Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

A Tarde: Brasileirinhos

Thiago Fernandes - Ao longo desta semana, a TVE Bahia vem levando ao ar a sua nova grade de programação infantil. São cinco produções voltadas ao público de até 12 anos, dentre as quais se destacam as animações brasileiras Tromba Trem e Carrapatos e Catapultas, veiculadas aos domingos.

Mais do que pela qualidade técnica e criatividade, essas produções merecem visibilidade por serem o resultado do incentivo do governo federal ao desenvolvimento do cinema de animação no pafs, por meio do programa AnimaTV.

As duas foram as selecionadas para virar séries completas com 13 episódios entre as 17 produções que chegaram à fase final do programa. Cada uma teve a oportunidade defazer um episódio piloto de seu projeto, além da elaboração de um documento chamado bíblia, onde estão todos os detalhes referentes a uma animação, como descrição de personagens, ambientação, público-alvo e aspectos comerciais.

Uma das produtoras que chegaram a essa etapa foi a baiana Santo Forte, responsável pela animação Miúda e o Guarda-Chuva. Para o diretor da empresa, Amadeu Alban, o AnimaTV trouxe resultados positivos tanto para sua produtora e as outras participantes quanto para o mercado brasileiro de animação como um todo.

''O projeto funcionou como uma pós-graduação, incluindo não só o financiamento, mas atividades de capacitação na área, para mostrar como o produto brasileiro pode ser apresentado nos mercados internacionais", diz Alban.

Um dos resultados diretos dessa experiência de fomento à produção em nível nacional foi o estímulo à produção local. Seguindo os mesmos moldes do edital federal, com apoio à produção de projeto completo para série de animação e interpro-grama de TV, o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) lançou em 2009 um programa de incentivo para os criadores baianos. A iniciativa atualmente está em andamento com cinco projetos, que deverão resultar em programas-piloto.

Muitos projetos

De acordo com o diretor-geral do Irdeb, Pola Ribeiro, o lançamento do edital foi motivado em parte pelo grande número de produtoras baianas inscritas na primeira etapa do programa federal. Foram 26, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. "Essa grande demanda mudou a nossa relação com a animação na Bahia".

Para Cândida Liberato, que integra a diretoria da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), o caminho para o desenvolvimento do setor passa mesmo pelo fomento do Estado no sentido de promover sua profissionalização. "Precisamos trazer para a Bahia eventos que ensinem como entrar no mercado, para que se possa viver do trabalho em animação". Ela destaca que iniciativas como o AnimaTV são importantes por acostumar o público a ver animação brasileira. "É o tipo de atividade que só se aprende fazendo. E só se faz se houver estímulo".

Cândida defende que produtos brasileiros do setor estão na mesmo nível que os internacionais. "Uma animação como Carrapatos é maravilhosa. Inventividade, qualidade, arte final, construção de personagens... mas ninguém tem a fórmula do que vai cair no gosto popular. É preciso produzir sempre. No exterior, são centenas de produções que não dão certo para poder surgir um Bob Sponja".

Defendendo o modelo dos editais, Pola acredita que o caminho é mesmo o estímulo para criar o hábito no público. "Animação é uma coisa fascinante e que atinge todo mundo. As do AnimaTV são maravilhosas, mas são apenas as primeiras. O processo é longo e demos somente o primeiro passo".

ANIMATV- TROMBA TREM E CARRAPATOS E CATAPULTAS / TVe / DOMINGOS, ÀS 12H30

Nenhum comentário: