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segunda-feira, 30 de maio de 2011

Programa Petrobras Distribuidora de Cultura


VEÍCULO
TÍTULO
Minc

Empresa anuncia selecionados em edital de peças teatrais que conta com parceria do MinC
A Petrobras Distribuidora divulgou nesta sexta-feira (27) os projetos selecionados na 2ª edição do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura. O programa, maior seleção pública específica para circulação de peças teatrais no país, é desenvolvido em parceria entre o Ministério da Cultura (MinC), a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom-PR) e a Petrobras Distribuidora. O objetivo da ação é democratizar e dar maior transparência à política de patrocínios culturais da estatal.
Com valor total de R$ 12 milhões, o edital viabilizarará a apresentação de 50 espetáculos teatrais nas categorias adulto e infanto-juvenil, em todo o Brasil. No total, ocorrerão apresentações em mais de 70 municípios, abrangendo as 27 unidades federativas. A premissa da seleção é levar espetáculos consagrados, a preços populares, à cidades diferentes daquelas em que já estiveram em cartaz.
“O edital representa nossa relação com o povo brasileiro. E nada é mais emblemático com o povo do que sua cultura, manifestada nesse resultado através das peças teatrais, capazes de fazer rir, chorar e refletir sobre a condição humana. Fizemos um trabalho em conjunto, articulado e organizado de forma sistemática com o Ministério da Cultura e a Secom para que todo o processo fosse viabilizado. O resultado de hoje é a ponta do iceberg de todo esse envolvimento”, destacou o presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto na cerimônia de divulgação do resultado.
Formada por representantes do Sistema Petrobras, do Ministério da Cultura e do meio teatral, a comissão avaliadora analisou 327 projetos inscritos selecionando os 50 vencedores. Foram considerados os quesitos mérito, relevância artística, currículos dos profissionais envolvidos, viabilidade de execução, praças propostas e resultados obtidos em temporadas anteriores.
“O resultado demonstra ser possível a distribuição equilibrada dos recursos, sem a concentração em uma única região do país, abrangendo todos os estados brasileiros. E esse resultado é fruto da aproximação e parceria do MinC com as estatais, em uma relação de mão dupla que tende a ser ampliada e aprimorada”, disse o Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes, que representou a Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, no lançamento do resultado no Rio de Janeiro.
Parceria
A primeira edição da seleção pública do Programa, durante o biênio 2009/2010, também contou com a parceria do Ministério da Cultura e possibilitou a circulação de 43 espetáculos teatrais, atingindo um público superior a 120 mil pessoas, com mais de 500 apresentações em todas as regiões do País.
De acordo com o presidente da Petrobras Distribuidora, o grande desafio da segunda edição era alcançar resultados ainda mais promissores, com a principal meta de formação de plateia. “Para isso, foram adotadas duas medidas: a criação de uma categoria exclusiva para peças infanto-juvenis, garantindo a participação desse público que, desde cedo, precisa ter acesso e valorizar a cultura; e a diminuição do valor máximo cobrado pelo ingresso, com o teto de R$ 20″, explicou.
Para a diretora do Departamento de Patrocínios da Secom-PR, Ana Cristina Ribeiro da Cunha, o edital trata-se de uma iniciativa de grande valor para o país, na medida em que a Petrobras Distribuidora avança nos objetivos mais óbvios do patrocínio cultural e se apropria do conceito de democratização.
“Ouso dizer que além de cultura, a estatal está distribuindo exemplo de como as empresas públicas e mesmo entidades privadas devem definir suas políticas e diretrizes e nortear sua atuação alinhadas com as públicas prioritárias. Exemplo de boa parceria com a Secom e o Ministério da Cultura que está aqui para provar que os resultados são sempre melhores para a sociedade quando as ações de governo nascem e crescem articuladas”, afirmou Ana Cristina Cunha.
Democratização cultural
Um dos pontos mais destacados do edital foi seu conceito de democratização e sua abrangência em todos os 27 estados brasileiros. No Amazonas, por exemplo, serão 10 diferentes espetáculos; na Bahia 17; em Minas 16; em Pernambuco 12; e no Rio Grande do Sul 11. Em São Paulo serão 12 espetáculos, dos quais 7 estarão no interior do estado.
Um dos projetos contemplados na categoria adulto, a peça Pterodátilos, de direção de Felipe Hirsch, trata-se de uma família rica e disfuncional rumo à extinção, e, por extensão, à extinção da espécie. Temas tabus ganham uma entonação coloquial através do humor dilacerante dos diálogos curtos e diretos de Nicky Silver. A peça irá circular em Macéio, Salvador, Natal, Aracaju e Recife. “É um conceito de democratização cultural porque, de fato, o edital é amplo, aborda todas as necessidades para levar os espetáculos a outros lugares que não são os de origem” afirmou o ator e diretor Marco Nanini, integrante do elenco.
Na categoria infanto-juvenil, o projeto Histórias da Mãe África apresenta nove histórias de diferentes regiões do continente em um rico panorama de ritmos e sabedoria ancestrais. Com direção de Cacá Mourthé, a peça circulará em Rio Branco, Brasília, Goiânia, Porto Velho, Manaus e Macapá. “É um projeto de caráter de inclusão social, para mostrar o continente africano ao público infantil, e ao mesmo tempo busca a formação de plateia, atraindo a criança para o teatro”, comentou a atriz Priscila Camargo que faz parte do elenco da montagem.
Acordo de cooperação
Com o objetivo de possibilitar maior celeridade à tramitação dos projetos incluídos no edital e viabilizar a contratação rápida dos patrocínios, o Ministério da Cultura assinou acordo de cooperação técnica com a Petrobras Distribuidora no final do ano passado, durante reunião do Comitê de Patrocínios da Secom.
O acordo garantiu maior agilidade à tramitação, uma vez que os projetos foram pré-selecionados pela Comissão de Seleção e submetidos à análise do Ministério em caráter prioritário, visando ao cumprimento do cronograma de etapas do edital. A medida também reduziu custos com uma análise prévia de projetos que não são selecionados.
“Dialogar com as estatais garante melhor exequibilidade e permite o alinhamento entre as políticas do Governo Federal com as ações de patrocínio cultural das instituições, otimizando o uso dos recursos públicos. O MinC se coloca à disposição para que nossos sistemas funcionem em nível de eficiência e integração, visando ao fomento da cultura no país. Temos trabalhado para desburocratizar e simplificar os trâmites necessários ao pleno trabalho dessas instituições”, justificou o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Henilton Menezes.
(Texto: Caroline Borralho, Ascom/Sefic)
(Fotos: Alexandre Brum, Ascom/Petrobras)

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