Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ministra cumpre agenda em Salvador e municípios do Recôncavo Baiano, neste fim de semana

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, está em viagem pelo estado da Bahia, entre os dias 13 e 15 maio, onde foi conhecer o projeto cultural da Associação Pracatum, criada por Carlinhos Brown, em Salvador, participar da festa do Bembé do Mercado, na cidade de Santo Amaro, e conhecer as obras de restauração em prédios históricos que contam com apoio do ministério.
Na visita à capital baiana, nesta sexta-feira (13), almoçou com artistas e lideranças culturais do estado, na sede da Associação Pracatum, onde teve a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pela associação, com jovens carentes da comunidade.
“Importantes manifestações culturais da Bahia surgiram neste local, como o ritmo e a dança da Timbalada. O ambiente cultural desta comunidade é muito intenso. Vim aqui para ver de perto a forma como eles trabalham com a Cultura”, comentou a ministra. Entre os convidados para recepcioná-la estavam o secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, a senadora Lídice da Mata (PSB/BA), o diretor do Sebrae, Edval Passos, e o músico baiano Mateus Aleluia.
Durante o encontro, Carlinhos Brown reiterou seu apoio à ministra da Cultura, afirmando que os artistas da Bahia estão atentos às discussões encabeçadas pelo Ministério a Cultura (MinC) sobre Direitos Autorais e Lei Rouanet. “ Nós artistas estamos voltados e atentos à liderança de Ana de Hollanda. Vemos em sua figura um projeto artístico para o Brasil”, comentou.
Em entrevista ao site do MinC, ele falou sobre a necessidade da classe artística brasileira buscar soluções de sustentabilidade para o setor e não ficar dependendo exclusivamente do apoio do governo. Ele disse que a Cultura é o segmento da sociedade brasileira que dispõe de mão-de-obra mais qualificada do país e que, no entanto, não dispõe de entidades representativas que defendam seus direitos com competência.
Associação Comercial da Bahia
Ainda em Salvador, a ministra Ana de Hollanda visitou a Associação Comercial da Bahia, onde manteve contato com dirigentes da entidade e teve a oportunidade de conhecer o rico acervo cultural da casa, como o famoso quadro de Cândido Portinari, que retrata o desembarque da família real no Brasil, em 1808. A ministra foi recebida pelo atual presidente do Conselho da Associação Comercial Baiana, João José de Sá, e por seu antecessor, Rubens Araújo.
O prédio da associação comercial é um dos mais importantes no cenário histórico e cultural do país. É uma obra com cerca de a 200 anos e foi a primeira a ser construída no estilo Neoclássico no Brasil, além de possuir um rico mobiliário, que retrata dois séculos de nossa história. A sede da entidade será restaurada com apoio do Ministério da Cultura (MinC), que autorizou a captação de R$ 3,5 milhões via renúncia fiscal.
O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC), Luiz Fernando de Almeida, a chefe de Gabinete, Maristela Rangel, o assessor especial, Adolpho Netto, e a dirigente da Representação Regional do MinC na Bahia, Mônica Trigo, acompanharam a agenda da ministra em Salvador.
Cachoeira e Santo Amaro
Neste sábado, dia 14, a comitiva da ministra Ana de Hollanda desloca-se para a cidade de Cachoeira, onde visitam, no período da manhã, as obras de restauração de prédio históricos que estão sendo feitas com apoio do Iphan e mantém reuniões com o reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFR) e com o prefeito do município, Fernando Pereira. À tarde seguem para Santo Amaro para participar da Festa do Bembé do Mercado, expressão cultural tradicional do município, que comemora a abolição da escravatura.
Em Santo Amaro, Ana de Hollanda visitará as obras de restauração na igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação. Antes de retornar a Brasília, no domingo (15), a ministra da Cultura tem um último compromisso oficial, às 15h, quando verificará as obras de restauração do Altar-Mor da Catedral Basílica de Salvador.
(Texto: Patrícia Saldanha, Ascom/MinC)
(Fotos: Roberto Abreu, Ascom/MinC)

Nenhum comentário: