Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Tribuna da Bahia: Boa Terra - Paris lembra Jorge Amado antes da Bahia

Valdemir Santana -Nem o Sul do estado, onde Jorge Leal Amado Faria nasceu, nem a Capital, onde talvez tenha passado os melhores anos da convivência com Zélia Gattai. É a França, país que o acolheu durante a perseguição política, que faz a primeira e principal referência sobre os dez anos da morte do escritor. A “13e édition du Festival du Cinéma Brésilien”, que começa daqui a um mês, em Paris, faz mostra especial sobre filmes baseados em seus livros, para reverenciar a morte de Jorge Amado.
A produção do festival trata Jorge Amado com as honras que merece. “O embaixador da literatura brasileira morreu há dez anos em Salvador, na Bahia, e uma retrospectiva dos quatro filmes de suas obras, será apresentada. O público francês pode descobrir melhor este grande escritor brasileiro no Cinema”, informa o site do evento. “Dona Flor e Seus Dois Maridos” dirigido por Bruno Barreto é chamado de hit.
O escritor morreu em Salvador no dia 6 de agosto de 2001. Ou seja, quatro dias antes de completar 89 anos de nascimento, a 10 de agosto. A proximidade das datas faz aumentar as honrarias ao escritor neste ano de 2011. Como Boa Terra já informou, no dia 10 de agosto a Fundação Cultural de Ilhéus começa a homenagear o centenário de nascimento do escritor. “Como fazem os europeus, começamos a comemorar cem anos aos 99 anos e um dia”, disse Mauricio Corso, presidente da FCI.

Nenhum comentário: