Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Semana do Meio Ambiente com o tema Sustentabilidade, Ética e Vida e o I REDESENHO - Concurso de redação e desenho sobre a questão ambiental.

Semana do Meio Ambiente e I Redesenho


O Centro de Formação de Professores da UFRB (Campus Amargosa) através do Grupo de Pesquisa Educação Ambiental Crítica - em parceria com a Prefeitura Municipal de Amargosa e o Ministério Público, EBDA-Amargosa, INEMA-Base Ambiental, CETEP Vale do Jequiriçá, Programa Despertar, PET Educação e Sustentabilidade, Pós-Graduação em Educação do Campo/CFP, Campanha da Fraternidade, Centro Sapucaia e Gambá - preocupado em ampliar suas ações em torno das práticas educativas ambientais está organizando a Semana do Meio Ambiente com o tema Sustentabilidade, Ética e Vida e o I REDESENHO - Concurso de redação e desenho sobre a questão ambiental.





Participem!!!!

Data: 31/05 a 03/06/2011

Horário: 08 as 18h

Local: Câmara dos Vereadores de Amargosa e Praça do Bosque (Centro de Amargosa)

Informações pelo E-mail.: ambientecritico.ufrb@gmail.com
Informações pelo Site.: http://www.ambientcritico.blogspot.com





Profa. Silvana Lima, CFP/UFRB
Comissão Organizadora

Diego Sales Correia Silveira
Telefone .: 0xx75 3634.3594 / 88273598
e-mail: diego.45623@hotmail.com / diego250388@gmail.com
Turma 2008.2 Licenciatura em Filosofia/UFRB
Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE!


SEMANA DO MEIO AMBIENTE DE AMARGOSA
“Sustentabilidade, Ética e Vida”

Programação:

Terça-feira, 31/05
08 h: Abertura oficial e atividade cultural

09 - 12 h: Mesa: "Sustentabilidade, Ética e Vida no contexto das ações educativas"
(Rita Barreto Anjos Bittencourt Barreto/Programa Despertar)

Local - Plenária da Câmara dos Vereadores de Amargosa
Coord.: Comissão Organizadora e Programa Despertar

13:30-17h: (reservado p/ os professores da rede municipal - Programa Despertar)

13:30 - Compreendendo o significado de “Pegada Ecológica”
15:00 – Papel do programa Despertar no processo de construção da Sustentabilidade Local
16:00 – Análise FOFA do Programa Despertar (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças )
Local - Plenária da Câmara dos Vereadores de Amargosa
Coord.: Programa Despertar

Quarta-feira, 01/06
09 - 21 h: Oficinas Pedagógicas (tendas com vídeos, oficinas e palestras)
- PET Educação e Sustentabilidade (Coord. Rosineide Mubarack, CFP/UFRB)
- Programa Despertar (Coord. Profa. Eliene Lúcia)
- EJA/Sec de Educação de Amargosa

09 - 17 h: Base móvel do INEMA (Instituto do Meio Ambiente)

16h: Atividade cultural
Capoeira: Projeto Balaio de Gato - Coord.: Prof. Jean Adriano (CFP/UFRB)
Cine Rapadura (CFP)

Local: tendas na Praça do Bosque
Coord.: por atividade

Quinta-feira, 02/06
09 - 15 h: Dia Especial de Campo (oficinas técnico-pedagógicas)
- Lixo (Adriano/EBDA)
- Desmatamento e Biodiversidade (Raul Lomanto/EBDA/Centro Sapucaia)
- Saúde e Meio Ambiente (Sec. de Saúde)
- Solo e Água (Valmir/Sec. de Agricultura e Meio Ambiente)
Coord.: Prefeitura Municipal, EBDA, Centro Sapucaia, CETEP

15-17h: Oficina Química Ambiental (Prof Jorge Fernando, Rodrigo De Paula, Aluísio Marques, CFP-UFRB)

8 - 17 h: Dia de Campo - Base Móvel do INEMA (Instituto do Meio Ambiente)
Local: Praça do Bosque

16 - 18 h: Debate: "Relação sociedade-natureza: o debate político e científico sobre o aquecimento global"
Coord.: turma Cultura Corporal e meio Ambiente (Prof David Romão/CFP/UFRB)

18: Atividades culturais
Roda de capoeira: Grupo Pombas do Quilombo (Prof Lagartixa)
Cine Rapadura (CFP)

Local - tendas na Praça do Bosque
Coord.: por atividades


Sexta-feira, 03/06
08-12 h: Mesas: "Sustentabilidade, Ética e Vida: qual o seu papel institucional?"
- INEMA/SEMA
- EBDA
- UFRB
- Sociedade Civil- Comitê da Reserva da Biosfera
- Ministério Público
Local: Plenária da Câmara dos Vereadores de Amargosa

8 - 17 h: Dia de Campo - Base móvel do INEMA (Instituto do Meio Ambiente)
Local: Praça do Bosque

14h: Solenidade de encerramento da Semana do Meio Ambiente e de premiação do I Redesenho: concurso de redação e desenho sobre a questão ambiental
17h: Atividades culturais

Local - Plenária da Câmara de Vereadores de Amargosa
Coord.: Comissão Organizadora



Maiores informações: www.ambientcritico.blogspot.com
Diego Sales e Mário (Base Ambiental)
Telefone .: 0xx75 3634.1575








Edital I Redesenho 2011.1






I - APRESENTAÇÃO:
O Grupo de Pesquisa Educação Ambiental Crítica tem por objetivo mobilizar os sujeitos interessados na questão ambiental articulando várias ações: grupo de estudos; elabdoração de projetos e orientação de pesquisas; organização de eventos e o fomento às intervenções sociais e políticas tendo por base os pressupostos da teoria crítica.
Convém destacar que o ambiental e o crítico da educação aqui proposta não aparecem como um simples adjetivo às práticas educativas. É uma escolha teórico-metodológica daí a opção por ações de intervenção e pelo apego à práxis. Portanto, trata-se de um posicionamento também político frente à educação.
O que nos motiva é o fato dos problemas ambientais que, antes de tudo, são problemas sócio-ambientais, estarem cada vez mais presentes impactando o nosso cotidiano. Entre aqueles de maior destaque, podemos citar o desmatamento dos remanescentes florestais, das matas ciliares e das nascentes resultando na redução da água potável e na perca da biodiversidade; a monocultura (incluindo as florestas homogêneas e o avanço da pecuária extensiva) associada ao uso intensivo de agroquímicos, degradando o solo e poluindo os recursos hídricos superficiais e subterrâneos; a poluição atmosférica pelas queimadas e emissão de gases poluentes, o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio. Nas cidades, os problemas são agravados pelas ocupações irregulares, provocadas pelas grandes diferenças sociais e pelo êxodo rural, pela poluição dos recursos hídricos dado o lançamento do esgoto e do lixo doméstico, contribuindo, junto com os demais problemas, para a fome, epidemias, catástrofes sócias e naturais, entre outros.
Os problemas ambientais, objeto de investigação de muitos estudiosos, estão sendo intensificados seja na cidade seja no campo, comprometendo substancialmente a qualidade de vida ambiental, reduzindo a capacidade de suporte das vidas futuras e ampliando os problemas sociais, presentes dado que são as populações pobres ou que estão abaixo da linha da pobreza as mais diretamente atingidas.

As leituras dos problemas ambientais globais mostram que o padrão de consumo e de degradação (relação sociedade-natureza) que lhe são inerentes é conseqüência do modo de produção e acumulação capitalista. Esse impôs à sociedade um modelo produtivo extremamente degradador da natureza (ALTIERI, 1998 & LEFF, 1998), reproduzido pelas diferentes classes sociais e em diferentes escalas espaço-temporais. Por isso Leff (2001, p. 217) afirma que “a crise ambiental não é uma crise ecológica, mas crise da razão”.
Tendo como ponto de partida as questões registradas acima, o Grupo de Pesquisa Educação Ambiental Crítica aproveita o pretexto da Semana do Meio Ambiente (junho) para potencializar as reflexões e ações em torno das questões sócio-ambientais atuais e propõe a realização do I REDESENHO: Concurso de redação e desenho sobre Educação Ambiental. Tema: “Preservar o Meio Ambiente é uma Questão de Atitude. Conte aí: você tem atitude?” e da Semana do meio Ambiente.
Para tanto, essa atividade contará com os coletivos interessados no debate ambiental: instituições públicas (Ministério Público, PMA, EBDA, IMA, SEMA, Base Ambiental, redes de ensino – municipal, estadual-CETEP e federal); Prefeitura Municipal de Amargosa (Secretarias de Educação – Projeto Despertar, Agricultura e Saúde); UFRB (CFP, grupos e projetos de ensino, pesquisa e extensão, PET Educação e Sustentabilidade, Pós-Graduação Educampo); ONG’s ambientalistas (Centro Sapucaia, Gambá); Campanha da Fraternidade; Conselho Municipal de Meio Ambiente; movimentos sociais; empresas; comunidades, enfim, os sujeitos individuais e coletivos que, direta ou indiretamente, preocupam-se e sofrem os impactos das ações socioeconômicas sobre o meio ambiente.

II- DA COMISSÃO ORGANIZADORA
A Comissão Organizadora é composta pelo Grupo de Pesquisa Educação Ambiental Crítica, a Coordenação da Pós-Graduação Educampo, Grupo PET Educação e Sustentabilidade, Programa Despertar- Secretaria de Educação de Amargosa e Centro Sapucaia.
Caberá à Comissão a responsabilidade pela organização do concurso e o evento de premiação, garantindo a composição do conselho científico que corrigirá as redações e o cumprimento das normas regulamentares presentes neste edital, bem como decidir sobre os casos omissos.

III - DOS OBJETIVOS:
• Mobilizar e conscientizar toda a comunidade (escolar e não-escolar) quanto à necessidade de assegurar a preservação e conservação das riquezas naturais, adotando valores e atitudes que garantam a qualidade da vida presente e futura;
• Mobilizar os estudantes à prática da produção do conhecimento, aguçando, assim, o seu interesse pela reflexão mediante a redação e o desenho, propondo temas de relevância social e de melhoria do Meio Ambiente e, consequentemente, da vida;
• Promover a reflexão crítica sobre a cidadania, apontando direitos e deveres e instigando o poder público a se posicionar frente à problemática socioambiental;
• Integrar estudantes e profissionais da educação e áreas afins de toda a Bahia, oportunizando a troca de experiências e informações entre escolas, universidade e poder público, no que diz respeito às ações de preservação do Meio Ambiente;
• Definir e reconhecer a relevância da educação ambiental no processo educativo como instrumento necessário à preservação e conservação do meio ambiente, bem de uso comum da sociedade, essencial à sadia qualidade de vida.

IV – DO PUBLICO-ALVO
Poderão participar do I REDESENHO: Concurso de redação e desenho sobre Educação Ambiental os estudantes regularmente matriculados nas escolas públicas e privadas do Estado da Bahia ou de projetos institucionais ligados aos parceiros.

V – DO TEMA, SEGUIMENTOS E MODALIDADES
O concurso terá como tema Preservar o Meio Ambiente é uma Questão de Atitude. Conte aí: você tem atitude?, organizado em três seguimentos e modalidades:
a) estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I (do 1º ao 3º ano) – modalidade desenho;
b) estudantes do Ensino Fundamental II (4º ao 9º ano) e EJA – modalidade redação;
c) estudantes do Ensino Fundamental I das escolas da rede particular – modalidade redação.
A escola ou projeto poderá organizar, ou não, uma seleção interna do(s) trabalho(s) na unidade de ensino ou por ano escolar do ensino fundamental, ou projeto para ser inscrito no concurso.
A pré-seleção no interior das instituições ou projetos participantes, caso exista, devem seguir os regulamentos presentes neste edital e não poderá ser um fator impeditivo para inscrições fora deste contexto.

VI – DAS INSCRIÇÕES
No ato da inscrição, a pessoa responsável preencherá uma ficha informando os dados da unidade de ensino ou projeto, do docente ou orientador(a) responsável e do estudante, bem como efetivará a entrega da(s) redação(ões) ou desenho(s). A concretização da inscrição é considerada pela Comissão Organizadora um ato de aceitação, pelos participantes, das disposições presente neste edital. As mesmas deverão ser feitas no Núcleo de Apoio Acadêmico do Centro de Formação de Professores – CFP da UFRB, Câmpus Amargosa ou através do e-mail (inscriçãoredesenho@gmail.com), entre os dias 02 de maio e 20 de maio de 2011, das 8h às 20 horas, de segunda a sexta.
No ato da inscrição, presencial ou via internet, os proponentes devem apresentar a ficha de inscrição e o objeto de avaliação neste concurso (redação ou desenho). A não entrega de um destes documentos acarretará na desclassificação automática do proponente.

VII – DO JULGAMENTO E CLASSIFICAÇÃO
Os trabalhos serão julgados por uma comissão científica constituída por docentes do Centro de Formação de Professores e das redes de ensino; por técnicos das instituições parceiras, por membros do GP Educação Ambiental Crítica e por convidados qualificados de outras instituições.
A comissão científica tomará como mecanismos de avaliação:

1. Redação: adequação quanto:
• às normas contidas neste edital;
• ao tema;
• ao gênero textual;
• ao poder de argumentação e criatividade.

2. Desenho:
• Adequação às normas contidas neste edital;
• Relação com o tema;
• Criatividade;
• Comunicação visual

VIII- DA PREMIAÇÃO POR NÍVEL
Categoria Redação:
Estudante Professor(a) ou Orientador(a) Escola ou projeto
1º lugar A definir Livro e jantar com acompanhante Troféu
2º lugar A definir Jantar com acompanhante Placa
3º lugar A definir Jantar com acompanhante Placa

Categoria Desenho:
Aluno(a) Professor(a) Escola
1º lugar A definir Livro e jantar com acompanhante Troféu
2º lugar A definir Jantar com acompanhante Placa
3º lugar A definir Jantar com acompanhante Placa

IX – DA DIVULGAÇÃO GERAL E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
A divulgação do I REDESENHO: “Preservar o Meio Ambiente é uma Questão de Atitude. Conte aí: você tem atitude?”, ocorrerá de forma ampla, mediante a publicação deste edital no blog do GP Educação Ambiental Crítica (www.ambientcritico.blogspot.com) e nos sites das instituições realizadoras e apoiadoras; pela divulgação nas escolas, comunidades e instituições mediante ação formativa das instituições e grupos parceiros; pelo carro de som; pela distribuição de cartazes em espaços públicos no município de Amargosa, Vale do Jiquiriçá e Recôncavo da Bahia.
A divulgação final dos resultados deste concurso será feita na sexta-feira, dia 03 de junho de 2011, na cerimônia de encerramento da Semana do Meio Ambiente, ocasião em que a Comissão Organizadora e as instituições e grupos parceiros estarão fazendo a entrega dos prêmios aos estudantes, professores ou orientadores e escolas ou projetos vencedores do concurso.

X- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Os casos omissos no presente Regulamento serão arbitrados pela Comissão Organizadora. Este Regulamento estará vigorando a partir da data de sua elaboração, com validade até a data da premiação, revogadas as disposições em contrário.


Amargosa - Bahia, 19 de Abril de 2011.

Comissão Organizadora
(Grupo de Pesquisa Educação Ambiental Crítica, Coordenação da Pós Educampo, PET Educação e Sustentabilidade, Secretaria de Educação, Programa Despertar e Centro Sapucaia).

Contato e Contatos:
CFP/UFRB (prédio de aulas) (75) 3634.3042, das 08 às 21 horas,
Base Ambiental (75) 3634.1575 ou por e-mail
Informações: www.ambientcritico.blogspot.com/
GP Educação Ambiental Crítica: educaoambiental@gmail.com e inscricaoredesenho@gmail.com

Nenhum comentário: