Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL - Inscrições abertas

Edital de Abertura de Inscrições
 - PpgLDC

O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana faz saber que as inscrições para a Seleção 2011 do curso de Mestrado do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL estarão abertas aos profissionais de Nível Superior, portadores do Diploma de Graduação Plena, em Letras ou áreas afins (graduados em áreas de humanas).
1. NÚMERO DE VAGAS: 20 vagas
2. INSCRIÇÕES
2.1 As inscrições serão realizadas na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural – PpgLDC, Anexo do Módulo 2, Campus Universitário, das 08:30 às 11:30 e das 14:30 às 17:30 horas, de segunda a sexta-feira, mediante o pagamento de R$ 50,00 (cinquenta reais) por inscrição, que deverá ser efetuado exclusivamente na Tesouraria da UEFS (GEFIN/PROAD- PRÉDIO DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL).
2.2 As inscrições serão feitas pessoalmente, ou por representante com apresentação de procuração, com poderes especiais para efetivar a inscrição, acompanhada da cópia da Cédula de Identidade do Candidato e original da Cédula de Identidade do Procurador, não havendo necessidade de reconhecimento de firma.
2.3 Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta, pendente, ou com fotocópia ilegível.
2.4 Período de inscrições:  06 a 22 de dezembro de 2010
2.5 Os candidatos portadores de diploma de Graduação e/ou Pós-Graduação obtido no exterior  deverão apresentar sua documentação revalidada na forma da lei.
2.6 Por um período de três (03) meses, a contar da homologação, o candidato poderá requerer a devolução do currículo comprovado.
2.7 Os candidatos portadores de necessidades especiais deverão informar o fato em campo próprio, no formulário de inscrição.
3. DOCUMENTAÇÃO
O candidato deverá apresentar, no ato de inscrição para a Seleção ao Curso de Mestrado:
1. Ficha de inscrição preenchida (fornecida no local);
2. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (R$ 50,00);
3. Cópia e original do Diploma/Certificado de conclusão de Curso Superior de duração plena. Alunos concluintes de cursos de graduação poderão se inscrever desde que apresentem atestado de que são concluintes e, em sendo aprovados, deverão apresentar diploma ou certificado de conclusão de curso na data da matrícula;
4. Cópia e original do Histórico Escolar de Graduação Plena ;
5. O aluno provável concluinte deverá apresentar cópia e original do atestado de conclusão do curso;
6. Curriculum Vitae (Lattes) atualizado e comprovado ;
7. Pré-projeto da dissertação (abaixo do título indicar a linha de pesquisa e os nomes de dois possíveis orientadores, por ordem de preferência). O pré-projeto deve ter no máximo 05 páginas (times new roman, fonte 12, espaçamento 1,5), com os seguintes itens:
1. Tema (obrigatoriamente dentro de uma das linhas de pesquisa do PpgLDC, sendo recomendada uma relativa conformidade/proximidade com um dos projetos desenvolvidos pelo futuro orientador.
2. Objetivos
3. Delimitação teórica
4. Procedimentos (metodologia)
5. Referências (bibliografia inicial)
4. LINHAS DE PESQUISA
Os Projetos de Pesquisa desenvolvidos pelos docentes do Programa respondem à Área Básica LETRAS, à Área de Concentração Literatura e Diversidade Cultural, e constam no site do PpgLDC ( www.uefs.br/ppgldc), podendo ser consultados pelos candidatos para direcionar os seus pré- projetos de dissertação. Os projetos reúnem-se em duas Linhas Gerais de Pesquisa, a saber:
1. POÉTICAS E NARRATIVAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS
Estudos de práticas e teorias literárias, bem como de outros sistemas narrativos, levando-se em conta tanto suas especificidades discursivas, como suas possibilidades de articulações interdisciplinares.
2. LITERATURA, MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS
Estudos de discursos e de manifestações do texto literário, articulando as configurações do lugar ideológico das representações de identidade, tais como nacionalidade, território, classe, poder, gênero e etnia.
5. SELEÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
5.1 Período: 06 dezembro de 2010 a 18 fevereiro de 2011
Local: Prédio de Pós-Graduação em Educação, Letras e Artes, Anfeteatro, Módulo II, Campus Universitário, UEFS.
OBS: Será exigido documento de identificação para acesso ao local das provas.
Etapas:
A Seleção para o Curso de Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural da UEFS consta de:
1ª Etapa - classificatória: Avaliação do plano preliminar de pesquisa  (pré-projeto de dissertação) e análise da documentação exigida na inscrição;
2ª Etapa - eliminatória e classificatória: Prova de Conhecimento Específico, contendo duas questões, abordando aspectos teóricos e análise de textos literários de poesia e de prosa ou filme (dia 02 de fevereiro de 2011, das 13 às 17 horas);
3ª Etapa - eliminatória: Prova de Proficiência em uma Língua Estrangeira – Espanhol, Francês ou Inglês (dia 09 de fevereiro de 2011, das 13 às 17 horas).
Obs: Permite-se consulta a dicionários monolíngues. Contudo fica a cargo dos candidatos providenciá-los, uma vez que o programa não se responsabiliza por fornecê-los.
Candidatos estrangeiros devem fazer a prova de proficiência em língua portuguesa.
Alunos que obtiveram aprovação nesta etapa, nas Seleções 2009 e 2010, podem solicitar dispensa da Prova de Proficiência, através de Requerimento, no momento da inscrição.
4ª Etapa eliminatória e classificatória: Após realização das provas, e tendo o candidato obtido classificação, será convocado para arguição, na qual defenderá seu plano preliminar de dissertação (dias 16 e 17 de fevereiro de 2011, conforme escalonamento que será divulgado junto ao resultado).
 PRÉ-ORIENTAÇÃO: Encontro com provável orientador para pré-orientação nos dias 21 a 25/02/2011 conforme escalonamento.
6. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS: (a partir das 15h e disponibilizado no site)
1ª Etapa: até 24/01/2011;
2ª Etapa: até 07/02/2011;
3ª Etapa: até 14/02/2011;
4ª Etapa: até 18/02/2011.
7. DA PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO
A prova de conhecimento específico consistirá de duas questões sorteadas a partir dos itens abaixo relacionados.
1. BRASILEIRO, Antonio. Poemas Reunidos. Salvador: Fund. Cultural do Estado da Bahia, 2005.
2. GULLAR, Ferreira. Toda Poesia. Rio de Janeiro. José Olympio, 2004.
3. RIBEIRO, João Ubaldo. Viva o povo brasileiro,1984.
4. TORRES, Antônio. Meu querido canibal. Rio de Janeiro. Record, 2000.
5. Filme: Dona Flor e seus dois maridos. Direção de Bruno Barreto.
 REFERÊNCIAS BÁSICAS:
 1. PEREIRA, Roberval. A unidade primordial da lírica moderna. Feira de Santana: PpgLDC/UEFS, 2000.
2. FONSECA, Aleilton. O Poeta na Metrópole: “Expulsão e deslocamento”. In: FONSECA, Aleilton & PEREIRA, Rubens Alves (org.) Rotas & imagens: literatura e outras viagens. Feira de Santana: UEFS, 2000. 
3. LAFETÁ, João Luiz. Traduzir-se (Ensaio sobre a poesia de Ferreira Gullar). In: ZILIO, Carlos et al. Artes plásticas e literatura. São Paulo: Brasiliense, 1982.
4. OLIVIERI-GODET, Rita. Construções identitárias na obra de João Ubaldo Ribeiro. São Paulo: HUCITEC; Rio de Janeiro: ABL; Feira de Santana: UEFS Editora.
5. SEIDEL, Roberto Henrique e NOVAES, Cláudio Cledson. Espaço nacional, fronteiras e deslocamentos na obra de Antônio Torres. Feira de Santana: UEFS Editora, 2010.
6. VEIGA, Benedito. Dona flor, uma história de cinema. Itabuna: Via Litterarum; Salvador: FCJA, 2009. (págs. 81-143).
7.TORRES, Maximiliano. O Ecofeminismo: um termo novo para um saber antigo. In: Terceira margem. Literatura e feminismos: extensões teórico-críticas. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ. Rio de Janeiro. Ano XIII, n. 20, jan-jul 2009.
8. GUATTARI, Felix. As três ecologias. 6. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 1997.
Obs: As referências acima são sugestões. Outras fontes podem ser utilizadas pelos candidatos.
9. PRÉ-MATRÍCULA e MATRÍCULA
9.1 Para a pré-matrícula, os candidatos deverão comparecer, de 21 a  25/02/2011, das 08:30 às 11:30 e das 14:30 às 17:30, à Secretaria do Mestrado para escolha das disciplinas que irão cursar.
9.1.2 MATRÍCULA
9.1.3 Entrega de documentação: 28/02/2011 – D.A.A./Divisão de Assuntos Acadêmicos
Os selecionados deverão comparecer à Divisão de Assuntos Acadêmicos pessoalmente ou através de representante munido de procuração na data a ser marcada pela mesma para a entrega da documentação abaixo especificada e para efetivação da matrícula. Não serão aceitos documentos rasurados, com divergência de datas, de dados ou com qualquer outra divergência e/ou estado que comprometa sua legibilidade. Perderá o direito à vaga aquele que não apresentar a documentação completa e correta até a data definida para matrícula.
Deverão ser entregues, no ato da matrícula, originais e cópias de toda a documentação ou cópias já autenticadas em cartório.
- Diploma de graduação ou Certificado de Conclusão de Curso.
- Histórico Escolar da graduação
- Certidão de Nascimento ou Casamento (obrigatória para estado civil casado)
- Documento de Identidade (Civil ou Carteira Profissional)
- CPF
- Título de Eleitor
- Comprovante de votação da última eleição ou Certificado de quitação com a Justiça Eleitoral
- Certificado de Reservista (somente para selecionados do sexo masculino)
- 01 foto 3x4
Para os alunos que, no ato da matrícula, apresentarem Certificado de Conclusão de Curso, informamos que este tem validade de 1 (um) ano a partir da data de sua expedição, devendo o aluno, neste prazo, apresentar o diploma. 
10.  INÍCIO DO CURSO
16 de Março de 2011
Feira de Santana, 29 de novembro de 2010.
José Carlos Barreto de Santana - Reitor

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Av. Tancredo Neves, 776 , Bl A, 8º andar
Caminho das Árvores,  CEP. :41820-904
Salvador - Bahia - Brasil
www.cultura.ba.gov.br 

Nenhum comentário: