Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Casa de Oxóssi também será recuperada com verba de edital


A Tarde

Além da Coroa de Xangô, a Casa de Oxossi da Casa Branca também vai ser reformada.

As duas ações são resultados da política de editais adotada pela Secretaria Estadual da Cultura (Secult) desde 2008 e distribuída por vários dos seus órgãos.

“Esta gestão é um novo paradigma iniciado na gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura e que amplia o conceito de cultura a partir de uma série de ações”, explica o diretor de Museus do Ipac, Daniel Rangel.

O destaque, de acordo com ele, é a valorização da cultura afro-brasileira, como tombamento, inclusive, do patrimônio imaterial como o samba de-roda, o acarajé, dentre outros bens. “Estas ações na Casa Branca são nosso dever devido à sua importância religiosa, cultural e artística”, completa Rangel.

Infraestrutura Segundo Lino Pedra, coordenador de editais do Ipac, o total de recursos aprovados para a reforma da Casa de Oxóssi é de R$ 19.996,56. “Essa política tem sido muito importante, pois desde a sua implantação notamos o crescimento no número de projetos, que, de cerca de 40, passou para 60”, diz.

Além dos editais lançados pelo Ipac, existem os da Fundação Cultural, Fundação Pedro Calmon e Irdeb. “Esta política trouxe maior democratização na distribuição dos recursos”, afirma. De 2008 a 2010, cerca de R$ 2,2 milhões foram investidos na política de editais.
A festa para o orixá Oxóssi abre o calendário anual da Casa Branca

Nenhum comentário: