Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Mostras Cinema Baiano, no Cine XIV, tem início na tarde de hoje

Durante 2009, as poltronas do Cine XIV, no Pelourinho, que agora abrigam espectadores ávidos para o filme começar, ficaram vazias. Reaberta no ano passado, a sala investe, desde então, em projetos para levar público ao cinema: a partir de hoje, iniciam-se as Mostras Cinema Baiano, com exibição de nove filmes da cinematografia local, todos feitos a partir de 2000, com exceção do clássico baiano Meteorango Kid, Herói Intergalático, de 1969.

As exibições acontecema partir deumaparceria realizada entre o Circuito Saladearte, grupo proprietário da sala, e o Banco do Nordeste. O projeto de dinamização do Cine XIV foi viabilizado a partir da Lei Rouanet.

“Já estamos no sexto mês de projeto, e o público da sala cresceu quase 200%”, afirma Renata Hasselman, produtora responsável pela dinamização da sala. Em novembro do ano passado, o Cine XIV investiu em formaçãodeplateia,elevoucerca de mil estudantes para assistir filmes nacionais na sala.

Segundo ela, uma das principais razões que levaramao fechamento do Cine XIV em 2009 foi a falta de público. “A questão da violência afugentou um pouco os baianos. Os turistas não deixaram de ir ao Pelourinho por isso, mas quem sustenta uma sala de cinema no resto do ano são os baianos mesmo”.

Programação Renata conta que a seleção dos filmes que serão exibidos nas Mostras Cinema Baiano foi feita a partir da programação do Festival de Cinema Baiano, realizado no mês passado, em Ilhéus. “O evento foi um sucesso, teve um público muito grande.

Fizemos uma parceria como festival para trazer alguns dos filmes que resumissem bem o que foi exibido lá”, revela. Além disso, decidiram também apostar na exibição de curta-metragens infantis. “Nosso público é adulto,masmuitas pessoastêm filhos e queremlevá-los para ver filmes do circuito alternativo.

Criamos, então, essa possibilidade”, Renata conclui.

Dentre os filmes que estão presentes na programação das Mostras, estão produções premiadas, como Carreto, eleito melhor filme de curta-metragem no Festival de Gramado, e Doido Lelé, que ganhou o prêmio de melhor filme pelo júri popularda9ªMostradeCinema de Cinema Infantil, na cidade de Florianópolis

Nenhum comentário: