Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

O Globo Músicos não cedem e OSB encerra negociações

VEÍCULO TÍTULO

RIO - As tentativas de acordo entre a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira (FOSB) e os 36 músicos demitidos fracassaram. Os insurgentes tinham até segunda-feira para acatarem a proposta elaborada pela instituição, porém, ninguém se pronunciou. Em nota oficial, a FSOB informou, na noite de terça, que devido ao não comparecimento dos insurgentes à sede da fundação até a data limite, o caso está encerrado e os 36 músicos estão, de fato, demitidos.
PROTESTO : Músicos da OSB Jovem abandonam o palco no Theatro Municipal
BLOG : A OSB em risco
APOIO : Solistas cancelam concertos com OSB
ENTREVISTA : Para presidente da OSB, crise é ameaça à instituição, que não pode ser refém dos 32 músicos demitidos
"A FOSB sempre acreditou em um desfecho positivo e se empenhou ao máximo para atender as solicitações do grupo de músicos, mas infelizmente não houve consenso. Após mais de dois meses do início deste processo, a Fundação acredita que deve dar continuidade ao projeto de transformar a OSB na melhor orquestra do país e pensar na execução da Temporada 2011. (...)"
De acordo com o documento, a temporada 2011 da OSB começa dia 3 de junho e todos os concertos do segundo semestre estão mantidos.
A proposta sugerida pela fundação desagradou os músicos. Ela convertia as demissões por justa causa em suspensões de dois dias e mantinha o pivô da crise, o maestro Roberto Minczuk, em sua funções regulares - de diretor artístico e regente titular da OSB. Os músicos, entretanto, pediam suas reintegrações ao corpo orquestral sem nenhum tipo de punição e e solicitavam o afastamento de Minczuk. O maestro foi desligado, apenas, da direção artística do Teatro Municipal, cargo que também ocupava.
- Ninguém apareceu lá (na sede da fundação) porque a proposta deles é indecente: mantém o maestro e nos dá suspensão. Ou seja, já voltamos de cabeça baixa. Assim, é melhor ficar de fora - diz Luzer Machtyngier, ex-presidente da comissão de músicos da OSB.
Além disso, a proposta da fundação mantinha as avaliações, responsáveis por detonar toda a crise, reagendadas para junho. O que mudava eram os termos, acordados, entre as partes, segundo a fundação, no último dia 8: elas seriam em conjunto, em formato de música de câmara, e com repertório escolhido pelos músicos.
Os 36 músicos demitidos vão fazer um concerto no próximo sábado, na Escola Nacional de Música, às 19h - mesmo dia em que o segundo concerto da temporada 2011 com a OSB Jovem ocorreria. O concerto, no entando, foi adiado, pois a pianista Cristina Ortiz e o maestro Roberto Tibiriçá, convidados da ocasião, cancelaram suas apresentações em solidariedade aos músicos demitidos. Cristina, porém, vai participar do concerto dos insurgentes, e, além de tocar, vai reger todo o segundo ato. Quem comanda a batuta no primeiro é o mastro paulistano Osvaldo Colarusso.
- A temporada da OSB começa no dia 3 de junho e a temporada dos músicos demitidos da OSB começa dia 30 de abril - alfineta Luzer.

Nenhum comentário: