Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Superguia Cultural


Produção cultural brasileira ganha um superguia. Quem trabalha com produção cultural no Brasil, sabe o quanto é difícil para colocar uma ideia em prática. Seja para conseguir financiamento, para saber detalhes do que cada um na equipe técnica deve proceder, entre outras questões, os profissionais desta área precisam usar muita criatividade para driblar as eventuais dificuldades.
Pensando nisso, nasceu o projeto Produção Cultural no Brasil, realizado pela Casa da Cultura Digital e pelo Ministério da Cultura. O idealizador deste trabalho, Fábio Melaronka Ferron, conta como se deu este processo.

“O objetivo é o de movimentar e estimular o debate em torno deste setor, que empregaram no período de 2003 até 2005 mais de 1,5 milhão de pessoas no País. Não havia um material similar a este no Brasil e vimos que seria uma boa oportunidade para que as pessoas ligadas à esta área tenham menos dificuldades na hora de colocar em prática os seus projetos”, revela.
O material pode ser encontrado para download no site www.producaocultural.org.br de forma gratuita e será também editado e publicado em uma coleção de cinco livros, com tiragem de três mil exemplares, que serão distribuídos para bibliotecas nacionais e universitárias.

“Todo o material está livre. Qualquer pessoa que necessitar reproduzi-lo ou utilizá-lo, poderá fazer”, garante Ferron. O material conta com cem entrevistas, realizadas no primeiro semestre deste ano.
O interessado poderá conferir entrevistados como Gilberto Gil (músico e ex-ministro da cultura), Maurício de Sousa (criador da Turma da Mônica), Eduardo Tolentino (diretor e dramaturgo), entre outras.

Nenhum comentário: