Paginas

Olá, seja bem vindo(a)!
Este blog quer dar visibilidade e proporcionar a reflexão sobre cultura do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Para garantir que sua visita seja proveitosa e agradável, disponibilizamos abaixo algumas orientações, para evitar que você tenha dificuldade de acesso às informações.
>Para encontrar alguma matéria especificamente, vá ao campo pesquisa e digite uma palavra que sirva de referência;
>Para fazer algum comentário ou tirar alguma dúvida, vá ao campo comentário logo abaixo da matéria, e não se esqueça de se identificar (deixe seu email se quer receber mais informaçoes sobre o tópico em questão);
>Para acompanhar a agenda cultural do território, vá ao campo Agenda Cultural na parte inferior do blog;
Para encaminhar informações ou sugestões envie email para carlalidiane@yahoo.com.br
Aproveite o espaço!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Distribuidora de filmes

Mais uma alternativa de distribuição!

Da lista do conselho nacional de cineclubes.
Amigos cineclubistas e realizadores,

O pessoal do Fora do Eixo lançou há alguns dias o site DF5, e não sei se já é do conhecimento de todos. O site é uma distribuidora de filmes online, voltada a distribuir filmes independentes para o circuito de exibição não comercial. Trata-se de uma iniciativa fantástica, que já tava dando certo antes mesmo da criação do site e que, portanto, já possui um catálogo razoável à disposição dos usuários. O lance é que se faz upload e download dos filmes em alta qualidade.

Participem mandando seus filmes e exibindo filmes! O site: http://df5.com.br/ e o site do Circuito Fora do Eixo para quem ainda não conhece: http://foradoeixo.org.br/

Abraços,
Luiz Felipe Mundim

APRESENTAÇÃO


DF5 é uma distribuidora digital de filmes que disponibiliza seu acervo para exibições on-line e download mediante indicadores de público e fortalecimento da rede entre realizadores, exibidores e público, facilitando a circulação e o mapeamento de exibições não-comerciais cineclubistas no país.
Ao subirem os filmes para o site, os realizadores colocam automaticamente sua obra sob uma licença Creative Commons de exibição não-comercial. Em contrapartida, o exibidor preenche a “Ficha de Sessão” com informações sobre a exibição e indicadores de público. Assim, é possível criar um mapeamento de cada vídeo e de suas exibições em território brasileiro.
Os parceiros iniciais do projeto são a produtora Filmes Para Bailar e o Circuito Fora do Eixo, através do Clube de Cinema Fora do Eixo.
Baseada em ideais cineclubistas de formação de público e no colaborativismo em rede, a DF5 é uma espécie de software livre em código aberto, o que possibilita que os participantes da iniciativa contribuam no caminho a ser trilhado e que o F5 sempre seja acionado.
Ajude a atualizar a idéia de circulação de obras audiovisuais no país. F5!

REALIZADOR

Olá amig@s realizador@s!
Distribuir filmes, tendo a internet como meio. Esta é a meta da DF5 que passa, agora, a disponibilizar filmes online para download e exibição em cineclubes e festivais por todo o Brasil.
Para os realizadores de cinema no Brasil, surge aqui uma oportunidade de difundir o seu trabalho autoral para públicos os mais diversos, estimulando o diálogo entre público e obra, do qual podem surgir novas ideias éticas e estéticas que reoxigenem os filmes e o país.
Estimulamos que o realizador também promova sessões. Participar da exibição, é completar o ciclo cinematográfico, que na era da mídias digitais, tem seus processos reconfigurados, o que possibilita novas formas de conceber e assistir a um filme. Realize exibições, faça o ritual cinematográfico acontecer!
Para colocar seu vídeo no acervo da DF5, mande um e-mail para acervo@df5.org.br. Responderemos com informações técnicas para o upload e uma ficha de inscrição a ser preenchida. Também pedimos que nos enviem para o mesmo e-mail, fotos de divulgação e cartaz do filme.
Obrigado e seja bem-vindo!

CINECLUBISTA

Olá amig@s cineclubistas!
Todos os filmes do catálogo estão disponíveis para exibição não-comercial. Sem nenhum custo, você pode baixar os arquivos dos filmes e montar sua sessão.
Para tanto, siga os seguintes passos:
01. Na página de qualquer vídeo da DF5, clique no ícone vimeo no player do vídeo ou entre no site www.vimeo.com
02. Na página incial do site, há uma barra na parte superior, a direita. Clique no ícone login e digite:
e-mail: exibicaodf5@gmail.com
password: macarronada
03. Após o login, você retornará à página do filme que você escolheu. Abaixo do vídeo, na parte direita, há informações sobre o arquivo em About this video. Um pouco abaixo há o link – download this video. Agora basta somente clicar neste link e selecionar onde você pretende baixar o vídeo em seu computador, ou clicar com o botão direito do mouse em cima do link Download this video e escolher a opção salvar como.
04. Para baixar outros vídeos, repita a operação. Não há limites para download.
Após a sessão, convidamos vocês a colaborar na sistematização e consolidação de nossa rede de distribuição. Informando dados sobre a sessão que fez, você nos ajuda a saber onde os filmes estão sendo exibidos e como podemos agir para que mais filmes sejam vistos e mais exibições sejam feitas.
Assim, pedimos que preencham o seguinte formulário com as informaçoes sobre a sessão.
Para enviar outras informações, material de divulgação, etc é só escrever para: exibicao@df5.org.br
Caso queira conhecer melhor o projeto, conversar e compartilhar idéias, fique a vontade! Conte-nos mais em seu e-mail!
Obrigado e boa sessão!




--
Luiz Felipe C. Mundim
Cineclube Cascavel - Goiânia - GO
http://cineclubecascavel.blogspot.com/
62 84532568



--
Atenciosamente,

Saliha Rachid
Representante Territorial de Cultura - Recôncavo
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Superintendência de Cultura
Tel: (71) 8803-2877 / 9247-1877
E-mail: saliha.rachid@cultura.ba.gov.br

"Descobrir e reinventar gente é a grande obra da cultura" Herbert de Souza

Videoconferência - Consolidação dos Sistemas Nacional e Estadual de Cultura

A próxima videoconferência da Secult/BA será no dia 11 de novembro, quinta feira, das 09:00 às 12:00 horas sobre Implantação dos Sistemas Nacional e Estadual de Cultura e contará com a presença de Cláudia Leitão, Roberto Peixe, Neuza Britto e Edmar Vieira do município de Maracás.

Festival Itinerante de Música faz sua estreia na Bahia


Chega à Bahia no próximo domingo, dia 7, o Glacial Fest, evento de sucesso na região sudeste, que faz sua estreia na região Norte-Nordeste este ano. Para abrir a etapa baiana do projeto, o Grupo Schincariol escolheu os municípios de Irecê e Valença. As duas apresentações acontecerão no dia 7 de novembro, a partir das 16h, no espaço Gran Fest, em Irecê, com a banda Voa Dois e, em Valença, na Churrascaria Tradição, ao som do grupo Parangolé. O Glacial Fest é um  evento itinerante de música que passará pela Bahia, além do Piauí, Ceará, Pernambuco e Pará.

O circuito de shows marca a reformulação da marca Glacial, uma das cervejas do portfólio do Grupo Schincariol, que passa a contar com layout mais jovem. A estratégia inédita da marca visa ampliar a sua participação no mercado do Norte-Nordeste, onde já registrou, este ano, crescimento de vendas de 15% entre os meses de janeiro e agosto, em relação ao mesmo período do ano passado.

Considerada a segunda região mais importante para a marca Glacial, o Nordeste atualmente abriga 20 milhões dos 30 milhões dos novos consumidores brasileiros. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a renda da população da região vem demonstrando crescimento desde 2004, diminuindo a diferença para as regiões mais ricas e contribuindo para o aumento do potencial de consumo.

A Glacial sofreu recentemente algumas alterações nas embalagens (lata, 600ml e Pack 12) e nos materiais de comunicação para reforçar atributos como refrescância, extremamente valorizado pelo público da marca no território nordestino.  Lançada em 2002, a marca é uma cerveja low price, dirigida especialmente ao consumidor que busca um produto de ótima qualidade, porém a um preço mais acessível.

Ao todo, serão oito dias de shows que deverão atrair cerca de 6 mil pessoas em cada evento. A ideia, além de consolidar a marca no mercado Norte-Nordeste, é também superar as vendas atingidas durante o Glacial Fest de 2009, realizado em oito cidades do interior paulista. Os shows contarão com dois palcos, pista, telões, camarotes, backstage, área VIP, bares, banheiros, além de toda comunicação da marca, através de blimps luminosos e banners.

Por Elis Chamusca


bahiaemfoco.com

Programação Teatro Gamboa nova novembro tem Yumara Rodrigues


"Fragmentos de um só", de 6 a 27 de novembro
 Programação do Teatro Gamboa Nova para mês de novembro

Monstro com Yumara Rodrigues
Para homenagear os 50 anos de carreira da atriz baiana Yumara Rodrigues, o Programa Mestres da Cena, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) realizado através da Fundação Cultural (Funceb) apresenta a montagem Monstro, com produção da Cardim Projetos. Dirigida por Paulo Dourado e com participação de Caio Rodrigo, a peça traz a biografia artística de Yumara resgatando cenas do passado e apresentando toda a vitalidade cênica da atriz. O texto assinado por Marcos Barbosa tem como ponto de partida as personagens interpretadas pela homenageada, e, assim também, faz um painel do teatro baiano das últimas cinco décadas.

Na peça, Yumara dá vida ao arquétipo da fiandeira mítica Aracne, cuja teia de vida e morte é o discurso de uma atriz que narra o encontro com o terrível e com o grotesco em clima de erotismo e sedução, marcado na melodia da dança de cortejadores - eróticos, letais - das sarabandas para violoncelo solo de Johan Sebastian Bach. Na tarefa de desfiar a linha do tempo, ela conta com a ajuda da Deusa, personagem híbrido que mistura características humanas e de ave, vivido pelo ator Caio Rodrigo (Murmúrios/Joana D'arc).

O espetáculo se evidencia pela valorização da palavra, dos seus abismos e vastidões abertos ao imaginário da atriz e ao intenso magnetismo das suas personagens. Diante da teia de memórias, frente a frente com a mulher terrível e fascinante cujo discurso é misto de obscenidade e maldição, nas margens de uma literatura que não perde de vista os escritos de Hilda Hilst e de Samuel Beckett. O título do trabalho se refere ao discurso cotidiano repetido freqüentemente, o epíteto "monstro sagrado" para designar artistas por seus imensos feitos acumulados.

O público confere também a exposição Retrospectiva 50 anos de carreira de Yumara Rodrigues, na Galeria Jayme Fygura, com visitação de quarta a domingo, às 16 horas, entrada gratuita. O Programa Mestres da Cena lança no ano que vem um livro comemorativo de meio século de carreira da atriz com fotos, textos da homenageada e depoimentos de profissionais da área, e um vídeo documentário que traz um panorama da trajetória da veterana dos palcos, cinema e TV. Em 2011, as atividades do Programa contemplam, ainda, oficina para atores em formação com carga horária de 30 horas, ministrada por Yumara e um seminário com profissionais na área com o tema: "50 anos de Teatro Baiano na ótica de Yumara Rodrigues".

Serviço:
Quando: 03 a 25/11 (quartas e quintas)
Horário: 20h
Valor: R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia)
Onde: Teatro Gamboa Nova
Classificação: 16 anos

Ficha-técnica
Texto: Marcos Barbosa
Direção: Paulo Dourado
Elenco: Yumara Rodrigues e Caio Rodrigo
Assistente de Direção: Thaís Alves
Cenário e Figurino: Gilson Rodrigues
Iluminação: João Sanches

Trilha Sonora: Luciano Bahia
Maquiagem: Marie Thauront

Oração com Cristina Dantas e George Vladimir

A inquietante peça Oração, escrita pelo dramaturgo espanhol Fernando Arrabal e dirigida por Cláudio Simões (Caso Sério e Vingança, Vingança, Vingança) coloca o público frente a frente com a dualidade, o conflito que ronda as pessoas: ser bom ou mau?Em Oração, os atores George Vladimir (Nada Será Como Antes e Hamlet) e Cristina Dantas (Hard Time e O Despertar da Primavera) dão vida aos personagens Fídio e Lilbé, um casal que dialoga sobre a moral das ações praticadas. Após matarem uma criança, eles discutem sobre a representatividade do ato cometido e questionam os conceitos de bondade e maldade. Os valores cristãos são debatidos e postos em dúvida. Ele acredita que possam ser apenas bons e puros, ela duvida. Construindo personagens quase que infantis em sua ingenuidade diante de fatos crudelíssimos, Arrabal traz à tona a fragilidade dos limites entre bondade e maldade, De quebra, ele ainda deixa a questão: os limites criados pela religião vão de encontro à natureza humana?

Serviço:
Quando: 05 a 27/11 (sexta e sábado)
Horário: 20h
Valor: R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia)
Onde: Teatro Gamboa Nova
Classificação: 16 anos
Informações: (71) 3329-2418
http://www.teatrogamboanova.com.br/

Realização: Teatro Gamboa Nova

Ficha-técnica
Autor: Fernando Arrabal
Direção: Cláudio Simões 
Elenco: Cristina Dantas e George Vladimir
Iluminação: Pedro Dultra
Trilha Sonora: Cláudio Simões 
Concepções: Cenário e Figurino: Cláudio Simões 

Fragmentos de Um Só com o Núcleo VAGAPARA
Os solos que compõem o espetáculo relacionam-se, entre si, por afinidades temáticas e pelo campo de vivência geracional e pessoal dos artistas. Os trabalhos abordam questões de identidade, gênero, afetos, angústia existencial - com uma dose de bom humor, mas sem explorar fórmulas da comédia. Na temporada de novembro de 2010 no Teatro Gamboa Nova, Isabela Silveira traça sua Cartografia de um Relevo Interno; Jorge Oliveira apresenta um Corpo Cabide; Lucas Valentim faz uma Serenata; Márcio Nonato enfrenta um cAstigO de luz AcesA; Paula Lice segue dizendo que Isto não é uma mala; e Olga Lamas aparece EM GOLE.

A montagem de teatro não tem um formato final definido, sendo formada, a cada apresentação, por todos ou alguns dos 07 solos independentes concebidos pelos seus intérpretes-criadores do Núcleo. A compreensão é que através de diferentes formas de agrupar as criações dos atores/dançarinos podemos construir diversos e diferentes discursos usando o mesmo material artístico. O espetáculo, que é resultado do Prêmio Myriam Muniz de Montagem em Teatro da FUNARTE (MINC-Brasil, 2009), realizou cerca de 30 apresentações entre março e abril deste ano e no mês de agosto voltou a cartaz no Teatro Gamboa Nova (Salvador/BA).

Fragmentos tem uma estrutura que confunde as idéias de espetáculo e intervenção. Criados individualmente pelos intérpretes, os solos que compõem o espetáculo relacionam-se, entre si, por afinidades temáticas e pelo campo de vivência geracional e pessoal dos artistas. A montagem aborda questões de identidade, gênero, afetos, angústia existencial - com uma dose de bom humor, mas sem explorar fórmulas da comédia.

Serviço:
Quando: 06 a 27/11 (sábado)
Horário: 17h
Valor: R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia)
Onde: Teatro Gamboa Nova
Classificação: 16 anos

Ficha Técnica
Intérpretes-criadores
Isabela Silveira 
Jorge Oliveira
Lucas Valentim
Márcio Nonato
Paula Lice
Olga Lamas
Cenografia e adereços: miniusina de criação
Concepção de iluminação: Fernanda Mascarenhas
Direção musical: Jarbas Bittencourt
Figurino: Rino Carvalho

Verônica Dumar no show Mãe
Fascinada pelo canto em louvor às águas e aos orixás, a cantora e compositora baiana apresenta no novo trabalho canções autorias como a que dá nome ao show e Sentimentos do Coração, Tempo Agitou. No repertório também traz releituras de Minha Missão, de Paulo César Pinheiro e João Nogueira, e Conto de Areia e A Deusa dos Orixás, de Romildo e Toninho, dentre outros compositores renomados. Em Mãe, Verônica Dumar conta com a participação do grupo musical Expresso 4 integrado por Orlando (violão), Fernando (bandolim), Marivaldo e Edmundo (percussões). No Rio de Janeiro, onde morou durante sete anos, ela realizou os shows Morena do Mar, Bahia é Boa Terra, Minha Missão, Os Quinhentos Anos do Brasil e Tributo à Clara Nunes. De volta à Bahia, segue cantando bossa nova e o samba com seus ritmos contagiantes.

Serviço:
Quando: 07 a 28/11 (domingo)
Horário: 17h
Valor: R$ 10 (inteira) R$5 (meia)
Onde: Teatro Gamboa Nova
Classificação: livre
Informações: (71) 3329-2418
http://www.teatrogamboanova.com.br/
Realização: Teatro Gamboa Nova

 Bahia já

Novo secretariado terá antigos titulares


A montagem do novo secretariado do próximo governo de Jaques Wagner (PT) será iniciada no próximo domingo (7), quando o reeleito retornará de um período de descanso na Argentina. Nos bastidores, muitos nomes são comentados, mas fontes do governo asseguram que boa parte é mera especulação, pois exceto aqueles que fazem parte da cota pessoal do petista, o mosaico partidário deverá ser mais complicado para montar. Entre os mais cotados, de fato, estão velhos conhecidos da administração do Estado. Entre os que podem retornar, Domingos Leonelli (PSB), ex-titular do Turismo, e Roberto Muniz (PP), ex-secretário da Agricultura e suplente de Walter Pinheiro (PT) no Senado, são os que pintam com maior força para reassumir os cargos. Devem ser mantidos ainda Carlos Martins (Fazenda), Jorge Solla (Saúde), Manoel Vitório (Administração) e Robinson Almeida (Comunicação). Contudo, informações do Palácio de Ondina dão conta de que Wagner não tem pressa para compor a equipe, pois tem até 31 de dezembro para fechar o grupo e atender aos requerimentos dos aliados.
Bahia Noticias