Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Oficina de Contação de Histórias em Sr. do bonfim

Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim
Praça Juracy Magalhães, 126 – (74) 3541- 8329.
CNPJ Nº 13.988.308/0001-39
CEP 48.970-0005/72009 – www.senhordobonfim.ba.gov.br – Senhor do Bonfim - BA

06/04/2011


Governo Municipal realiza oficina e incentiva professores a contar historias para educação infantil


Foi realizada nesta quarta-feira no auditório da Câmara de Vereadores a oficina A arte de contar história na educação infantil, ministrada pela consultora da editora FTD, Cibele Queiroz . O evento teve como objetivo incentivar os professores da educação infantil que atuam do Maternal até o 2º Período, a contar mais histórias às crianças.

Uma das bases dessa pedagogia consiste em que: o contato com o texto escrito faz com que as crianças tenham novas sensações, desenvolvam sua imaginação e façam uma relação estreita entre o mundo da fantasia e a realidade. Na oficina iniciada às 8h00 e encerrada às 17h00, a palestrante trouxe o tema “Era uma vez...”, no qual abordou a importância de mostrar esse mundo de fantasia às crianças desde a sua entrada na escola. “Acredito que levar as crianças a sonhar, fazer com que elas exercitem o imaginário ao máximo seja de grande importância para o seu desenvolvimento. Já que o mundo tem tanta coisa triste, por que não mostrar outro mundo onde as alegrias são maiores?” questionou a palestrante Cibele.

Para a palestrante, contar história é um exercício de narrativa oral existente há milênios, que acaba por aproximar o aluno do livro. “As histórias falam do que é genuinamente humano, de amor, de nascimento, de morte e acabam ajudando a criança a entender o mundo, as relações sociais. As narrativas ampliam o repertório literário dessas crianças e pode ajudá-las muito no processo de escrita” – arremata Cibele.

Descontração – Um dos pontos altos da oficina, que contou com mais de 250 professores, foi a interação de palestrante e professores, troca de experiências, de lições aprendidas durante anos de ensino e que teve seu ápice quando Cibele convocou alguns professores para irem à frente e mostrarem que sabem contar historia. “É muito gostoso esse tipo de brincadeira, pois nos soltamos, brincamos e acabamos conhecendo ainda mais nossos colegas e com isso podemos ver de que maneira podemos melhorar como pessoas e como professoras”. Comentou Elisa Paixão professora de educação infantil da Rede Municipal.

Apoio – A oficina aconteceu graças à parceria entre Governo Municipal e a Editora FTD. Coube à Secretaria Municipal de Educação e Esportes implementar e conduzir a atividade, que precede a implantação do Projeto Baú Encantado, ação pedagógica de incentivo à leitura na Educação Infantil.

Governo Cuidando da Nossa Gente
Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário: