Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Cine Pelé

Cine-PE
A exibição do filme Cine Pelé, dirigido por Evaldo Mocarzel, marcou a cerimônia de comemoração dos 15 anos do Cine-PE Festival do Audiovisual, no último sábado (30), no Teatro Guararapes, em Olinda. A abertura do evento contou com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, da secretária do Audiovisual, Ana Paula Santana, e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
O festival, que acontece no Centro de Convenções (Cecon), em Olinda (PE), homenageia, este ano, Edson Arantes do Nascimento – o Pelé -, que também estava presente, pelos 70 anos de carreira e pelo seu reconhecimento como Atleta do Século. Na maratona cinematográfica estão inclusas Mostras Competitivas, Mostra Especial e Mostra Infantil, no Cecon, e Mostra Pernambuco, no cinema da Fundaj. Serão exibidos, ao todo, 51 filmes, sendo 38 curtas e 13 longas-metragens. Apenas na grade nobre do Cecon, o público poderá conferir, por noite, de seis a oito filmes, entre curtas e longas.
O Cine-PE Festival do Audiovisual acontece até o dia 06 de maio e além de Pelé, homenageará os atores Wagner Moura, Chico Diaz e Camila Pitanga, o cineasta Zelito Viana, o filme Baile Perfumado, de Paulo Caldas e Lírio Ferreira, a Revista de Cinema e o programa Revista do Cinema.
Ao longo dos seus 14 anos, o Cine-PE tem registradas 505 horas de exibição para um público de 305.000 pessoas. 3.093 filmes foram inscritos para as 14 edições do evento, sendo que 527 curtas e 229 longas foram exibidos. Até agora, o Festival de Audiovisual realizou 52 oficinas para um público de 2.040 pessoas.
Importância do Festival
Prestigiando o evento pela primeira vez, Ana de Hollanda falou na cerimônia de abertura, que reuniu um público de cerca de 2,5 mil pessoas, sobre a importância do audiovisual para o Brasil e da realização do festival. “A gente pode ver, hoje, que o Cine PE já criou o seu público, que fica na expectativa de vir aqui, conhecer o que a cena pernambucana e nacional tem de novo para o cinema”, declarou.
Além do média metragem Cine Pelé, que recupera histórias e imagens sobre a contribuição que o rei do futebol deixou para o cinema brasileiro e sobre a sua paixão pela música, o público também pôde assistir o curta Uma história de futebol, de Paulo Machline, sobre a infância de Pelé. Edson Arantes do Nascimento agradeceu ao público e se referiu ao Cine-PE como o “maracanã dos cinemas”.
Arte nas escolas
Durante sua visita ao Recife, Ana de Hollanda se reuniu com o músico Naná Vasconcelos, que apresentou à ministra o projeto ABC Musical, voltado ao ensino das tradições brasileiras para crianças de escolas públicas de 7 a 10 anos, por meio da música. A partir do ABC Musical, Naná concebeu o projeto Língua Mãe, registrado em DVD, onde reuniu crianças do Brasil, Angola e Portugal em oficinas sobre músicas folclóricas dos três países.
A ministra falou da importância da aproximação da pauta da Cultura e da Educação e do incentivo ao ensino das artes nas escolas. “Estamos negociando com o Ministério da Educação como entrar na grade escolar. Nossa meta é daqui a quatro anos implementar o ensino das linguagens artísticas em pelo menos metade das escolas públicas brasileiras”, explicou.
Confira aqui a programação do Festival.
(Texto: Maíra Brandão, Ascom/ Regional Nordeste/MinC)
(Fotos: Alexandre Severo, Ascom/MinC)

Nenhum comentário: