Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Bibliotecas comunitárias da Bahia são premiadas pelo programa Mais Cultura


josiasgomes.com.br

25.06
Bibliotecas comunitárias da BahiaBibliotecas comunitárias da Bahia
Quando as histórias começam a ser contadas, a imaginação das crianças e dos adolescentes que frequentam a Biblioteca Comunitária Betty Coelho voa para um mundo cheio de fantasias e com personagens inusitados. Localizada no bairro da Boca do Rio há seis anos, o equipamento recebe diariamente 15 pessoas, entre crianças e adolescentes, que buscam conhecimento e diversão em um dos 11 mil livros do acervo.
“Eu não gosto de ler, mas um dia meu tio me trouxe e aqui conheci um novo mundo. Hoje, faço parte de um grupo de recital de poesia. Sinto que quem frequenta a biblioteca tem um diferencial porque, aqui, estamos sempre aprendendo mais”, afirmou Alana Santana, 12, frequentadora assídua do espaço de leitura desde os 8 anos de idade.
Assim como a Biblioteca Comunitária Betty Coelho, outras instituições espalhadas por todo estado baiano fazem alguns minutos de meninos e meninas se tornarem mágicos só no abrir das páginas de um livro. E para que estes espaços pudessem ampliar o atendimento ao público, incentivando a leitura principalmente entre os jovens, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio da Fundação Pedro Calmon, realizou nesta segunda-feira (23), no Palácio Rio Branco, a premiação do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura, resultado do edital que selecionou 23 bibliotecas comunitárias. Cada instituição contemplada receberá R$ 50 mil.
Os recursos deverão ser utilizados para aquisição de acervos (livros e demais publicações e materiais de leitura – revistas, gibis, CDs, DVDs), apoio às atividades socioculturais e educativas agregadas à leitura (rodas de leituras, oficinas de mediação de leitura e produção de textos, debates, exibição de filmes), compra de equipamentos e mobiliário de apoio e suporte às atividades voltadas ao atendimento do usuário (computador, impressora, TV, DVD, aparelho de som, estantes para livros, mesas e cadeiras, pufes, projetor), investimento em reforma e instalações, entre outras ações para melhor atender à comunidade a sua volta.
Reconhecimento
A diretora-geral da Biblioteca Comunitária Betty Coelho, Jeane Sanches, afirmou que o edital é um reconhecimento do trabalho realizado nas comunidades. “A partir da leitura, a criança e o adolescente começam a desenvolver uma autocrítica da sociedade em que ele vive. Isso é demonstrado no jeito de falar, na maneira de se posicionar diante de situações diversas. Por isso, o edital nos ajuda a dar continuidade a esta trajetória, mostrando a estas crianças que o livro pode nos oferecer muita coisa boa”.
De acordo com o secretário da Cultura, Albino Rubim, o objetivo do edital é auxiliar as bibliotecas comunitárias na democratização do acesso ao livro, na formação de mediadores, na valorização da leitura e da informação. “Não podemos apenas imaginar que as intervenções no campo da cultura aconteçam apenas em nível do voluntariado. É preciso dar as mínimas condições como as que estão ocorrendo agora, a partir de editais”.
O diretor da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro, explicou que o Governo do Estado tem realizado diversas iniciativas de desenvolvimento da leitura na Bahia como assistência técnica às bibliotecas, apoio na compra de equipamentos e acervos. Segundo ele, também em parceria com o Ministério da Cultura serão premiados 126 pontos de leituras no estado, modernizadas bibliotecas municipais, além da seleção de 570 agentes de leituras, que estarão em todos os municípios baianos, levando a leitura para cada canto de sua cidade.
Tags: bibliotecas comunitarias, Governo da Bahia, mais cultura

Nenhum comentário: