Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

A Tarde Copa: falta de mão de obra preocupa construção

Alana Fraga - Infraestrutura, mobilidade e necessidade de qualificação estão entre as maiores preocupações de empresários baianos com relação à realização da Copa do Mundo de 2014 em Salva dor. Com o atual déficit de cerca de 2o mil profissionais qualificados em todo o Estado apenas no setor da construção civil, o presidente do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon), Carlos Alberto Vieira Lima, admite que não haverá tempo hábil para preparar a mão de obra necessária para o aumento da demanda com o evento.

"Estamos instruindo nossas empresas que aumentem o índice de mecanização, invistam para agregar mais tecnologia porque não teremos mão de obra qualificada a tempo para suprir a demanda, além do que já temos. Esse vai ser o grande gargalo da Copa", afirma Vieira Lima.

A construção civil, assim como o turismo, foi apontado como um dos nove setores da economia com as melhores oportunidades de negócios para a Copa de 2014 no Brasil.
Ontem, empresários baianos participaram da palestra com o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto, sobre as oportunidades de negócios para a Copa no Estado. "O Sebrae pode capacitar, melhorar o plano de negócio, dar acesso ao crédito e apresentar novos parceiros", destaca Barreto. Para ele, a Bahia tem potenciais importantes para atrair os visitantes, como o agronegócio e o turismo.

Preocupação

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo da Bahia (Sindetur) e só-cio-diretor de uma empresa de Turismo, Luiz Augusto Costa, a mobilidade urbana, assim como as obras do aeroporto, é a grande preocupação do setor.

Apesar da pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que informou na semana passada que nove dos 13 aeroportos das cidades brasileiras que vão sediar a Copa 2014, incluindo Salvador, não estarão prontos a tempo para o evento, o governo se diz otimista e confirma a finalização das obras no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães até 2013.

"Não estamos baseando nossa atuação nessa divulgação do estudo do Ipea. Estamos otimistas porque o orçamento de R$ 45 milhões (para as obras de reforma do Aeroporto de Salvador) já está assegurado e as obras estão na matriz de responsabilidade do governo federal. Não nos preocupa o aeroporto não estar concluído até 2014. Estará pronto, com certeza, em 2013, possibilitando-o ainda para a Copa das Confederações", garante Renan Araújo, chefe do gabinete da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014.

Nenhum comentário: