Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Instituto Claro e SecultBA promovem oficinas gratuitas de experimentação audiovisual na Bahia


calilanoticias

O Estado é o primeiro a receber o projeto Laboratório – Experimentações Audiovisuais, que acontece em conjunto com o Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas

Para incentivar o aprimoramento de novos realizadores audiovisuais e reforçar o conceito educativo do Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas, o Instituto Claro idealizou, juntamente com a produtora Casa Redonda e com os cineastas Philippe Barcinski e Marco Del Fiol, a realização do projeto Laboratório – Experimentações Audiovisuais. O objetivo da iniciativa é levar oficinas de produção de vídeo, com atividades práticas e teóricas que vão desde a estruturação da ideia até a captação e edição de imagens, a diversas cidades brasileiras.
Realizado em parceria com Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia, o Instituto Claro dará início a este circuito em Salvador. Coordenadas pelos cineastas Philippe Barcinski e Marco Del Fiol, e com a monitoria do também cineasta e educador baiano Lula Oliveira, as oficinas, abertas a todos os realizadores e interessados por audiovisual, percorrerão as cidades de Salvador (16 a 19 de abril), Santo Antônio de Jesus (28 e 29 de maio) e Ilhéus (31 de maio e 1 de junho). Em módulos de apenas dois dias em cada local, num processo intenso de aprendizado e experimentação, os participantes de cada oficina produzirão vídeos de até 3 minutos e ensaios fotográficos que serão publicados no site www.projetolaboratorio.com.br/ba e exibidos nas comunidades beneficiadas pela iniciativa.
“A produção audiovisual era, até bem pouco tempo, privilégio de poucos. Hoje, no entanto, criar, produzir, editar e difundir conteúdos audiovisuais está ao alcance de quase toda a população. Com um simples celular, câmera fotográfica digital ou webcamé possível captar imagens e sons. A plataforma Claro Curtas visa justamente isso: estimular a experimentação, o aprendizado, a criação, e a produção do audiovisual via dispositivos móveis por todo Brasil”, explica Carime Kanbour, vice-presidente do Instituto Claro.
Com o intuito de estimular experimentações audiovisuais também em ambientes educativos formais e informais, será realizada em Salvador uma oficina especial exclusiva para educadores sociais e professores, em parceria com o Instituto Anísio Teixeira – IAT e a Secretaria de Educação do Estado da Bahia. A intenção deste módulo é sensibilizar educadores para as possibilidades de uso da linguagem audiovisual em sala de aula a partir de metodologias e equipamentos simples e acessíveis.
“Esta é uma oficina de linguagem. Não propomos uma formação do olhar, mas uma ‘reformação do olhar’. O participante é estimulado a fazer recortes do que vê e ‘organizar’ essas imagens num discurso poético próprio. Cada um faz suas fotos, grava suas imagens e edita seus vídeos. Em cada etapa o participante é convidado a refletir sobre a sua produção e a do grupo”, comenta o cineasta Marco Del Fiol.
Ainda em 2011, as oficinas do Laboratório – Experimentações Audiovisuais vão percorrer, além do estado da Bahia, outras regiões, como o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará e Rio Grande do Sul, compondo um circuito de aprendizado, criação, produção e difusão de vídeos e fotografias capazes de demonstrar os potenciais regionais de expressão por meio da linguagem audiovisual, de forma acessível e democrática.
As oficinas do Circuito Bahia 2011 estão abertas a qualquer pessoa interessada em experimentar livremente sua criatividade produzindo fotos e vídeos de curta duração. Ao final das oficinas, além da publicação dos vídeos realizados no site do projeto, as melhores fotografias produzidas serão publicadas na revista digital Laboratório Bahiapara difusão em rede. A revista também estará disponível no endereço www.projetolaboratorio.com.br/ba As fichas de inscrição estão disponíveis no mesmo site e deverão ser preenchidas e enviadas para o emailoficinasba@projetolaboratório.com.br. As vagas são limitadas.
Sobre o Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas

Lançada no dia 30 de março, dia do aniversário dos dois anos do Instituto Claro, a 3ª edição do Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas propõe o tema “O Tempo do Agora” e traz novidades. A partir deste ano, será dividido em quatro categorias:Alunos do ensino médio, Universitários, participantes de ONGs, Pontos de Cultura e Cineclubes, e categoria Livre, voltada para os realizadores independentes. No total, serão premiados oito vídeos, sendo dois por categoria, além das instituições de ensino vinculadas aos vencedores (com exceção da categoria Livre) também serão premiadas. São R$ 100 mil reais em prêmios, distribuídos em barras de ouro, equipamentos de gravação e edição e cursos de linguagem audiovisual. Os interessados podem inscrever seus vídeos com duração entre 30 e 90 segundos feitos utilizando celulares, webcams, câmeras fotográficas digitais ou outros dispositivos móveis até o dia 17 de junho. Mais informações no site www.clarocurtas.com.br
AGENDA
* SALVADOR
15 de abril: Lançamento do Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas e das Oficinas Bahia do projeto Laboratório, com palestraAUDIOVISUAL E MÍDIAS MÓVEIS, novas fronteiras de experimentação, expressão e aprendizado
Palestrante: Marco Del Fiol
Horário: 19h
Local: Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Endereço: Rua General Labatut, 27 – Barris
16 e 17 de abril: Oficina LABORATÓRIO para Realizadores Audiovisuais
Horário: das 8h às 19h
Local: Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Endereço: Rua General Labatut, 27 – Barris
18 e 19 de abril: Oficina LABORATÓRIO para Educadores
Horário: das 13h às 18h
Local: Instituto Anísio Teixeira – IAT (Colégio Estadual Odorico Tavares)
Endereço: Av. 7 de Setembro, s/n – Vitória

Nenhum comentário: