Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

417 cidades para 500 mil pessoas


Na Bahia, Senhor do Bonfim, Amargosa, Cruz das Almas, Porto Seguro e Ilhéus são apenas alguns dos destinos

Como em todo o Nordeste, o São João é visto também na Bahia como importante produto turístico, com manifestações nas 417 cidades baianas. A Secretaria de Turismo do Estado calcula que 500 mil pessoas vão se deslocar pelo território baiano em junho e julho, visitando sobretudo as cidades do Senhor do Bonfim, Amargosa, Cruz das Almas, Jequié, Ibicuí, Piritiba, além da capital, Porto Seguro e Ilhéus.
Dias atrás, o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli esteve em São Paulo para o lançamento do São João baiano de 2011, com o argumento de que o mercado paulista é o principal emissor de turistas que entram anualmente na Bahia por avião: mais de 1,2 milhão de pessoas. Mas o fato é que só da principal operadora de turismo do Brasil, a CVC, já estão confirmados mais de 40 mil pacotes de viagem para a Bahia durante o período das festas juninas.

A rede hoteleira de Salvador trabalha com a perspectiva de um aumento de 21% na sua taxa de ocupação nesse período, comparado com o ano passado. Esse mesmo incremento é esperado para Porto Seguro e Ilhéus. Mais de 1,5 mil vagas temporárias serão criadas para atender à movimentação aguardada para o comércio de Salvador. Os santos juninos deverão assegurar às cidades do Senhor do Bonfim, Cruz das Almas e Amargosa faturamento de R$ 30 milhões.

Salvador vai concentrar seus festejos nos dias 17,18, 22, 23, 24 e 25 de junho, no Pelourinho, com artistas consagrados como Gilberto Gil, Elba Ramalho, Alcymar Monteiro, Genival Lacerda, Estakazero, Zelito Miranda, Carlos Pitta e Alceu Valença, entre outros. Os visitantes vão conhecer o Elevador Lacerda, vendo, nas proximidades, trios de forró e quadrilhas juninas.

Ainda no centro histórico serão montadas dez barracas de comidas típicas.

Também a cidade de Porto Seguro aposta no sucesso dos festejos deste ano, pois chegou a fechar quatro voos charters para importantes destinos emissores como São Paulo, Belo Horizonte e Buenos Aires. Ilhéus (litoral sul), a 464 km de Salvador, também promete honrar o ciclo junino com muitas atrações. Sua rede hoteleira dispõe de dez mil leitos e ela está ligada, principalmente, ao sudeste brasileiro por 13 voos.

Cruz das Almas é outra opção para quem busca atrações variadas e para toda a família. “Passeando pelo Nordeste, uma festa de todas as caras, cores e sabores” é o tema do encontro junino com muitas danças e comidas típicas. Haverá um arraial exclusivo para a garotada, incluindo uma feira de artesanato. Como sempre, haverá a guerra de espada. Em locais reservados, a batalha de fogos ocorrerá com total segurança, garantem os organizadores.

Nenhum comentário: