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sexta-feira, 25 de março de 2011

Palhaço Bufão

O espetáculo escrito, dirigido e encenado por Lindolpho Neto, faz parte do resultado de uma pesquisa sobre palhaço, clown e bufonaria. A peça mostra, de forma hilária, o dia-a-dia do palhaço brasileiro. A encenação é recheada de enganos, fantasia, estratégias e ilusionismo. A participação do espectador (criança ou não) é constante, o que não poderia ser diferente, pois o espectador é a todo momento envolto e seduzido pelo “universo” que permeia a vida do Palhaço “Bufão”.

Com uma mala na mão, mágica, malabarismo, técnicas circense, brincadeiras e muita confusão, o palhaço Bufão encanta e diverte a todos, construindo o dia munido de um único objetivo, a propagação do amor ao próximo. O Bufão usa seu dom cênico teatral para levar à sociedade a informação necessária para a harmonia pretendida. Na trilha sonora o espectador é conduzido auditivamente por : amelie poulain, manu chão, bee gees, Vivaldi.

ONDE: Centro Cultural Ceciliano de Carvalho
QUANDO: 02 e 03 de abril de 2011 às 18:00h
QUANTO: R$ 8,00 (preço único)
PONTO DE VENDA: Boutique do Bebê - Av. Agricultura, 350 - atrás da secretaria de saúde
MAIORES INFORMAÇÕES: (74) 9198.2750

Festival de Curta Metragem de Itapetinga

Olá !
Acesse o Site Oficial do Festval de Curta Metragem de Itapetinga.
Assista aos vídeos vencedores das edições anteriores.
Se inscreva e concorra a CINCO MIL REAIS em dinheiro.
SEGUE O LINK: http://www.festcurtasitapetinga.com.br

MDS lança editais para ampliar restaurantes, cozinhas e bancos de alimentos

02/03/2011 15:20
Para fortalecer o enfrentamento à extrema pobreza e promover a segurança alimentar e nutricional e a inclusão produtiva das famílias do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) publicou, nesta terça-feira (1º), os editais para ampliar o número de Bancos de Alimentos, Cozinhas Comunitárias e Restaurantes Populares em todo o País. Essas unidades fazem parte da rede de equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional.

Serão investidos R$ 11 milhões em Restaurantes Populares, R$ 4,5 milhões nos Bancos de Alimentos e R$ 14,6 milhões nas Cozinhas Comunitárias. O financiamento se destinará à construção do prédio, aquisição de equipamentos, móveis e utensílios, com objetivo de incentivar, além do fornecimento de refeições saudáveis, atividades de formação e qualificação profissional na área de alimentação, nutrição e gastronomia junto aos beneficiários do Cadastro Único. A manutenção e a gestão desses equipamentos serão de responsabilidade das prefeituras ou governos estaduais.

Neste ano, o edital de Cozinhas Comunitárias se direciona aos municípios selecionados para os projetos Praças do PAC e Creches ProInfância, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Já o Banco de Alimentos vai priorizar municípios operadores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e os que operem o mínimo de 30% dos recursos do FNDE para aquisição de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar, em cumprimento à Lei nº 11.497/2009, do Pnae. A iniciativa busca fortalecer a articulação e integração entre os programas e equipamentos públicos no âmbito local. Os Restaurantes Populares se destinarão a municípios acima de 100 mil habitantes.

As propostas devem ser enviadas por meio do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, até 13 de abril. O resultado será divulgado no dia 23 de maio. Todas as informações estão detalhadas no edital, disponível em
http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/editais/2011/editais-2011

Os critérios de pontuação para a seleção das propostas apresentadas vão priorizar a implantação dos equipamentos em áreas com maior concentração de população em situação de pobreza e extrema pobreza, e ainda o incentivo ao desenvolvimento de atividades de formação e qualificação profissional na área de alimentação, nutrição e gastronomia junto às famílias inscritas no Cadastro Único – base de dados usada para seleção dos beneficiários para os programas sociais do Governo Federal.

Programa – Os Restaurantes Populares e Cozinhas Comunitárias, equipamentos públicos de alimentação e nutrição, integram a Rede Operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Visam ampliar a oferta de refeições adequadas a preços acessíveis à população de baixa renda. As instalações apoiadas têm capacidade mínima de produção de mil refeições diárias, nos restaurantes, e de cem, nas cozinhas.

Os Bancos de Alimentos são unidades de abastecimento e combate ao desperdício. Auxiliam na distribuição dos gêneros alimentícios do PAA, além de se caracterizarem como importante espaço de articulação com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Atuam ainda na doação às entidades socioassistenciais, pertencentes ao Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Com apoio do MDS, já foram criados, em todo o País, 67 Bancos de Alimentos, 406 Cozinhas Comunitárias e 89 Restaurantes Populares.

SERVIÇO
Editais para implantação ou modernização de Bancos de Alimentos, Cozinhas Comunitárias e Restaurantes Populares

Recursos: R$ 30 milhões
Prazo de inscrição: até 13/04/11
Divulgação do resultado: 23/05/2011

Acesse o boletim: Restaurantes populares e cozinhas comunitárias vão ser ampliados no País

Lançamento em Euclídes da cunha

CARÍSSIMOS AMIGOS

No próximo dia 06/05/2011, sexta-feira, a partir das 17 horas, lançaremos os nossos mais novos "produtos" de pesquisa, um Livro e um Documentário em DVD, ambos intitulados "Canudos: Novas Trilhas". O local ainda será confirmado pela Secretária de Educação do Município, Sra. Maria Auxiliadora Moura. Nos dias 04 e 05/05, faremos o mesmo em Queimadas e Monte Santo, respectivamente.

Solicito, respeitosamente, aos amigos a divulgação dessa "efeméride sertaneja", quando alguns dos produtos acima citados serão oficialmente doados para algumas bibliotecas de escolas públicas e instituições culturais locais.

Em anexo, encaminho, também, INFORMATIVO sobre o livro e o dvd, mais precisamente as notícias da pesquisa envidada e do primeiro lançamento, que acontecerá em Salvador, no Teatro da UNEB, no próximo dia 20/04, quando acontecerá, inclusive, um Seminário Temático.

Sintam-se convidados para toda esta programação!

Grato, cordiais saudações,
Roberto Dantas.
71-9977.9807 / 71-9292.4361

9º FESTIVAL DE MÚSICA EDUCADORA FM

AVISO EDITAL Nº01/2011 – CONCURSO PARA PREMIAÇÃO DE OBRAS MUSICAIS

Estão abertas as inscrições para o IX Festival de Música Educadora FM. A premiação, de R$ 56 mil (total), as categorias e as regras permanecem as mesmas da edição de 2010. Para concorrer, o candidato precisa ser baiano ou morar na Bahia há pelo menos dois anos e apresentar até duas gravações inéditas.
Os 14 finalistas (autores e intérpretes) que vão integrar o CD do Festival 2011 serão conhecidos em data anterior ao anúncio dos vencedores nas cinco categorias e suas músicas passarão por um período de
veiculação na Educadora FM 107.5 até o dia da premiação final, programada para o segundo semestre.
As inscrições podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, na Rádio Educadora, na Rua Pedro Gama, 413-E, Federação, Salvador, Bahia, CEP 40.231.000, ou por meio de postagem via Correios para o mesmo endereço.

O Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB, torna público que estará realizando CONCURSO PARA PREMIAÇÃO DE OBRAS MUSICAIS-“9º FESTIVAL DE MÚSICA EDUCADORA FM” para Seleção de Melhor Música com Letra, Melhor Música Instrumental, Melhor Intérprete Vocal, Melhor Intérprete Instrumental e Melhor Arranjo, de acordo com a Lei Federal nº8.666/93 e Lei Estadual nº9.433/05 e as normas estabelecidas no Edital.

Os interessados poderão obter informações e/ou realizar inscrição no período de 25 de março a 25 de maio de 2011, das 14:00 às 17:00 horas, no seguinte endereço: - Rua Pedro Gama, n.º413-E, Alto do Sobradinho - Federação, CEP. 40230-290, RÁDIO EDUCADORA DA BAHIA ou informações pelo telefone 0xx 71 3116 7403 e no site: www.educadora.ba.gov.br. OBS.: Em caso de inscrição através dos correios, vale a data de postagem de 25/03 a 25/05/2011. Salvador, 22/03/2011. Paulo Roberto Vieira Ribeiro – Diretor Geral.

O ator risível Livro, peça e tradução: literatura e teatro áulicos

Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim
Praça Juracy Magalhães, 126 – (74) 3541- 8329.
CNPJ Nº 13.988.308/0001-39
CEP 48.970-0005/72009 – www.senhordobonfim.ba.gov.br – Senhor do Bonfim - BA

24/03/2011





A Oficina de teatro, montada à tarde na Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim, com a presença do dramaturgo cearense Fernando Lira Ximenes, foi só um “drinque de entrada” para os eventos que se seguiram: o Debate com o público, ainda na Câmara, e exibição da peça “O ATOR RISÍVEL – Procedimentos para as cenas cômicas” e lançamento do livro homônimo, à noite, no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho (CCCC).

“A arte consiste em
esconder o artifício”
(À tarde, Lira citou Chaplin)

Na oficina, como no debate, Fernando Lira colocou sua equipe em ação. Ele ia explicando verbalmente sobre o processo de criação para cenas de comicidade e seus atores eram chamados para demonstrações de posturas de cor e mímicas variadíssimas. A cada exemplo dado, sobrevinha à demonstração teatralizada pela sua equipe, com desempenho medido, tempo coordenado, gestos acelerados ou lentos feitos nos dois sentidos e obedientes a ordens numéricas: “Mais um, menos três, menos dois” – toda uma técnica construída em longos anos de carreira de Lira, como ator, diretor, professor, doutor em Artes Cênicas (UFBA/2008).

Pesquisador, ele diz que o mundo não está parado, nunca parou: “pesquisar é descobrir, confirmar ou não, evoluir e criar”. A comédia é um dos seus pratos preferenciais. “Está na maioria de minha obra, que é para adultos e crianças”, disse à tarde, com clareza, elegância e, sobretudo simplicidade o que à noite o palco do CCCC só fez confirmar. O público de idade extremamente variada se prendeu ao espetáculo, riu, aplaudiu e, no final participou do momento de autógrafos. Débora Ferreira Bonfim Silva, oito anos disse: “Já vi outras, mas gostei mais dessa”. Ivomar Gitânio (pasta municipal da Cultura) e Carla Lidiane (representante da Cultura do TIPNI) aplaudiram até o fim. A professora Rose Almeida (Colégio Júlio César Salgado) idem, e permaneceu para receber o livro de 368 páginas rubricado pelo autor. Daniel Gomes, músico, não perdeu tarde e noite e tarde do evento.
“O riso vai acontecer quando o
ator tiver mecânica no corpo”

Em suas pesquisas e laboratórios, Fernando Lira viaja pelo melodrama e funde estilos em alguns espetáculos. Considera que a literatura brasileira que trata de comédia, em sua causa e efeito, ainda é rarefeita. O grupo Crise, por ele fundado e dirigido é antigo e tem maioria de componentes graduados, mestrandos em cênica, profissionalizados. Suas peças e livros tratam quase que exclusivamente de fazer teatro ensinando teatro. O risível, hilário, cômico engraçado, desconcertante aparecem sempre com “um toque a mais”, como ele ensinou pela tarde à platéia da Câmara. O toque é algo acrescido ao o ator já possui ou conhece. É preciso então experimento, técnicas – que é o conteúdo quase exclusivo do livro lançado nesta quarta feira. Didático, pedagógico e áulico como seus esquetes e peças.


Toda base teórica do autor vem, segundo ele, da obra O Riso: Ensaio Sobre a Significação da Comicidade, do francês Henri Bérgson. Ao findarem certa pesquisa, ele e seu grupo produziram a peça Para não falar de teatro que na prática aprofunda as formas risíveis ensinando técnicas da comicidade. O ator risível é o seu quinto livro. O quarto e este foram financiados pelo Banco do Nordeste. A distribuição foi gratuita e muito disputada. Alexandrina Carvalho, Antônio Alves e Conceição Lins cuidaram da organização total do evento. É a segundo vez que Fernando Lira vem com espetáculo a Senhor do Bonfim. Atores: Ciel Carvalho, Elaine Nascimento, Felipe Franco, Geórgia Dielle, Henrique Bezerra, João Machado.

Governo Cuidando da Nossa Gente
Assessoria de Comunicação Social


Território do sisal terá novo representante territorial da SECULT

quinta-feira, 24 de março de 2011 23:40 - Atualização 25/03/2011 00:47


A mudança do representante foi discutida em reunião realizada pelo GT de Cultura do CODES Sisal.

Desde que a Bahia adotou os territórios de identidades como forma organizada de trabalhar as demandas de cada região, os representantes territoriais de cultura têm tido papel importante no desenvolvimento do campo cultural.
A cultura por muito tempo esteve atrelada as secretarias de educação, esporte, turismo e outras sem ter espaço próprio. Nos últimos anos esse quadro vem mudando. Hoje a Bahia possui sua Secretaria de Cultura – SECULT, que nessa nova gestão do Governo Wagner tem a frente o professor Albino Rubim. Muitos municípios também estão implantando suas secretarias ou superintendências. Isso é resultado do “novo momento” que a cultura vem vivendo.
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia criou o cargo de Representantes Territoriais de Cultura, que são pessoas que representam a SECULT em cada território. No território do sisal, até então quem está nesse cargo é Cleber Menezes, que vem desempenhado um trabalho árduo no desenvolvimento cultural do território. Mas em virtude da sua aprovação no curso de mestrado na UFBA, ele está sendo transferido para Salvador. Até o momento não se sabe quem o substituirá, mas essa substituição acontecerá por um suplente da seleção pública que foi realizada para esse cargo.
É grande a preocupação dos gestores e atores culturais do território com essa mudança. E em virtude dela, foi realizada na tarde dessa quinta-feira (24), na Direc de Serrinha, uma reunião, onde Cleber falou sobre as sua transferência, apresentou o Plano de Cultura do Território, que está sendo construído por ele em parceria com os municípios e o GT de Cultura do CODES Sisal ao qual ele está na presidência, mas que também já foi discutido a substituição.
A reunião contou com a presença do Adalberto Santos, Professor da Universidade Federal da Bahia e novo Superintendente de Cultura do Estado e de Rita Clementino, Coordenadora dos Representantes Territoriais na SECULT. Foi um encontro de avaliação e despedida. Os vários gestores de cultura dos municípios que se fizeram presentes como Serrinha, Coité, Cansanção, Queimadas, Barrocas, Teofilândia, Ichu , Nordestina, lamentaram a saída de Cleber e parabenizaram pelos frutos deixados no território.
O Professor Adalberto Santos, Rita Clementina e Cléber Menezes ganharam de Marialva Carneiro, Superintendente de Cultura de Conceição do Coité, uma miniatura de um pé de sisal, como lembrança do encontro e para que eles não se esqueçam do território, que possam voltar muitas vezes, pois o trabalho está apenas começando.

Por: Raiane Lopes

quinta-feira, 24 de março de 2011

Festival Edésio Santos em Juazeiro

Juazeiro / BA
Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro

De 22/03 até 26/03

Festival Edésio Santos em Juazeiro
A 14ª edição do Festival Edésio Santos da Canção está confirmada. O projeto cultural do evento ganhou maior amplitude e este ano vai contar com oficinas e premiações, além do show da sambista Mariene de Castro, cantora bastante conhecida no cenário musical baiano, que abarca em seu repertório não só o samba, como também marujada, ijexá, maracatu, ciranda e coco.

As oficinas de percussão com Silas Batista, de violão com Rafael Miranda e de canto popular com Samuel Elói, serão realizadas no Centro de Cultura João Gilberto, a partir da próxima terça-feira, 22, e vão continuar até o sábado, 26. Já o festival acontecerá entre os dias 24 e 26 de março (quinta, sexta e sábado), também no Centro de Cultura João Gilberto, a partir das 20 horas e a entrada é gratuita. Ao todo serão vinte concorrentes em busca de uma premiação total no valor de R$ 21 mil reais, assim estabelecida: R$ 10 mil para o vencedor; R$ 5 mil para o segundo lugar e R$ 2 mil para o terceiro. Para melhor intérprete, a premiação é de R$ 4 mil reais.

Os artistas juazeirenses Nilton Freitas e Alan Cléber animarão o público nas noites das eliminatórias. A cantora Mariene de Castro vai se apresentar na noite de encerramento.

Audiencia sobre Economia Solidária

Quinta-feira, 24 de Março de 2011 10:28:22
Audiencia sobre Economia Solidária


Pessoal vejam o convite para a audiência sobre Economia Solidária provocada pela Deputada Neusa Cadore, considerando a força de nossas articulações regionais.




GABINETE DA DEPUTADA ESTADUAL NEUSA CADORE

Assembléia Legislativa da Bahia, Edifício Nelson David Ribeiro

Gab. 305, 1ª Avenida, 130, CEP 41.745-001, CAB, Salvador -Ba
Fone: (71) 3115-7148 Fax: (71) 3115-5486
Email: neusacadore@alba.ba.gov.br


Salvador, 22 de março de 2011


CONVITE


A Deputada Estadual Neusa convida V.Sa. para participar da Audiência Pública com o intuito de discutir o PL./18.636/2010, que dispõe sobre a Política Estadual de Fomento à Economia Solidária no Estado da Bahia e do Conselho Estadual de Economia Solidária, a realizar-se no próximo dia 06 DE ABRIL, às 10h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

Na atual conjuntura, a qual a presidenta Dilma Rousseff apresenta a erradicação da pobreza como principal compromisso do seu governo, a Economia Solidária pode se tornar um instrumento crucial no enfrentamento das desigualdades socioeconômicas que excluem milhares de cidadãos e cidadãs no nosso país e no nosso Estado.

O fomento à Economia Solidária torna-se parte de um projeto político assentado em valores republicanos e democráticos, ao reconhecer a existência de novos sujeitos sociais, novos direitos sociais, novas formas de produção, além de possibilitar o acesso aos bens e recursos públicos para seu desenvolvimento, da mesma forma que permite a outros segmentos sociais. O papel do Estado, portanto, é o de impulsionar a economia solidária por meio de políticas públicas que disponham de instrumentos e mecanismos adequados para o reconhecimento deste setor.

Dia: 06 de abril
Horário: 10h
Local: Plenarinho da Assembleia


Contamos com sua presença!



Neusa Cadore
Deputada Estadual – PT

Amigos-iludidos lançam livreto poético de memórias

“Ilusões não se comem, mas alimentam” (Gabriel García Marquez).

Por Emiliana Carvalho
Do Ascom Sr. do Bonfim

Uma reunião de crônicas e um diálogo poético baseado em vivências e reminiscências são os elementos que compõem o livro Iludidos, recente obra do filotógrafo (filósofo-fotógrafo), Marcos Cesário e do pedagogo e dramaturgo, Edmar Conceição.

O livreto é uma amostra intimista da personalidade e do temperamento dos autores que, em uma prosa poética revelam experiências da infância. Em Iludidos, os amigos-poetas também dispõem as próprias lembranças como cenário para refletir sobre Amor, Educação (Deseducação) e Arte.

“O livro oferece um brinde poético em homenagem a Arte e ao devir da ilusão; um aperitivo com o sabor da possibilidade idílica de se reinventar; uma entrega sensível pela beleza de poder inventar e vivenciar quintais encantados, rompendo com a rotina que nos obriga a olhar o relógio e comprar ‘pão às seis horas da tarde’, como diria Manoel de Barros. Acho que Iludidos tem um tempero provocativo, um convite a arte de se iludir, diálogos e memórias preparados para serem degustados ainda na panela, com toda a cumplicidade e feitiçaria que um livro deve ter”, conta Edmar Conceição.

A obra apresenta diversos matizes de sentimentos e sensações, varia entre a beleza do imaginário de dois meninos que cresceram cercados pelos cuidados, anseios e medos de mães amorosas, as histórias que mostram os caminhos que ambos percorreram na construção de suas distintas, porém complementares, personalidades artísticas e as reflexões sobre uma realidade que precisaram enfrentar e reinventar ao longo do tempo.

“Foi uma oportunidade de compartilhar verdades mal-escondidas e mentiras amadas, cuidadosamente refeitas e escolhidas”, revela Cesário.

Iludidos está sendo distribuído em diversas instituições e bibliotecas, possibilitando uma contemplação mais íntima aos leitores. Frente a frente com esse pequeno diário, ultrapassamos facilmente a superfície da folha do papel e nos tornamos, por instantes, o que somos: reflexos e espelhos.


--
Nauvinha Aguiar
Arte educadora, Produtora e Atriz
Tel (74) 9198-9818

5ª HOMENÁGEM AO DIA MUNDIAL DO TEATRO

22 a 27/03/2011 - Jacobina Bahia

REALIZAÇÃO: GRUPO TEATRAL CULTURA JOVEM

PROGRAMAÇÃO:
22/03/ 2011
19:30h - Abertura – (Gil e Farias )A importância da Mostra de Teatro para Jacobina...
19:50h – Coquetel Poético (Grupo Teatral Cultura Jovem, Convidados... Interessados ... Livre)
20:40h – Performance ( C.Matos) – Não é cinema, não é teatro, não é arte é a Porra colorida!

23/03 - 08:30h, 10:00h, 14:00h e 15:30 - Os Saltimbancos (Araci) Acija
23/03 - 20:00h - Os Bregas e Chique (Euclides da Cunha ) Centro Cultural de Jacobina
24/03 - 08:30h, 10:00h 14:00h e 15:30h - Os Saltimbancos (Araci) Acija
24/03 - 16:00h - Infância Roubada - (Euclides da Cunha) Centro Cultural de Jacobina
24/03 - 20:00h - Causos de Família – (Mirangaba ) Centro Cultural de Jacobina
25/03 - 08:30h, 10:00h, 14:00h e 15:30 - Os Saltimbancos (Araci) Acija
25/03 - 16:00h - A Bruxinha que era Boa (Miguel Calmon) Sind. dos Comerciários de Jacobina
25/03 - 19:00h - Os Saltimbancos ( Araci) Acija
25/03 - 20:00h - Stand-up – Show de Piadas ( Paulo Afonso ) Sind. dos Comerciários de Jacob..
26/03 - 17:00h - Pinóquio ( Araci) Sindicato dos Comerciários de Jacobina
26/03 - 20:00h - Quanto Custa Nosso Silêncio - Várzea Nova – Sind. dos Comerciários de Jacob..
27/03 - 16:00h - A Terra Não é Eterna (Saúde) Sindicato dos Comerciários de Jacobina
27/03 - 19:00h – Encerramento (Teatro de Rua no Auto da Missão) - Os Saltimbancos (Serrolândia).
mais uma grande produção da Fundação Cultural Gibão de Couro do município Várzea da Roça.


Serviço:

O que é? Espetáculo Teatral Gólgota (Bando Zuart)

Quando? 22 de abril de 2011 às 20h:00min

Onde? Colégio São José - Várzea da Roça (Bacia do Jacuípe)

Maiores informações: 74-8832-3347 e 74- 3669-2513

Vá e leve sua família!!!!!


Saudações Culturais SEMPRE,


Izaias Junior dos Reis Silva
Representante Territorial de Cultura-Bacia do Jacuípe
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Superintendência de Cultura
Tel. (75) 9111-0746
(75) 8243-1867
e-mail. izaias.silva@cultura.ba.gov.br
izaias.cultura@gmail.com

Peça Teatral premiada em Serrinha e Coité

ia Teatral Farinha Seca comemora 11 anos em turnê pelo interior da Bahia


Senhora dos Afogados

Tragédia mítica de 1947, Senhora dos Afogados de Nelson Rodrigues, de
três atos e seis quadros, transcorre na casa da família Drummond e,
num dos quadros, é transposta para o café do cais. Misael Drummond
(Ednael Marcos), acusado de assassinar uma prostituta a golpes de
machado no dia em que ia se casar com Eduarda Drummond (Carla Soares)
supunha que o filho nascido da ligação infiel estivesse morto. No
entanto, o filho, que assume a identidade de Noivo (Vinícius José e
Ednael Marcos ) entra na vida dos Drummond para vingar a morte de sua
mãe, e namora com Moema (Cleilton Silva), jovem que possui um amor
incestuoso à figura do pai, Misael Drummond, e repúdio à presença
materna de Eduarda Drummond, que sente uma ligação misteriosa pelo
Noivo. A tragédia se passa durante o 19º aniversário de casamento de
Eduarda e Misael e também data do falecimento da prostituta
assassinada, mãe do Noivo.


O III ato de Senhora dos Afogados, escolhido pela Cia Teatral Farinha
Seca, por sublinhar com a presença ritualística das orações e
sintetizar o drama dos Drummond de modo que não se perdesse a
plasticidade do texto rodriguiano traz, a partir das narrativas do
café do cais, a Dono do bordel (Alfredo Jr.), pai da prostituta
assassinada, de origem estrangeira, é gordo e velho e anda com gazes
enroladas nas pernas. Ajudam a compor o ambiente do café o Vendedor de
Pentes (Cleilton Silva/Alfredo Jr.), cliente do bordel e única pessoa
a testemunhar a tragédia que mudará os rumos da família Drummond, e
Sabiá (Ednael Marcos) sujeito simples que tem por assunto preferido o
assassinato da prostituta. Há ainda Paulo (Vinícius José e Ednael
Marcos), filho de Misael e Eduarda, que é frágil e tem grande ligação
à mãe e o sentimento mais forte que o domina é o de que a mãe “não
faça nada que uma esposa não possa fazer”.


Ainda com o espetáculo A Máquina em cartaz, a Farinha Seca, sob a
direção de Alfredo Júnior, iniciou o processo de leitura de Senhora
dos Afogados em novembro de 2008. E apresenta ao público o resultado
da pesquisa instável intermediada pelo uso da criatividade e da
ousadia como maneira experimental para buscar as fantasias e desejos
para além do subsolo da primitividade do homem. Esse espetáculo faz
parte de um experimento da Farinha Seca relacionado a um estudo sobre
a sexualidade humana.
SERVIÇO:

Espetáculo: "SENHORA DOS AFOGADOS"

Apresentação:

Feira de Santana - 18 e 19 de março, às 20h, no Centro de Cultura
Amélio Amorim.
Serrinha - 20 de março, às 20h, no Espaço da Filarmônica 30 de Junho.
Coité – 26 e 27 de março, às 20h, no Centro de Cultura Ana Rios.


Cleber Meneses
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Representante Territorial de Cultura do Sisal

(71) 8817-7225
(75) 9161-3238
(75) 3261-2020/ 2058/ 3059/ 1908 (DIREC 12)

Pontos e Editais de Cultura fomentam a “diversidade nordestina”.

Por: Manuel Junior - euclidesdacunha.com


Críticas, sugestões e opiniões
O site euclidesdacunha.com entrevistou Antenor Júnior, Gestor e Produtor Cultural, Fotógrafo, Membro da Comissão Executiva do Fórum dos Pontos de Cultura do Estado da Bahia e vencedor de vários editais (foto), ele, também desenvolve, há duas décadas, pesquisa sobre a “Temática Canudos” - a História da Guerra de Canudos. Nessa entrevista, foram abordados os aspectos culturais que serão desprendidos no Município de Euclides da Cunha e região, as metas e propostas para 2011. Antenor Júnior esteve recentemente em reunião com o Secretário de Cultura do Estado (Secult/BA)Albino Rubim, onde foram tratados assuntos referentes à Diversidade Cultural da Bahia, evidenciando a preocupação desse incansável guerreiro que busca sempre revitalizar e resgatar a cultura regional e não deixá-la a margem da sociedade.

Como você percebe os novos ares da cultura no Brasil?

Nos últimos anos foram implantados novos programas culturais no país, novos modelos, principalmente no governo do ex-presidente Lula, o primeiro presidente a valorizar com grande propriedade a cultura multifacetada da nossa nação, onde através do Ministério da Cultura e das Secretarias de Cultura dos Estados, foram criadas novas metodologias sobre a cultura do Brasil. Antes, os projetos beneficiados eram direcionados aos produtores que detinham forte influência no poder, deixando a maioria dos projetos sem serem executados por falta de recursos, principalmente no nordeste brasileiro, cometendo uma injustiça, pois ótimos projetos não foram contemplados.

Como funciona a Metodologia dos Editais de Cultura?
Procurando democratizar a cultura de um modo geral, neste país, os gestores públicos, federais, estaduais e municipais, inseriram em seu programa um novo sistema de política púbica cultural, com a criação dos editais públicos, proporcionando assim oportunidades a todos aqueles que fazem cultura neste país. Na Bahia, a proposta do governo Jaques Wagner(foto) não foi diferente, pois, foi dado um grande impulso com a concepção da Secretaria de Cultura do Estado(Secult/BA), onde a mesma estava vinculada a Secretaria de Turismo, e isso prejudicava as atividades culturais. Com a criação da Secretaria de Cultura, os recursos foram democratizados, principalmente com a ampliação dos recursos do Fundo de Cultura. Os órgãos suplementares (Fundação Cultural do Estado, Fundação Pedro Calmon e PAC, dentre outros) da Secult/BA foram implementados com novos editais, principalmente para o interior do estado, descentralizando os recursos públicos. E isso provocou um grande avanço na prática de nossa diversidade, proporcionando emprego e renda.

Ponto de Cultura, uma realidade.
Segundo Antenor Júnior, um dos membros da comissão executiva do Fórum dos Pontos de Cultura do Estado, a instituição, Ponto de Cultura é a principal iniciativa do Programa Cultura Viva(foto), desenvolvida pelo Ministério de Cultura (Minc) em parceria com as Secretarias de Cultura dos Estados brasileiros e tem por objetivo estimular os mais diferentes meios de linguagens artísticas e culturais, articular e impulsionar um conjunto de ações nas comunidades, com foco na inclusão cultural, digital e de cidadania. As iniciativas culturais desenvolvidas pela comunidade civil, que participam de um edital público, tomam Ponto de Cultura e ficam responsáveis por articular e impulsionar os seus projetos em suas comunidades. Os Pontos de Cultura possui um forte poder de atuação, por serem instituições conveniadas diretamente com os governos federal e estadual. Atualmente são mais de 3.000 Pontos de Cultura espalhados pelo país.

Por que os Pontos de Cultura não estão em constantes atividades?
Desde o início, quando o ex-secretário Márcio Meirelles (foto) assumiu a nova Secretaria encontra-se com bastantes dificuldades em sua gestão, devido possuir uma pequena estrutura, pois a equipe técnica não está dando conta dos Projetos Culturais que chegam, através dos editais, que inclusive estão suspensos, e, isso tem causado um grande atraso em suas prestações de contas. Esse fato ocorreu com os Pontos de Cultura, pois estão enfrentando dificuldades para realizar seu plano de trabalho (atividades). Na última sexta-feira, 18, durante a reunião com o Secretário - Professor Albino Rubim e com a representante da Regional/BA do MinC, Mônica Trigo, fizemos um planejamento de atividades para 2011, tendo como prioridades as linhas de ações e articulações do movimento dos Pontos de Cultura nos 26 territórios de identidade. Solicitamos, principalmente, a ampliação da equipe técnica da Secult, além de parcerias com as Secretarias de Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. Uma das novidades para este ano, é a participação dos Pontos de Cultura da Bahia na Copa de 2014.

euclidesdacunha.com

Albino Rubim vai lançar livro de bolso sobre “Políticas culturais e o Governo Lula

A Editora Fundação Perseu Abramo, em parceria com o PT da Bahia, planeja lançar, em Salvador, o livro do atual secretário de Cultura da Bahia, Antonio Albino Rubim Canelas, intitulado “Políticas culturais e o Governo Lula”, da coleção “O Brasil em Debate”, em edição de bolso. O lançamento vai ocorrer dia 4 de abril próximo com um ciclo de debate, em local a ser ainda determinado.



No site da Editora Fundação Perseu Abramo está escrito: “O livro que Albino Rubim nos apresenta sobre as conquistas do campo cultural nos oito anos de governo Lula, mediante as tristes tradições que encontramos na gestão cultural desde há muito tempo, traz nas entrelinhas um acúmulo vivenciado por ilustres e anônimos da produção de Cultura e gestão pública petista. E diz, ainda, como a colaboração de muitos partidos, movimentos, cidadãos e cidadãs brasileiras moldaram idéias e conceitos garantindo uma experiência rica em participação popular para um novo modelo de gestão cultural em construção”.

O texto de apresentação também comenta: “A construção de programas de governo na área da cultura é uma tradição para o campo de esquerda. Não somente para eventuais promessas de campanha que constituem metas aplicáveis na disputa eleitoral, mas porque são fruto da construção plural junto à sociedade na disputa de um projeto de país”.

O Brasil em Debate

A idéia é debater as mudanças ocorridas durante o Governo Lula.

O volume 1, da autoria do ministro Jorge Hage, da Controladoria-Geral da União (CGU), com o título “Governo Lula e o Combate à Corrupção”, apresenta as formas e mecanismos para prevenir e combater a corrupção construídas durante o Governo Lula, o controle do uso dos recursos públicos.

O volume 2, da autoria de Márcio Pochmann, presidente do IPEA, com o título “Desenvolvimento, Trabalho e Renda no Brasil – Avanços recentes no emprego e na distribuição dos rendimentos”, analisa o retorno do tema da ocupação da mão-de-obra e da injustiça na repartição da renda à agenda nacional, os rumos do trabalho antes e durante a hegemonia do neoliberalismo, e o ponto de ruptura com o Governo Lula.

O volume 3, da autoria de Glauco Faria, com o título “Governo Lula e o novo papel do Estado brasileiro”, analisa a reorientação do Estado após a vitória do presidente Lula, o resgate do planejamento de longo prazo e maior participação do estado em todas as áreas, fundamental para o desenvolvimento econômico e social, além do fortalecimento dos bancos públicos e das empresas estatais.

O volume 4, da autoria do ministro Aloysio Mercadante, com o título “Governo Lula e a construção de um Brasil mais justo” analisa de forma sucinta as principais políticas de Lula, com paixão política, mas alicerçada em análises e informações sólidas e consistentes. O objetivo é iluminar a discussão normalmente irracional e desinformada sobre o Governo Lula, fortalecendo o debate democrático.

Bahia de fato

Uma nova Bahia na Copa de 2014? - Opnião

Eliana Pedroso - Com sua extraordinária capacidade mobilizadora, a Copa do Mundo faz aflorar entre os brasileiros um sentido cívico pouco cultivado no cotidiano.

Como um fenômeno agregador inigualável, esse grande evento tem efeito potencializador dos sentidos e da razão de uma comunidade e expõe a capacidade de a coletividade compartilhar uma única ideia: a vitória do futebol do Brasil! Para a Copa de 2014, essa premissa inclui a imagem de um Brasil equilibrado economicamente, amadurecido politicamente e socialmente capacitado para garantir credibilidade e prestígio internacional. Com esse foco, surgem grandes projetos para novos complexos esportivos, ampliação de portos, aeroportos, acessibilidade urbana e, rumo à Copa, as cidades-sedes vão se transformando em seus aspectos físicos materiais.

Entretanto, nem a sociedade nem o poder público vêm refletindo sobre a necessidade de se incluir como objetivo desse processo a implantação de um amplo programa de interferência social capaz de promover o aprofundamento da ideia de cidadania, potencializando esse momento convergente da vontade política, disponibilidade de recursos e, sobretudo, de disposição da sociedade para parcerias. É preciso que, paralelamente às modificações de aspectos físicos da cidade, se desenvolva um projeto de amplo alcance que proporcione um crescimento individual e coletivo dos cidadãos e contemple, de forma pioneira, aspectos de infraestrutura social. Um programa com perfil de movimento que possa gerar um novo pacto de impacto social para ser compartilhado e legitimado pela comunidade e capaz de preparar as cidades e seus habitantes para um novo contrato de convivência Um movimento de comunicação, mobilização e educação que certamente será assimilado com maior eficiência diante da disponibilidade cívica que se instalará nestes próximos quatro anos e, principalmente, para ser adotado como uma política de Estado que colocará a Bahia como responsável por uma atitude inovadora no cenário de preparação da Copa do Mundo.

Um projeto que potencialize o sentido de urgência provocado pela brutalização das relações em sociedade e de onde está emergindo a disposição da sensibilidade humana para a descoberta de um novo modelo de viver e de conviver. Um modelo que qualifique as relações familiares, interpessoais, profissionais, com o planeta e seus recursos naturais para desdobrar-se em comportamentos proativos e construtivos.

E não será a Bahia, com ampla vocação para a adoção do novo, o Estado capacitado para assumir essa missão que representará um diferencial significativo nos processos pré-Copa do Mundo, com destaque no cenário nacional e internacional? Não será missão dos baianos os primeiros a fazer com que esse evento priorize também o cidadão e o desenvolvimento de seus valores socioculturais, criando novos parâmetros para o legado a ser deixado pelas Copas do Mundo? Certamente, com essa perspectiva estará o processo de preparação desse evento incorporando princípios mais avançados de marketing que entende o consumidor/público como ser cultural, com prioridade para os aspectos funcionais, emocionais e espirituais do ser humano.

Urge, portanto, potencializar a extraordinária capacidade mobilizadora da Copa do Mundo, com vistas a um processo evolutivo que inclua propósito social, responsabilidade comunitária e ambiental, deslocando o foco das prioridades dos paísessedes desse evento, dos aspectos unicamente físicos materiais ou até mesmo de propostas pontuais que focam, exclusivamente, a qualificação de determinados segmentos profissionais.

Será nos projetos de infraestrutura social com seu amplo universo de significações que perdurará o maior e melhor legado da Copa do Mundo. Esse legado, com seu impacto na sustentabilidade das relações humanas, será percebido no eco dos milhares de torcedores e dos turistas que aqui chegarem, pois estará refletindo a ética e a conduta de um povo capaz de consolidar apurados conceitos de cidadania, influenciando positivamente na imagem do Brasil em suas relações internas e externas

Instituto Mauá lança livro sobre artesanato baiano Saberes e Fazeres

Um detalhado histórico da produção artesanal baiana, registrada em fotos e textos, é o mote do livro Artesanato Baiano – Saberes e Fazeres, que o Instituto Mauá lança amanhã, às 9h, em sua sede, no Largo do Porto da Barra.
O livro é uma importante peça de divulgação dos principais polos produtivos do estado e cumpre com o objetivo de preservar a memória do artesanato, de resgate do saber e fazer tradicionais e, principalmente, de valorização do artesão em seu ofício diário.
A publicação explora as técnicas, os conceitos e modos de produção dos polos mais representativos da Bahia, englobando 67 municípios de 23 Territórios de Identidade do Estado.
As raízes e origens do saber artesanal e os conhecimentos milenares transmitidos de geração em geração através da oralidade são desvendados a cada página, revelando as peculiaridades de cada tipologia: madeira, couro, vidro, cerâmica, cestaria e trançado, tecelagem, metal, mineral, rendas, bordados, reciclagem, lembranças da Bahia e releitura de materiais.

Beatificação deverá atrair 60 mil fiéis

Catiane Magalhães - A pouco mais de dois meses para a beatificação de Irmã Dulce, os projetos para a cerimônia começam a sair do papel. A comissão organizadora do evento apresentou, ontem, o layout da estrutura que será montada para a realização da solenidade e de toda a programação festiva do dia 22 de maio, no Parque de Exposições.

O projeto, assinado pelo arquiteto baiano João Martins, especialista em obras sacras, prevê a construção de um altar, além de instalações de estruturas provisórias que atuarão como boxes para a comercialização de artigos religiosos e lanchonetes. “A minha preocupação era não fazer somente um palco, mas um verdadeiro altar, de forma que dê uma boa visibilidade aos visitantes”, explicou.

No espaço, também serão montados banheiros e postos médicos para atender os cerca de 60 mil fiéis, conforme a estimativa do público. O custo de toda essa infraestrutura não foi divulgado, mas calcula-se um investimento de aproximadamente R$500 mil, oriundos dos cofres públicos e de empresas parceiras das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

“Estamos convocando a sociedade para nos ajudar a viabilizar o projeto e torná-lo realidade. Quem quiser contribuir basta nos procurar”, disse a superintendente das OSID, Maria Rita Pontes. “A instituição não tem como bancar as despesas e os convites para a cerimônia não serão vendidos, mas distribuídos gratuitamente”, completou.

Segundo ela, além dos admiradores de todo o país, a beatificação do Anjo Bom da Bahia também será assistida por fiéis de todo o mundo, a exemplo de Itália e Estados Unidos, que já confirmaram algumas caravanas. “Costumo dizer que ela é uma santa do nosso tempo, por isso acredito que percorrerá um curto caminho entre a beatificação e a canonização”, salienta.
Turismo religioso
Com a beatificação da religiosa, inaugura-se em Salvador mais uma modalidade de turismo: o religioso. De olho nessa oportunidade de negócio, a Secretaria Estadual do Turismo vai investir R$ 5 milhões na requalificação urbana do Largo de Roma, onde está situado o Memorial Irmã Dulce. O local recebe todo ano cerca de 35 mil pessoas e a perspectiva é que, após a cerimônia, esse número seja três vezes maior. O titular da pasta, Domingos Leonelli, garante que a verba já está assegurada junto ao Ministério do Turismo e que as obras devem ser iniciadas ainda este ano.

Para Leonelli, a beatificação da freira, que passará a ser chamada de Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, é o que faltava para a criação de um “triângulo religioso” na Cidade Baixa, ou seja, um roteiro para atrair peregrinos entre o seu Memorial, o de Irmã Lindalva e a Igreja do Bonfim. “O turismo religioso além de ter um significado filosófico é um bom negócio para a Bahia, já que atrai multidões. E o bom é que ele não se restringe apenas à Igreja Católica. As religiões evangélicas e africanas também fazem eventos grandiosos”, ressaltou o secretário

Tribuna da Bahia

Lançamento de portal une a Bahia e a África

16/03/2011 09:33
O projeto "Bafrik: O que a Bahia tem a ver com a África?", será apresentado mundialmente no dia 22 de março, no Teatro Vila Velha, com lançamento do portal e concerto de música de câmara.


Contemplado pelo Edital Cultura Digital (FUNCEB) e patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, o projeto pretende dar início a uma inédita rede social de música contemporânea entre compositores, intérpretes, produtores e críticos musicais baianos e africanos, iniciando e fortalecendo os diálogos acerca de tal produção entre o Estado da Bahia e sua 'Mãe África'.

O lançamento do portal contará com a participação do grupo de música contemporânea GIMBA (Grupo de Intérpretes Musicais da Bahia), executando peças de compositores da Nigéria, Uganda, África do Sul e Bahia. O concerto, concebido especialmente para a ocasião, será transmitido ao vivo pela rede.

Boa Terra - Arte baiana na Feira de Nova York



A artista plástica e professora Olívia Barradas, que é tia do prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, e também já foi presidente da Fundação Cultural do Estado, é a única artista baiana que participa da “Artexpo New York 2011”, maior e mais badalada mostra de arte do mundo, em Nova York. São mais de 400 galerias de todos os continentes, com exposição de 10 mil trabalhos.
Quem realiza a proeza de garantir um nome da Bahia no evento que começa dia 24 é a galerista carioca Sheila Ataíde, curadora do “Brazilian Group”, uma seleção com vinte artistas brasileiros. “Levei Olívia Barradas para a Artexpo no ano passado e foi um sucesso. Estou repetindo a participação este ano”, contou Sheila a Boa Terra em meio à preparação para enviar os trabalhos aos Estados Unidos.
Sheila leva artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, além da Bahia. “Trabalho de baianos em Nova York é um sucesso sem limites, principalmente se for arte figurativa com baianas típicas. Durante muitos anos, levei pinturas de Sonia Rocha”, avaliou. A participação de Olívia Barradas este ano é com duas pinturas em tinta acrílica sobre tela, em tamanho de 70 centímetros por 40 centímetros.
Tribuna da Bahia

Blog de Maria Bethânia sofreu ajuste orçamentário de R$ 440 mil

Projeto 'O mundo precisa de poesia' previa gastos de quase R$ 1,8 milhão. Valor foi ajustado para R$ 1,35 milhão após análise do Ministério da Cultura


Blog sofreu ajuste orçamentário de R$ 440 mil
Redação CORREIO
O projeto original do blog "O mundo precisa de poesia", de Maria Bethânia, pedia permissão para captar a quantia de R$ 1.798.600 em patrocínio. Embora a proposta tenha sido autorizada pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, o valor foi reajustado para R$ 1.356.858, cerca de R$ 440 mil a menos.
A informação, disponível em relatório divulgado nesta quarta-feira (16) no site do Ministério da Cultura, foi confirmada pelas assessorias de imprensa do MinC e da cantora. O aval do ministério permite que Bethânia busque patrocínio através da Lei Rouanet, que garante abatimento de impostos em troca do incentivo cultural. Ela tem o prazo de 1 ano para fazer isso, período que pode ser renovado por mais seis meses.
Segundo a porta-voz de Bethânia, a quantia original cobriria os custos de uma produção completa: “gastos com a equipe, filmagem, direção, coordenação, correio, xerox... É normal haver esse ajuste do MinC em qualquer projeto. Nos adaptaremos a ele.”
Segundo a página do ministério, onde o projeto está descrito, a proposta prevê a criação de um blog com posts diários em vídeo. A direção dos filmetes ficará a cargo do cineasta Andrucha Waddington, responsável pelo documentário "Maria Bethânia - pedrinha de Aruanda" (2007).
Cada clipe terá cerca de dois minutos e poderá ser em cor ou em preto e branco. Na ficha com os dados básicos do projeto, disponível para consulta, há outra descrição da proposta: "A ideia é invadir a internet com lirismo, delicadeza e difundir a cultura na rede. Será um calendário virtual, que apresentará ao público 365 pílulas diárias de pura poesia". A previsão é de que a página seja realizada entre junho de 2011 e junho de 2012.
O site é inspirado no espetáculo “Bethânia e as palavras”, em que a artista recita poemas e trechos de textos de escritores como Fernando Pessoa, Guimarães Rosa, Manuel Bandeira e Sophia de Mello. A página será coordenada pelo antropólogo Hermano Vianna.
Polêmica
Na manhã desta quarta-feira (16), o jornal "Folha de S. Paulo" publicou a notícia de que a artista conseguiu autorização do MinC para construir seu blog. A notícia repercutiu com força dentro do Twitter. Durante o dia inteiro o nome da cantora esteve entre os tópicos principais do microblog. A grande maioria das mensagens era contra a aprovação do Ministério da Cultura.
Em comunicado divulgado no final da tarde de quarta-feira, o MinC afirmou que aprovou o projeto de Bethânia apoiado em "critérios técnicos e jurídicos" e que "rejeitar um proponente pelo fato de ser famoso, ou não, configuraria óbvia e insustentável discriminação". O Ministério da Cultura é chefiado por Ana de Hollanda, irmã do compositor Chico Buarque de Hollanda.
VEÍCULO TÍTULO
Correio24h Blog de Bethânia foi aprovado por 'critérios técnicos e jurídicos', diz MinC

Cantora fará projeto de site de poesias orçado em R$ 1,3 milhão
O Ministério da Cultura divulgou na tarde desta quarta-feira (16) um comunicado em que confirma a autorização a Maria Bethânia para captar R$ 1,3 milhão para a criação do blog "O mundo precisa de poesia". O documento afirma que os critérios utilizados foram "técnicos e jurídicos" e que "rejeitar um proponente pelo fato de ser famoso, ou não, configuraria óbvia e insustentável discriminação".
Pela manhã, o jornal "Folha de S. Paulo" publicou que a artista teria conseguido autorização do MinC para construir o blog (projeto Pronac 1012234), que terá um vídeo diário de 1 minuto de duração com da cantora interpretando grandes obras de poesia.
O cineasta Andrucha Waddington, que dirigiu o documentário "Maria Bethânia - pedrinha de Aruanda", será o responsável pela produção dos 365 filmetes.
A notícia repercutiu com força dentro do Twitter. Durante o dia inteiro, o nome da cantora esteve entre os tópicos principais do microblog. A grande maioria das mensagens é de publicações contra a aprovação do Ministério da Cultura.
Na nota, o MinC faz questão de esclarecer que a aprovação "seguiu estritamente a legislação e não garante, apenas autoriza a captação de recursos junto à sociedade".
O site é inspirado no espetáculo Bethânia e as Palavras, em que a artista recita poemas e trechos de textos de escritores como Fernando Pessoa, Guimarães Rosa, Manuel Bandeira e Sophia de Mello. A página será coordenada pelo antropólogo Hermano Vianna. As informações são do G1
Correio24h

Lázaro tira de letra pressões por conta de personagem

TELEVISÃO Galã em novela da Globo, ator faz história e segue trabalhando duro
Depois do sucesso no teatro e no cinema, o baiano Lázaro Ramos solidifica sua carreira na televisão ao interpretar o primeiro galã negro em uma telenovela brasileira. Na pele do sedutor André Gurgel, personagem de Insensato Coração, novela de Gilberto Braga, exibida às 21 horas na Rede Globo, ele rompe o estereótipo de beleza construído pela sociedade.

Nada de cabelos lisos, olhos claros, nariz afilado. Nada também de coitadinho ou certinho, nem mesmo de vilão. O papel assumido por Lázaro Ramos na novela da Globo, embora seja bem visto pela maioria dos telespectadores, causou estranhamento em outros. Uma pesquisa divulgada pela revista Época demonstrou que 33%das pessoas entrevistadas defenderam que ele não é a pessoa ideal para interpretar André Gurgel.

Por outro lado, 67% dizem que ele é sim o ator adequado para o papel.

Na concepção de Lázaro Ramos seu personagem rompe paradigmas.

“Ele não faz parte da cartilha maniqueísta. É um personagem em conflito”, afirma o ator, destacando que não vê com muita rigidez a responsabilidade que a audiência lhe propôs de ser um galã negro. “Gilberto (Braga) me disse que tinha um papel pra mim na novela e eu aceitei” afirma, ressaltando que o principal reconhecimento ocorre nas ruas do Rio de Janeiro. “Não aguento mais ouvir as pessoas me dizendo \'fica com a Carol (interpretado pela Camila Pitanga); assume o filho dela\'. Outro dia, inclusive, uma senhora me deu um tapa nas costas por causa das atitudes do André”, destaca ele aos risos, afirmando que são reações como essas que demonstram o envolvimento das pessoas com o personagem.


Esse, porém, não é o primeiro papel interpretado pelo baiano que causa polêmica. Com o filme Madame Satã, o quarto da carreira, dirigido por Karim Aïnouz, Lázaro interpretou um artista transformista e homossexual carioca. O filme, baseado na história real de João Francisco dos Santos, o Madame Satã, ganhou 21 dos 35 prêmios aos quais foi indicado. Entre eles o Festival de Havana (2002), a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2002), o Festival de Cartagena (2004). Outros filmes foram protagonizados pelo ator, como O Homem que Copiava (2003), Meu Tio Matou um Cara (2004), Cidade Baixa (2005) e Ó Paí, Ò (2007).

Em 2006, o ator ganhou espaço nas telenovelas ao interpretar Foguinho, um trambiqueiro que conquistou a estima do público. Pela atuação, Lázaro foi indicado, em 2007, ao prêmio Internacional Emmy, o Oscar da televisão americana. Desde então, participou de novelas como Duas Caras (2007) e fez alguns especiais pela Globo.

Entretanto, a vida artística de Luís Lázaro Sacramento Ramos, nascido em 1º de novembro de 1978, em Salvador, começou quando ele era apenas um adolescente, em 1994, quando ingressou no Bando de Teatro Olodum, seu querido grupo de teatro até hoje. Questionado sobre a importância do teatro na ascensão de artistas baianos na televisão, Lázaro sequer pensa para responder. “Essas portas se abriram porque a gente fez o teatro da Bahia sema pretensão de estar na televisão. Foi a atuação no teatro baiano que permitiu que esses atores sejam quem são”, afirma categoricamente, lembrando nomes como o de Vladimir Brichta e do compadre Wagner Moura.

Casado com a atriz Taís Araújo, com quem terá seu primeiro filho provavelmente em junho, Lázaro se diz preparado para a nova etapa de sua vida.

“Sou muito diferente do André.

Ao contrário dele, que tem medo só de pensarem um filho, eu quero ser pai, quero construir uma família e acredito que tudo isso está acontecendo na hora e com a pessoa certa”, analisa o ator e diretor.

Caminhos da MAMA ÁFRICA

Caso o mundo não acabe em 2012, conforme previsão da civilização Maia, é provável que em 2016, por conta de um decreto assinado pelo presidente do Brasil, todos os negros sejam “convidados”a retornar à África.



A medida tem por objetivo recompensá-los pelos serviços prestados durante a escravidão e pelos dramas vividos por quase quatro séculos.

A informação é fictícia, porém é o centro da discussão do espetáculo teatral Namíbia, Não!, escrita pelo dramaturgo e ator Aldri Anunciação e dirigida pelo artista baiano Lázaro Ramos.

Namíbia, Não! é uma obra que reflete sobre a posição dos jovens negros na sociedade brasileira, ao mesmo tempo em que retrata a importância de conhecer a cultura africana.

A peça tem como protagonistas Aldri Anunciação, que interpreta Antônio, e Flávio Bauraqui, que personifica André. O primeiro é um afrodescendente bem sucedido, formado em direito e que deseja se tornar diplomata.

Vê o decreto como uma loucura do presidente.

O outro personagem, André, ainda é estudante de direito e vê a vida de forma mais simplificada, defendendo o retorno às origens do povo africano.

“Ao longo dos anos percebi que o resgate deles (os negros) com suas origens não dava o direito de colocá-los de forma estereotipada”, declara Aldri Anunciação, que defende o reconhecimento das origens africanas, mas considera que o resgate da ascendência deve ser para demonstrar a contribuição dos negros na formação da sociedade brasileira.

Para Flávio Bauraqui, Namíbia, Não! é uma obra peculiar, pois conta a história dos negros a partir de um olhar crítico, porém com humor e drama. “A peça é interessante porque é provocadora e não conta a história dos negros de maneira hipócrita”, ressalta.

Direção e equipe Embora já tenha estreado como diretor de peças teatrais com o espetáculo infantil Paparutas (também um texto dele), essa é a primeira vez em que Lázaro Ramos dirige uma obra adulta.

Um texto “provocador, reflexivo, animado e dramático”. É assim que Lázaro descreve Namíbia, Não!. Segundo ele, o entusiasmo aconteceu desde o primeiro contato com o texto.

“Quando eu li, pensei: que bom ter um texto provocador com uma linguagem que não quer afastar, mas aproximar as pessoas de uma realidade. Eu disse logo ao Aldri: quero dirigir essa peça”. E assim aconteceu. O diretor contou como apoio de dois assistentes: Ana Paula Bouzas, no Rio de Janeiro, e Caio Rodrigo em Salvador.

Lázaro destaca que o resultado da peça é uma conseqüência da integração e comprometimento dos envolvidos no processo construtivo. “Quando aceitei a direção, chamei todo mundo e falei: ‘Vamos fazer teatro’.

E todos aceitaram”, diz ele, ressaltando que o espetáculo contribuiu para uma melhor compreensão do seu trabalho como diretor.

“O espetáculo me ensinou como gostaria de tratar os atores.

Respeitei o processo criativo de cada pessoa com um trabalho móvel e sem muitas regras. Fiz o papel de provocador e o resto é mérito da equipe”, destacou Lázaro.

A música tem grande importância em Namíbia, Não!. Misturas e o som clássico produzido por Vladmir Pinheiro, a guitarra baiana da banda Baiana System e o pop de Rafael Rocha, com trilha sonora de Arto Lindsay, que já atuou na produção de discos de Marisa Monte e Caetano Veloso. “Quero que as pessoas se divirtam e sintam o deleite que eu senti quando li o texto”, destaca Lázaro.

Secretário se reúne com representantes territorias da Cultura

Bahia é um dos estados que mais avançam na política de territorialização. Secretário Albino Rubim e o superintentedente de Cultura da SecultBA, Adalberto Santos, se reúniram com representantes territoriais durante encontro de alinhamento metodológio do PPA Participativo 2012-2015.

Fazer com que as políticas de Estado cheguem a todos os territórios brasileiros. Esse foi o desafio assumido pelo Governo federal, desde 2003 quando Luis Inácio Lula da Silva foi eleito presidente da República. Dentre os estados brasileiros que mais investiram na territorialização de suas políticas está a Bahia, que desde a primeira gestão de Jaques Wagner adotou a divisão territorial proposta pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário como unidade base do planejamento para a implementação de políticas públicas.

“Esse foi um dos principais trabalhos da gestão anterior e que terão continuidade na nossa gestão. Vamos aprimorar e consolidar muitas ações nos territórios”, declarou Albino Rubim, secretário de Cultura do Estado da Bahia, em seu primeiro encontro com os 26 representantes territoriais da Secretaria.

O secretário falou sobre os seus planos para a pasta, o que inclui desenvolver e aprimorar a gestão da Cultura, promover a institucionalização do setor, aprovar a Lei Orgânica da Cultura na Assembléia Legislativa, aprofundar os diálogos interculturais e promover maior aproximação com Educação, Ciência e Tecnologia, Comunicação, Justiça, dentre outras áreas transversais. “Nosso desafio também será criar um financiamento para a Cultura que atenda a sua complexidade e diversidade”.

Em clima amistoso, os representantes territoriais também tiveram a oportunidade de conhecer o novo superintendente de Cultura, Adalberto Santos, responsável pela política de territorialização dentro da Secretaria. “Vou aproveitar esse tempo inicial para conhecer os representantes, os papéis da superintendência e fortalecer as relações de base. Vamos negociar e ser flexíveis. A experiência dos representantes nos últimos dois anos pode nos auxiliar nos próximos passos. Quero fazer um trabalho colaborativo, garantindo um espaço de diálogo”, afirmou Santos. Ex-professor Adjunto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia, Adalberto tem experiência na áreas de artes, em especial, teatro e teoria da artes; e de Sociologia, com ênfase em Sociologia das Artes e da Cultura.

Plano Plurianual (PPA) 2012-2015

Durante quatro dias, representantes territoriais da Secretaria de Cultura do Estado participaram do “Encontro de Trabalho para o Alinhamento Metodológico do PPA Participativo 2012-2015”. O evento é uma promoção do Governo do Estado, através da Secretaria do Planejamento (Seplan). Para Marcelo Rocha, da diretoria de Planejamento Territorial da Seplan, a SecultBA é exemplar na aplicação do trabalho nos territórios, sendo a pasta que mais territorializou suas políticas. Para ele, a atuação os representantes será fundamental na construção do novo PPA. “Nossa tarefa é construir esse espaço de participação social, de pensamentos convergentes. É desafiador fazer com que o local emerja, que o escondido apareça”, explicou. Marcelo Rocha ainda afirmou que as ações de Governo nos territórios devem acontecer de forma transversal e com o acompanhamento de Conselhos territoriais que já existem.

O PPA Participativo é a realização de um planejamento de governo para quatro anos, ouvindo os setores da sociedade. Em 2007, o PPA Participativo foi o primeiro passo do Governo da Bahia em direção à abertura de canais efetivos de diálogo com a sociedade, princípio fundamental para a construção da democracia cidadã. A realização das plenárias do PPA Participativo ocorreram nos 26 Territórios de Identidades, com a presença dos diversos segmentos da sociedade.

O conceito de território de identidade está embasado no pensamento do geógrafo baiano Milton Santos (1926-2001). Ele modificou os conceitos de região, território, desenvolvimento e identidade, norteando as reflexões sobre o processo de regionalização, articulação ideológica e dinâmica sóciopolítica, sendo uma referência no campo do pensamento nacional e internacional.

Mais informações sobre o PPA: www.seplan.ba.gov.br

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Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
(71) 3103-3442/ 3452/ 9983-5278/ 8151-0893
ascom@cultura.ba.gov.br
http://twitter.com/SecultBA
http://plugcultura.wordpress.com


http://www.flickr.com/photos/secultba/
www.cultura.ba.gov.br

Opinião - A origem do Prêmio Braskem de Teatro

José Cerqueira Jornalista e sociólogo
Com o passar dos anos, a permanência de qualquer premiação requer mudanças e reposicionamento dos critérios de seleção e escolha, sob pena de ser corroída pela ausência de oxigênio renovador.

Ao que sei, não há nenhuma delas, mesmo em nível nacional, que não sofra pressões e críticas a cada edição concluída.

Acusam-nas de tudo quanto é coisa – vejam a recente entrega do Jabuti –, quando não induzem sua própria extinção.

Seria o caso do Prêmio Braskem de Teatro? Conheço algumas opiniões isoladas, que variam de contribuições para melhorálo, ressentimento ou simples desprezo.

Acho, pois, que não é de todo descabida uma enquete junto à classe para se ter uma real dimensão das transformações que deveriam ser operadas para salvá-lo do inexorável desgaste. Se é que o querem.

Um novo significado está longe de passar pela unanimidade, até porque nenhum prêmio a possui. Ar fresco e atitudes renovadoras, porém, fazem bem a qualquer ambiente.

Um dos pontos críticos da gestão do Prêmio Braskem de Teatro, e nem poderia deixar de sê-lo, é justamente a indicação dos premiados do ano, feita pelas comissões que se sucedem ano a ano. Acontece que a grande maioria dos árbitros mais experientes – principalmente diretores, atores e atrizes – está em atividade profissional durante o ano e, portanto, incompatível para o julgamento sob o ponto de vista ético. Há que se encontrar saídas.

A propósito do prêmio, lamento que a recente publicação A Noite do Teatro Baiano, do jornalista Marcos Uzel, não me tenha ouvido em momento algum, mas certamente participou quem lhe pôde fazer sugestões.

O autor inclusive, convidado por mim, integrou algumas vezes a comissão julgadora do Prêmio, o que sempre o fez com dignidade e competência. O mesmo rigor que utiliza no livro, para ser fiel aos fatos, determinava o distanciamento crítico que empregava para desenvolver as suas avaliações quando participou dessa comissão.

Estive à frente da criação e gestão do prêmio em todos os momentos cruciais, fossem eles voltados para as correções de rumo ou para impedir o seu desaparecimento.

No início dos anos 90, já sonhava, em conversas com amigos (Armindo Bião, um deles) – e antes mesmo de levar o seu ideário para a apreciação do Cofic –, em colocar uma perna do patrocínio cultural da empresa no teatro baiano, após o vácuo aberto com a extinção do Troféu Martim Gonçalves.

Assim nasceu o Troféu Aplauso, lançado com este nome até que fomos instados em convertê-lo rapidamente para Troféu Bahia Aplaude, porque o nome anterior – descobriuse em seguida – já identificava um produto da Rede Globo. Sua existência nem sempre foi fácil. Já em 1988, a premiação sofreu a sua primeira ameaça de extinção.

Fui informado de que o Cofic não continuaria o seu patrocínio. Movi-me rápido nos bastidores, ponderando sobre uma suposta inconformidade da classe teatral e dos potenciais riscos da decisão. Simultaneamente, sugeri a alguns representantes da área cultural (citar nomes é resvalar no pecado da omissão), convidados a participar de um almoço de fim de ano, no Solar do Unhão, promovido pela Copene, que expusessem o problema à sua alta direção e da possibilidade da empresa em dar continuidade ao projeto com o nome de Prêmio Copene de Teatro. Deu certo.

Mais tarde, a ameaça de extinção retornaria com a integração empresarial da Copene à Braskem. Não foram poucas as reuniões de que participei em São Paulo para redefinir com o grupo uma política de patrocínio da Braskem de abrangência nacional.

E, mais uma vez, o prêmio teatral da Bahia esteve colocado à prova. As discussões eram renhidas, mas a persuasão era o seu principal combustível, e ele acabou permanecendo com o nome de Prêmio Braskem de Teatro, até hoje.

Ponho-me contrário à sua negação. Entendo que ocorreram e ocorrerão avaliações discutíveis, entre outros deslizes, mas a premiação ainda nutre-se dos mesmos ingredientes éticos e receptivos à crítica que a fizeram conquistar legitimidade. Creio que não seria bom para o teatro baiano, para a empresa e muito menos para a Bahia.

Ivete Sangalo e Luís Miranda comandam Dodô

PRÊMIO Cantora e ator vão apresentar a 20ª edição da premiação que prestigia os artistas e entidades carnavalescas que se destacaram durante os dias de folia
A noite de premiação do Troféu Dodô & Osmar que há 20 anos é promovido pelo Grupo A TARDE – promete reservar algumas surpresas para o público convidado ao evento, que será realizado no dia 6 de abril, no Teatro Castro Alves.

Na ocasião, serão prestigiados os artistas, blocos e trios que mais se destacaram no Carnaval 2011 de Salvador.

Além da presença da musa Ivete Sangalo, vencedora do prêmio de melhor cantora das seis últimas edições, o evento deste ano vai contar com a irreverência do ator baiano Luís Miranda, que, junto a ela, vai comandar a cerimônia de homenagem ao cantor e compositor Moraes Moreira.

Considerado pelos criadores do trio elétrico – Dodô& Osmar o primeiro a implantar a voz no veículo musicado carnavalesco, Moraes Moreira trazem sua bagagem centenas de músicas imortalizadas na memória dos brasileiros, como Chame Gente e Pombo Correio.

Segundo a coordenadora de marketing e mercado do Grupo A TARDE, Hélide Borges, a participação de artistas como Ivete e Miranda surge como um presente da organização, nesses 20 anos de Troféu Dodô & Osmar. “Nos sentimos muito honrados com a presença de duas personalidades do timbre de Ivete Sangalo e Luís Miranda, como protagonistas desse grande evento”, disse.

A cantora revelou a vontade de inverter os papéis na premiação da música baiana, como forma de marcar sua participação de outro modo.

“Sempre pensei, sentada na platéia: um dia quero fazer parte desse show, mas lá dentro! Será um prazer estar nessa linda festa”, contou Ivete.

Por ser uma edição comemorativa, Hélide Borges afirma que a edição 2011 do Troféu Dodô & Osmar tem o propósito de inovar. “Achamos muito importante organizar uma festa que proporcione à plateia um elemento diferencial”, adiantou, sem revelar a proposta. “Senão estraga a surpresa”, disse ela.

Ao todo, são 25 categorias que concorrem à premiação, cujos finalistas foram escolhidos a partir de pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope), que ouviu foliões nos circuitos Dodô (Barra) e Osmar (Campo Grande), nas ruas e nos camarotes,nostrês últimos dias da festa: domingo, segunda e terça-feira.

As categorias consideradas técnicas serão votadas no próximo dia 29, por um júri especializado, composto por artistas e instrumentistas renomados, além de profissionais de moda e comunicação.

São elas: melhor produção de moda (masculina e feminina), melhor visual de trio,melhor fantasia de bloco afro, melhor puxador de bloco e melhor percussionista.

Produção A organização da noite de entregado Troféu Dodô & Osmar 2011 vai contar com a produção artística de Fernando Guerreiro, direção musical de Jonga Cunha, roteiro de Elísio Lopes, iluminação de João Batista e figurino de Suzzy Argolo.

A direção geral da cerimônia vai ficar a cargo de Hélide Borges, com coordenação de Marta Sousa,ambas do departamento de marketing e mercado do Grupo A TARDE.

Nehle Franke inicia sua gestão à frente da Fundação Cultural

Jornalista e crítico de cinema Segunda-feira, 14 de março, por volta das 15h20. O velho casarão no Pelourinho que funciona como sede da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) mais parece uma estufa, pois não há ar refrigerado.

Nos seus diversos compartimentos, percebe-se certo desconforto e uma leve apreensão no semblante de seus quadros, formados, em grande parte, por mulheres.

Pudera. Além do calor infernal, naquele dia a alemã de 39 anos, Nehle Franke, vivia, oficialmente, a sua primeira jornada à frente da Funceb, substituindo a gaúcha Gica Nussbaumer.

Ainda que a dita fase de transição estivesse terminada, sentia-se, claramente, que a nova mandatária “pisava em ovos”, tanto que mostrava-se por demais “diplomática”, medindo as próprias palavras.

“Não quero falar em continuação ou continuísmo: só sei que a gestão de Gica foi boa”, disse a alemã de Munique, com seu sotaque germânico.

Aliás,o fato de ser uma alemã à frente da Funceb não a incomoda, a ponto de ela mesma não temer patrulhamentos ou ataques xenófobos. “Desde que pisei no Brasil, há 15 anos, jamais sofri qualquer tipo de discriminação ou preconceito, pelo contrário”, confessou a nova gestora, que é encenadora teatral de reconhecido talento e esteve à frente das edições do Festival Internacional de Artes Cênicas, o Fiac.

Indicada pelo novo secretário da Cultura da Bahia, Albino Rubim, que aos poucos começa a mexer nas peças de um delicado tabuleiro de cargos que ainda se mantém à feição do seu antecessor, Márcio Meireles, Nehle enfatiza que o importante agora é observar o cenário à sua volta.

“Preciso de tempo e, com certeza, a nossa gestão vai continuar aberta ao diálogo”, faz saber.

Do outro lado, o seu “padrinho político”, Albino Rubim, faz questão de enumerar as razões pelas quais a escolheu, independentemente da nacionalidade: “Observei a sua competência, o fato de ela ser conhecida e reconhecida e, principalmente, por achar que a área de teatro deve ser reforçada na Bahia”.

Cosmopolitismo Questionado a respeito de possíveis críticas pelo fato de Nehle ser alemã, em uma terra que muitos consideram “colonizada”, Rubim também foi taxativo: “Trata-se de uma bobagem: a Bahia, por tradição e cosmopolitismo, sempre esteve aberta aos estrangeiros, assim como muitos dos nossos se afirmaram em outras plagas, como foi o caso do artista plástico Emanuel Araújo em São Paulo”, comparou ele.

Atento aos acontecimentos, o cineasta e organizador do Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual, Walter Lima, acredita que a presença da alemã à frente da Funceb é positiva por tratar-se de alguém que esteve do “outro lado”.

“Ela é uma pessoa credenciada e sabe das dificuldades e das demandas do setor cultural”, afirma Lima, para quem a experiência da nova gestora será fundamental: “Acho que ela sabe quais são os pontos nevrálgicos da cultura baiana”.

Por sua vez, o diretor teatral Paulo Dourado é de parecer que Nehle peca pela “pouca experiência em cargos burocráticos”, deficiência que, segundo ele, pode ser superada através de algumas de suas qualidades, pois, na sua visão, não lhe faltam “ousadia e imaginação”.

Tradição Como acredita Dourado, Nehle não pode ser taxada de forasteira, uma vez que encontra-se na Bahia há muito.Sobre a questão, aliás, o diretor teatral faz saber que há uma certa tradição do estado da Bahia em incorporarem seus quadros gestores de fora, principalmente na área acadêmica.

“Foi assim desde Lina Bo Bardi, passando por Koellreutter , que trouxe Smetak para cá, sem falar de Martim Gonçalves, um pernambucano”, lembra Paulo Dourado, enumerando as áreas de patrimônio público,música e teatro. E Dourado vai além: “Acho que ela pode aplacar o terror cultural instalado na Bahia e colocar a burocracia a serviço da cultura”, disse ele, explicitando certa crítica à administração passada.

Fala baianês? Curiosamente, ao ser indagado a respeito da questão, o ex-secretário da cultura do governo de Waldir Pires, José Carlos Capinan, mostrou-se surpreso com a indicação de Nehle. “Quem é?”, perguntou o presidente do Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira, que, depois, ao saber que se tratava de uma diretora teatral alemã, afirmou não ter nada contra a legião de estrangeiros que aportou e ainda aporta na Bahia.No entanto, não deixou de perguntar: “Ela fala baianês?”.

Funceb teve atribuições modificadas como tempo

A Funceb que a alemã NehleFranke assumiu oficialmente na segunda-feira já ostentou o status de secretaria de cultura. Tanto que, no “reinado” do PFL, entre os anos de 1990 e 2005, ainda que oficialmente subordinada à então Secretaria de Cultura e Turismo, a entidade era uma espécie de poderoso corpo autônomo por onde poucos eleitos trafegavam com certa desenvoltura.

Descentralizada e redimensionada a partir da gestão de Márcio Meireles à frente da Secult, entre os anos de 2007 e 2010, a Funceb deixou de concentrar certas atribuições e as redirecionou para outros “satélites” governamentais. Assim, alegando questões estratégicas e funcionais, na gestão da recém substituída Gica Nussbaumer, pescada na área acadêmica, a Dimas (Departamento de Multimeios) e as diretorias de Biblioteca, Arquivos e Literatura ficaram respectivamente subordinadas ao Irdeb e à Fundação Pedro Calmon.

Agora, no entanto, segundo adiantou o novo secretário de Cultura, Albino Rubim, a Funceb vai passar por mudanças. A área de arquivos e biblioteca, por exemplo, continuará sob a batuta da Fundação Pedro Calmon, mas a “literatura” volta a ser regida pela instituição presidida por Nehle Franke.

“Precisamos tratar a literatura de uma forma mais próxima”, disse o secretário Albino Rubim sobre o tema.

Ministra Ainda de acordo com Rubim, que não concorda com o alarmismo sentido na Bahia segundo o qual a nova ministra da Cultura, Ana de Hollanda, vai voltar a direcionar as ações do Minc para o eixo Rio/São Paulo, um dos objetivos da nova gestão da Funceb é justamente aproximar-se da Funarte, a Fundação Nacional de Artes.

“O Minc fez um trabalho exemplar de inclusão nas gestões de Gilberto Gil e Juca Ferreira e, pela sua nova composição, mantém um perfil nacional”, afirmou Rubim, adiantando que, por conta disso, será revista a política para os nove centros culturais do interior ligados à Funceb:“Vamos tirar os centros culturais do interior e fazê-los espelhos da Funarte, assim como eles vão servir também à Fundação Pedro Calmon”, contou o secretário.

Ainda que aparentemente a Funceb não vá, a curto prazo, promover mudanças substanciais em suas políticas, pelo menos a partir das palavras de Rubim, há quem chame a atenção para possíveis descontinuidades de gestão.

É o caso do artista visual e ativista cultural Flávio Lopes, para quem as conquistas que foram alcançadas nos últimos anos na área cultural foram importantes e devem continuar a acontecer.

“Precisamos acabar com um hábito comum nas gestões públicas brasileiras que é aquele de mudar programas que vêm dando certo, muitas vezes por necessidade de novos arranjos políticos dentro das estruturas partidárias”, faz saber o artista visual Flávio Lopes.

A Tarde

Pesquisa ‘Nosso Carnaval’ de olho na folia de 2012

Lançada no portal do Irdeb no início deste mês, a pesquisa Nosso Carnaval pode ser preenchida pelo internauta até o próximo dia 31. A iniciativa permite que os ouvintes da Educadora FM 107.5 e os espectadores da TVE Bahia façam uma avaliação da performance das emissoras durante o período carnavalesco, fornecendo subsídios para uma programação ainda mais qualificada e envolvente na festa de 2012.

Os dados também serão importantes para o Irdeb consolidar um perfil de sua audiência e para o aperfeiçoamento do próprio portal. “A pesquisa servirá como balizamento de um público cativo das mídias do instituto, além de auxiliar na interpretação dos números do Ibope”, destacou a economista Carlota Gottschall, coordenadora do estudo.

Elaboração da Política Estadual de Resíduos Sólidos (PERS/BA)

Mensagem da SEDUR


Caros Senhores,



Desde 2009 que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia - SEDUR, por meio da sua Superintendência de Saneamento, vem coordenando o processo de elaboração da Política Estadual de Resíduos Sólidos (PERS/BA), o qual vem sendo conduzido com a efetiva participação do Grupo de Trabalho (GT) Persólidos, instituído em agosto de 2009 pela Resolução 009/2009 do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades/BA).

No momento atual estamos realizando alguns eventos que visam ampliar os espaços de participação e controle social na elaboração desta importante Política Pública. Entre estes eventos, enfatizamos o processo de Consulta Pública o qual visa receber as contribuições de toda a sociedade para serem incorporadas no Anteprojeto de Lei da PERS/BA. Neste sentido, solicitamos que divulguem esta mensagem para suas redes sociais, mobilizando pessoas e/ou grupos que possuem interface com a área de Resíduos Sólidos para que estes possam enviar suas contribuições. Maiores informes sobre esta Consulta Pública, assim como sobre dois outros eventos relacionados com este assunto, são apresentadas a seguir:



1 - Seminário de Apresentação do Anteprojeto de Lei da PERS/BA, agendado para o dia 17/03/11 (5ª feira), das 8:30h às 12:30 h, na Fundação Luiz Eduardo Magalhães, 3ª Avenida, nº 310, Centro Administrativo da Bahia - CAB, Salvador/BA;



2 - Videoconferência de Apresentação do Anteprojeto de Lei da PERS/BA, agendada para o dia 23/03/2011 (4ª feira), das 14:00 h às 18:00, a ser realizada na sede do Instituto Anísio Teixeira - IAT, Rua das Muriçocas, S/N, Paralela, Salvador/BA e transmitida para seus respectivos Auditórios de Videoconferência da Rede Educação, localizados em alguns municípios do Estado, cujos endereços constam lista anexa. Para efetiva participação daqueles que não residem em Salvador, os participantes devem se deslocar para um destes endereços;



3 - Consulta Pública, por meio da qual o Anteprojeto de Lei da PERS/BA receberá contribuições da sociedade, as quais poderão ser encaminhadas por qualquer do povo, instituições públicas ou privadas, através do preenchimento de formulário próprio disponibilizado no site da SEDUR (www.sedur.ba.gov.br), no período compreendido entre as 00:00 h do dia 25/02/2011 (6ª feira) até as 23:59 h do dia 11/04/2011 (2ª feira).



Visando subsidiar a participação de todos aqueles que desejarem participar da Consulta Pública, informamos que o texto integral do Anteprojeto de Lei da PERS/BA, atas e outros documentos gerados ao longo do processo estão disponíveis no site: www.sedur.ba.gov.br.



Para elucidação de eventuais dúvidas sobre o assunto, estas deverão ser direcionadas para Francisca de Paula Alves de Carvalho, por meio do telefone: 71-3116-5748 e e-mail: secretaria.dpas@sedur.ba.gov.br.



Atenciosamente,



Maria Valéria Gaspar de Queiroz Ferreira

Diretora de Resíduos Sólidos e Saneamento Rural

Superintendência de Saneamento

Secretaria de Desenvolvimento Urbano

Tel: 3116-5751 / 5750

Fax: 3116-5747

www.sedur.ba.gov.br

29a Bienal de Sao Paulo – Museu de Arte Moderna da Bahia

Programação de Arte Educação



Com o olhar curioso de uma criança…

Maturana e Varela (2001) nos dizem que “todo fazer é um conhecer e todo conhecer é um fazer”, pensamento que nos faz refletir sobre a ação do corpo em atos de experiência e na autodeterminação inerente aos processos de construção do conhecimento. Experiência como vivência compartilhada, que provoca um crescimento interior, social e culturalmente contextualizado.

Pensando que cada indivíduo-sujeito é a mola propulsora de seu próprio conhecimento, queremos convidar a todos para caminhar pelos espaços expositivos com o olhar curioso de uma criança que tudo questiona e quer experimentar: um sorriso, um jogo, uma brincadeira. O sentir e o estar presente no corpo que fala e vibra em emoções. A força imaginante contida nos devaneios que impulsiona o corpo e a mente em imagens, palavras, sons, cores, formas, símbolos, para o encontro com a consciência de si, do outro e dos outros.

Sim, antes da cultura o mundo sonhou muito. Os mitos saíam da terra, abriam a terra para que, com o olho dos seus lagos, ela contemplasse o céu. Um destino de alturas subia dos abismos. Os mitos encontraram, assim, imediatamente vozes de homem, a voz do homem que sonha o mundo dos seus sonhos. O homem exprimia a terra, o céu, as águas. O homem era a palavra desse macroântropos que é o corpo monstruoso da terra. Nos devaneios cósmicos primitivos, o mundo é corpo humano, olhar humano, sopro humano, voz humana [...] O poeta escuta e repete. A voz do poeta é uma voz do mundo.

(BACHELARD, 1996, p. 180).

Possibilitar que o visitante se perceba inserido no contexto das obras expostas em temas e formas presentes no seu dia a dia, no nosso dia a dia, experimentando suas escolhas, estabelecendo diálogos e encontros com as obras; debatendo temáticas atuais em forma de poemas, desenhos, construções…

Acreditamos serem estes alguns de nossos objetivos, ao pensarmos e propormos em parceria, as ações educativas para a 29ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas, que possui originalmente o Projeto Educativo da 29ª Bienal, com a curadoria de Stela Barbieri.

Assim, as ações educativas foram pensadas a partir de propostas de compartilhamento de experiências dos sentidos e de reflexão, em atividades que buscam abrir espaços para artistas, pensadores e pesquisadores em artes, filosofia, museologia e áreas afins, possuindo como enfoque a intrínseca relação entre arte e política – proposta da curadoria da mostra.

Abordando a temática das bienais da Bahia, foi proposta a mesa redonda, com a participação de importantes representantes da cena cultural e das artes visuais do estado. São propostas também Rodas de Conversas com artistas e pesquisadores convidados e encontros teórico-práticos com museólogos, professores e pesquisadores selecionados através da inscrição de proposta no Núcleo de Arte Educação do MAM- BA. Acontecerão cursos de formação para mediadores e professores, com a equipe da Fundação Bienal de São Paulo. Você é nosso convidado!

Roseli Amado

Coordenadora de Arte Educação do MAM-BA



PROGRAMA INTER.MEDIAÇÕES

MESA-REDONDA


Bienais da Bahia: década de 1960 e perspectivas: A temática das bienais discutida a partir do contexto da Bahia.

Participação: Dr. Albino Rubim – Secretário de Cultura do Estado da Bahia e dos artistas visuais Almandrade, Ayrson Heráclito e Chico Liberato. Mediação: Stella Carrozzo, artista visual e diretora do MAM-BA.

Dia: 24 de março (quinta-feira)
Horário: 19H
Local: Cinema do MAM

Encontro com o curador
O curador Moacir dos Anjos apresenta a proposta da 29ª Bienal de São Paulo – Obras selecionadas, debatendo a temática da política na arte.

Dia: 26 de março (sábado)
Horário: 15H
Local: Galeria 1

CICLO DE CONVERSAS SOBRE ARTE

Computação e Eletrônica como Expressão Artística
Com Jarbas Jácome - Mestre em Ciência da Computação pelo Cin-UFPE e professor do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB e Fernando Rabelo – Mestre em Arte e Tecnologia da Imagem na Escola de Belas Artes da UFMG e professor do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB.

Nesta conversa, Jarbas Jácome e Fernando Rabelo apresentarão seus trabalhos, idéias, planos e expectativas para o ensino de técnicas da Ciência da Computação e Eletrônica (Computação Física) como possibilidades de expressão para alunos do curso de Artes Visuais da UFRB, em Cachoeira-BA, onde começam a dar aulas a partir do primeiro semestre de 2011. Os palestrantes convidam a todos os artistas, estudantes e professores interessados no tema, para uma conversa aberta e crítica. (informado pelos professores)

Dia: 02 de abril (sábado)
Horário: 14h às 17h
Local: Galeria 1

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Poéticas e políticas da alteridade
Com Silvana Olivieri – Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA, artista, curadora e pesquisadora em audiovisual e artes visuais. Uma conversa sobre as artes visuais como campo transbordado enfocando a produção artística contemporânea.

Dia: 04 de maio (quarta)
Horário: 14h à 17h
Local: Galeria 1

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“Há sempre um copo de mar para o homem navegar”. Navegar é preciso? Leituras poéticas na contemporaneidade.

Com Milena Brito – Doutora em Literatura Brasileira e professara do Instituto de Letras e Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA.

A partir do título da 29ª Bienal a professora Milena Brito levantará as possibilidades de leituras e releituras poéticas nas linguagens contemporâneas.

Dia: 11 de maio (quarta-feira)
Horário: 15h30min às 17h
Local: Galeria 1

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Abordagens sobre o novo paradigma ético e estético

Com Pasqualino Magnavita – Doutor em Arquitetura pela Universidade de Roma, pesquisador e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA. Propõe uma discussão sobre formas de pensar a contemporaneidade abordando a produção artística.

Dia: 17 de maio (terça-feira)
Horário: 15h às 17h
Local: Galeria 1

CURSOS E OFICINAS

Formação para Mediadores
Formação dos educadores que estarão atuando como mediadores durante o período da exposição com os educadores da Fundação Bienal de São Paulo: Carlos Barmak, Pablo Talavera e Tiago Athayde.

Dias: 14, 15 e 16 de março
Horário: 14h às 19h
Local: Cinema do MAM/ Galpão das Oficinas do MAM BA

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Formação para Professores

Discussão sobre as propostas educativas para a mostra com a equipe de educadores da Fundação Bienal de São Paulo voltada para professores. O objetivo é fazer com que as propostas educativas tenham continuidade em sala de aula.

Formadores: Carlos Barmak – coordenador e educador do Educativo permanente da Bienal.

Dia: 25 de março
Horário: 09h às 12h
Local: Cinema do MAM/ Galpão das Oficinas do MAM BA
Vagas 102

INSCRIÇÕES

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Diluindo fronteiras_ aproximando territórios
A artista multimídia Ana Dumas faz uma ação integrada com o Projeto Linha do Abraço a ser realizada na comunidade do Solar do Unhão, com as crianças do Projeto Linha do Abraço.
Data: 16 de Abril
Horário: 16h – 18h
Local: Comunidade Solar do Unh

Diluindo fronteiras_ aproximando territórios

A artista multimídia Ana Dumas faz uma ação integrada com o Projeto Linha do Abraço a ser realizada na comunidade do Solar do Unhão, com as crianças do Projeto Linha do Abraço.

Dia: 07 de Abril

Horário: 15h às 17h

Local: Comunidade Solar do Unhão

Inscrição de propostas para realização de encontros teórico-práticos
Abertura da possibilidade de participação da comunidade, com a apresentação de propostas em artes visuais – ensino, história da arte, poéticas visuais; museologia, filosofia e áreas afins, abordando as seguintes temáticas:

* Mediação cultural nos espaços museais;
* Práticas pedagógicas em arte-educação;
* Arte Contemporânea em sala de aula;
* O pensar e o fazer artístico-estético.
* O papel dos museus na contemporaneidade

Período de Inscrição:

14 a 20 de abril.

Resultados:
29 de Abril – no site do MAM-BA

Período de Realização

03 a 27 de maio.

Regulamento para Inscrições: Baixe Aqui [DOC]
Ficha de Inscrição: Clique Aqui

Zoom.in zoom.out – O projeto Zoom.in Zoom.out busca estreitar as relações entre o museu e a cidade, e estabelecer vínculos com do entorno e a região metropolitana. Envolve ações de sensibilização e de educação estético-artística e patrimonial realizada nos próprios locais, finalizando a proposta com a realização posterior de uma atividade nos espaços do MAM BA.

Agendamentos:
Sexta-feira.
Turno: matutino e vespertino
Telefone: 3117 6141
e-mail: educativomam@gmail.com

Pinte no Mam
Projeto de autoria e coordenação do artista Plástico Maninho tem como objetivo proporcionar lazer às crianças e familiares através da pintura livre no Museu de Arte Moderna da Bahia. Busca incentivar, de forma lúdica, o encontro do público com o universo das artes, para isto, conta também com a participação da arte-educadora Ana Rachel Schimit.

Local: Pátio do MAM BA
Aos domingos, das 16h às 18h

Visitas mediadas
Agendamentos de escolas, instituições e grupos, para visitas mediadas à exposição.
Dias das visitas mediadas: Terça e quinta-feira
Horários: 14h e 16h

Visitas espontâneas
Os visitantes que ao chegarem ao museu e desejarem orientações a cerca da exposição ou sítio arquitetônico do Solar do Unhão, podem se inscrever na loja do museu, a partir das 15h.

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