Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sebrae e governo da Bahia querem estimular projetos culturais

Termo de referência pretende estimular a profissionalização e o acesso ao conhecimento para os artistas
Adelmo Borges - O Sebrae na Bahia e a Secretaria de Cultura do Estado vão firmar um termo de referência para fomentar a cultura em vários aspectos. Entre as propostas de parceria está a criação de uma rede de formação continuada em cultura. A idéia é fazer um mapeamento de todos os cursos de graduação, extensão e pós-graduação existentes nessa área e ter o Sebrae como um dos parceiros.

“Queremos investir em formação de cultura”, destaca o secretário estadual da pasta, Albino Rubim, acrescentando que pretende se reunir com os reitores das universidades públicas baianas para que sejam desenvolvidos cursos na área. Albino também quer criar uma universidade popular no Pelourinho, inicialmente só de extensão. A idéia é fazer um pool de instituições, entre elas o Sebrae, para cursos diversos, que podem incluir culinária, capoeira, gestão e outras áreas de interesse da população da localidade.

Outra idéia de Albino é formatar um espaço de discussão chamado “Fórum do Pensamento Crítico”. Uma vez por mês, serão convidados expoentes do pensamento contemporâneo brasileiro para debater idéias na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Pontos de Cultura

O diretor do Sebrae na Bahia, Lauro Ramos, propõe que o Ponto de Atendimento da instituição no Pelourinho seja transformado em uma unidade especializada em atender as demandas de cultura.
Adalberto Santos, superintendente de Cultura do estado, sugere uma parceria com o Sebrae para os Pontos de Cultura, cujos gestores precisam de capacitação, sobretudo na prestação de contas. O superintendente do Sebrae na Bahia, Edival Passos, destaca que essa parceria pode identificar os Pontos de Cultura melhor estruturados para apoio efetivo em aspectos como capacitação em gestão e acesso a mercado. “Um empreendimento cultural precisa qualificar seu produto ou serviço”, lembra Edival.

O superintendente lembra que o Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas, fez um trabalho de qualificação com grupos de capoeira da cidade, que passaram a vender os produtos típicos (como berimbau e roupas) na região.

Serviço
Sebrae na Bahia - (71) 3320.4558 - www.ba.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Nenhum comentário: