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quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Matrículas abertas para novas turmas no Centro Territorial de Educação Proficional do TPNI








CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU
CIDADE - JAGUARARI-BAHIA - ENDEREÇO - RUA DA QUADRA S/Nº - TEL: (74) 3619-2219
E-MAIL: ctepjaguarari@gmail.com


CHAMADA DE MATRÍCULA 2011

CURSOS TÉCNICOS OFERECIDOS: Enfermagem, Administração, Agropecuária e Mineração.
MODALIDADES:
·      SUBSEQUENTE:
§  Apenas para quem tem o ensino médio concluído
§  Curso técnico com duração de 02 anos
§  Vagas apenas para o turno noturno
§  Inscrições somente pelo sorteio eletrônico através no sítio: www.educacao.ba.gov.br
§  Cursos oferecidos:Administração,Mineração e Enfermagem.
§  O sorteio eletrônico é feito em Salvador pela SUPROF – Superintendência de Educação Profissional
§  Período de inscrições: 29/11 a 10/12/2010
§  Data do sorteio eletrônico:16 de dezembro
§  Período de matrícula no centro: 24 e 25 de janeiro de 2011
·      ENSINO MÉDIO INTEGRADO
§  Apenas para os alunos que concluíram a 8ª série e que não possuem o Ensino Médio
§  Duração de 04 anos
§  Vagas apenas para o turno vespertino
§  Cursos oferecidos: Técnico em Administração, Técnico em Mineração, Técnico em Agropecuária e Técnico em Enfermagem.
§  Turno Noturno:PROEJA em Administração (Apenas para alunos egressos de 8ª série e EJA II Eixo V),
§  Período de matrícula no Centro: 24 e 25 de 2011
§  VAGAS LIMITADAS
ü Documentos obrigatórios para efetuar a matrícula:
ü Original do Histórico Escolar ou Atestado de Escolaridade.
ü Original e cópia da certidão de Registro Civil ou cédula de Identidade
ü Original e cópia do CPF;
ü Original e cópia do comprovante de residência;
ü Telefone para contato: (74) 3619 2219
ü Horário de atendimento no Centro Territorial no período de matrícula: 7h e 30 às 18 horas
OBSERVAÇÕES:
- A inscrição eletrônica é realizada pelo interessado, em computador particular;
- No turno matutinonão há disponibilidade de salas para novas turmas, portanto não há autorização para matrícula;
- Todas as vagas oferecidas pelo Centro são apenas para alunos provenientes de escolas públicas.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Raio-x da dança no país é divulgado na quarta


Amanda Queirós - O programa Rumos Itaú Cultural Dança encerra sua quarta edição nesta semana com o lançamento de um documento que se tornou obrigatório na crescente pesquisa na área feita no país.
A Cartografia 2009-2010, que será divulgada na quarta no Itaú Cultural, faz um raio-x de como a linguagem vem se desenvolvendo no Brasil.
O levantamento foi realizado em cem cidades a partir do trabalho de 13 pesquisadores. "Cresceu muito o número de faculdades de dança nos últimos três anos", aponta a coordenadora-geral do programa, Sônia Sobral.
A constatação vem acompanhada de outra: a dança contemporânea está ainda mais preocupada com seus processos de criação.
Pensando nisso, o programa financiou 21 trabalhos de diferentes regiões, apresentados ao público de São Paulo -ainda em formato embrionário- em março.
Agora, quatro desses artistas voltam ao palco com obras totalmente desenvolvidas. São eles Adriana Banana (MG), Marta Soares (SP), Wagner Schwartz (MG) e Telma Bonavita (SP).
Para Soares, a apresentação dos processos evidenciou uma questão forte: muitas obras chegam ao público sem o devido acabamento.
"Tem quem mostre espetáculo achando que é processo e quem mostre processo achando que é espetáculo. Isso acontece porque não temos um mercado sólido de dança, fruto de uma falta de treinamento prévio", afirma.
A Cartografia será enviada só para instituições culturais e educacionais, mas os dados podem ser acessados emwww.itaucultural.org.br.

70% da população nunca foi a museus


Cerca de 70% da população brasileira nunca foi a museus ou a centros culturais e pouco mais da metade nunca vai a cinemas, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgada no dia 17 de novembro deste ano. A pesquisa tem como objetivo formular um indicador sobre a percepção da população em relação aos serviços prestados pelo Estado.

A pesquisa também revelou que 51,5% dos brasileiros nunca vão a shows de música. Contudo, 78% das pessoas ouvidas disseram assistir à TV e a DVDs todos os dias e 58,8% afirmaram ouvir música diariamente. O Ipea analisou também as barreiras para o acesso à cultura. A maioria, 71%, afirma que os preços altos são um importante empecilho ao acesso cultural.

Foi pesquisada, nas cinco regiões brasileiras, a percepção da população em relação à localização dos equipamentos e espaços culturais e sua proximidade com o local onde moram. Na região Sul, 55,3% dos entrevistados consideraram que os equipamentos culturais são mal situados; na região Sudeste, essa é a percepção de 53,8% da população; no Centro-Oeste, essa percepção atinge a 44,5% das pessoas; no Nordeste, o percentual é de 51,2%; e na região Norte, é de 43,4%.
No nível nacional, pouco mais da metade da população avaliou que os equipamentos culturais são mal situados em relação ao local onde moram. Cerca de 41% da população tem a mesma percepção em relação aos lugares públicos de encontro. Já o comércio foi apontado como bem situado por quase 60% das pessoas.

Foram avaliados ainda os espaços verdes, como praças e parques, que são percebidos como bem localizados por 30,7% dos entrevistados. Mas, para 31% deles, esses espaços foram classificados como mal situados. Os equipamentos esportivos são percebidos como mal situados por 43,2% da população

Balanço dos investimentos em cultura do Governo do Estado em campanha da Tempo


29 de Novembro de 2010 15:29

"Mais baianos produzindo cultura. Mais cultura para todos os baianos”. Esse foi o mote da campanha produzida pela agência Tempo Propaganda, para divulgar os resultados obtidos pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), nos últimos quatro anos. Nas peças para jornal, revista e TV a Tempo disponibilizou informações sobre os investimentos culturais que concederam à Bahia, o título de segundo estado do país que mais investe em cultura.

No filme de 60 segundos, principal peça da campanha, um texto ritmado com traços poéticos e imagens de diversas manifestações culturais da Bahia, são apresentadas as conquistas do estado, nessa área, conforme explica o diretor de criação da Tempo, Alesandro Colonnezi : “ pensamos num trailer de um longa-metragem para retratar a nova história da cultura baiana, com personagens reais encenando o que foi construído ao longo de quatro anos”.

Dentre as informações exibidas nas peças, foram destacados os 200 pontos de cultura em 107 municípios e 26 territórios de identidade; Carnaval Ouro Negro: 145 blocos apoiados, mais de 14 milhões investidos; 115 editais, mais de 12.00 projetos apoiados e mais de 87 milhões investidos. A campanha exemplifica um novo momento nas políticas culturais empreendidas para os baianos.

Agenda Cultural da Bahia


Agenda Cultural Bahia, publicação da Fundação Cultural do Estado da Bahia – Funceb, recebe material de divulgação para a edição de janeiro 2011 até o próximo dia 07/12 (terça-feira).  Produtores culturais que tem eventos programados para janeiro podem enviar sua programação através do e-mail agenda culturalbahia@gmail.com . A publicação visa divulgar a programação artística e cultural da capital e interior, servindo também como roteiro da programação. Com mais de trinta anos de existência – o primeiro exemplar foi lançado no ano de 1976- a Agenda Cultural Bahia já passou por diversos formatos e hoje se moderniza para alcançar os leitores, dando continuidade a divulgação dos eventos culturais que acontecem na Bahia. Com uma tiragem de 20.000 exemplares/mês, é o mais importante veículo de divulgação da arte e cultura baiana, sendo considerada referência no universo da produção cultural da Bahia.