Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Senhor do Bonfim: “Tradição e Alegria no melhor São João da Bahia”



Este ano, o São João na Capital Baiana do Forró promete aos turistas e à comunidade bonfinense mais um festejo inesquecível. Com o tema: “Tradição e Alegria no melhor São João da Bahia”, a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, por meio de suas secretarias está trabalhando, desde o início do ano, com afinco, na organização da festa que acontecerá entre os dias 22 e 26 de junho.

Infraestreutura – São muitos os aspectos da organização que estão sendo observados, principalmente, no que se refere à infraestrutura do evento. De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo (SICT) e coordenador geral do São João de Bonfim, Claudio Nunes, todo o Governo Cuidando de Nossa Gente está empenhado no processo. “As secretarias estão integradas, cada uma está assumindo seu papel no intuito de fazer o melhor no circuito 2011” – afirma Nunes.

Como já é sabido que, no período, são significativos os números que devem movimentar a economia de Bonfim, a expectativa dos organizadores é facilitar o ambiente aos milhares de participantes dos festejos juninos.

Para tornar a cidade atrativa aos visitantes, Nunes aponta para o que o setor de prestação de serviços tem a oferecer. “Temos hotéis, policiamento, hospitais, serviços de urgência, diversos restaurantes, transportes, dentre outros. O turista pode vir tranquilo que ele vai encontrar uma cidade hospitaleira, pronta para bem servi-lo” – informa Nunes.

O circuito – Desde 2008, as festas juninas do município ocorrem no Parque da Cidade – espaço de extraordinária dimensão, no qual são dispostos dois palcos de grande porte para receber as atrações principais e alternativas. Também nessa área estarão disponibilizados pontos e barracas. Cerca de 600 ambulantes, entre capeteiros, pipoqueiros, vendedores de lanches, acarajé, bebidas e artesanato já receberam a licença para trabalhar nas diversas linhas que partilham o circuito ao longo dos dias de evento.

Atrações – Em relação às atrações principais, o forró bonfinense vai contar com a musicalidade de Zé Ramalho e Adelmário Coelho e o compasso das sanfonas de Flávio José e Trio Nordestino, além do som dançante da banda Magníficos.

As bandas e músicos locais também terão expressão no São João dos Bairros, que deve começar a partir do próximo mês. Nos dias oficiais eles participarão nos circuitos alternativos como o Forrobodó e o Forró do Trem. Esta é a terceira edição do Forró do Trem, que acontece nos dias 25 e26 de junho. Como o próprio nome diz, os turistas se divertem em um trem, enfeitado com motivos juninos que percorre alguns quilômetros de ferrovia, ao som do legítimo forró pé-de-serra.

Tradições – Como se vê, a Capital Baiana do Forró também contempla suas tradições. Para aqueles que prestigiam as manifestações culturais da terra e emoções fortes, o tradicional Show de espadas, que acontecerá no dia 23 de junho, é um espetáculo à parte. E para quem prefere uma programação com um pouco menos de adrenalina, desfiles de blocos, apresentações de bandas de pífanos, quadrilhas e rodas e o concurso Rainha do São João completam o quadro.

Seguindo a temática: “Tradição e Alegria no melhor São João da Bahia” que pretende ressaltar e homenagear os traços culturais de Senhor do Bonfim, a comissão organizadora do evento prestigiará os grupos de quadrilha e roda, intitulando as barracas com seus nomes. Além disso, no interior de cada barraca serão disponibilizadas informações sobre o grupo homenageado.

Segurança – Diversos órgãos estarão presentes em espaços estabelecidos no circuito, para cuidar da ordem pública e do bem-estar da comunidade e dos visitantes. Estarão em atividade: as polícias Militar (6° BPM), Civil e Rodoviária Federal; a Defensoria Pública, Juizado de Menores, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Conselho Tutelar.

“O São João de Senhor do Bonfim é o melhor da Bahia e um dos melhores do Brasil e o Governo Cuidando da Nossa Gente está preparando o melhor, uma festa de paz para todos!” – anuncia o coordenador do evento 2011, Claudio Nunes.


Governo Cuidando da Nossa Gente
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: