Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Feira Cultural de Sr. do Bonfim na TV São Francisco no Sábado ao meio dia

Organizadores da Feira Cultural de Sr. do Bonfim, grupo Legbá, estarão amanhã ao meio dia na TV São Francisco, para falar ao vivo sobre o evento.


Domingo 30/01/2011
I Feira Cultural de Senhor do Bonfim

9:00h Abertura no Auditório
Música
Depoimentos do Grupo (Acolhida)
·       Farnésio (cactus)
·       Carla Lidiane (Articulação territorial de Cultura)
·       Edneuton (Diretor de Cultura)
·       Prefeito Paulo Machado

11:00h  Espaço externo
Exposições das várias linguagens artístico-culturais

Música
·       Francismar Monteiro
·       14:00h Daniel Alves
·       15:00hJardel
·       16:00hGrupo Missão do Sahy
·       17:00h Rogério Moreira

Exibição do Filme “Uma Feira Livre” e “Açúcar Amargo”
Exposição de Documentários sobre Sr. do Bonfim

Além de muitos outros artistas e artesões bonfinenses e territoriais!

Compareça, Prestigie o Evento!

Serviço
O quê: Feira Cultural de Senhor do Bonfim
Quando: 30/01

Onde: Centro Cultural Ceciliano de Carvalho
Horário: a partir das 9:00


Gratuito

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011


Tribuna Feirense(Feira) - Geral
Uefs inscreve para oficinas e pautas em galerias de arte
O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), órgão vinculado à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), inscreve até 4 de fevereiro para eventos que comporão a programação de pautas 2011 na Galeria de Arte Carlo Barbosa e no Museu Galeria de Arte Caetano Veloso (localizado no campus avançado de Santo Amaro da Purificação). A inscrição deve ser feita no Cuca de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 15 às 18h.
Artistas não residentes em Feira de Santana podem acessar a ficha de inscrição no site www.uefs.br/cuca e enviá-la para o endereço: Centro Universitário de Cultura e Arte, Galeria Carlo Barbosa - Rua Conselheiro Franco, 66, Centro, Feira de Santana- BA - CEP: 44015-000).
Oficineiros
O Cuca recebe até 30 de janeiro de 2011 propostas de trabalho (projetos) para as oficinas do semestre 2011.1 nas áreas de música, artes visuais, teatro, literatura, dança e outras atividades corporais. Os interessados devem entregar os projetos acompanhados de currículo devidamente comprovado na direção do Cuca. Os profissionais não residentes em Feira de Santana poderão encaminhar as propostas para o e-mail do Cuca: cuca@uefs.br. Outras informações pelo telefone (75) 3221-9766.
Matrículas
O Seminário de Música do Cuca matricula os alunos da casa para o curso básico no período de 15 a 18 de fevereiro. Os alunos novos, aprovados na seleção realizada no final de 2010, devem se matricular de 22 a 25 de fevereiro. As datas são as mesmas para as oficinas de teatro, dança e outras atividades corporais, além das atividades artísticas visuais desenvolvidas pela Oficina de Criação Artística (OCA). Para as oficinas de música, o período de matriculas é de 28 de fevereiro a 2 de março.
A taxa de inscrição é de R$ 60 para as oficinas e de R$ 80 para os cursos básicos, valida para todo o semestre. Servidores da Uefs são isentos da taxa, enquanto que dependentes de servidores e estudantes da Uefs têm desconto de 50%.As informações são da assessoria de comunicação da Uefs.

Eloi Ferreira substui o baiano Zulu Araújo na Fundação Palmares


Alzirajornalista
blogspot.com


O novo presidente da Fundação Cultural Palmares é o ex-ministro da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Eloi Ferreira de Araújo, que já havia ocupado a secretaria-adjunta da Seppir e coordenado a equipe organizadora da 2ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

A definição do novo quadro estrutural da Secretária Nacional de Cultura foi anunciado ontem em Brasília, pela ministra da Cultura, Anna Maria Buarque de Hollanda, que definiu a equipe com que vai implementar as políticas culturais do governo da presidenta Dilma Rousseff (PT).

Elói Ferreira assume o cargo no lugar do arquiteto e produtor cultural baiano Zulu Araújo, que está na Fundação Cultural Palmares há oito anos – primeiro como diretor de promoção cultural (entre 2003-2006), depois como presidente.

Cláudia Leitão assume Se­cretaria da Economia Criati­va vinculada ao MinC


Enfoquecultural
blogspot.com

 

 Cláudia Leitão, durante palestra

Ao definir primeiro escalão, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, trouxe novidades com a criação da Secretaria da Economia Criativa. A nova Secretaria, será gerida pela socióloga e ex-secretária da Cultura do Ceará, Claúdia Leitão, que também ministrou módulo durante piloto do Programa de Formação de Gestores Culturais, realizado na Bahia (2009/2010), numa parceria SESC/SP, SecultBa e MinC. 
Da gestão Juca Ferreira, se mantêm nos cargos o secretário de Fomento, Henilton Menezes, o presidente do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), José do Nascimento Jr, e o presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Luiz Fernando de Almeida. O ator Sergio Mamberti, que fez parte do MinC durante todo o governo Lula, também permanece na nova administração, agora como secretário de Políticas Culturais.

Creative Commons responde ao MINC


Estadao.com.br

Diretor brasileiro das licenças diz que ministério já até 'incorpora linguagem do Ecad'
21 de janeiro de 2011 | 20h 03

Jotabê Medeiros - Ronaldo Lemos, diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que gerencia o Creative Commons no Brasil, disse que a nota oficial do MinC, na qual o ministério explica as razões que o levaram a suprimir as licenças CC do seu site oficial, contém "vários problemas". "Na minha visão, o MinC acabou acolhendo as demandas do Ecad, inclusive incorporando a sua linguagem", afirmou. Lemos tomou conhecimento da nota no Estadao.com e buscou a reportagem para veicular sua resposta, que é a seguinte:

Tasso Marcelo/AE - ArquivoTasso Marcelo/AE - Arquivo
Rolando Lemos, diretor do centro que gerencia as licenças Creative Commons no Brasil
a) Com relação ao uso do Creative Commons, ele não é uma licença para "liberação de conteúdo" como afirma o MinC. Ele é um padrão internacional de licenciamento, de fácil utilização, já estabelecido e adotado por organismos internacionais como a UNESCO, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, a ONU e projetos como a Wikipedia.
Ele sinaliza de forma clara e simples que pode ou não ser feito com conteúdos, com várias opções de utilização. Ao remover a licença do site, o MinC retrocede com relação a um sistema adotado em mais de 70 países e periga investir recursos públicos para criar um modelo de licenciamento extravagante, que precisará ser interpretado por cada usuário que for utilizar os conteúdos.
b) A linguagem que foi adotada para permitir acesso aos conteúdos atualmente no site não é uma licença, como conversamos. Ela não garante as condições de utilização dos conteúdos, como faz o Creative Commons. Ela é no máximo uma declaração de intenções, que do ponto de vista legal não tem validade.
c) O Creative Commons foi usado pelo site do Ministério por 6 anos e um grande número de conteúdos foi disponibilizado através dele. No mínimo, o MinC deve continuar sinalizando a licença aplicável para o conteúdo passado, o que é obrigatório de acordo com o texto das licenças. Ao que parece, isso não foi feito.
Chama a atenção também o fato de que o Ministério está utilizando a mesma justificativa (e as mesmas palavras) que são utilizadas pelo ECAD na sua crítica ao Creative Commons. Por exemplo, a entrevista da superintendete do ECAD, Gloria Braga, para INFO Exame:
As alterações na lei têm recebido críticas principalmente do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), organização que arrecada os direitos correspondentes à execução de músicas no rádio, na TV, no cinema e em eventos públicos. "A lei atual já permite que o artista, em determinadas situações, abra mão dos seus direitos"

concurso Cidade Baiana da Cultura


Tribuna da Bahia
Concurso seleciona a Cidade Baiana da Cultura
Publicada: 21/01/2011 12:56| Atualizada: 21/01/2011 12:55
Idealizado com o intuito de realizar a promoção e divulgação das culturas regionais existentes na Bahia, o concurso Cidade Baiana da Cultura 2011 terá a sua segunda edição realizada este ano.

 Para concorrer, os representantes dos 417 municípios baianos podem inscrever as suas cidades até o dia 28 de fevereiro através do site www.cidadebaianadacultura.com.br.

O concurso, que visa o desenvolvimento social e econômico dos municípios baianos, através da valorização do seu patrimônio e da sua diversidade cultural, é uma iniciativa do Grupo 3 – através das suas produtoras Expo 3 Exhibits e Expo Eventos.


O concurso Cidade Baiana da Cultura é voltado para todos os municípios do estado da Bahia, e está aberto a qualquer cidade que deseje concorrer ao título. Em 2010, o vencedor do concurso foi Rio de Contas.

Localizado a 783 quilômetros da capital baiana, o município se destacou pela qualidade e viabilidade da programação cultural, pela sua contribuição para o fomento da inovação artística e pela criação de novas formas de ação e de diálogo cultural, entre outros pontos.

O município eleito ganha visibilidade através da divulgação de seus atrativos culturais e turísticos, atrai investimentos públicos e privados nos setores de cultura, turismo e serviços e conta com o apoio das produtoras do Grupo 3 na assessoria e captação de recursos para montagem de uma programação cultural, entre outros benefícios.

A idéia da escolha de uma cidade cultural surgiu na Grécia no ano de 1985 quando um projeto da então ministra Melina Mercouri elegeu Atenas como a primeira Capital Européia da Cultura.

No Brasil, o Grupo 3 inovou ao levar o projeto para um âmbito estadual. Para o produtor cultural, idealizador e coordenador do concurso, André Reis, o projeto é de extrema relevância, principalmente para a divulgação das potencialidades culturais das cidades baianas.