Juventudes em Salvador


Após três dias em Salvador, onde participou do Intercâmbio Estadual de Juventudes, o jovem Jota Viana Pereira Lima relata sumariamente acerca da importância do evento para a construção de políticas públicas que contemplem a juventude do Estado da Bahia. No encontro, Jota Lima foi representante único do Território Piemonte Norte do Itapicuru (TPNI), porém, numericamente, em condição de igualdade com todos os 26 territórios de identidade presentes ao Intercâmbio.

Sintonia – Jota Lima narra o evento como sendo de abertura de contatos e troca de experiência entre as regiões, Segundo ele, o final foi de muita satisfação, não só pelo que cada representante aprendeu pessoalmente: “A discussão durante esses dias nos fez ver que as dificuldades enfrentadas pela juventude têm muita relação com a falta de estrutura na cultura, no lazer, na segurança pública, na educação e nos esportes. Essa lacuna é bastante semelhante nos territórios de identidade do sul do estado, na região do São Francisco e aqui também”.

“O território é a base do trabalho, da residência, das trocas materiais e espirituais e da vida, sobre os quais ele influi”. (Milton Santos)

Cultura – Prosseguindo, ele analisa: “O intercâmbio teve momentos bonitos, em que cada representante mostrou quais são os símbolos principais de suas regiões: como é que a cultura se manifesta, como os minérios são explorados, os festejos, a história das regiões, as plantações e as tradições. A Secretaria de Desenvolvimento Territorial da Bahia e o Ministério do Desenvolvimento Agrário coordenaram muito bem esse ponto. A Escola de Formação Quilombo dos Palmares (EQUIP) ficou com o papel de dirigir o tema Territórios, ruralidade e cidadania, um tema importante. E tudo isso foi muito positivo para todos nós. Contamos com a presença de representantes de comunidades quilombolas e indígenas, além dos jovens dos demais territórios de identidade”.

Propostas – “Foi um encontro bem proveitoso, porque no final tiramos a proposta de criação de Conselho da Juventude e Secretaria de Juventude nos municípios. Estes pontos foram os mais discutidos e acho que é uma boa resposta para tentar resolver os problemas sociais que estão aumentando e envolvendo a juventude. O derramamento de droga, por exemplo, é forte em todos os territórios, e isso ocorre mais por causa da falta de opção, da falta de atividades outras que as políticas públicas não estão oferecendo como deviam”.

Nove na luta – E m Salvador, Jota Lima teve a missão de apresentar as potencialidades dos nove municípios que compõem o Piemonte. Ele diz que voltou “com o sentimento de dever cumprido”. Mas diz também que as projeções de curto, médio e longo prazo para a juventude do território podem demorar, porque será preciso que a juventude entre mesmo na luta nos nove municípios do Piemonte.

Viagem – Agora ele deve repassar para todos os municípios do TPNI os resultados obtidos em Salvador e aguardar o próximo encontro: o Intercâmbio Regional do Nordeste que acontecerá entre os dias 19 e 22 de maio, em Cabeceiras, Paraíba.


Governo Cuidando da Nossa Gente
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: