Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Plano Estadual e Municipais do Livro e da Leitura

Caros agentes culturais, 


A Secretaria de Educação, junto com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, em parceria com o PNLL/MEC/MINC, estão juntas no processo de implantação do Plano Estadual e Municipais do Livro e da Leitura - PELL/PMLL (http://www.pnll.gov.br/).  Para tanto a partir do dia 4 de novembro próximo, quatro assessores das duas secretarias estarão apresentando o PELL em 10 cidades baianas (representando macroregiões a partir do posicionamento geográfico das DIRECs Je Territórios de Identidade).

No dia 11 de novembro em Juazeiro reunirá lideranças locais e regionais, em várias frentes, educacionais e culturais (professores, bibliotecários, produtores e dirigentes culturais, editores, livreiros, escritores, leitores, distribuidores, representantes editoriais, agentes literários, dirigentes das DIRECs, representantes dos Territórios de Identidade, bibliotecários, associados de Academias de Letras e dirigentes/participantes do PROLERA) para apresentação das primeiras discussões sobre o Plano, com cada município da Bahia, assim como o Programa Agentes de Leitura, que está sendo desenvolvido pela SECULT/SEC/MINC/MEC/Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio em nosso Estado.

Estas reuniões serão importantes, pois no dia 09 de dezembro srerá transmitida, de Salvador, uma videoconferência para, mais uma vez, sensibilizarmos o Estado para esta missão.

Das reuniões agendadas e da videoconferência espera-se obter sugestões de todos os participantes e interessados nas Políticas para o setor. Estas sugestões irão compor a minuta do Decreto a ser assinado pelo Governador Jaques Wagner, em 22 de dezembro, dando início aos trabalhos do PELL.

De maneira sintética, o PELL pretende estimular todas as ações em torno do livro e da leitura, no sentido de fomentar, não só o mercado editorial, composto pelos elos da cadeia produtiva do livro, entre autores, editores, distribuidores, representantes editoriais, livreiros etc, mas também os leitores. O PELL/PMLL quer que a economia do livro, fator de desenvolvimento social, econômico, educativo e cultural se amplie na Bahia e, igualmente que o leitor, presente na escola, nas universidades, nas bibliotecas, na sociedade como um todo, torne-se cada vez mais leitor e cada vez mais atuante como cidadão. A leitura e o livro possibilitam isso.

Os interessados em maiores informações, assim como na participação da reunião poderão encaminhar solictação através do email: carla.lidiane@cultura.ba.gov.br.

Atenciosamente

Carla Lidiane
Representante Territorial de Cultura
Piemonte Norte do Itapicuru
Superintedência  Estadual de Cultura - Sudecult
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
carla.lidiane@cultura.ba.gov.br



2 comentários:

OFICINA DE CORDEL disse...

Caríssima Lidiane, minha sugestão como autor e editor, é que o governo crie mecanismo de divulgação, aquisição e distribuição dos livros produzidos de forma independente pelos autores baianos. Seria um grande passo. A novidade é que a FPC, através do NLLL está comprando livros de alguns 'conhecidos' através de contatos pessoais, mas os tais livros têm que ter código de barra. Este é o único critério. coisas desse tipo precisam acabar, até parece que estamos reeditando o governo "cabeça branca". Verifique aí em suas reuniões a veracidade disso.
abreijos
Jotacê

Carla Lidiane disse...

Caro Jotacê, encaminharei sua sugestão ao secretário e á equipe da Fundação Pedro Calmon. Há sim programas que contemplam a aquisição e distribuição de livros baianos, e um dos critérios é de fato a questão do código de barra, mas não é o único critério. Estarei buscando maiores informações e em breve voltaremos a conversar. Obrigada pela participação.