Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

INSTITUUTO MAUÁ CAPACITOU MULHERES EM CAMPO FORMOSO


Ao longo do ano passado, o Instituto Mauá beneficiou diretamente 2.010 artesãos no estado com ações de fomento à produção, a partir da qualificação profissional e oficinas práticas e teóricas sobre temas relacionados à técnica comercial. O programa inclui desde a formação de preço ao design final dos produtos, além de manejo da matéria-prima e educação ambiental, reforma e adequação dos espaços produtivos com entrega de equipamentos e ferramentas de trabalho.
As capacitações foram realizadas em 38 cidades, e outras 30 tiveram o modo de produção diagnosticado como forma preliminar para implantação e efetivação da cadeia produtiva do artesanato. O trabalho de pesquisa sobre a produção artesanal envolveu ainda 115 municípios nos 26 territórios de identidade do estado, que durante seis meses foram estudados para identificar e caracterizar as comunidades artesanais.
A pesquisa levou em conta o perfil socioeconômico e bens culturais, potencialidades e carências para subsidiar as ações e os projetos das instituições que atuam no segmento artesanal. Foram entrevistados 1.632 artesãos e representantes de 102 associações e cooperativas.
Hoje, o Mauá atua junto a 86 comunidades artesanais com ações de fomento em 50 municípios com aquisição da produção. Em 2010, foram compradas mais de 25 mil peças para comercialização em suas duas lojas – na Barra e no Pelourinho – e nas feiras realizadas durante o ano. Além da Feira Baiana de Artesanato, o instituto divulgou o trabalho dos artesãos também em outros estados.

No Piemonte Norte do Itapicuru o Instituto trabalhou em 2010 com cerca de 20 mulheres de Campo Formoso, ensinando-as a desenvolver peças com sisal, maior riqueza do municipio que é recordista em produção no mundo.
As mulheres eram, uma parte membro de um grupo de artesãs de Tiquara qua já trabalhavam com a fibra e as outras eram cadastradas no programa bolsa família. A formação assegurou às mesmas o desenvolvimento de tecnicas de manuseio simples e de encremento de detalhes em bolsas, tapetes, miniaturas, dentre outras peças.

Nenhum comentário: