Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 30 de março de 2011

A Tarde Onde está o conteúdo Bahia? - Opnião - Artigos

Jorge Portugal
Agora que o ano letivo deve engrenar de vez, convido autoridades e educadores a me responderem a uma pergunta
simples: é possível consolidar alguma identidade cultural, consciência profunda de pertencimento sem conhecer os caminhos que levam a essa condição? Traduzindo: como essa meninada que nasceu na Bahia, vive na Bahia, respira Bahia pode passar ii anos numa escola sem estudar a história e a geografia do seu lugar e sem conhecer a cultura do seu povo? Meninos e meninas que devem saber de cor o ciclo dos angiospermas, mas desconhecem a importância do Recôncavo na formação cultural do Brasil. Garotos e garotas que já tiveram até boas aulas sobre a Inconfidência Mineira, mas nunca ouviram falar da Revolução dos Alfaiates. Adolescentes a cujos ouvidos já chegaram boas noticias da poesia de Cecilia Meirelles, mas que pouco ou nada conhecem da obra magnifica de Miriam Fraga. 0 Carnaval que passou homenageou a percussão como item importante de nossa cultura musical. Mas a nossa escola soube aproveitar a oportunidade e trazer para as salas a história da percussão e dos seus grandes mestres? no! I1 E olhem que História da Cultura Afro-Brasileira já é disciplina obrigatória dos currículos e conteúdo do Enem.
Estudei História e Geografia da Bahia pelos livros dos eternos mestres Luis Henrique Dias Tavares e Waldir Freitas Oliveira. Isso no an- tigo primário. Mas foram lições que me servem e muito -- até hoje. Estão aí a nossa literatura, nossa música, nossa economia esperando a hora de fazerem sentido para a juventude, ajudando essa turma a entender melhor o lugar em que nasceram e vivem. Cadê esse material didático? Por que não temos livros nem disciplinas que abordem o "conteúdo Bahia?". Mais uma decisão da di. tadura do mercado editorial?
Precisamos debater seriamente essa questão para que não se repita a trágica pergunta que me fez há oito anos um garoto de classe média alta, 12 anos de idade, ao saber que a cidade se preparava para festejar o Dois de Julho: "Tio, o que é mesmo esse Dóis de Julho? É um carnaval fora de época?"

Nenhum comentário: