Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Videoconferência debate sobre consolidação dos sistemas de Cultura

Uma videoconferência a ser transmitida nesta quinta-feira (11), das 9h às 12h, vai debater sobre a consolidação dos Sistemas Nacional e o Estadual de Cultura. A iniciativa é da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) em parceria com a Rede de Educação do Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão da Secretaria da Educação do Estado.
A transmissão será realizada de forma presencial nas 33 salas das Delegacias Regionais de Ensino (Direcs), onde qualquer pessoa poderá ter acesso. O debate conta com a presença da ex-secretária de Cultura do Estado do Ceará, Cláudia Leitão, do coordenador-geral de Relações Federativas do Ministério da Cultura (MinC), Roberto Peixe, da chefe de Gabinete da Secult, Neuza Britto, e do diretor de Cultura do município de Maracás, Edmar Vieira.
No Brasil, desde 2003, o Ministério da Cultura vem implantando o Sistema Nacional da Cultura junto com os estados e municípios, que desenvolvem seus próprios sistemas. Esse sistema visa promover a integração de órgãos, aperfeiçoar recursos e melhorar a eficiência das ações, o que significa a organização sistêmica do setor, ampliando, assim, o fomento efetivo, democrático e ininterrupto de atividades culturais.
Para a ex-secretária de Cultura do Estado do Ceará, Cláudia Leitão, os Sistemas Nacional e o Estadual de Cultura garantem a inclusão da Cultura nos municípios. “Nas secretarias municipais, o nome Cultura muitas vezes é fantasia porque o que acontece nessas localidades são ações sazonais, já que as “Secretarias de Cultura” estão vinculadas às Secretarias de Educação. O desafio é criar Sistemas Municipais e Estaduais que dialoguem entre si. Quando pensamos em Cultura não podemos pensar nos artistas, mas sim na população”, explica Leitão.
Lei Orgânica
A Bahia deu seus primeiros passos para a consolidação do Sistema Estadual de Cultura e uma das principais ferramentas é a Lei Orgânica de Cultura, que está em fase de finalização e vai favorecer o desenvolvimento da cultura em todo estado. A Lei, que vem sendo construída de forma participativa e debatida desde 2007, já foi levada à discussão pública em encontros como a Conferência Estadual de Cultura, Encontros Setoriais e outros Fóruns artísticos.

O município de Maracás, a 365 quilômetros de Salvador, foi o primeiro da Bahia a consolidar o Plano Municipal de Cultura. A medida garante, entre outros direitos, uma legislação municipal específica, que se preocupa com assuntos da área cultural. Até o final deste mês, mais três municípios baianos (Itapetinga, Barreiras e Conceição do Coité) estarão criando seus próprios planos.

Nenhum comentário: