Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Opinião - Resgate da Memória da Bahia e do Brasil

Maria Teresa Navarro de Britto Matos - Diretora do Arquivo Público da Bahia/Fundação Pedro Calmon

A comunidade acadêmico-cientifica e a sociedade baiana têm motivos para celebrar. Foi lançado nesta quarta-feira o Catálogo de Documentos Manuscritos "Avulsos" da Capitania da Bahia: 1604-1828, em CD-ROM, vol. I e II. O Catálogo da Capitania da Bahia e das demais Capitanias das "Terras do Brasil" é um produto do projeto "Resgate de Documentação Histórica Barão do Rio Branco", um exemplo raro de experiência interínstitucional que envolveu os dois lados do Atlântico. Iniciativa que mobilizou, no Brasil e em Portugal, o poder público, as agências de fomento à pesquisa e o setor privado, por mais de uma década, sob a competente coordenação de Dra. Esther Bertoletti.

Foram identificados, descritos, microfilmados e digitalizados no Arquivo Histórico Ultramarino, em Lisboa, aproximadamente 300 mil documentos públicos produzidos pelas Capitanias da América Portuguesa e pela Coroa, no período colonial. A Capitania da Bahia acumulou o maior acervo arquivístico em termos quantitativo e qualitativo, Totaliza 19.610 verbetes e um número superior de documentos, que convertidos em imagens geraram 293 rolos de microfilmes e 63 CDs-ROM. O acervo reúne documentos textuais que registram as relações político-adminístrativas entre as várias instâncias sediadas na Metrópole (Lisboa) e na Colônia.

Os manuscritos "avulsos" da Capitania da Bahia representam uma fonte inestimável de pesquisa. Abrangem um universo cronológico entre 1604 e 1828. São 224 anos, mais de dois séculos rastreados, o que favorece a democratização do acesso ao patrimônio arquivístico comum. Certamente este acervo permitirá um olhar renovado para a História da Bahia e do Brasil.

Os benefícios do "Resgate" motivaram o Arquivo Público da Bahia a adquirir uma máquina digitalizadora/microfilmadora para dar inicio â conversão de manuscritos e de impressos originais, de valor histórico, para o formato digitaL Conquista que integra o projeto de modernização do acesso e da difusão de acervos, que garantirá, também, a preservação e a segurança do patrimônio arquivístico da Bahia.

Nenhum comentário: