Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ministro da Cultura do Congo visita sede do governo baiano

Festival Pan-Africano de Música
O ministro da Cultura e das Artes da República do Congo, Jean Claude Gakosso, foi recebido na tarde de ontem pelo governador Jaques Wagner e pelo presidente da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro, na Governadoria, em Salvador. No sábado passado, a comitiva do Congo esteve no Rio de Janeiro.
Gakosso explicou que a visita às duas primeiras capitais brasileiras teve o objetivo de divulgar internacionalmente o Festival Pan-africano de Música, que será realizado no mês de julho em Brazzaville, capital do Congo. O evento ocorre a cada dois anos e reúne os principais artistas daquele país.
"O Brasil é o nosso convidado de honra. Fomos muito bem acolhidos durante o lançamento realizado no Rio de Janeiro e não poderíamos vir ao Brasil e não visitar a Bahia. Sabemos que o sangue africano circula nas veias deste lugar", disse Gakosso.
Intercâmbio – O governador Jaques Wagner recebeu de presente um quadro com detalhes de metal em alto-relevo e retribuiu com chocolates produzidos no estado e um livro com textos e ilustrações do artesanato baiano.
De acordo o historiador Ubiratan Castro, o intercâmbio de estados brasileiros com países africanos aumentou nos últimos anos. "O Governo do Estado tem seguido o exemplo do governo federal no sentido de uma reaproximação efetiva com a África. Jaques Wagner foi o primeiro governador brasileiro que fez uma viagem oficial ao Benin."
Memória – Castro lembrou ainda que a visita de lideranças africanas à Bahia tem sido recorrente. Para ele, o intercâmbio é necessário e positivo. "O estreitamento de relação com o Congo é fundamental para nós. Com a troca de artistas, professores, intelectuais, entre outras pessoas que são portadoras dessa memória antiga, lá e cá, a Bahia só tem a ganhar. Atende a uma reivindicação da juventude negra baiana."
O Pelourinho e a sede do bloco afro carnavalesco Ilê Aiyê, no Curuzu, foram alguns dos locais visitados pela comitiva congolesa.

Nenhum comentário: