Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Correio 24h A Copa já começou!

Uma mistura de culturas e cores assim só se vê na Bahia. São os `gringos soteropolitanos' unidos na campanha: Abre a Copa, Salvador!
Na Bahia de Todas as Torcidas, cada país tem seu jeito de ser, mas tá todo mundo junto com a bola no pé. Neste dia de aniversário da cidade, que completa hoje 462 anos, todos querem mandar um recado _ pra turma do Comitê Organizador do Mundial 2014.
Representada na bandeira
lá no alto desta página, com a pomba branca tendo no bico um ramo de oliveira, sobre o fundo azul, nossa Salvador de todos os povos é também de todas as seleções.
No encontro promovido pelo CORREIO no Pelô, a particularidade de cada povo ficou evidente. Os europeus não resistiram. A galera africana fez a galera se soltar. "A final vai ser Brasil e Portugal!", largou o português Montalvão. O ganês Sankofa, ao lado dos parceiros da Nigéria, África do Sul, Costa do Marfim e Senegal, afinou o go- gó. "É Brasil-Africa na cabeça! Gana vai brilhar!" . O francês Bruno Peyrefitte perturbou: "Vocês nem aguentam ouvir falar na França". Basta lembrar 1986, 1998, 2006...
No mesmo embalo do amigo, o espanhol Anastasio Sánchez foi lembrar logo da Copa passada. "O Brasil não conseguiu passar da Holanda. Fizemos nossa parte. Mostramos como joga um campeão!".
Ainda faltam pouco mais de três anos para o maior.espetáculo do futebol mundial, mas já tem italiano de olho no recorde brasileiro. "Vou ser penta aqui no Brasil", profetiza Stefano Barbi Cinti.
As provocações só ficaram de lado quando o assunto foi a abertura da Copa de 2014 aqui em Salvador.
Todos se consideram baianos de coração e não hesitaram na hora de defender a primeira capital do país. Foi o caso do especialista em churras - cos, Luís Argentino, na Bahia desde 1984.
Antes de vir pra Salvador, passou por Rio e São Paulo. "As pessoas são hospitaleiras em Salvador. Não importa se é negro ou branco, italiano ou argentino, todos sãojbem que - ridos por aqui", comenta.
MERECIMENTO Mais sereno após provocar o futebol brasileiro, Anastasio Sánchez afirma que Salvador, por merecimento, precisa realizar a festa e o jogo de abertura. "A cidade já provou que pode organizar espetáculos de grande porte", analisa. Depois, ainda fez um pedido. "Queremos que a Espanha jogue aqui!".
Cônsul geral de Portugal na Bahia, José Manoel Lomba lembrou dos craques baianos que fizeram sucesso representando o Brasil nas Copas do Mundo.
São sete campeões mundiais: Zózimo, Bebeto, Aldair, Vampeta, Edilson, Júnior Na-gata e Dida. Atualmente, o lateral de Juazeiro Daniel Alves representa a Bahia na seleção de Mano Menezes. O zagueiro David Luiz, paulista de Diadema, foi revelado no Vitória.
Pra fechar a torcida por Salvador, ninguém melhor do que um brasileiro... e soteropolitano! O irreverente ator do bando de teatro Olodum, Jorge Washington, mostra por que Salvador é a capital mundial da receptividade. Tá duvidando? Se ligue só no papo do cara...
"Copa do Mundo é festa... Ninguém sabe fazer festa melhor do que o baiano! A abertura vai ser aqui, pai! Tenho certeza". Assim será, todo mundo junto, bote fé!

Nenhum comentário: