Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

UAB tem cinco cursos, 420 alunos e diversifica a formação acadêmica em Bonfim

2/5/2011


A Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Senhor do Bonfim já chega a 420 alunos matriculados e marcha para formar a primeira turma de Engenheiros Ambientais. A instituição é pública, gratuita e está inteiramente organizada em regime de parceria entre a União, os estados e a municipalidade. O pólo de Bonfim vem executando programas educacionais em cinco cursos de Graduação e Especialização.
As aulas acontecem no Colégio Tancredo Neves (Codetan), desde fevereiro de 2008. Ativa nos três turnos, a UAB oferece aulas não presenciais pelo sistema EAD (ensino à distância) a nove turmas. Cinco delas matriculadas em três cursos de graduação: Engenharia Ambiental, Ciência da Computação e Administração Pública; e quatro outras turmas freqüentam os dois cursos de especialização, um em Gestão em Administração Pública Municipal, outro de Gestão em Saúde.
Vitória do município – “Bonfim foi a primeira cidade do norte da Bahia e do estado também, a acreditar na proposta do governo Lula de implantar a Universidade Aberta do Brasil. Faltavam universidades para o interior, eu era secretário de educação e vice-prefeito de Carlos Brasileiro, em 2007, 2008. Fizemos os contatos com Brasília, elaboramos o projeto deste pólo da UAB em Bonfim, nos articulamos com a Universidade São Carlos, uma das maiores do país, e trouxemos o curso de Engenharia Ambiental, de alta importância para a região. Hoje o município dá a Coordenação local, dá os monitores (quatro), as passagens aéreas e diárias para que a nossa Coordenação se desloque até a Universidade São Carlos, em São Paulo. Damos suporte para criação de laboratórios, que são muito caros e, com a Secretaria de Educação Municipal estamos levando a UAB em Bonfim de forma vitoriosa", termina o retrospecto o prefeito Paulo Machado..
Formação de RH – A importância da UAB “é grande e estratégica para o futuro da região”, argumenta Lúcia Margarida Braz Conceição (Sussu), diretora do pólo UAB desde dezembro de 2006. Ela diz que a UAB tem pilares decisivos para a expansão pública da educação superior, e cita alguns: “O processo de democratização do acesso à universidade; o aperfeiçoamento da gestão das instituições de ensino superior favorece o avanço da ciência no Brasil. A avaliação constante da educação superior à distância, o estímulo à investigação em educação superior à distância no país e o financiamento dos processos de implantação, execução e formação de recursos humanos também são eixos fundamentais”.
Pontos fortes do Sistema UAB é que “os alunos não são obrigados a estar todos os dias no campus”. Se o aluno cumpre 25% da carga horária e curricular pode ser aprovado. Mas, para isso, tem uma cota de seminários, palestras e provas para cumprir.
Sexto e sétimo – A UAB tem presença forte no ensino superior em Bonfim “e pode fortalecer e diversificar ainda mais”. A possibilidade de o município implantar os cursos de Letras e de Química é grande neste momento. “Já reivindicamos e estamos formando parceria com outras instituições públicas para propiciar mais cursos aos alunos”, sublinha a diretora.
O que é UAB – A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior pela metodologia da educação à distância. É um meio que facilita à população ter acesso à formação universitária. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados e municípios brasileiros.
Formação continuada – A exemplo de Senhor do Bonfim, a adesão dos governos locais e das instituições públicas de ensino superior ao Sistema UAB dá-se no âmbito dos Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente, criado por lei em janeiro de 2009. “A finalidade do sistema é organizar a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério para as redes públicas da Educação Básica” – explica Lúcia Margarida Braz Conceição.
Como funciona – No pólo de Senhor do Bonfim os alunos são acompanhados por coordenadores e cinco tutores (orientadores), cada tutor é responsável por 50 alunos. A estrutura física é composta por salas de aula, laboratório de informática, sala de vídeo-conferência, sala de vídeo, sala de estudos, coordenação, tutoria e já dispõe de espaço para a biblioteca, “em fase de montagem”.
Estudantes – Para conseguirem o tão almejado nível superior, estudantes de várias partes fazem verdadeiras maratonas. Vêm dos nove municípios que compõem o Território Piemonte Norte do Itapicuru (TPNI) e de muito mais longe: Itiúba, Cansanção, Juazeiro, Petrolina, Capim Grosso, Feira de Santana, Euclides da Cunha, Itabuna etc.

Governo Cuidando de Nossa Gente Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário: