Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Livro dimensiona a história e o legado de Pedro Calmon

Trabalho de Edivaldo M. Boaventura tem lançamento hoje à noite
Daniela Castro –Pedro Calmon deve ganhar uma biografia dentro de dois anos, pelas mãos de Edivaldo M. Boaventura.

Antes, porém, o autor quer oferecer um aperitivo aos leitores. O momento é logo mais à noite, quando ele recebe convidados para o lançamento de Natrilha de Pedro Calmon,na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

“Este livro é uma tentativa de reunião de ensaios pontuais sobre Pedro Calmon”, apresenta Boaventura, que é professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), diretor-geral de ATARDE e membro da Academia de Letras da Bahia.

Com prefácio de Consuelo Pondé de Sena e apresentação de Luiz Vianna Neto,a coletânea enfileira 13 artigos que abordam a atuação do homenageado como político, professor, historiador e biógrafo.

Mas nada chama mais a atenção do autor do que a trajetória de Pedro Calmon comoreitor da Universidade do Brasil, que mais tarde viria a ser rebatizada, ganhando o nome de Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nascido na cidade baiana de Amargosa, em 1902, Calmon morreu na capital carioca, em 1985.

“Merece destaque o seu relacionamento com os estudantes.Ele foi reitor numa época de grande problemas, já que era a fase do getulismo. Mas conseguiu se manter por 18 anos justamente porque deixava as portas sempre abertas”, observa Edivaldo M. Boaventura.

Também não escapa ao autor a faceta bem humorada de Pedro Calmon.

Duas anedotas consideradas clássicas estão registradas no livro que tem lançamento hoje.Uma delas dá conta de uma resposta a alguém que lhe questionava se era baiano.

“Sim, sou baiano, modéstia à parte”, retrucou.

Em outra ocasião, diante da ameaça de invasão da polícia à Faculdade Nacional de Direito, que ele dirigia no Rio de Janeiro, teria saído outra máxima de bate pronto: “Aqui só se entra com vestibular”.

Contemporâneo Os leitores terão acesso, ainda, a documentos que testemunham a aproximação de Pedro Calmon com o desenho. São de seu próprio punho, por exemplo, os esboços do Parque Histórico de Castro Alves, criado graças a sua iniciativa,em1971.

Vale lembrar que está contemplada também sua atuação como biógrafo do chamado Poeta dos Escravos.

Nas últimas partes do livro, uma sequência de fotos ilustra a trajetória do homenageado.

“Pedro Calmon é importante, em primeiro lugar, para a Bahia.

Pedro Calmon estudou grandes problemas históricos e econômicos, como a questão do cacau e a criação da Ufba”, reforça o autor, que defende a contemporaneidade de seu legado.

Nenhum comentário: