Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Presidente Lula sanciona Plano Nacional de Cultura em evento no Rio de Janeiro

 
A maior comenda da área cultural foi entregue ontem (02/12) a 40 brasileiros, no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, na cerimônia da 16ª edição da Ordem do Mérito Cultural, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Cultura, Juca Ferreira, do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral Filho, e do prefeito da capital, Eduardo Paes.
Logo no início da cerimônia, do alto de um dos camarotes, o presidente Lula sancionou o Plano Nacional de Cultura. O plano servirá para traçar metas para políticas públicas na área cultural pelos próximos 10 anos. Em seguida, Juca Ferreira subiu ao palco e, por trás de uma tela onde eram projetadas imagens do país, fez um breve discurso, relembrando as conquistas dos seis anos de Gilberto Gil e as de dois anos dele à frente do MinC.
“Conseguimos fazer com que a Cultura fosse tratada como um bem de necessidade básica para a formação de todo cidadão, assim como é a educação e a saúde”, destacou. “Tratamos de forma igualitária todas as diversas manifestações culturais aqui presentes”, afirmou. Os agraciados receberam os prêmios por trás da tela também, onde eram projetadas suas frases de agradecimento.
Ao longo da apresentação, os primeiros a receber a comenda foram os representantes dos agraciados in memoriam. Em seguida, intercalada por atrações musicais e projeções de vídeos, a entrega aos agraciados em vida. Nas atrações musicais, apresentaram-se Adriana Calcanhoto, Margareth Menezes e Arnaldo Antunes.
O grande patrono da noite, Darcy Ribeiro, foi lembrado e saudado por meio de suas próprias palavras transcritas ou ditas por meio de imagens e vídeos que tomaram conta da festa no palco.
A cerimônia foi finalizada com a presença no palco da atriz Bibi Ferreira e de Lula, que convidaram todos a cantar o hino nacional. O presidente Lula lembrou, visivelmente emocionado, que aquele era um momento muito especial e, ainda, a última Ordem do Mérito dele como presidente. “O que está acontecendo aqui hoje representa muito o trabalho desses últimos oito anos de governo. Graças a ele, recuperamos o orgulho de ser brasileiro, de não ter vergonha de ser o que realmente somos”.
Ordem do Mérito Cultural
A OMC é uma homenagem que o Governo Federal concede desde 1995, em reconhecimento à contribuição de pessoas, grupos artísticos, instituições, iniciativas ou movimentos culturais à cultura brasileira. Já foram concedidas cerca de 400 condecorações.

Nenhum comentário: