Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Instituto quer recurso para montar cinema


Selecionado no final de 2010 para fazer parte do Cine Mais Cultura, programa do governo federal, o projeto do Instituto Cultural Mães Guerreiras da Luz, localizado no bairro Pedro Raimundo, em Juazeiro (a 50o km de Salvador), precisa de ajuda para montar a sala de cinema qde deve receber os equipamentos do Ministério da Cultura até o mês de abril. No prédio onde funciona o instituto, um espaço onde aconteciam as aulas de balé deverá ser transformado em sala para a exibição gratuita dos filmes, mas para que isso aconteça serão necessários pelo menos R$ 2 mil.
O dinheiro será aplicado na construção de uma parede, colocação de portas de vidro e forro, reforma de piso e pintura. "Precisamos de ajuda para dar andamento ao projeto e proporcionar à comunidade acesso livre ao conhecimento das obras audiovisuais, interatividade, e contribuir com a diversidade cultural e lazer saudável", afirma Zenaide Perpétua Conceição Coelho, professora aposentada e presidente do instituto.
A sala terá capacidade para 5o pessoas e a ideia é realizar pelo menos três sessões nos fins de semana se a procura for grande. Os equipamentos apenas serão enviados após a capacitação de dois jovens monitores. O curso deve acontecer em Salvador, mas
ainda não há data definida. Saulo de Tarso Santos, 18 anos, monitor de informática, está animado. "Até abril, nós deveremos seguir para aprender a mexer com os equipamentos", afirma o rapaz.
O Cine Mais Cultura atende periferias beneficiando projetos relacionados à exibição de filmes e à formação de pú
blico na área de audiovisual. O programa do Ministério da Cultura em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia tem o objetivo de popularizar o acesso às produções audiovisuais.
O programa deve levar a exibição de filmes aos municípios que não possuem salas comerciais de cinema e à população que não tem condições de pagar o ingresso. O Cine Mais Cultura já implantou 813 projetos em 672 localidades do interior.
Apoio '
Com a seleção para o Cine Mais Cultura, o Mães Guerreiras da Luz precisa de apoio de voluntários, já que não possui receita para pagar profissionais. "Precisamos de pessoas com conhecimento e vontade de doar seu tempo ao projeto. Não queremos apenas exibir os filmes, mas realizar debates e discussões, fazendo com que a comunidade desenvolva senso critico", ressalta Zenaide Coelho.
O Instituto Cultural Mães Guerreiras da Luz nasceu em 1g87 como Associação de Mães e teve ações intensificadas em 2003. Hoje, ocupando um prédio de um andar , abriga o Projeto Ponto de Leitura desde 2008 para mais de loo jovens e adultos com oficinas de balé, judô, dança, hip hop, pintura em tela e tecido, costura, literatura.
Mantém uma biblioteca, um infocentro e uma cozinha industrial. Atualmente, 12 pessoas trabalham de forma voluntária no instituto. Com o dinheiro arrecadado no Ponto de Leitura, foram compradas máquinas de costura industriais e, com a arrecadação de R$ 1 mil a cada io mil notas do Sua Nota é um Show, foram adquiridas geladeira, armários de cozinha e panelas industriais.

Nenhum comentário: