Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Exposição do acervo de Hansen Bahia comemora reabertura da sede em Cachoeira e marca início de nova gestão da Fundação



“O Homem e Seu Tempo: a Bahia de Hansen” será aberta no dia 17 de dezembro, às 18h, na sede da Fundação Hansen Bahia. Exposição comemora reabertura da sede em Cachoeira. Nova marca da Fundação é criação do publicitário João Silva.

Criar laços com as artes contemporâneas, com o mercado de artes e estabelecer cooperação com entidades internacionais. São esses os novos desafios da Fundação Hansen Bahia que dá início a uma nova gestão institucional em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Para marcar a nova “primavera”, a Hansen ganhou marca nova criada pelo publicitário João Silva e reabre sua sede na cidade de Cachoeira.

A exposição “O Homem e Seu Tempo: a Bahia de Hansen” será aberta no dia 17 de dezembro com programação que começa às 14h, com palestra do professor Dilson Midlej e de Evandro Sybine. Depois da apresentação de manifestações culturais às 17h, a ABERTURA da exposição será às 18h. O evento acontece na sede da Fundação Hansen Bahia, em Cachoeira.

“Passamos um tempo colaborando para redesenhar essa modelagem e a parceria com a UFRB está sendo fundamental. A Fundação Hansen tem um potencial de articulação internacional que não estava em prática. Com o novo desenho, a obra de Hansen continuará sendo importante para a população local e vai conectar o Recôncavo com o mundo”, explica o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meirelles, que também preside o Conselho Curador da Fundação.

A exposição “O Homem e Seu Tempo: a Bahia de Hansen” apresenta 40 obras que retratam a Bahia dos anos 50, com temas como religiosidade, Centro Histórico de Salvador, festas populares e atividades econômicas. ”A Bahia de Hansen, aborda e investiga temas sempre com um horizonte critico,  são prostitutas, pescadores, homens e mulheres do povo, vaqueiros e cenas religiosas  vistos em sua  condição existencial”, explica Ayrson Heráclito, artista visual, curador e professor da UFRB/CAHL, em texto sobre o projeto.

Hansen Bahia - O período de iniciação artística de Hansen Bahia coincidiu com o desenvolvimento da gravura alemã e com o começo de vários movimentos artísticos importantes na Europa, a exemplo do expressionismo. Autodidata na técnica que lhe garantiu sucesso internacional, Hansen talhava a madeira com precisão e perfeição partilhada por poucos.

Em 1950, deixou a Alemanha e veio conhecer o Brasil. Em São Paulo, trabalhou como artista gráfico. Cinco anos mais tarde, mudou-se para a Bahia, onde viveu e produziu intensamente. A paixão pelo estado fez com que o gravador, depois de conquistar reconhecimento internacional, incorporasse o nome da terra e assumisse a assinatura Hansen Bahia.

Amante da nova terra, Hansen não se contentou apenas em naturalizar-se brasileiro. Doou à Bahia as obras relevantes do seu acervo e criou a Fundação Hansen Bahia, através de testamento, em abril de 1976. Apenas dois meses depois de inaugurar a primeira sede da fundação, o artista faleceu no dia 14 de junho de 1978, deixando para o estado o seu legado mais valioso: um enorme acervo de obras de arte e trinta livros publicados.

O publicitário João Silva, que criou a nova marca da Fundação Hansen, explica se inspirou na assinatura do próprio artista. “Revisitei toda a obra de Hansen e sua técnica. Além disso, o grande desafio era criar uma marca que tivesse um único elemento, em se tratando de nome composto. Valorizamos o nome Bahia, que além de ser a terra que o artista escolheu para viver, também passou a ser o seu nome”, explica Silva.

Fundação Hansen Bahia - A Fundação e Museu Hansen Bahia, entidade cultural de direito privado com sede na cidade de Cachoeira, região do Recôncavo baiano, e que tem o nome do artista alemão Karl Heinz Hansen (1915–1978), foi criada na década de 1970, e se propõe a divulgar e promover as 13 mil peças do acervo do artista e da sua esposa Hilse Hansen. A Fundação é uma das 13 instituições de caráter privado que recebe recursos do Fundo de Cultura através do Programa de Apoio às Ações Continuadas de Instituições Culturais da Bahia. A Bahia é o único estado brasileiro que construiu um programa de apoio.

Programação do dia 17/12:
14h – Palestra Palestras:
“Hansen e o contexto da arte na Bahia” - Prof. Me. Dilson Rodrigues Midlej
“A Xilogravura e a Obra de Hansen” - Prof. Me. Evandro Sybine
17h – Apresentação de manifestações culturais
18h – Abertura da exposição com coquetel

SERVIÇO
O quê: Exposição “O Homem e seu Tempo: a Bahia de Hansen”.
Quando: 17/12 – abertura 18h (a exposição fica em cartaz até 19 de março de 2011).
Onde: Fundação Hansen Bahia – Rua 13 de maio, 13 – Cachoeira-BA.

Mais informações:
(75) 3438-3442 – hansenbahia@uol.com.br

Assessoria de Comunicação - SecultBA
(71) 3103-3412 / 3103-3442
(71) 9983-5278 / 8151-0893
ascom@cultura.ba.gov.br
http://plugcultura.wordpress.com
http://www.flickr.com/photos/secultba/
http://twitter.com/SecultBA
http://www.cultura.ba.gov.br

Nenhum comentário: