Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Trote na Univasf dá 'banho de fezes e urina' em calouros

Ainda que uma prática questionável, os trotes já se tornaram a forma mais tradicional de receber os calouros no início do ano letivo em quase todas as instituições de ensino superior do país. Porém enquanto uns já reformularam a ideia e criaram trotes solidários, que visam a integrar veteranos e novatos em ações sociais, há aqueles que levaram a humilhação a um ponto tão crítico que beira a tortura. Práticas assim já foram notícia em todo o país, como no caso do 'rodeio de gordas', e agora, mais uma denúncia de abuso acontece logo aqui em Petrolina, no campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

A reportagem do jornal Folha do São Francisco apurou que veteranos de Veterinária e Zootecnia já transformaram em cultura receber os calouros amarrando-os, arrastando-os por estrada de terra e dando-lhes banho de lama misturada com fezes de animais. “É uma verdadeira cena de tortura e humilhação. Uma coisa totalmente desnecessária, que a universidade precisa combater”, diz o familiar, que entregou à nossa reportagem o documento que enviou à Ouvidoria da Univasf.
Ele, que prefere não se identificar por temer retalização, mostrou, ainda, vídeos postados na internet, que provam as humilhações sofridas pelos calouros. Em alguns, adolescentes são obrigados a ingerir álcool; em outros, alguns ingerem até mesmo o líquido de fezes que lhes é lançado no rosto; “A única coisa que queremos é acabar com essa prática desrespeitosa aos nossos filhos. Na resposta que recebi da universidade, foi-me prometido que minha denúncia seria encaminhada à Pró-Reitoria de Ensino, que tomaria providências para coibir o trote violento. Espero que isso aconteça senão, processaremos a universidade”, garantiu indignado.

ASSISTA AO VÍDEO

http://www.portalsoagitos.com.br/v2/index.php?pg=noticia&id=2182

Nenhum comentário: