Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Panorama da Diversidade Cultural da Bahia Contemporânea é tema da última Videoconferência 2010 no dia 06/12



O objetivo do panorama é traçar o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Estado da Bahia e é coordenado pelas Secretarias de Planejamento em parceria com a Secretaria de Cultura.
(Território do Sisal- exibição na sala de videoconferência do Colégio Estadual Leobino px. da praça Morena Bela - Serrinha)


O estudo Panorama da Diversidade Cultural da Bahia Contemporânea coordenado pelas Secretarias de Planejamento - Seplan em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado - SecultBA tem como objetivos subsidiar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Estado da Bahia e publicar uma coletânea dos artigos elaborados por pesquisadores universitários. Ao todo são 7 macro-regiões do Estado (denominadas de Manchas Culturais) que estão sendo estudadas.

O trabalho Panorama da Diversidade Cultural da Bahia Contemporânea irá aprofundar o conhecimento sobre a formação das identidades culturais do conjunto de municípios que compõem cada Território de Identidade – conceito validado pelo Governo do Estado na gestão 2007-2010. Vai permitir ampliar a compreensão da diversidade cultural do território baiano decorrente das experiências históricas e socioeconômicas em sua expressão geográfica e ambiental, articuladas às dinâmicas nacionais e globais. 

Em um livre exercício de reordenamento espacial, as equipes das Secretarias de Cultura e de Planejamento definiram a organização de sete agrupamentos territoriais que serviram como ponto de partida para a contratação dos especialistas. Estes agrupamentos, denominados pelo grupo de Manchas Culturais, foram organizados segundo o predomínio de características da cultura regional e a classificação dos Territórios de Identidade. Desta forma, estão em processo de elaboração de estudo as seguintes manchas culturais da Bahia: Recôncavo, Grande Sertão, Chapada Diamantina, Oeste, Serra Geral, Região Cacaueira e Extremo Sul.

A videoconferência é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA em parceria com a Rede de Educação do Instituto Anísio Teixeira – IAT, e será realizada no próximo dia 06/12 (segunda feira), das 9h às 12h. A transmissão é feita de forma presencial nas salas das Delegacias Regionais de Ensino – DIREC’S (vide anexo) ou através da internet no site: http://ead.sec.ba.gov.br/media onde qualquer pessoa poderá ter acesso.

Nesta edição, que é a última realizada em 2010, estarão presentes representantes de Universidades Federal e Estadual além de representantes do Governo do Estado. São eles: Gustavo Falcon da Universidade Federal da Bahia - UFBA, Caio Adan da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, Erivaldo Neves da UEFS, Roberto Dantas Universidade Estadual da Bahia – UNEB, Carlota Gottchall do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB e Benito Juncal da Secretaria de Planejamento do Estado - SEPLAN.

Serviço
O quê: Videoconferência Panorama da Diversidade Cultural da Bahia Contemporânea
Quando: 06/12 (segunda feira) – das 9h às 12h
Onde: em todas salas das Delegacias Regionais de Ensino – DIREC’S (veja aqui os endereços) ou através da internet no site: http://ead.sec.ba.gov.br/media
EM SENHOR DO BONFIM A VIDEOCONFERÊNCIA SERÁ TRANSMITIDA NO COLÉGIO ESTADUAL SENHOR DO BONFIM.
Gratuito
-------------------------------------------------------
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
 (71) 3103-4142 / 9983-5278

Nenhum comentário: