Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

terça-feira, 28 de junho de 2011

Encontro de Filarmônicas no 2 de julho completa 20 anos


Bahia Já

O encontro de filarmônicas que acontece anualmente no dois de julho esta completando 20 anos de existência. Ele é resultado de uma conversa entre o maestro Fred Dantas, Moraes Moreira e o mestre Zinho de Aramari, um ferroviário aposentado. Juntos buscaram patrocínio e apoio para o evento, mas pouco depois Moraes mudou de cidade, Zinho voltou a sua rotina, ficando apenas Fred a frente do projeto. "Continuo com este encontro graças a Fundação Gregório de Mattos, que através do seu apoio possibilita a realização deste evento, e proporciona a participação de diversas filarmônicas, inclusive do interior do estado" declara Dantas.   
O evento visa mostrar que as bandas pertencem ao acervo cultural da Bahia, além de apresentar um grande número de crianças e jovens na sua composição, o que representa, além do trabalho social, uma renovação constante no meio musical. Já que as filarmônicas formam músicos para diversos segmentos como bandas militares, igrejas, orquestras sinfônicas e grupos de música comercial.
Este ano a comemoração das duas décadas, será por conta das filarmônicas: Sociedade Filarmônica Minerva Cachoeirana, banda centenária cuja biografia se confunde com a própria história da cidade de Cachoeira; a Filarmônica Euterpe Alagoinhense, importante instituição musical, da cidade de Alagoinhas, que prestara homenagem ao mestre Zinho de Aramari, falecido ano passado; a mais nova e convidada especial deste ano, a Banda de Música da Guarda Municipal de Salvador; a Sociedade Filarmônica 2 de Janeiro da cidade de Itiúba, que mais formou jovens músicos em 2010; E a banda anfitriã, organizadora do encontro durante todos esses anos, a Sociedade Musical Oficina de Frevos e Dobrados, que completa 28 anos de existência, sob a direção e regência do maestro Fred Dantas.
O evento será aberto com o hino ao 2 de julho. Na seqüência cada banda apresentara seis músicas com um repertório diversificado com forró, axé, músicas regionais e outras. Terá também a declamação de versos como: "Ode ao Dous de Julho", de Castro Alves.

Nenhum comentário: